ReefMoser


fabianomoser

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Não basta ser aquariofilista, têm de partilhar!

 

Este post servirá para ajudar os colegas a resolver dúvidas, dar-lhes idéias, evitar ERROS já cometidos por nós, e também para apreendermos uns com os outros.

 

Os fóruns hoje em dia são a melhor fonte de informação para os aquiariofilistas e a ferramenta mais poderosa. Certamente nossos aquários não seriam os mesmos sem a informação obtida nos fóruns!

 

Setup:

 

Aquário: 120x55x60 LxAxP 396lt

Sump: 60x26x50 78Lt TOTAL 474Litros

Escumador: Deltec AP600

Retorno: Sicce 3.0

Circulação: 2x SunSun 6000

Iluminação: 1 Calha 4x39W T5 10.000K

1 Calha 2x40W T8 14.000K

2 AquaRay LED 50.000K

Substrato: Areia de Aragonite fina (+/- 40Kg) 5-6cm

Rochas: 3Kg Rocha viva, Restante +/-30kg Rochas Mortas

Água: Made in Fonte da Telha

Reposição: Aquili Classic NPS 4 Estágios (190lt/dia)

 

Data da montagem: 11 de março de 2011

 

Agora a experiência...

 

O móvel:

IMG_0366.JPG

 

IMG_0368.JPG

 

1º Setup de Rochas

IMG_0430.JPG

 

Tentei colocar as actínicas LED nas traves de segurança, mas tive o efeito "sombra" devido ao baixo ângulo de radiação das calhas LED +/- 30º

IMG_0385.JPG

 

Acabei por construir um suporte de modo a fixá-las mais abaixo das calhas T5 e T8.

IMG_0438.JPG

 

IMG_0439.JPG

 

IMG_0440.JPG

 

Agora uma geral com o layout quase concluído, mas só 1 actínica instalada

DSC06414.JPG

 

DSC06417.JPG

 

DSC06419.JPG

 

IMG_0457.JPG

 

IMG_0455.JPG

 

Agora sim com luzes todas acesas...

IMG_0462.JPG

 

IMG_0478.JPG

 

Rocha viva (com a ponta roxa)...

IMG_0472.JPG

 

IMG_0470.JPG

 

Os peixes hão de gostar destas passagens, fiz pensando neles!

IMG_0474.JPG

 

Mais um grande obstáculo para os peixinhos passearem, chamo de Viaduto do Seixal! :)

IMG_0476.JPG

 

Um close up da vista lateral esquerda...

IMG_0480.JPG

 

IMG_0488.JPG

 

 

Uma geral:

 

 

Com o passar do tempo vou postando mais fotos.

A minha experiência de 3 anos com aquário de água salgada me diz que os peixes vivem mais felizes se o layout oferecer alguns desafios, acho igualmente importante criarmos alguns obstáculos para que os peixes possam divertir-se naquele que será seu novo lar.

 

Depois de uma vez ver um Hepatus (Blue Tang) a nadar de lado 45º +/- pra passar dentre umas rochas num aquário de um lojista decidi que queria ver aquilo todos os dias na minha casa! :)

 

Agora começa o Pesadelo das TPA´s!!!

11 dias de aqua montado e fiz 1 TPA de 90litros com água da TELHA! (Fonte da Telha). Agora é esperar virem as algas!

 

Todos os parâmetros estão normais, menos o NITRITO que ainda está alto (deve ser das rochas mortas?) já não lembro o valor do teste mas com o tempo espero ir ao sítio...TPAs...TPAs...

 

Comentários são bem vindos, eu faço pouco nos dos outros mas leio todos!!!! :) afinal os iniciados estão mais bem servidos com o pessoal que a mais tempo possui seus sistemas em equilibrio.

 

At,

Fabiano.

Editado por fabianomoser
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sou novato na matéria, mas estou agora a iniciar-me com um aquário de salgados também!

 

Tira-me uma dúvida, porque fazes TPA 11 dias depois do aquário estar a maturar? Li em algum lado, que convém não fazer TPA´s, devido à necessidade do estabelecimento das bactérias e a instabilidade criada pela mudança dos parâmetros. Mas como fazes a TPA com agua do mar, isso é bom, porque trazes água supostamente mais maturada/equilibrada, é isso?

 

Devo pôr o meu aquário a ciclar esta semana!

 

Abraço,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz TPA porque como a rocha que meti lá era "morta" libertou muito NITRITOS.

Adicionei 3Kg de rocha viva para ajudar na colonização e maturação, mas de inicio não quero por muito mais rochas, pois sei que com os corais os espaços vão sendo sempre menores, e prefiro ter mais espaço para os peixes.

 

Como o Nitrito não me agradou muito e para mim fazer TPA ao pé da praia não é complicado pensei que retirar a água com nitrito seria melhor do que deixar os valores subirem ainda mais.

 

Quanto a água da Fonte da Telha as medições que fiz deram bons resultados, (PH, Cálcio, Dureza, Nitritos 0, Nitratos 0, Salinidade 1026) mas é verdade que não medi outros parâmetros.

 

Vamos ver o que acontece daqui umas semanas.

 

Aproveitando:

Que acham deste filtro de Osmose?

AQUILI CLASSIC NPS

 

Abraço,

Fabiano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.