Ramirezi


Recommended Posts

Boas a todos!

 

Comprei um par de ramirezi há cerca de duas semanas que pensei ser um casal, no entanto neste momento estou com poucas certezas. Apesar de ter estado a ler bastantes tópicos acerca destes peixes, precisava da vossa ajuda para decifrar o sexo...

 

 

 

Penso que esta será a fêmea:

 

1.jpg

 

 

 

E este o macho:

 

3.jpg

 

 

As imagens não são as melhores, foram turadas com telemóvel e eles não paravam quietos... Agradeço desde já qualquer ajuda.

 

Outra dúvida que eu teno é acerca do comportamento do "casal". Segundo o André Silvestre, a fêmea normalmente rejeita o macho de uma forma passiva, no entanto eu tenho verificado que a minha é um pouco agressiva quando o macho se aproxima... é normal?

 

 

Obrigado a todos,

Cumprimentos

 

Márcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Apenas o da imagem que está em cima tem o tom rosado no corpo.

Em relação aos espigões na barbatana dorsal, não consigo distinguir, nem sei o que pode ser considerado comprido e o que é considerado curto, por isso tenho dúvidas aí...

Em relação às escamas azuis existe em ambos, supostamente os machos não tem azul sobreposto no preto certo?

Acha que são fêmeas ou machos?

 

Cumprimentos

Editado por marcioferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marcio! Tou na mesma situação que tu, tentei arriscar num casal e neste momento estão a atacar-se... Este peixes são lindíssimos mas esta questão dos sexos é mt complicada.... Vou ver se eles acalmam...

Cumps e boa sorte..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

nunca tive ramirezis mas conheço quem tenha tido.

Esse meu conhecido queichava-se do mesmo: a femea muito agressiva, excepto aquando da desova. Depois da desova esse meu conhcido ficava maluco com a femea pois ela fazia a desova 2 ou 3 vezes por semana e ela comia sempre tudo e atacava violentamente o macho que tentava proteger os mini ovos, uma das vezes foi mesmo fatal

Posso nao ter sido a melhor ajuda mas pelo menos sabes que o comportamento nao e de todoanormal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

Neste momento o meu receio é serem os dois do mesmo sexo...

Mas se forem machos posso sempre arranjar uma fêmea e ver qual é o macho que ela escolhe... até seria uma experiência interessante.

 

já agora, porque é que acham que são dois machos?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"ouvi dizer" que a femea nao tem pintas azuis na macha preta principal que tem de lado.

 

por acaso quem me disse foi quem escolheu o meu casal (Obg Vitor!!!)

e acertou.

parece realmente serem dois macho com uma ligeira diferença de idade.

 

atençao nao sou nenhum expert.

 

tenho dois ram's,nunca tive mais nenhum antes, e confirmou.se ser casal por pura sorte, ou sabedoria de que os escolheu!

 

 

no meu topico as fotos sao do macho.

 

a ver se consigo actualizar com fotos da femea tambem.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais