CO2 caseiro


andre_grego

Recommended Posts

Boa Noite Colegas

 

Tenho um sistema de co2 caseiro, gostava de saber qual a quantidade (n.º de bolinhas) que devo injectar no aqua de maneira a não envenenar os meus peixinhos, ou então como devo controlar para que tal não aconteça.

 

Nota: o meu aqua tem aproximadamente 240 litros

Abraços

 

André Grego

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não me parece que se possa causar mal aos "peixinhos" apenas com CO2 caseiro... não tem potência suficiente para causar danos. Eu tenho isso a funcionar há alguns dias e, seguindo a receita da gelatina, dá-me a volta de uma bolha a cada 3 segundos. Isso não me parece suficiente para afectar a fauna. As minhas anubias e a minha parvula é que estão a reagir bastante bem.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Não me parece que se possa causar mal aos "peixinhos" apenas com CO2 caseiro... não tem potência suficiente para causar danos. Eu tenho isso a funcionar há alguns dias e, seguindo a receita da gelatina, dá-me a volta de uma bolha a cada 3 segundos. Isso não me parece suficiente para afectar a fauna. As minhas anubias e a minha parvula é que estão a reagir bastante bem.

 

Abraços

 

Tony

 

 

Ola

 

Tou com algum receio e por isso mesmo, até pus uma valvula para controlar o n.º de bolas e reduzi ao minimo a entrada de CO2.Como é que consegues ver o n.º de bolas por segundo??o meu co2 esta ligado a uma pedra difusora.

 

Abraços

André Grego

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O melhor controle é feito com kh e ph. se souberes os dois sabes a concentração de co2. O co2 caseiro pode realmente ser ameaça, principalmente para aquas mais pequenos. Para 240 diria que ate 3 bolhas por segundo estás seguro.

 

Evita reter a pressão na garrafa para evitar que se deforme ou que abra fugas. Outra maneira de variar a diluição do co2 na água é por mais ou menos fundo o difusor. Mais fundo = maior diluição e vice versa.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Não me parece que se possa causar mal aos "peixinhos" apenas com CO2 caseiro... não tem potência suficiente para causar danos.

(...)

 

 

Desculpa mas estás enganado, tem tanta potência como o outros, o CO2 é igual! A maneira de o meter no aqua é que é diferente....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@alcaide

 

Expliquei mal. O CO2 é todo igual. A velocidade com a qual é injectado é que varia e, sinceramente, a não ser que utilizemos grandes quantidades de batérias e um recipiente muito grande, a quantidade de CO2 produzida não será o suficiente para afectar os peixes. Muito menos num aquário de 240L... Claro que se injectarmos muita quantidade, qualquer CO2 fará mal mas como já referi, 1 bolha a cada 3 segundos (o normal para CO2 seguindos as receitas do fórum) não me parece ser, nem de longe, perigoso para a fauna. Claro que cada um é responsável pelo que faz.

 

@pedrioo

 

Não sou perito na área (bem longe disso) mas lembro ter lido em alguns sítios que esse método de aferição da quantidade de CO2 no aquário era imprecisa pois não contava com os fosfatos e outros minerais presentes na água... estarei enganado?

 

@andre_grego

 

A grande desvantagem no CO2 caseiro é precisamente a falta de controlo. Não me parece muito aconselhável bloquear, de alguma forma, a saída do gas uma vez que o mesmo poderia acumular e, tal como já foi referido pelo pedrioo, deformar ou até fazer rebentar o recipiente...

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.