One step closer


FAAO

Recommended Posts

Boas,

Cada vez mais quero fazer algo com troncos e essas pedras sao melhores do que o xisto!

Troncos e pedras deixam o layout mais natural, mas é necessário ter arte e engenho para que fiquem em harmonia.

As primeiras vezes nem sempre obtemos os resultados que esperamos mas com um pouco de prática as coisas saem com alguma fluidez.

Nada como tentares e mesmo que não fiquem bem à primeira, voltas a tentar e tentar... tentar até obteres os melhores resultados.

Estas pedras são de facto muito bonitas, mas também existem xistos muito bons. Já fiz bastantes montagens com xistos e apenas precisas de escolher boas pedras para obteres resultados semelhantes. Quem já foi comigo á serra, sabe que não trago poucas pedras ou apenas pedras para um layout; trago sim muitos calhaus e depois uso os que mais se adaptam ao layout em causa.

 

Vela se as plantas nao demoram para o pessoal ver as novas fotos!

Creio que no decorrer da próxima semana devo de ter novidades.

 

Olha sabes-me dizer se uma calha de 120cm faz mal num aquario de 80cm? irá aproveitar toda a a qualidade das lampadas?Ou seja as plantas do aquario iram aproveitar o achas que é muito grande?isto porque nao vejo nada para o aquario de 80cm!

Dar dá, esteticamente não fica bem e caso isso não seja um problema, podes usar porque ficas bem servido.

 

Bem continuando, sobre o primeiro video, acho que já te estavas a passar com o galho, nao ficava no sitio certo!

Além de ter partido uma broca (é o que dá usar material fraquinho e não adequado á situação) e do raio do galho não fixar; a sorte foi estar a fazer o filme, caso contrário acho que o tronco tinha voado uns bons metros contra a parede :)

Apesar de aparentar tranquilidade, já me estava a passar com aquilo!

 

é verdadeiramente impressionante a facilidade que tens em colocar as pedras e a coisa ficar harmoniosa.

Eu teria posto, reposto, voltado a colocar, dado voltas às pedras e trinta por um linha até ficar ligeiramente satisfeito com o resultado final!

É uma questão de prática e como podes ter reparado no vídeo, a imagem final não corresponde totalmente ao passo a passo.

Seria impossível filmar e arranjar todos os inertes na perfeição. Todos os inertes no vídeo foram colocados e revistos na diagonal e superior; para se conseguir os resultados esperados teria de estar em frente da máquina o que não seria agradável para quem vê.

 

Quanto aos ramos, se forem para servir como estrutura de sustentação de flora, parece-me bem.

Se não for, julgo que são demasiado finos e contrastam em demasia com o tronco vertical que é muito mais grosso.

Os ramos terão flora, ainda não sei bem o quê, mas terá :)

 

 

Critica: Acho que a ideia do layout esta bem conseguida, tanto o tronco, como a posição das pedras, bem como a quantidade de substrato inerte usada nessa montagem está adequada a ideia que tenho desse layout, "MAS" acho que se fizesse com que as pedras parecessem mais pequenas(talvez enterrar mais um bocado ) conseguiria dar uma profundidade maior a paisagem que quer criar...visto que... usará HC cuba como tapete e esta sendo uma planta pequena, poderá fazer com que as pedras fiquem mais pequenas sem ter o problema da Cuba as tapar...assim tentado dar um pouco mais de profundidade ao layout sem mescer na disposição das pedras... Esta é a minha critica e espero que possa ser construtiva.

As criticas para mim só têm fundamento se forem argumentadas como é foi o caso. Posso concordar ou discordar; tal como tu podes gostar ou não do layout.

Na maioria dos casos tenho as coisas bem repensadas e o layout finalizado na cabeça; algo que nem todos conseguem visualizar.

Ver um layout numa foto é muito diferente de ver ao vivo, neste caso em concreto não posso enterrar muito mais as pedras do que estão actualmente, aliás elas já foram bem enterradas no substrato e uma grande parte está com 1~4cm (máximo) do solo; logo se as enterrar mais, a Hemianthus irá cobri-las e a Eleocharis escondê-las por completo. Eu sei que plantas vou usar e em que posição, enquanto tu apenas sabes quais são.

Possivelmente ainda vou ter de puxar algumas para cima ou então remover um pouco do substrato.

 

Pergunta: em relação ao video que postou, acho que ninguem reparou e não estou enganado, foi adicionada talvez mais um saco de substrato inerte e tambem foi mudada a posiçao das pedras ou estou enganado?

As pedras tiveram de ser ajustadas bem como alguns pormenores da "árvore", tais como raízes e alguns galhos; seria impossível fazê-lo durante o vídeo porque os acertos foram efectuados durante os últimos dias após observar muito bem o layout. Possivelmente ainda irei alterar mais algumas coisas caso ache necessário.

O que induz em erro e dá uma noção diferente do video é a troca de lente entre uma zoom e uma grande angular, bem como a altura (cm e não temporal) em que é filmado ou tirada a fotografia. Este tipo de ilusão é muito usada no aquascaping e por vezes uma fotografia tirada com 2 lentes diferentes transmite layouts bem distintos.

Depois de rectificado o hardscape, algumas pedras foram enterradas e com o uso de um pincel puxei o substrato para zonas traseiras, dando assim mais volume nessa área. Contudo, usei mais 1L de substrato para dar a profundidade indicada.

 

Eu sei que fazer criticas destrutivas é muito faceis e criticas construtivas muito dificil , mas esta é a opinião que tenho acerca desse novo porjecto...Espero que corra tudo bem e que venha daí mais um EXCELENTE trabalho.

Desde que sejam argumentadas venham elas... quer sejam destrutivas ou construtivas!

 

Cumprimentos e venha de lá as primeiras fotos fresquinhas

A única foto que posso tirar de momento é ao hardscape (que está a 95% de concluído), faltam as plantas e encher o áqua de água para se ver o resultado final.

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma questão de prática e como podes ter reparado no vídeo, a imagem final não corresponde totalmente ao passo a passo.

Seria impossível filmar e arranjar todos os inertes na perfeição. Todos os inertes no vídeo foram colocados e revistos na diagonal e superior; para se conseguir os resultados esperados teria de estar em frente da máquina o que não seria agradável para quem vê.

 

Sabes o que me ocorreu quando estava a ver o vídeo?

Se a máquina tivesse saída de vídeo, ligá-la com um cabo à tv e, mesmo estando a trabalhar de lado no aquário, conseguia ver-se como ficava visto de frente :D

Era 'mel'!!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter até tem... a TV é que está longe!

Geralmente uso o portátil para tirar fotos a cada 5min e vou vendo o resultado e ajustando o layout consoante é necessário; o problema é que ao fazer video não me permite tal coisa.

Além de que os ficheiros HD da Canon 7D são pesadotes... para teres 20gb não precisas de muito!

Com tantas rectificações e tempo que demorei, estava bem lixado para editar o video :)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas,

É apenas mais um Daqueles com "D" grande :thumbup3:

Faao diz-me uma coisa aqueles ramos são de que? Levaram o mesmo tratamento que levam os troncos?

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia pois so fazias buracos naquilo! :P

 

Sobre a calha esteticamente nao é problema só acho que fica um exagero de tamanho para um aquario tao pequeno, talvez seja melhor usar uma calha de de 90cm T5 2x39W fazendo 78W com mais a calha que tenho de T8 3x20W fica 138W, acho suficiente para plantas mais exigentes certo?

 

Sobre os troncos eu sei que nao vai ficar nem parecido nem tao bonito como vejo por ai mas se nao tentar nunca vou ter experiencia para tal!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, não faço ideia de que tipo de troncos são, apanhei-os na natureza e tiveram um tratamento com lixivia e água corrente.

 

Fábio, chega e sobra... talvez seja luz a mais para o volume do áqua, mas sempre podes usar 2 Fotoperiodos diferentes e distribuir a luz uniformemente.

 

Deixo-vos uma foto do áqua com uma visão frontal e a suposta linha da superficie da água para terem uma ideia do que ficará submerso. Mesmo assim e só depois de encher o áqua é que terei mais certezas... mas a olho, é mais ou menos sobre a linha vermelha que está na foto. Obviamente que na zona frontal alguns ramos ficarão submersos. Fiz algumas alterações à raiz da árvore, removi o tronco que estava sobre a pedra e que apontava para o canto inferior esquerdo, e adicionei mais alguns pormenores.

 

onestepcloserwaterlevel.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Mais fotos para breve.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto nada dos teu tópicos...

 

...retiram toda a paciência que há em mim, tal é a vontade de ver isso terminado!! :animal_fish:

 

Vá, trata de adiantar isso para que possamos desfrutar da obra de arte que, com toda a certeza, vai resultar daí!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado filipe

 

O meu fotoperiodos está das 16H até á meia noite, sempre posso fazer das 16h ate as 20H com 60W e depois ate á meia noite coloco o 78W, ou será melhor ao contrario?Coloco as duas calhas a funcionar juntar ou uma de cada vez?

 

Sobre os troncos acho que já estava bem mas acho que as modificaçoes sao sempre para melhor, mas o porquê a lixivia?o que ela faz?

Tambem os colocas-te a ferver?Quanto tempo demorou esse tratamento?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, o fotoperiodo deve ser sempre definido com 2 periodos distintos, um com uma luz moderada e outro com luz intensa. Da forma como tens, pouca diferença faz... Porque a intensidade aumenta ligeiramente, mas não tens o dito "pico". Deves começar com uma calha (2h) depois ligar as 2 durante 4~5horas e terminar com a outra calha durante as 2h restantes.

Em relação aos troncos, nunca fervi madeira. É preferivel borrifar com lixivia (no caso de ser apanhada na natureza) porque elimina a bixarada existente e depois passar por bastante água corrente. Se os troncos forem adequados para aquariofilia já não faço este tratamento, vão directamente para dentro do áqua.

 

HomoSapiens, só quando tiver as plantas é que haverá novidades... para já só fotos de terra, pedras e troncos :)

Mas acredito que brevemente haverá novidades.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok Filipe percebi, vou começar com a mais fraca e depois colocar as duas e depois acabar com a mais fraca!Vamos ver o que dá!

 

Eu estou a tratar troncos de videira!

Achas que serve esse mesmo tratamento de borrifar com lixivia e depois passar por bastante agua?e quando a tingir a água?

 

abraço

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Relativamente ao teu trabalho...mais uma vez sem macula! Muito bem conseguido e com promenores deliciosos. Parabéns!

 

Referiste num post anterior algo que eu já experienciei (quando remodelei um aqua de 300l com substrato Elos e tive de introduzir imediatamente a fauna), e que acaba por estragar um pouco todo o trabalho de construção do layout (desniveis, profundidades etc); o "descair" do substrato.

Referes que vais aguardar dois meses. Isso porque que contas que na altura as plantas já o tenham agarrado ou que o proprio ganha peso, com a absorção de água, e ja n tem essa tendência inicial? Refiro-me a este aspecto pq montei recentemente um nano com Elos Terra small que não levou flora em partes de desnivel e tenho receio que daqui a 3 semanas (terá na altura 5 semanas) qd inciar a introdução de fauna (C. japonica) todo o trabalho fique um pouco estragado.

Qual é a tua experiência?

 

Abraço

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu estou a tratar troncos de videira!

Achas que serve esse mesmo tratamento de borrifar com lixivia e depois passar por bastante agua?e quando a tingir a água?

Independentemente de ferveres os troncos ou não, tudo depende do tipo de madeira que usares, porque algumas libertam mais taninos que outras.

Por exemplo no caso das Red moor wood não te tinge a água, mas se usares mangrove aí já terás problemas, mesmo fervendo.

Há quem use videira e tenha ficado insatisfeito, particularmente não gosto muito devido á sua textura e volume.

Sinceramente nem sei se larga muitos taninos e se tinge a água... se não tingir a água, podes muito bem descascar o tronco, borrifar com lixivia e passar por água corrente, pois faz-te o mesmo efeito que ferveres.

A única diferença no tratamento é que se ferveres o tronco encharca e possivelmente não o precisas de fixar a pedras para não flutuar; mas por vezes ferver um tronco com 30~50cm pode ser muito complicado... Tens panela para isso? :)

 

Referes que vais aguardar dois meses. Isso porque que contas que na altura as plantas já o tenham agarrado ou que o proprio ganha peso, com a absorção de água, e ja n tem essa tendência inicial? Refiro-me a este aspecto pq montei recentemente um nano com Elos Terra small que não levou flora em partes de desnivel e tenho receio que daqui a 3 semanas (terá na altura 5 semanas) qd inciar a introdução de fauna (C. japonica) todo o trabalho fique um pouco estragado.

Qual é a tua experiência?

Pode ser substrato ou areia, o problema é o mesmo... principalmente se usares camarões ou peixes de fundo.

Se colocares peixes de cardume não vejo qualquer problema.

Neste layout os camarões só vão entrar quando o tapete estiver a 90%, caso contrário e como andam sempre a remexer o substrato, rapidamente o declive fica menos evidente.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem, panela nao tenho, ontem tive de os andas a virar de 20min em 20min :-D

O que deu mais trabalho foi descascar o tronco mas agora que está feito é so ir fervendo e deve estar pronto em maio!Espero eu!

Pois já vi relatos de que o tronco de videira ficou pronto muito rapido mas tambem já li que precisa de meses e meses!É espera para ver!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Filipe obrigado pela ajuda vou arranjar os materiais em breve!

 

Pessoal alguem aqui é perto de lamego e vá ao workshop dia 3 de Abril?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá grande Filipe

 

Este teu aquário promete... estou curioso para ver de que forma o vais plantar.... o meu palpite é que vais deixar muita pedra escondida...

Es um aquascaper que sempre admirei, nunca o escondi!!! mas agora tenho mesmo que falar, deixa as tesouras e os fertilizantes!!! es o maior a limpar os vidros banana rock parece que cada montagem que fazes é num aquário novo.... Isso é que dava um bom tutorial !!!

 

ps:Não tenho andado muito activo mas não deixei cair o meu projecto. apenas travei uma batalha de meio ano com as cyanobacterias que apenas agora resolvi....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Este teu aquário promete... estou curioso para ver de que forma o vais plantar.... o meu palpite é que vais deixar muita pedra escondida...

Espero bem que não... pois a pedras têm de ficar visiveis para contrastar com o verde das plantas :)

 

es o maior a limpar os vidrosbananarock.gif' alt='default_jcb_bananarock.gif' alt='bananarock'>.gif'> parece que cada montagem que fazes é num aquário novo.... Isso é que dava um bom tutorial !!!

Por acaso safo-me muito bem a limpar vidros! :)

Neste caso o áqua é mesmo novo, pois o anterior que muitas montagens aguentou além de ter sido rectificado (tinha o vidro frontal colado num dos cantos devido a uma lascada), tinha o silicone mais que ferido devido à colagem que levou. Com medo que um dia ele abrisse a meio, joguei pelo seguro e troquei de aquário.

 

ps:Não tenho andado muito activo mas não deixei cair o meu projecto. apenas travei uma batalha de meio ano com as cyanobacterias que apenas agora resolvi....

Podias ter dito... resolvia-te esse problema em 48h!

 

Abraço,

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao Filipe tudo bem?

 

Desculpa lá nao ter ido ao workshop mas nao deu mesmo nao tinha carro que me emprestassem e o meu já se sabe!

 

Entao e novidades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

Não tens de pedir desculpas :)

 

Novidades sobre o workshop ou sobre este áqua?

Se for sobre o workshop, podes ver algumas fotos neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176973&st=0&gopid=1040917entry1040917

 

Sobre este áqua, continua na mesma... apenas com o hardscape montado e à espera das plantas.

 

abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de mandar vir as plantas para isso evoluir senao ainda entras em stress de so ver isso assim nao? :-D

Já tas á duas semanas com isso assim!

Sobre o workshop respondo la.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

reparei no conselho que deste ao Fábio "o fotoperiodo deve ser sempre definido com 2 periodos distintos, um com uma luz moderada e outro com luz intensa".

Eu iniciei á 2 semanas atrás um projecto com um aqua de 60cm onde tenho como iluminação uma pLL de 55w e plantado tenho cuba. Possuo uma calha de Led aquagrow 500. è viável fazer o mesmo usando os leds como mais fraca e a pll como intensa, para o periodo de horas referido ao Fábio?

 

PS-tambem eu estou ansioso por ver novas fotos com a flora.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Não conheço essa calha de leds da aquagrow, será a que está no seguinte link:

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquabeam-500.asp

 

 

Se for esta calha, parece pouco para fazer fotoperiodos diferentes, porque a iluminação isolada dá menos de 0,3 watts por litro; logo o CO2 não será assimilado.

 

Se tivesses 2 calhas 2x12w (total de 24w) já seria útil fazeres fotoperiodos diferentes, tal como expliquei ao Fábio.

 

Abraço,

 

Ps. em relação à flora continuo á espera...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, Desde que houve a actualização do fórum tenho andado um pouco às aranhas com as novas funcionalidades...

Como se coloca um video agora? Qualquer das formas, deixo-vos o link do video deste áqua:

 

Algumas das plantas ainda estão por plantar, ou talvez não! Ainda não me decidi e se calhar vai ficar mesmo assim...

 

Espero que gostem e mandem daí os vossos bitaites ;)

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Bem de momento nao se pode dizer grande coisa ne?ainda falta a evoluçao pois a arvore está muito despida mas quando as plantas crescerem vai ficar com um visual muito bom!

 

Já agora que plantas colocas-te?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe para os vídeos basta clikar no último boneco da linha onde estão os bonecos para inserir imagens, links etc etc

 

Chama-se Media e podes colocar assim

 

[media]http://www.youtube.com/watch?v=kMG_OJ4E9lA[/media]

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

 

O layout não ficará muito diferente do que vês em video. Não pretendo dar muito volume na árvore ao contrário das outras vezes.

Os ramos como entram na água, quero transmitir uma árvore mais alta e como se tivesses apenas um raio de visão sobre 2/3 da árvore geral.

Já podei as folhas grandes das anubias nana mini para que as novas fiquem mais pequenas e em proporção com o layout; espero é que as novas não cresçam muito e dêm um pouco de volume em determinadas zonas dos ramos.

Para tapete usei a Hemianthus cal cuba e caso arranje uns pés de eleocharis parvula, irei plantá-la em zonas fundamentais do layout.

 

Vamos ver como as coisas correm, não será fácil até porque a Heminathus precisa de muita luz e tenho zonas de sombra... e depois as anubias querem pouca luz e estão expostas directamente a luz intensa!!! Será complicado, mas gosto de desafios... vamos indo e vendo como as coisas correm ;)

 

Higo,

 

Tentei o que recomendas mas apenas me aparecia o link do video e nada mais... se calhar estava com sono :)

Obrigado pela ajuda!

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais