Try Harder, Fail Better


D-Backs

Recommended Posts

"TRY HARDER, FAIL BETTER" - Samuel Beckett

 

Depois do Hollywood Project, um aquário de água fria que me iniciou na aquariofilia, decidi passar para água quente pela maior beleza que vejo nos peixes deste tipo de água.

Se a premissa do 1º aqua era "cada peixe é uma personagem que fizer em Teatro ou Cinema" (visto que sou actor), a do 2º ficará para sempre como recordação do melhor semestre que tive desde que estudo Teatro.

Comprei então um aquário de 80cm (96L brutos), areão preto, 1 tronco com feto de java plantado, e um termostato (tudo isto em 2ª mão), 1 calha de 1m e lâmpadas PL, trouxe umas pedras com formas fantásticas, "colhidas" ao lado da estação de Sete Rios e vá de montar. Montagem completa dia 25 Dezembro de 2010, foi o meu presente de Natal para mim próprio. Transferi tudo o que tinha no 1º aquário.

 

FAUNA

 

3 ateliers de representação diferentes = 3 cardumes

11 tetras cardinais

10 neons chineses

9 rasboras harlequim

 

4 professores importantes na minha formação = 4 caracóis

1 ampulária

2 neritina natalensis (uma com riscas, outra com manchas)

1 planorbis corneus

 

1 namorada que mudou a minha vida

1 betta splendens Delta branco, de nome Chanel

 

Vamos ao que interessa:

med_gallery_48640_2749_179476.jpg

Vista geral do aquário

 

med_gallery_48640_2749_231011.jpg

Lado esquerdo

 

med_gallery_48640_2749_350635.jpg

Lado direito

 

med_gallery_48640_2749_29299.jpg

Pormenor do Planorbis Corneus

 

med_gallery_48640_2749_64482.jpg

Os camarões, ainda noutro aquário, todos "à mesa"

 

med_gallery_48640_2749_81151.jpg

Passo horas a olhar para as movimentações destes meninos: deu nisto!

 

med_gallery_48640_2749_93300.jpg

Difícil apanhar estes fabulosos peixes quietos, qualquer movimento assusta-os. Mas esta não ficou mal

 

med_gallery_48640_2749_266028.jpg

Para mim esta fotografia tem uma beleza qualquer inexplicável... A quietude do red cherry num turbilhão de cores e movimento.

 

med_gallery_48640_2749_35228.jpg

Um "flaring" total impressionante

 

med_gallery_48640_2749_70688.jpg

A jóia da coroa!

 

Isto é como o aquário está ao fim de 3 meses e meio. Só agora está verdadeiramente como queria: houve misturas entre os areões, tive de separar pedrinha a pedrinha, não tinha fundo preto para a totalidade do aquário, etc, etc... Comecei recentemente com fertilizações, e vamos ver no que dá. Vou mantendo o post actualizado.

Lamento a qualidade das fotografias: ainda estou à espera que a minha namorada me dê as que tirei com a Canon 50D dela. Esta semana talvez as consiga postar aqui!

 

Comentem e critiquem!

Obrigado ao Forum por tudo o que me tem ensinado.

 

Bartolomeu Paes.

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belo Betta! Magnifico!

O layout está interessante, mas ligeiramente linear. Poderia melhorar com a adição de mais pedras de diferentes dimensões na zona de separação de substratos ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Diogo HC Matias

 

Como referi no post inicial, estas pedras foram apanhadas na rua. Infelizmente só havia isto, ou muito maior (ocupariam todo o aquário), ou muito mais pequeno (pedritas). Tenho mais umas pedras cá em casa mas não são o mesmo tipo de rocha nem têm as mesmas cores. Escolhi estas pelas possibilidades de triangulação que oferecem. Li um tópico do Forum sobre triangulações e dispus as pedras, tentando ao máximo criar o efeito de plantas a nascer por trás das pedras, daí elas estarem mais na zona frontal do aquário. Mas compreendo essa "linearidade" de que falas. Não tem aquela profundidade fantástica que algumas montagens conseguem ter.

 

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SETUP

 

Dimensões: 80c x 40a x 30p - 96L brutos (suponho que deva ter cerca de 80 L úteis)

Iluminação: calha Sun Sun HDD 1000C, 2xPL de 36W - uma da BLAU White/White de 7400k e outra da Phillips de 4000k, que em breve será substituida por outra igual à primeira. 8h/dia

Filtragem: Filtro de cascata AQUACLEAR Power Filter 20 a fazer 350 L/h + filtro interno DUETTO DJ 50 da Aquarium Systems a fazer 250 L/h, ambos com esponja e cerâmicas -> Total de 600 L/h

Temperatura: 25ºC com um termostato de 100w da Sicce

Fertilizações: Seachem - Flourish Tabs junto às raízes de 3 em 3 meses, Flourish Trace 2x/semana (5mL), Flourish Excel 3x/semana (2mL de cada vez)

Manutenção: TPAs semanais de 10 L, com ligeira sifonagem nas zonas onde se acumulam mais detritos, acondicionados com Nutrafin Aqua PLUS. Limpeza dos filtros de 2 em 2 semanas, limpeza dos vidros quando acumula algas green spot.

 

FLORA

- 3x anubias nana

- 3x vallisneria americana

- 3x echinodorus cordifolius, que agora desconfio que talvez seja uruguayensis :shocked028:

- 1x cryptocoryne wendtii "brown"

- 1x cryptocoryne beckettii var. petchii

- 1x bola de musgo cladophora aegagropila

- 1x alternanthera lilacina (do IKEA)

- musgo e fetos de Java, ambos presos a troncos.

 

Estou a considerar fazer umas alterações à Flora: substituir a planta do IKEA por uma Rotala Rotundifolia e substituir por novas as echinodorus e as vallisnérias para a parte de trás (estas já sofreram uma mudança de aquário que quase as matou, estão com buracos e a crescer pouco e devagar).

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.