Problema com algas!


Gon13

Recommended Posts

Boas.

Esta alga surgiu à uns dois meses no meu aquario sem motivo aparente. Por causa dela já perdi duas anubias e estou agora a perder as elódeas porque a alga cobre-as e impede-as de fazerem a fotossíntese. Fertilizo todas as semanas com sera florena e durante um ano nunca tive qualquer problema, foi só agora recentemente.

 

Deixo algumas imagens e eagradecia todas as sujestões.

 

Desde já obrigado.

Cumprimentos, Gonçalo Ribeiro.

 

1.JPG

 

2.JPG

 

3.JPG

 

 

Não consegui fotografar as elódeas com boa qualidade mas espero que dê para perceber que estão cobertas com a alga.

 

4.JPG

 

5.JPG

 

9.JPG

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lampadas da calha são de que tipo T5 T8 pll, já as trocas-te alguma vez? as lampadas devem ser trocadas normalmente todos os anos, normalmente surgem estas algas devido a lampadas velhas e a sua fraca prestação, podem dar luz mas já não tem a mesma capacidade que tem enquanto novas, o que se reflete nas plantas que diminuem a sua capacidade de desenvolvimento, podendo dando origem a algas visto que os niveis de absorção de nutrientes pelas plantas é baixo...

 

Outras causas possiveis para o aparecimento de cianobacterias (alga que mostras nas fotos) são:

- niveis baixos de nitratos

- niveis altos de matéria organica (demasiada alimentação ou filtros sujos)

- fraca circulação de agua

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas são T5 e têm cerca de 9 meses. Sao da juwel, uma para plantas e outra "day light". Os nitritos estão na casa dos 40 e a filtraem está a funcionar bem e com a devida limpeza.

 

Obrigado.

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

As fotos não são as melhores mas isso a mim parecem-me cianobactérias. Eu tinha o meu aquário também com isso e dei cabo delas em 3/4 dias com eritromicina. O nome do medicamento é E.S.E 1000 mg e deve-se usar 1000mg (1 saqueta) por cada 400L de àgua. Tens é que convencer o farmaceutico a vender-te isso sem receita.

Se em vez disso forem aquela pelicula de algas castanhas que cobrem as plantas e os vidros dos aquários eu só consegui livrar-me das que tinha com injecção de CO2.

 

Cumprimentos,

Rui Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se respeitares as dosagens é na boa mas experimenta fazer uma pesquisa pelo termo eritromicina no forum e vê as outras opiniões. A mim nem sequer as bacterias do filtro morreram e as algas foram-se sem deixar rasto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já vai em quase 3 semanas que apliquei a eritromicina e até agora não houve qualquer problema e foi 100% eficaz.

 

As algas desapareceram todas e os peixes continuam saudáveis, além disso as bactérias do filtro não tiveram problemas e o aquario continua a ciclar optimamente.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos, Gonçalo Ribeiro

Cumprimentos, Gon13

Link to comment
Partilhar nas redes sociais