CO2 Caseiro


marco costa

Recommended Posts

Começo por dizer que só agora faço a devida apresentação deste projecto concluído, por ter a perfeita noção que é sempre bom saber que para alem de estar a lidar com uma substância possivelmente tóxica é também altamente explosiva quando submetida a pressão, que é o CO2, bem como qualquer substancia gasosa em pressão.

Depois de bem estruturada a ideia foi só pensar um pouco e passar a acção.

1007650t.jpg

Aqui está começo por fazer uma discrição detalhada.

1º A botija foi adquirida por mim a um amigos que praticam mergulho que deram e tem sido um sucesso

2º Todo o material foi comprado a posteriore numa loja designada para o devido efeito, nomeadamente sistemas pneumáticos e afins, adaptadores, manómetro e válvula de precisão de saída.

3º Depois de devidamente pressurizada com a mistela do CO2 caseiro exemplo (http://www.aquariofi...showtopic=10394)foi tudo meticulosamente verificado para não haver fugas.

4º A única peça que é desmontada/desenroscada para adição da mistela é a primeira válvula de acesso a botija

5º Como não podia deixar de ser teve de ser colocado um filtro de saída, mesmo antes da saída para o difusor, este foi feito com uma garafa de coca-cola imagem: 1007649.jpg

 

 

Espero ter conseguido esclarecer tudo, estou disposto a ajudar quer estiver interessado num sistema idêntico

Editado por marco costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sabia que o CO2 era tóxico e altamente inflamável!! Então os extintores de CO2 servem para apagar fogos ou para os aumentar?? Fiquei confuso!...

 

Deixando a brincadeira de lado. O CO2 não é tóxico e muito menos inflamável!

 

Um ambiente pode tornar-se tóxico depois da utilização intensiva de Dióxido de Carbono, porque este em excesso pode diminuir o nível de oxigénio aceitável para os seres humanos, ou quaisquer seres vivos. As plantas têm a capacidade de decompor o CO2, com a ajuda da luz, consumindo o Carbono e libertando o Oxigénio. A chamada fotossíntese.

 

Quando disparas um extintor de CO2 para uma chama, esta apaga-se por duas razões: o CO2 "abafa" o oxigénio necessário para a combustão. A outra é a temperatura baixíssima com que sai do bocal. Ajuda a "arrefecer a coisa".

 

Em poucas palavras, e de maneira simples, é assim que funciona.

 

 

 

O teu sistema, desde que tenhas observado o aspecto da segurança, não tens quaisquer tipo de problemas.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento, mas foi uma falha minha na composição, ate sou militar e faço uso directo de extintores em incêndios tenho curso de manuseamento, contudo foi pouco explicito e desde já fiz a correcção das palavras que queria utilizar, mas é sempre bom saber que alguém aqui no fórum está atento, muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

(...)

Não sabia que o CO2 era tóxico e altamente inflamável!! Então os extintores de CO2 servem para apagar fogos ou para os aumentar?? Fiquei confuso!...

(...)

 

 

:doofywave:

 

 

(...)

contudo foi pouco explicito e desde já fiz a correcção das palavras que queria utilizar

(...)

 

(...)

estar a lidar com uma substância possivelmente tóxica é também altamente explosiva quando submetida a pressão, que é o CO2, bem como qualquer substancia gasosa em pressão.

(...)

 

 

Continua o erro :)

 

Está a funcionar o sistema?

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora tenhamos atenção ao português... o que o amigo quer dizer é que uma substância sobre pressão, se o invólucro não tiver resistência para conter determinada pressão ou se fizermos-me um furo ele arrebenta pela libertação da substancia em pressão, e não rebentar pq a substância seja inflamável ou não.... neste caso a explosão de uma grande quantidade a uma alta pressão num extintor ou reactor poderá significar grandes estragos assim como até a morte... imaginemos com um berbequim irmos la fazer um furo num novo... ou alguém atirar um de um prédio abaixo... ou levar na bagageira do carro e ter um acidente...

 

Neste fórum por ai existe relatos de pessoas que tiveram botijas de alumínio dentro do porta bagagens e que por sobreaquecimento no verão virão o porta bagagens desaparecer... quanto a perigosidade do gás em si foi o que o cabete referiu e também a sua baixa temperaturas que pode causar graves queimaduras, pq não é só o quente que queima, assim como a cegueira... contudo não se tem a mesma pressão de CO2, ou seja a mesma quantidade num recipiente, que quando pressurizado... como sabemos uma reacção é limitada e estas que usamos são mt limitadas...acaba-se um reagente e para a libertação de co2... não se compara a pressão de uma botija carregada em loja...

Sua excelência Ricardo M. S. Costa ultimo neto do Conde e Visconde de Safira ao vosso dispor.

Casa De Safira

 

Ver Feedback em: Clica Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais