Um nano low-tech de 14l...


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boa pessoal

Isto por aqui anda um pouco parado…por isso vamos lá tentar animar um pouco as coisas.

 

Pessoalmente, não sou fã incondicional de nanos, não pq n tenham beleza (pq tem e alguns muita) ou pelo “tipo de aquariofilia” em si, mas pq no geral e frequentemente acabam por ser “impingidos” ao pessoal que se inicia, com poucos conhecimentos, acabando por se revelar uma perda de dinheiro e a causa de alguns pequenos dissabores.

 

Dito isto…vamos ao que interessa. Ofereceram-me acerca de uma ano um aquário em segunda mão (alguém que em tempos o comprou erradamente e dp não sabia bem como o montar e acabou por desistir). Assim ficou, desmontado até que a comichão de o ver assim aumentou e eu lá comecei a matutar a melhor maneira de lhe dar vida.

Como tinha sobras do meu aquário principal a nível de material, aproveitei e praticamente sem investimento (tirando as plantas) o projecto nasceu.

 

Objectivo: Criar um aquário sustentável, de baixa manutenção, sem adição de Co2. Para tal tentei arrancar com o máximo de flora possível e ao mesmo tempo criar um layout agradável.

 

Setup:

Aquário: Dimensões brutas: 38,5cx20,5Lx25A. No fim acabou por levar apenas sensivelmente 14l de água.

 

Filtração: Tem filtro de tampa incorporado (conforme imagem abaixo). Acaba por ter um espaço generoso para material filtrante, o que dadas as dimensões do aquário, é um ponto muito positivo. O débito da bomba não refere, mas pelo caudal criado parece-me mais que suficiente.

 

gallery_11684_2562_53132.jpg

 

Iluminação: Tem também um sistema com uma T5 de 8w embutido na tampa. Vinha com uma Aquaglow de 18000K. Ponderei em trocar mas acabei por não o fazer por duas razões. Primeiro pq era praticamente nova e em segundo lugar para testar a veracidade da afirmação que este espectro de iluminação não é adequado para plantados e as plantas não se desenvolvem bem. Fotoperíodo – 8h

 

Substrato fértil: é de compra mas honestamente não sei a marca, também me foi oferecido e o saco já não a tinha.

 

Substrato inerte: Elos terra small (excedente do meu aquário principal)

 

Hardscape: Calhaus deste meu Portugal.

 

Aquecimento: Aquapor 40W

 

Flora: o investimento foi feito neste capítulo. 3 anúbias nana mini, 1 anubia nana, 1 microsorum pteropus mini, 1 microsorum pteropus ninor, 2 staurogyne sp e uns pés de blixa japonica (única planta que já tinha e não adquiri).

 

Fertilização: Pretendo usar o método estimativo do Tom Barr, para aquários sem adição de CO2. Como tal vou tentar fugir as TPAs o mais possível. Se vai resultar não sei e como tal a fauna vai ser introduzida bem mais tarde do que seria normal. Com isto pretendo ter a certeza que qd for introduzia o aquário se encontra com parâmetros adequados, estáveis e que está tudo a correr bem.

 

Para finalizar o step-by-step da montagem.

Dia da montagem 14-03-2011

 

A colocação do substrato fertil

gallery_11684_2562_9031.jpg

 

A disposição do hardscape

gallery_11684_2562_106983.jpg

 

O elos terra e os apontamentos do hardscape

gallery_11684_2562_105880.jpg

 

O resultado final

gallery_11684_2562_96330.jpg

 

A plantação

gallery_11684_2562_72221.jpg

 

Acabado de montar

gallery_11684_2562_105266.jpg

 

gallery_11684_2562_85355.jpg

 

gallery_11684_2562_108026.jpg

 

Um dia depois, ja com tudo mais nitido

gallery_11684_2562_145425.jpg

 

 

Abraços e digam de vossa justiça.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei!

Não consegues mudar o filtro de lado? Julgo que ficava melhor no canto da direita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ficou impecavel gostei imenso.

Parece que deste um ultimo toque pessoal nas pedras pequenas da frente?

Gostei do efeito final com o substrato.

Vais colocar algumas plantas na parte da frente?

Um tapete com essa montanha toda ficava suberbo mas para o que quiseste fazer acho que ficou excelente.

 

Aproveito para te dar noticias dos teus 5 rapazes. Ainda por cá andam todos contentes.

Tenho 2 casais deles com outros escalares que tinha por cá ... posturas e tudo.

 

=P

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos.

 

Obrigado pelos incentivos....mas respondendo,

 

Plisboa o filtro n se pode mudar, tb partilho da tua opinião, mas nada feito. Terá mesmo de ficar por ali, não há hipótese.

 

João, fico muito contente com a noticia. Espero que fiquem contigo durante muitos anos, podiam n ser os escalares mais bonitos do mundo mas eram bem castiços!

Sim, dei um toque nas pedras mais pequenas,dormi sobre o assunto e no dia a seguinte estava um pouco mais inspirado e procedi a umas pequenas alterações. Acho que ficou melhor.

Relativamente a tapete por agora não, até pq n sei se daria o efeito desejado. Qd tiver estabilizado e em modo de "cruzeiro" tlv tente a Lilaeopsis novea-zealandiae, por ser compatível com o objectivo do aquário, nomeadamente a nível de exigências de CO2 e iluminação.

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estão todos impecáveis, digo-te que o "perfeito" é uma perfeita afinal =P

 

Quanto ao tapede disse que ia ficar bem mas sei que não vais puxar por isso, mas está mto bem assim o layout.

As pedras fizeste bem em dar um toquezito. Nota-se a diferença para melhor.

Já sabes pensa na fauna e caso queiras umas gambas para ai diz qq coisa (seria a melhor escolha hahahaha) =P

Mediante as especies que tenho e dentro do teu gosto, eu ofereço.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes pensa na fauna e caso queiras umas gambas para ai diz qq coisa (seria a melhor escolha hahahaha) =P

Mediante as especies que tenho e dentro do teu gosto, eu ofereço.

 

Obrigado João pela oferta. Em principio e inicialmente vou meter 4 C. Japonica macho,(que vou retirar ao "rebalho" do meu aquário de 300l)devido a serem bem mais pequenos que as fêmeas. Vou escolher esta espécie pq, primeiro e principalmente é do melhor que hà como equipa de limpeza, em segundo é resistente e facil de manter, terceiro n correm o risco de serem engolidas pelo filtro evitando assim ter de por redes ou algo do género . Tenciono tb meter duas neritinas natalensis.

 

O espaço é curto e provavelmente n irá dar, mas no outro dia vi à venda Rasboras Galaxy adultas, e fiquei "apaixonado". Apenas cerca de 2cm e uma beleza enorme. Ai que vontade que eu tinha de meter umas qts. :hit:

 

Existem outras espécies de camarões bem mais bonitos, mas com 14l será dificil manter parametros desejaveis e estáveis (sem uma constante vigilância)para todas essas espécies

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As neritinas são bonitas mas terás o problema de te encherem o aquario de ovos brancos. So por isso da que pensar em as colocar.

As Japonicas são realmente uma boa escolha para limpeza. Ottos ou Corys Anões serão outra boa equipa a juntar ai.

 

Dp tens alguns peixes ideais para os 14 lts.

As Galaxy são lindas ... aconselho mas são caras. Tb ando de olho numas =P

Dp tens mais as Boraras, Pseudomugil gertrudae, Iriatherina werneri, Tateurdina ocellicauda hehehe

 

Qual deles os mais bonitos.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o Layout Ptuga , tendo em conta o pouco espaço que o aquário tem.

 

 

Espero novidades, e mais uma vez obrigado por me teres ajudado em alguns problemas do meu plantado.

 

 

Um grande Abraço,

 

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Obrigado a todos pelos incentivos....até agora nada de novo. As anubias ambientaram-se bem e ja têm todas uma folha nova.

Algas ainda nada, mas a "coisa tá fresca", ainda é cedo para cantar vitória.

 

A unica novidade foi o inicio da fertilização semanal:

0,5ml de solução Macro

0,2ml de solução Micro

 

Agora é aguardar mais 4 semanas para começar a inserir a fauna.

 

Abraços e daqui a uns dias coloco mais umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fazer companhia ao "monstro" dos 300 litros... :P ... nada melhor que um aquário em miniatura. :P

Está porreiro... sim senhor... simples, de baixa manutenção... enfim... mesmo para não dar trabalho nenhum.

 

Já se passou algum tempo, desde a sua montagem... portanto... mete lá umas fotos... para vermos a sua evolução... sim... já se sabe... a sua pouca evolução.Mas o objectivo... é precisamente esse.

 

Podias meter uns musgos... digo eu... :P ... e depois uns "gambas"... :P

 

Apesar de não ser adepto... de aquários com plantas sem co2... :medieval_mace: ... dizem que é mais fácil... e eu como sou do contra... digo sempre que é mais difícil... :medieval_mace: ... gosto de ver estes projectos sem trocas de agua, sem fertilizações, sem co2... sem luz... :discuss_gathering:

 

Vá... tou na "brincadeira"... :P repito... vamos lá a meter fotos novas.... e começar a dar vida a este aquário. ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A pedido de algumas familias....aqui vai um pequena actualização.

Ao fim de quase dois meses tudo tranquilo, eu diria mesmo tranquilissimo. Entraram 5 C. Japonica (ao fim de 5 semanas de ciclagem) vindos do meu aquário principal (fizeram uma pequena viagem de 200km numa caixa vodafone). Entrou tb uma Neritina, mas n sobreviveu à deslocação e nem nunca deu um ar da sua graça.

 

Continuo com a fertilização semanal:

0,5ml de solução Macro

0,2ml de solução Micro

 

Algas, durante as 5 primeiras semanas em que o aquário não teve fauna apareceram algumas castanhas, mas nada que a equipa de limpeza n desse conta com uma velocidade impressionante. Em menos de duas semanas está tudo num brinco sem qq vestigio de algas. A flora tem crescido bem apenas uma staurogyne fez melt inicial.

 

TPAs até agora nou levou nenhuma apenas semanalmente faço reposição de alguma água evaporada (0,3-0,5l). Senti a necessidade de adicionar bomba de ar. O aquário é completamente fechado ou seja as trocas gasosas com a atmosfera são diminutas. Pensei que pelo facto de ser plantado compensaria na totalidade esse facto mas observei que as C. japonica apresentam um comportamento bem mais sereno e que eu considero o seu "normal" com a adição de oxigénio.

 

Numa de fotos aparece um pedaço metalico. Apenas é algo proprio para aquários (não toxico) que utilizo para inicialmente fixar as plantas (neste caso a staurogyne que fez melt).....n há paciencia para andar bangunçar tudo qd as plantas se desprendem. Assim n há que enganar.

 

De resto tirem as vossas conclusões e opinem se quiserem :)

 

gallery_11684_2300_179592.jpg

 

gallery_11684_2300_127263.jpg

 

gallery_11684_2300_12193.jpg

 

gallery_11684_2300_302416.jpg

 

gallery_11684_2300_205276.jpg

 

gallery_11684_2300_279369.jpg

 

gallery_11684_2300_324992.jpg

 

As fotos podiam estar bem melhores mas so reparei que a qualidade não estava assim tão boa qd passei para o pc e ai a vontade de tirar mais ja se tinha esfumado....:P

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva...

Deve ter sido um idêntico...o aquário em si já tem mais de um ano na minha posse e foi oferecido em segunda mão.

Para mim um bom aquário para quem começa e quer ter uma coisa pequena com qualidade decente. Aliás o unico defeito que tinha era ter a iluminação e o filtro tudo controlado por apenas uma tomada de energia (impedia o uso de um timer para a iluminação sem consequentemete desligar o filtro durante o período noturno). Nada que um pequeno DIY não componha :)

 

Um pequeno update (se bem que praticamente nada mudou, apenas a entrada de uns pés de P. Helferi) lá para o fim do mês!

 

 

Abraços.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como prometido, um pequeno update.

 

Tudo muito mas mesmo muito tranquilo. A flora cresce lentamente e os C. Japonica lá andam na sua vida. Só manter a rotina da fertilização semanal e uma rápida limpeza quinzenal dos vidros. Mensalmente troco a lã de vidro.

 

Noticias de monta só mm depois do verão qd introduzir mais qq coisa. Um ou outro peixito pequenino, tlv.

 

De resto a cumprir perfeitamente os objectivos, praticamente ser auto-sustentável e não roubar mais do que 10 min de 15 em 15 dias.

 

Este é o aspecto antes de uma limpeza de vidros. Como dá para ver existe pouco a fazer.

 

gallery_11684_2300_49932.jpg

 

gallery_11684_2300_46083.jpg

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Em principio não vou colocar nada, pelo menos para ja. Como tem pouca luz e n injecto CO2 fica dificil. Tlv daqui a um tempo perca amor a uns euros e exprimente a lilaeopsis brasiliensis. Será a unica planta que eu estou a ver a csg vingar nestas condições.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom gostei, óptima montagem e tudo feito com sentido!

Acho que talvez um trio de neons ou uma coisa assim para meteres daqui a uns meses quando fores meter os tais peixinhos.

Abraço

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva pessoal...aqui vai um update...ou seja uma fotos (mais uma vez peço desculpa, mas sem tripé fica dificil de por as coisas totalmente nitidas com pouca luz).

 

Entraram 8 Boraras urophthalmoides...

 

Mas antes das fotos umas pequenas considerações.

-Com este aquário tentei fazer duas experiências uma ao nivel de flora e outra manutenção.

Quanto à flora tentei testar o comportamento de algumas plantas à ausencia de CO2 e da moderada iluminação e a verdade é que tirando os fetos e anubias (que estão nas sete quintas) tudo o resto acaba por não vingar.(tal n aconteceu pq mudei para o meu aquário para evitar a perda completa) A diferente ritmos, é certo, mas com o andar do tempo tanto blixas com P.Helferi ou Staurogyne acabam por sucumbir. Acabei por fragmentar as anubias nana var petit para "compor" o ramalhete

No respeitante à manutenção acho que os objectivos foram atingidos...qs inexistente, só alimentação, fertilização semanal e limpeza de vidros quinzenal. Qt ás tpa's o objectivo mantem-se, a de fazer uma de 6 em 6 meses, esta dfoi antecipada pq dada a pequena litragem do aquário a aclimatização da nova fauna representa uma TPA involuntária no aquário. :)

 

De resto tudo ok, sem algas...sem stress ;).

 

Abraços

 

gallery_11684_2300_23953.jpg

 

gallery_11684_2300_99237.jpg

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonito, parece um vulcão verde :mrgreen:

que pena que as helferi/blixas e Staurogyne não tenham resistido, mas fiquei com uma dúvida, nas foto de 27/6 pareceu-me que a helferi estava agarrada à pedra em vez de estar enraizada. é possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa..só vi mesmo pq referiste no outro tópico.

As helferi/blixas e Staurogyne não resistiram pq as condições n são as adequadas para elas. Eu estava a ser optimista, e nada como se experimentar.

A Helferi estava enterrada, se pode estar agarrada a pedras n sei... mas como ganha raízes normais penso que o melhor seja plantar normalmente, até pq fica inestético de outra maneira.

 

Obrigado a todos...vou dando novas desta experiência.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gallery_11684_2300_46083.jpg

Eh pá visto deste ângulo parece mesmo que a helferi está agarrada à pedra da direita, daí a minha dúvida :blink:

estranho é a Staurogyne não se ter adaptado, tb tenho uns pés pequenos no Coconuts e estão a dar-se bem.

Tens tópico do 300L? Faz como eu e põe os links na assinatura :dance:

Ah e tira o dedo do nariz :roflroll2:

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma ideia....

A ver se crio uma assinatura....até pq fica mais facil eu proprio encontrar os meus próprios tópicos.

Um pequeno update, para meu espanto tive 0 baixas nos Boraras urophthalmoides, são tão pequenos e vieram via correio que era de esperar uma ou duas baixas. Mas pelos vistos a coisa correu bem.

 

 

Cumps e vou dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

ora aqui venho ver o teu aqua. Impecável e mais um para comprovar a teoria. Aliás, também provas que os Kelvin das lâmpadas pouco interessam para as plantas.

 

Quanto às plantas que não se deram bem. É normal, tens mesmo muito pouca luz. Se tivesses CO2 talvez se tivessem aguentado (como no meu caso embora eu tenha ligeiramente mais luz) pois as plantas poderiam canalizar a sua energia para a produção de rubisco e deste modo ser mais eficientes na captação de luz.

 

Podes meter uns musgos que de certeza que aguentam e completam o "bouquet".

Quanto a tapetes, a única me lembro é a Marsilea hirsuta. Nunca experimentei mas teoricamente dá para manter com pouca luz. Também podias experimentar Eleocharis parvula. Precisam de menos luz do que a maioria pensa. Agora o crescimento vai ser sempre lento como é óbvio.

 

Consideraste a hipótese de usar excel ou easycarbo?

 

ficamos à espera de um update.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qt às lampadas qd for agora a altura de as trocar vou mudar o espectro, provavelmente parqa 6400k para continuar a experiencia.

Marsilea hirsuta -ehehe estás a darme ideias. Qt exel podia usar mas assim as coisas ficam mais baratas e dão menos trabalho! :P

 

Update...há-de ser dificil...n se passa muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.