Solução Iluminação Led - Malawi


Recommended Posts

Boa Tarde.

 

Qual seria a melhor solução de iluminação Led para um aquário de 1,20 m com Ciclideos Africanos do Malawi. O meu aquário tem uma tampa com calha incorporada (aquatlantis),com uma lâmpada daylight e outra actínic blue . Daria para substituir ou aproveitar qq coisa de forma a manter na mesma o aquário tapado?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o que pretendes é substituir a iluminação actual por leds mantendo a tampa é simples tens duas soluções ou leds de fitas smd 5050 que colas na tampa e mantes as duas iluminações, ou compras duas lampadas T8 de Leds smd, retiras o arrancador e o balastro ligas numa extremidade a corrente positiva e na outra corrente neutra e tens o aqua com iluminação a leds....

 

mais info sobre lampda T8 de leds smd vê este topico...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso não te posso ajudar muito porque primeiro não experimentei com malwis segundo depende da solução que procures fitas ou lampadas e o espectro que escolhas nos leds tens desde os 4500K aos 8000K e passando pelos leds azuis....

 

A grande vantagem é sempre na poupança energética....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um aquário de ciclideos sul centro americanos E troquei para iluminação de Leds (do anterior tinha uma aquart 2x80w) As cores dos peixes para mim ate são mais naturais o aquário fica com uma iluminação mais natural e os próprios peixes vê-se que andam bastante mais a vontade Só tenho vantagens a dizer da iluminação de Leds

Tenho um aquário de 150x50x60 (compxlgxAlt) e a calha de leds e esta My link

 

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entras em contacto com o adalberto que é quem faz as calhas e perguntas se podes ser aplicada dentro da tampa, as calhas são feitas por medida, a minha de 150cm ficou por 90euros Mas o preço e calculado pelo tamanho 0,60 € o cm de calha Ve no site que da-te logo o preço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o que pretendes é substituir a iluminação actual por leds mantendo a tampa é simples tens duas soluções ou leds de fitas smd 5050

Boas, porque referes as SMD 5050, em vez das SMD 3528?

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Simplesmente porque os leds smd5050 emitem quase o dobro da luz dos 3528, a designação 5050 quer dizer 5mmx5mm e o 3528 é 3.5mmx2.8mm que é o tamanho do led, os leds 5050 em comparação aos leds 3528 tem maior capacidade...

 

Mas como uma foto vale mais que mil palavras, aqui vai, os leds 5050 são as 3 fitas do meio com maior emissão de luz as restantes são todas 3528...

 

gallery_21830_1384_1831920.jpg

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Simplesmente porque os leds smd5050 emitem quase o dobro da luz dos 3528, a designação 5050 quer dizer 5mmx5mm e o 3528 é 3.5mmx2.8mm que é o tamanho do led, os leds 5050 em comparação aos leds 3528 tem maior capacidade...

 

Mas como uma foto vale mais que mil palavras, aqui vai, os leds 5050 são as 3 fitas do meio com maior emissão de luz as restantes são todas 3528...

Muito obrigado pela resposta e pela foto, eu fiz a pergunta porque estou para comprar Led's para o meu aquário, e estava mesmo inclinadissimo para as smd 3528, pois confirmei que as calhas que andam por ai no mercado são todas com led smd 3528 (pelo menos o que eu vi), mesmo em lojas nacionais de tunning, só vejo as 3528, agora porquê não sei, será por causa do preço e por consumir menos?

 

Consumos:

SMD 3528 - 30 Led - 2.4W / 0.2 A - (Link)

SMD 5050 - 30 Led - 7.2W / 0.6 A - (Link)

 

http://cgi.ebay.com/5M-3528-SMD-600-LED-light-Strip-waterproof-500cm-White-/350384458978?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item51948a8ce2

http://cgi.ebay.com/5M-500CM-warm-white-5050-SMD-300-LED-Strip-Light-Lamp-D-/320675513022?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4aa9c002be#ht_3546wt_962

Agora faço outra pergunta, não encontro tiras de 5 metros smd 5050 com 600 Led, só com 300 Led, será que vale sempre mais 300 Led smd 5050 que 600 Led smd 3528?

 

Os Led's 5050 da foto estão muito próximos, devem dar os 600 por 5mt ou 120led/mt, a foto é tua? ou sacaste da net? Sabes onde as poderei encontrar?

 

Obrigado.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

não tenho conhecimentos técnicos mas tenho experiência que me permite responder.

Como podes ver nas imgs abaixo, comprei uma tira de 1m de 5050 que trás 60 leds. Ou seja, 5 metros teriam 300.

Não me parece que possa haver tiras de 5 metros com 600 leds porque não há espaço suficiente.

Deixo as imgs para melhor percepção do que disse. Espero ter ajudado :)

 

DSC_0150.jpg

DSC_0157.jpg

 

Note-se que isto foi mais uma experiência por curiosidade que uma busca por solução para algo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho conhecimentos técnicos mas tenho experiência que me permite responder.

Como podes ver nas imgs abaixo, comprei uma tira de 1m de 5050 que trás 60 leds.Ou seja, 5 metros teriam 300.

Não me parece que possa haver tiras de 5 metros com 600 leds porque não há espaço suficiente.

Olá "plisboa", por acaso não tens fotos só com os led's ligados sobre o aquário, só para ter uma ideia?

 

Eu também nunca vi 5050 com 600led/5mt, mas na foto do "barman_dani" parece que estão mais juntos, por isso a pergunta.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos, desculpem intrometer-me no tópico...

 

 

 

Agora faço outra pergunta, não encontro tiras de 5 metros smd 5050 com 600 Led, só com 300 Led, será que vale sempre mais 300 Led smd 5050 que 600 Led smd 3528?

 

 

Valter, tive também a tua dúvida. Mandei vir uma fita de 5 metros do ebay. Tem SMD 5050 mas só encontrei com 300 Leds. Resolvi arriscar e já me chegaram. Vieram de Hong Kong. Para os interessados, não ficaram presos na Alfândega.

 

Hoje vou fazer a calha com eles e experimentar. Vou fazer um tópico com a construção e com fotos do aquário com a actual iluminação T5 e com a iluminação com os leds. Para ver a diferença.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter, tive também a tua dúvida. Mandei vir uma fita de 5 metros do ebay. Tem SMD 5050 mas só encontrei com 300 Leds. Resolvi arriscar e já me chegaram. Vieram de Hong Kong. Para os interessados, não ficaram presos na Alfândega.

 

Hoje vou fazer a calha com eles e experimentar. Vou fazer um tópico com a construção e com fotos do aquário com a actual iluminação T5 e com a iluminação com os leds. Para ver a diferença.

Olá Filipe, obrigado pela participação/partilha, quando tiveres esse tópico activo, coloca aqui o link.

 

Outra pergunta, passou na Alfândega, diz-me uma coisa, o custo total foi inferior a 43,47€? (valor máximo para não cobrar IVA)

 

Um abraço,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Topico interessante. O que posso ajudar é que num aquário de ciclideos africanos deve-se evitar luz em excesso, pois assim deslavas as cores dos peixes, basta ver alguns topicos de aquarios de africanos para veres como o excesso de luz é negativo, mesmo a nivel fotografico, além de um desperdicio de energia e crias algas que criam toxinas. Logo se usas LEDs estás a fazer bem.

 

 

Agora estas soluções LED e o debate está interessante. Vocês têm experimentado isso com plantas? Se sim, que plantas, que quantidade de LEDs (e watts) e qual a altura do aquário.

 

cumps.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "plisboa", por acaso não tens fotos só com os led's ligados sobre o aquário, só para ter uma ideia?

 

Eu também nunca vi 5050 com 600led/5mt, mas na foto do "barman_dani" parece que estão mais juntos, por isso a pergunta.

 

Olá,

 

podes ver a info que disponibilizei na altura aqui

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Outra pergunta, passou na Alfândega, diz-me uma coisa, o custo total foi inferior a 43,47€? (valor máximo para não cobrar IVA)

 

O preço total da fita (eram led's RGB, foi mais caro) foi de 58 Eur e tal já com transporte. Por isso fiquei surpreendido por não ter ficado "preso" na alfandega.

 

 

Entretanto, partilho as conclusões a que cheguei após a montagem da calha com os 5 metros de LED's. Peço desculpa por não ter fotografado, mas fiquei tão desiludido com o resultado que nem tive vontade de fotografar :(

 

O aquário em questão é um aquário de 2 metros com 60 de altura. Estava a ser iluminado por 2xT5 80W (160W de luz, era muito). Fiz a calha a todo o comprimento do aquário em que usei toda a fita de 5 metros de leds. O resultado final foi decepcionante... Aquilo não dá nem metade da luz das T5... Foi tão decepcionante que nem a uso. Talvez com mais 5 metros fique luz suficiente, pelo que, para não perder o que investi nesta experiência, estou a pensar mandar vir mais 5 metros.

 

Isto com LED's SMD 5050... Por acaso alguém sabe se os SMD5050 RGB emitem menos fluxo luminoso que os mesmos SMD5050 Brancos ? Poderá ser disso ?

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O preço total da fita (eram led's RGB, foi mais caro) foi de 58 Eur e tal já com transporte. Por isso fiquei surpreendido por não ter ficado "preso" na alfandega.

 

Peço desculpa por não ter fotografado, mas fiquei tão desiludido com o resultado que nem tive vontade de fotografar :(

 

O aquário em questão é um aquário de 2 metros com 60 de altura. Isto com LED's SMD 5050... Por acaso alguém sabe se os SMD5050 RGB emitem menos fluxo luminoso que os mesmos SMD5050 Brancos ? Poderá ser disso ?

 

Boas

 

Sendo pequenas quantidades de leds e como a embalagem é pequena e vem normalmente marcada como "gift", por norma os gajos da alfandega não lhe dão importância...

 

Relativamente ao leds concretamente, como mencionei já varias vezes noutros tópicos os leds de fita são na minha opinião mais aconcelhaveis para aquarios pequenos (pelo menos em termos de altura) cubos e afins, para aquarios com mais de 1m de comprimento e 50cm de altura o investimento tem de ir para as lampadas de leds T5 ou T8...

 

O meu low-teck para camarõescom camarões e plantas pode-se verificar que 4 lampadas T5 leds smd 3528 chega e sobra para se conseguir um bom plantado low teck...

 

O meu aqua principal está iluminado com 2 lampadas T8 que podem ver neste tópico, não mostra a foto do aquario actual onde esta a calha, mas 2 lampadas dão para iluminar um aquario com 100x50x60, mas vou fazer o upgrade para mais 2 lampadas para poder ter outras plantas e desenvolver um tapete de parvula.

 

O meu cubo com 50x50x50 está iluminado a leds a calha já tive de mostrar a foto acima, sendo que esta calha tem 12 metros de fita de leds 3528 (5m warm white + 5m white + 2m pure white) e 1m de fita de leds 5050 pure white, tenho uma boa iluminação como se pode ver na foto.

 

gallery_21830_1384_129744.jpg

 

Em conclusão a maioria do material led que se consegue comprar a um preço minimamente acessivel ainda não é garantido para a aquariofilia, logo é um risco o investimento que se faça e principalmente nas escolhas do tipo de leds, pois como referi tenho várias soluções umas que funcionam para determinados aquarios e biotopos mas que noutros aquarios poderam não ser as ideais... A minha recomendação é para aquarios pequenos fitas de leds, para aquarios grandes lampadas de leds, são mais caras mas consegue-se melhores reultados...

 

Agora se pretende-se a mesma iluminação das lampadas convêncionais a um preço baixo, os leds neste momento ainda não são a solução.

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu low-teck para camarõescom camarões e plantas pode-se verificar que 4 lampadas T5 leds smd 3528 chega e sobra para se conseguir um bom plantado low teck...

Olá "barman_dani", será que os Led's 3528 tem mais profundidade que os 5050?, ou seja, pode espalhar mais luz, mas depois perde em profundidade, será? Tu que tens esses dois tipos de led's podias fazer a experiência ;)

 

Vejam estas duas fotos com led's SMD 3528:

 

Dimensões: 200c x 55l x 60a Usa duas tiras afastadas, com 240 led cada, dando 480 led's (600Led/5m)

LED_200cx55lx60a_F.jpg

 

Dimensões: 120c x 40l x 50a Usa duas tiras juntas, com 144 led cada, dando 288 led's (600Led/5m)

LED_120cx40lx50a_F.jpg

 

Nada mau, pois não?

 

Entretanto, partilho as conclusões a que cheguei após a montagem da calha com os 5 metros de LED's. Peço desculpa por não ter fotografado, mas fiquei tão desiludido com o resultado que nem tive vontade de fotografar :(

 

O aquário em questão é um aquário de 2 metros com 60 de altura. Estava a ser iluminado por 2xT5 80W (160W de luz, era muito). Fiz a calha a todo o comprimento do aquário em que usei toda a fita de 5 metros de leds. O resultado final foi decepcionante... Aquilo não dá nem metade da luz das T5... Foi tão decepcionante que nem a uso. Talvez com mais 5 metros fique luz suficiente, pelo que, para não perder o que investi nesta experiência, estou a pensar mandar vir mais 5 metros.

Filipe, coloca lá fotos para ver o resultado. Partilha connosco.

 

Em relação a comprar mais fitas 5050, se calhar comprava agora as 3528 e misturava, não sei, é uma ideia.

 

Cmpt's,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação as lampadas convêm mencionar que as 4 lampadas 3 são de 8000K e 1 é de 6400K e outra coisa é nunca consegui perceber muito bem o porque, mas consigo mais luminusidade das lampadas de leds smd 3528 de que com as fitas, para mim ainda é um mistério ou pode ser só uma questão de percepção...

 

A questão dos 3528 e os 5050 tem a ver com a intensidade e luminusidade dos leds, sendo que os 3528 são mais pequenos e menos fortes que os 5050, o meu cubo inicialmente tinha só leds 3528 e parecia que o aquario estava num lusco fusco já tardio com o acrescento de 1m de leds 5050 ficou muito melhor não é a luz do meio dia mas para mim está no ponto, sendo que as anubias desenvolvem-se bem e as algas não...

 

A vantagem dos 3528 é que são mais baratos e consegue-se mais leds por metro mas isso pode não significar mais luz pois depende da altura da coluna de agua e da intensidade de luminusidade que se pretende para o aquario...

 

Mas isto é tudo uma questão de tentativa erro até se acertar no ponto que se quer...

 

Cumprimentos

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa é nunca consegui perceber muito bem o porque, mas consigo mais luminusidade das lampadas de leds smd 3528 de que com as fitas, para mim ainda é um mistério ou pode ser só uma questão de percepção...
As tiras que falas são aquelas "plastificadas" em cima?

 

Tipo esta plastificada:

3528-SMD-LED-Strip.jpg

 

ou estas não plastificadas:

High-Density-LED-Strip.jpg

DC-LE12113_2_b.jpg

 

 

É que as tiras das fotos dos aquários de cima não são plastificadas, será que aquilo quebra a luz?

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As fitas que utilizo são todas a prova de agua logo tem uma camada de borracha transparente o que poderá quebrar um pouco a luminusiade dos leds, no entanto as lampadas tem por sua vez o revestimento a tubo de acrilico o que poderá quebrar também a luminusiade.

 

Em suma acredito que poderá ser da borracha mas para isso teria de ter um luxímetro para verificar...

 

Mss também utilizar leds de fita sem protecção contra a agua poderá não ser muito boa ideia, não pela corrente na agua mas sim pela avaria dos leds...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda existe este tipo de plastificação, ou de cobertura da tira:

 

white-600led-b1.jpg

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/5m-White-SMD-3528-Waterproof-Flexible-600-LED-Strip-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem19c05c3a1bQQitemZ110601452059QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories#ht_2521wt_939

 

Alguém conhece? Será que esta cobertura é melhor que a outra?

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas a todos!

Realmente este assunto dos leds esta a dar que falar! E pus-me a pensar em montar uma iluminação em leds para o meu plantado de 100lts, no entanto as duvidas são mais que muitas, basicamente aquilo que se tem falado...quantos w por litro? devo combinar leds azuis, vermelhos e brancos? (dado o espectro contributivo a fotossíntese)...adorava obter ajuda neste assunto dado que parece promissor.

 

cheers, Luís Pereira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Capiten, se estas a pensar colocar leds para um plantado esquece essas fitas de led é uma perda de dinheiro o ideal será um sistema de leds cree ou de outro tipo de leds de alta potencia (qualquer coisa como

1w a 5w por led), no teu caso num de 100 litros 20 a 30 Watts de led deve bastar tirando a partida que o aquário não ultrapassa os 45 a 50 cm de altura. Eu tenho um projector led de 30W e tem uma equivalência de 120 a 150W em comparação ás lâmpadas hqi, os led de cores são simplesmente pintados por isso não correspondem ao espectro de luz em kelvins, os que tenho visto a venda vão desde 4500k a 16.000 k por isso dá perfeitamente para o efeito, digo-te desde já que uma calha de leds cree fica muito caro qualquer coisa por volta dos 350€. Sempre podes fazer como eu e comprar um projector led que já se encontra em grandes superfícies dos chineses em que 30W ficaram em 100€.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.