Apistos 54


Apoxyomenos

Recommended Posts

Boas

 

Tenho de montar um aquário com 60x30x30 e pensei em colocar aí um casal e apistogramas (su-espécie ainda indefenida).

Estou a pensar neste setup:

 

Substrato fértil: JBL

Substracto: Akadama

tronco: Red moor wood

Iluminação: Tenho de ver o que o aquário trás porque não sei de cor mas depois actualizo este ponto

Termostato: 50W (acho) Deve chegar para manter a temperatura nos 26º/27º

 

Vou colocar também uma ou duas cascas de coco para esconderijo e, eventualmente, umas pedras que tenho da anterior montagem.

 

Fauna:

Apistogramas - aceitam-se sugestões

Cardinais

Nariz de Bêbado

 

Flora

Valisnérias

Anúbias

Sei que aconselham umas folhas de carvalho ou amendoeira da índia... mas ainda não sei.

 

Uma dúvida: O PH daqui ronda os 7... Estará ok para os apistogramas?

 

Agradeço os vossos comentários e concelhos.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey vizinho,

 

não tinha visto que já tinhas setup a andar!!!

e o filtro???

 

o conselho que te dava é na fauna colocares só mesmo o casal! Parece pouco mas eles gostam de sossego.

 

do resto parece muito bem.

 

optei por não colocar plantas nem substrato fértil porque queria uma "coisa" muito simples.

muito pouca manutenção, quase um extreme low tech.

 

se quiser uns "calhaus" ainda tenho na garagem dos mesmo que estão no meu aqua.

são xistos da Serra de Arga.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cacatuoides :)

 

Gostava imenso, mas penso que são bastante sensíveis e como o aquário não é meu, apenas vou tratar da montagem e ajudar na manutenção e em tudo o que surgir, tenho medo que seja demasiado arriscado... o que acham da sensibilidade de apistos e ramirezis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como sempre, nao sou o melhor exemplo!

eu quase nao ligo aos Ram's.

é um aqua de 60L um filtro para aquas até 200L e só um casalinho como hospede.

 

acho que me fiz entender.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como sempre, nao sou o melhor exemplo!

eu quase nao ligo aos Ram's.

é um aqua de 60L um filtro para aquas até 200L e só um casalinho como hospede.

acho que me fiz entender.

 

 

Acho que esta montagem vai ser algo semelhante.. secalhar terá uns cardinais e uns bêbados mas pouco ou nada mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esta montagem vai ser algo semelhante.. secalhar terá uns cardinais e uns bêbados mas pouco ou nada mais...

 

LOL o que eu estou a fazer tambem vai ter cardinais e bebado, so que vou por cacatuoides e escalares :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH a 7, não é perfeito para a reprodução, mas para viverem, não creio existirem problemas, embora o ideal seja a agua um pouco acida.

 

Eu tenho um casal de apistos agassizi fire red, em comunitario, com corys e tetras cardinal.

Ainda é recente, mas não estou a gostar muito da experiencia. A agressividade dos apistos (em especial na altura da reprodução), é um problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoxyomenos

 

Vou dar a minha opinião em relação ao setup que apresentas-te.

 

Quanto ao aquário as dimensões estão óptimas para manteres em casal de Apistogrammas, contudo alguns reparos.

 

Reparei na flora que pretendes utilizar e porque não trocas a Akadama por areia fina? Os Apistos agradecem, até porque as Valisnérias dão-se bem na areia, e as anubias não têm influencia com o substrato.

 

Quanto à temperatura matem-a um pouco mais baixa, 24º/25º. Quanto mais alta a temperatura mais aceleras o metabolismo dos peixes e no caso de reproduções a temperatura elevada origina a um maior nascimento de machos.

 

Em relação à companhia para os apistogrammas acho que se queres tentar reprodução, nem que seja para desfrutares do comportamento da espécie, então não te aconselhava a colocar cardinais nem nariz de bêbados. Nannostomus são a companhia ideal, pacíficos, não atacam os alevins e são muito bonitos.

 

A espécie... pois é assim desde que tenhas a primeira iras querer a segunda, depois a terceira, etc, etc... Não sei qual a tua experiência na aquariofilia, mas a espécie mais fácil de manter, ou que requer menos cuidados são os Ap. Cacatuoides.

 

 

tat

 

Os apistogrammas são peixes com muita personalidade. Pequenos mas com grande alma, alguns mais que outras mas todos têm um carácter forte. Por exemplo os apistos da zona do Peru são por norma mais agressivos que os restantes (exemplos: Panduro, Inka, Atahualpa). Quando o casal não está formado o macho persegue incansavelmente a fêmea até que esta o aceite. Em época de reprodução as corys irão sofrer bastantes ataques, os cardinais como são peixes mais rápidos conseguem fugir.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

 

Quanto à temperatura matem-a um pouco mais baixa, 24º/25º. Quanto mais alta a temperatura mais aceleras o metabolismo dos peixes e no caso de reproduções a temperatura elevada origina a um maior nascimento de machos.

 

Em relação à companhia para os apistogrammas acho que se queres tentar reprodução, nem que seja para desfrutares do comportamento da espécie, então não te aconselhava a colocar cardinais nem nariz de bêbados. Nannostomus são a companhia ideal, pacíficos, não atacam os alevins e são muito bonitos.

 

 

 

UAU obrigado :DD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem...

Voltando aqui ao assunto...

 

Evolução do projecto:

 

Substracto fértil: Tropica Plant Grow - havia melhor mas era muito mais caro para a quantidade/tipo de flora pretendida.

 

Substracto inerte - areia castanha

 

Tronco - Red Moor wood

 

Flora pretendida:

Valisnérias

Crinum natans

anúbias

anúbias nanas

musgo de java

 

Fauna

 

Adorei os cacatuoides....

mas vamos com calma.

 

 

2 otocinclus afinis

2 corydoras (pigmeus talvez)

5 cardinais

5 bebados

 

secalar já é malta a mais para este aquário ehehehehe

 

Fico a aguardar comentários e sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

Voltando aqui ao assunto...

 

Evolução do projecto:

 

Substracto fértil: Tropica Plant Grow - havia melhor mas era muito mais caro para a quantidade/tipo de flora pretendida.

 

Substracto inerte - areia castanha

 

Tronco - Red Moor wood

 

Flora pretendida:

Valisnérias

Crinum natans

anúbias

anúbias nanas

musgo de java

 

Fauna

 

Adorei os cacatuoides....

mas vamos com calma.

 

 

2 otocinclus afinis

2 corydoras (pigmeus talvez)

5 cardinais

5 bebados

 

secalar já é malta a mais para este aquário ehehehehe

 

Fico a aguardar comentários e sugestões!

 

 

A areia, não se irá misturar com o substracto fertil? Sendo daquela areia fininha, creio que vais correr esse risco.

 

As corys querem-se aos cardumes de 4 ou 5.

Entre 2 cardumes tão pequenos de cardinais e bêbados, acho que ficava melhor uma única espécie, com uns 8/10 elementos.

 

Se meteres aí um casal de apistos, com essa população de tetras e corydoras, na altura da reprodução vai ser um stress constante. Não creio ser grande ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia, não se irá misturar com o substracto fertil? Sendo daquela areia fininha, creio que vais correr esse risco.

 

As corys querem-se aos cardumes de 4 ou 5.

Entre 2 cardumes tão pequenos de cardinais e bêbados, acho que ficava melhor uma única espécie, com uns 8/10 elementos.

 

Se meteres aí um casal de apistos, com essa população de tetras e corydoras, na altura da reprodução vai ser um stress constante. Não creio ser grande ideia.

 

 

Quanto à questão da areia, tenho esperança que não haja passagem do substracto fértil para a coluna de água pois a camada de areia é bem alta (4 a 5cm).

 

Relativamente às Corys... estou indeciso... gostava de as colocar, mas compreendo o que dizes acerca do stress na altura da reprodução... tenho de amadurecer as ideias.

 

Também gosto da ideia de ter um cardume apenas... mas deixe ver o que se arranja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito giro.

 

só faltam ai umas folhas de carvalho por exemplo...

 

so um reparo, tens que tirar essa anubia da frente da areia e colocar num tronco ou pedra se nao ela morre.

e dá-me impresao que os fetos lá atras tambem estao no areao, tou certo?tambem têm que estar agarrados a alguma coisa como as anubias...

 

de resto gosto, esta simples e bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

' timestamp='1302559057' post='1042328']

Tá muito giro.

 

só faltam ai umas folhas de carvalho por exemplo...

 

so um reparo, tens que tirar essa anubia da frente da areia e colocar num tronco ou pedra se nao ela morre.

e dá-me impresao que os fetos lá atras tambem estao no areao, tou certo?tambem têm que estar agarrados a alguma coisa como as anubias...

 

de resto gosto, esta simples e bonito.

 

 

Boas!

 

As anúbias estão presas ao tronco. não estão enterradas na areia, pelo que acredito que não terão problema.

Lá atrás é uma cryptocoryne. Acho que posso enterrar a raiz não?

Obrigado!

 

 

 

Já estás com alguma praga de caracois?

Nao deixes essa Helena morrer á fome ;)

 

Tá fixe o aqua, parabens.

 

Não teho praga de caracois ehehe. Essa amiga apanhou boleia do meu aquário (este não é meu, eu só fiz a montagem e vou acompanhar a evolução e manutenção).

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Resende!

 

Tenho realmente visto colocarem folhas de carvalho ou de amendoeira da índia...

Talvez ficasse bem colocar algumas... O tratamento das folhas de carvalho é igual ao tratamento do tronco e dos cocos, por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

as minhas estiveram em agua fria com azul metileno até afundarem e depois aqua... sem problemas.

 

Apoxyomenos se quiseres mais um xistitos passa por casa que ainda tenho la da minha montagem.

que para já os gajos parece que arranjaram uma tv... nao ha mais crias :(

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais