Filtro DIY canister


Recommended Posts

boas pessoal!

estou a pensar fazer um filtro canister diy como mostra a imagem, pode-me dar opiniões sobre este projecto? alguem ja fez parecido? no lado esquero tem o filtro(ele tem força bastante que eu ja testei) que envia a agua, no lado direito tem o termostato, e a agua entra por cima. este deposito tem que ser vedado e fazer vácuo para que a agua que sair, obrigue a entrar tambem. e assim nao é preciso bombas para enviar agua. ese filtro vai ficar ao lado do aquario.

tambem mostro na imagem (ao lado do filtro) um exemplo de vidro de aquario e mostra o que eu quero fazer, ou seja, quero contosnar o vidro com conectores de tubo de 12mm e fixar ao vidro com ventosas, mas o que posso utilizar para ligar os tubos? preciso de um conector em forma de 'L'.

 

filtrodiy.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb estou em fase de acabamento de filtro DIY canister, mas um pouco diferente do teu.

assim que o projecto terminar eu coloco aqui os passos todos da construção e o preço total que me ficou na construção.

 

cuidado que a bomba de agua perde bastante pressao, dentro do frasco, depois de colocar todas as materias filtrantes, por isso a bomba convem ter um caudal bem superior.

 

estas a fazer num frasco de vidro!?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok =) quanto tempo vai demorar? porque estava a pensar fazer rapido.

eu ainda nao comecei. estou a pensar fazer num frasco de plastico. para poder cortar no lado porque senao nao da...

a tampa do frasco tem que ter um suporte para apertar? ou pode ser apenas uma tampa que tem borracha nos lados para vedar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma semana, se calhar nem tanto e tenho o meu pronto.

eu estou a fazer num de vidro(usei um frasco de Cevada "Pensal"), mas as entradas e saidas é tudo na tampa. para vedar a tampa devido a pressao, vou usar possivelmente uma bocado de borracha de uma camara de ar de pneu de bike.

 

tens frascos onde a tampa, tem umas cenas de pressão ou entao se for uma tampa de enroscar, convem por borracha à volta para vedar, assim o risco de verter para fora é quase nulo.

 

tubos para ligaçao ao aqua, podes usar daqueles que se usa na pichelaria, (tubos de pvc, cotovelos, consegues magicar uma cena fixe, e custo muito baixo).

 

cumps.

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma semana, se calhar nem tanto e tenho o meu pronto.

eu estou a fazer num de vidro(usei um frasco de Cevada "Pensal"), mas as entradas e saidas é tudo na tampa. para vedar a tampa devido a pressao, vou usar possivelmente uma bocado de borracha de uma camara de ar de pneu de bike.

 

tens frascos onde a tampa, tem umas cenas de pressão ou entao se for uma tampa de enroscar, convem por borracha à volta para vedar, assim o risco de verter para fora é quase nulo.

 

tubos para ligaçao ao aqua, podes usar daqueles que se usa na pichelaria, (tubos de pvc, cotovelos, consegues magicar uma cena fixe, e custo muito baixo).

 

cumps.

 

a tampa é de madeira? como é que passar o fio do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12032011432.jpg

 

tive a ver no modelo, os unicos que tem bonzinhos sao esses. o de madeira é o melhor, o pior é para fazer os furos no vidro =S...

o do meio é porreiro tambem mas a tampa é apenas de encaixar, tem borracha a volta. é mais facil porque é de polastico. será que dá?

o da esquerda é o mais barato e é de plastico tambem. tem tambem na tampa borracha a volta.

 

encontrei um topico interessante:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875

a minha duvida mesmo é como posso furar o vidro.. :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te metas nisso de furar o vidro...tenta arranjar em plástico ou então pões a entrada e saída a partir da tampa.(um tubo entra pela tampa e vai ate ao fundo e outro fica a superficie)

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais