De volta ao hobby!!


pedrofaria

Recommended Posts

Epa, talvez seja crucificado por isto mas o "Seachem prime" garante anular a toxicidade da amonia e existem imensos relatos que, de alguma forma, também reduz ou elimina a toxicidade dos nitritos. Só falo nisto porque quando introduzi os primeiros peixes, tive um pico de amonia seguido de 1 semana de nitritos altos! Segundo o que li, os peixes deveriam ter morrido ou sofrido danos nas guerlas (observável por terem guerlas afastadas do corpo - sinal de dano de nitritos) no entanto, apliquei desde o primeiro dia o tal prime e nada... peixes não mudaram de comportamento, tudo a aparentar estar em ordem e pronto... passado mais de um mes e depois de todos os valores estabilizados, não morreu nenhum peixe no processo. Se foi graças ao "prime" não sei mas que se safaram todos, la isso safaram. Faz uma pesquisa por "Seachem Prime" e tira as tuas conclusões.

 

 

 

Eu parti a cabeça com isso e não chegava a nenhuma solução aceitável. Tenho um aquário de 63L brutos e um filtro eheim ecco pro 130 de 500l/h de débito. A juntar ao problema, o meu substrato é areia fina branca de silica... imagina o que acontecia nos primeiros dias... isso mesmo. A areia voava de um lado para outro.

 

Inicialmente reduzi o caudal de saida mas não queria sacrificar a capacidade de filtragem. Se tinha comprado um filtro de 500l/h porque é que deveria usar so 100l/h? Não me entrava na cabeça. Além disso, cada vez que mexia no filtro, nunca conseguia por o caudal exactamente como estava antes e isso irritava-me (sou um perfeicionista).

 

Primeiro montei um chuveiro na parte de tras do aquario a apontar para a frente. A corrente diminuiu um pouco mas no dia a seguir tinha sempre o desenho de "ondas" no substrato e metade da areia mudava de sítio.

 

A minha segunda tentativa foi colocar o chuveiro na lateral do aquário... tinha lógica porque assim os jactos tinham que percorrer 60cm até bater no vidro e fazerem remoinho em vez dos anteriores 30cm. Outra vantagem é que o chuveiro practicamente não se vê quando montado no vidro lateral. Acontece que mesmo assim, a areia era movida. Não era muito mas o suficiente para me irritar porque alterava o aspecto do aquario ao longo da semana.

 

A terceira tentativa foi aumentar a furação das saidas do chuveiro. Passei de 2.3mm cada para 3.5mm (usei berbequim de mão) e acrescentei uma fileira no chuveiro (tipo um U deitado). Ficou tão bom que a corrente desapareceu por completo... agora tinha uma filtragem de 500l/h mas poucas trocas gasosas e os meus peixes punham-se de frente para o chuveiro a tentar apanhar a "brisa".

 

Por último, voltei a remover a segunda fileira do chuveiro ficando apenas com um chuveiro de 5 furos com 3.5mm cada e posso dizer que está perfeito... agita a água como quero, não é suficiente forte para, passados 60cm, conseguir mexer a areia mas os peixes estão a adorar. Já não mexo no caudal (está sempre no máximo), a água da superficie esta a ser bem remexida e o substracto não.

 

Portanto, o meu conselho é... vai brincando com esse chuveiro até chegares ao resultado que pretendes. Não reduzas o caudal de saida... para isso tinhas comprado um filtro mais baratucho não é? Se tens boa capacidade de filtragem, utiliza-a!

 

Já agora, eu montei a entrada do filtro mesmo ao lado do chuveiro. porque? Porque por observação directa, notei que a água sai em jacto do chuveiro, atravessa o aquário, bate no vidro, enrola e desce para o nivel do substracto, atravessa novamente o aquário e, só depois, é aspirado pela entrada do filtro. Se a entrada estivesse do lado oposto do chuveiro, era logo absorvida quando saisse do chuveiro e a circulação seria menor.

 

Espero que isto te ajude

 

Abraços

 

Tony

 

Viva Tony,

 

gosto de ouvir as tuas preciosas opiniões que são sempre bem vindas!

 

De acordo com os valores de No2 e No3 que tenho obtido durante a ultima semana em que tenho feito TPAs diárias de pelo menos 10% (no mínimo 10 litros diários mas já fiz uma de 20) tenho verificado que os valores principalmente dos nitritos mas também dos nitratos tem vindo a baixar o que pelo que li, deverá indicar que o ciclo deverá estar quase no fim e que as bactérias que transformam os nitritos em nitratos estão a trabalhar em vez de estarem só na conversa :discuss_gathering: :D

Claro que ao estarem a trabalhar, também estão a aumentar a quantidade de nitratos certo? Daí a necessidade fazer as TPAs com mais regularidade. De qualquer das formas, aceitei a tua sugestão, fui ler algumas coisas acerca do Seachem Prime e achei muito interessante!

Tão interessante que, como não tinha nenhum produto para condicionar a água nas TPAs e como realmente tudo o que li, indica que ao adicionar directamente na água do aquário os valores de nitritos e nitratos baixam, já o encomendei ontem e já me foi entregue hoje! :thumbup3:

Algum conselho para o utilizar ou basta ler as indicações? :)

 

Aproveitei (já pareço as mulheres às compras chainsaw) também a encomenda para comprar um pack de fertilizante liquido e pastilhas da Aquili que só vou começar a usar quando tiver o aquário estabilizado para não introduzir ruido adicional!

 

Quanto à flauta de saida, realmente é um assunto que me tem deixado a pensar numa forma de optimizar a filtragem e, vou experimentar algumas das alternativas já faladas para ver qual me parece a melhor e depois posto fotos e comentários ao resultado!

 

Vamos lá a ver se neste fim de semana consigo ter finalmente o aquário estabilizado para depois pensar em acrescentar faseadamente 2 ou 3 otocinclus e umas coridoras para completar a equipa de limpeza! :)

 

abraço a todos e boa Páscoa!

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos!

 

Finalmente boas noticias em relação à qualidade da água!

 

O valores de Nitritos e Nitratos já baixaram para níveis normais o que indica que o ciclo já terminou e que já está tudo mais estabilizado. De acordo com as ultimas medições do dia 25/4:

 

Ph: 7.2

Kh: 6

Gh: 6

No2: 0

No3: 25

 

Agora já posso respirar de alivio! (e os peixes também que é o mais importante! :D)

 

Seguindo uma ideia que li no post do Tonych e, uma vez que fiz medições diárias resolvi fazer um gráfico onde dá para ver a evolução dos valores de nitritos e nitratos desde a introdução dos peixes e do Seachem Prime!

5657437490_89fdac55f3.jpg

 

Agora que já estará tudo estabilizado quero completar a equipa de limpeza com mais 2 ou 3 otocinclus e 2 ou 3 Corydoras.. gosto especialmente das Corydoras julli ou Sterbai, alguém tem visto alguma destas espécies aqui pelo Norte? :)

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Pormenor da tampa onde dá para ver a luminária DIY e também a passagem dos tubos do filtro para a parte debaixo do móvel pela tal "caixa" :)

5640340848_9366b364c6.jpg

 

 

aqui vão elas (são duas plantas diferentes)!

 

5640340840_8fa9f75814.jpg

 

Esse móvel está muito bonito, só não percebo aonde se encontram as dobradiças das portas :crazyeyes:

as lampadas são do estilo destas?

vou acompanhar este tópico muito por causa de ver o efeito delas nas tuas plantas, e por falar em plantas, as flutuantes são P i s t i a stratiotes (as maiores) e as pequenas são Lemna sp.

Quando tiveres esse aquário estabilizado devias arranjar mais amigos para esse otto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse móvel está muito bonito, só não percebo aonde se encontram as dobradiças das portas :crazyeyes:

as lampadas são do estilo destas?

vou acompanhar este tópico muito por causa de ver o efeito delas nas tuas plantas, e por falar em plantas, as flutuantes são P i s t i a stratiotes (as maiores) e as pequenas são Lemna sp.

Quando tiveres esse aquário estabilizado devias arranjar mais amigos para esse otto.

 

Viva,

 

As dobradiças das portas foram um DIY dentro do DIY que foi a construção do móvel! :roflroll2:

 

A ideia inicial era montar umas dobradiças normais, mas queriamos que as portas não ficassem fora do móvel e ao cortar esquecemo-nos de descontar o tamanho das dobradiças... resumindo e concluindo o efeito dobradiça é garantido por parafusos e não é que funciona mesmo bem?! :dance:

 

Quanto às lâmpadas são exactamente essas que indicaste e no meu entender acho que são uma boa aposta, pelo menos tenho estado bastante contente com o desenvolvimento das plantas e com a luz que dão!

 

No inicio estava um bocado apreensivo porque não fazia ideia se sería suficiente ou até mesmo se daría resultados mas como queria optar por uma solução que me permitisse ter custos baixos a longo prazo, comprei duas lampadas e para já estou muito satisfeito!

 

Quero ver se neste proximo fim de semana já trato da companhia para o ottocinclus!

 

ps: alguém conhece estas espécies? Serão algum tipo de peixe-gato? :mrgreen:

 

5615908979_f15d9e0b65.jpg

 

5615907879_d82ce8e234.jpg

 

5660322071_4dd0bb87f2.jpg

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em primeiro lugar parabens pela evolução do aquário. Está mesmo bom. :)

 

Quanto à aquela espécie de peixe-gato, penso tratarm-se de Felis catus, uma espécie carnívora, predadora nocturna, normalmente peluda, cujas origens são Indo-europeias. Dado que têm sido cruzados e reproduzidos selectivamente durante milhares de anos, as suas origens precisas são impossíveis de determinar. A única coisa que te posso dizer é que segundo o que li, essa espécie é muito inteligente e, além de criar laços de afectividade com o seu dono, tem tendência a devorar outras espécies de peixes quando lhe é dada oportunidade. No entanto, dado que trataste tão bem de criar espaços de convívio delimitados e protegidos, tenho a certeza de que isso não acontecerá.

 

 

:D :D :D

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tal como vos tinha falado resolvi comprar 2 Corydoras e lá me apeixonei (passe o neologismo! :D) pelas Julii!

 

São realmente muito bonitas e dão muita vida ao aquário por onde andam sempre juntas quase que a dançar :)

 

Estou a "namorar" a vinda de uma terceira também da mesma raça que deverá chegar ainda esta semana! :rolleyes:

 

aqui estão as duas juntas como sempre :)

 

5682807551_e5c745ddbe.jpg

 

e mais uma vez juntas a posar para a foto :D

 

5682807463_1a29771456.jpg

 

Claro está que tive que levar com a opinião da minha namorada que inicialmente não gostou :2gunfire: das corydoras e disse que eram parecidas com sardinhas heheheh :roflroll2:

 

infelizmente andei à procura de otocinclus mas não os encontrei em lado nenhum, talvez na proxima semana consiga completar a equipa de limpeza! :)

 

Entretanto vou por um anuncio de procura de Platys, Molly ou eventualmente espadas para ver o que encontro entre os colegas de forum cá do Porto! :)

 

De tudo o que tenho lido julgo que estas espécies são boas companhias para os Guppys concordam?

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

como quem procura sempre encontra, vou descrever as novidades do aquário por ordem cronológica :D

 

Mais importante que tudo, a água continua em bom "estado" depois de ter acabado o ciclo do azoto e mesmo depois de ter introduzido as ultimas novidades! :rolleyes:

 

Os primeiros a entrar depois das corydoras foi este casal de platys que vou tentar completar com mais duas fêmeas para que o macho dê algum descanço à fêmea :medieval_mace:

 

5703618936_fbdb62c286.jpg

 

De seguida e, passado uma semana, foi a vez de introduzir mais algumas plantas :D

Agora, e caso consiga mante-las em bom estado, acho que já tenho plantas suficientes e será só mais uma questão de esperar que se desenvolvam e replanta-las no (pouco) espaço que sobra :sleepiness2:

 

A plantas em questão foram compradas a um membro do fórum (obrigado Vitor Sousa!! as plantas estavam impecáveis!) e foram uns pés de Rotala Rotundifolia que coloquei ao fundo junto das carolinianas (Cabomba e Bacopa):

5703047499_db09aa4b43.jpg

 

e também um pé (que dividi em três) de Alternanthera Reinickii Lilacina que é uma planta vermelha muito bonita e que vou tentar manter :sleepiness2:

5703617846_5620ded450.jpg

 

Obviamente que os mais atentos, na foto anterior, já repararam em mais um casal de novidades :D

Graças a mais um membro do fórum (obrigado Dimany, os peixes são muito bonitos e estão de excelente saude!! ;) ), comprei quatro espadas (1 macho e 3 fêmeas).

Aqui o espada macho com a companhia de um guppy juvenil e uma fêmea :)

5703041109_99b7fea260.jpg

 

e aqui duas das fêmeas (que parecem 4!! :laugh: ) :

5703614284_17d03692e8.jpg

 

em jeito de resumo da fauna e da flora do aquário, neste momento tenho:

Flora:

- Bacopa Caroliniana

- Cabomba Caroliniana

- Rotala Rotundifolia

- Alternanthera Reinickii Lilacina

- Valisneria Spiralis

- Heteranthera Zosterifolia (HZ)

- Musgo de Java

- Eleocharis parvula

- Lemna Sp

 

 

No que diz respeito à flora, gosto muito das valisneria spiralis que tem lançado "runners" por toda a zona central do aquário mas que gostava que crescessem mais em altura e densidade. (help)

Também tenho gostado muito do desenvolvimento da Hz que começou com um pé pequeno, que era só para fazer um teste às lampadas led, e que na verdade já formou um "arbusto" bastante alto e denso! :pompomgirl:

5703278487_bf706b72f7.jpg

 

Fauna:

- 8 Guppies adultos

- entre 10 e 15 Guppies "juvenis"

- 4 Espadas

- 2 Platy

- 2 Corydoras Julii

- 1 Otocinclus Affinis

- 1 Beaufortia leveretti

 

Apenas uma nota relativa aos espadas! Ontem reparei que, principalmente as fêmeas, são uns devoradores de ovos de Physa, isto é normal?

Eu pessoalmente fico contente por ajudarem no controlo da população :sign_welcome:

 

Julgo que já será melhor começar a abrandar/parar a introdução de novas espécies concordam ou ainda posso pensar numas molly? :D

 

Já agora aproveito para vos questionar sobre as molly principalmente na sua relação com a restante fauna!

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

 

Fico feliz que os peixes estejam bem e vejo que consegues tirar-lhes fotos bem melhor do que as que consegui em casa, lol.

 

Quanto à questão que colocaste, já tive simultaneamente espadas, guppies e molly BALÃO. As molinésias normais confesso que não sei como se comportam (convém ter em atenção que podem ficar bastante grandes), mas as "balofas" das balão são uma das minhas pequenas paixões. São extremamente pacificas e só querem comer. É preciso é mantê-las bem alimentadas senão a tua cabomba caroliniana ia ser bem mordida (como a minha era, entre refeições -.-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva!

após já algum tempo de ter dado novidades sobre o meu aquário, a verdade é que tenho novidades dos dois tipos!

 

As boas: Neste momento o aquário está com o aspecto que eu gosto, com muitas plantas e com as mesmas a desenvolverem-se muito bem!

5775129623_c84a7ec499.jpg

 

 

As más:

1. Tenho uma praga de caracois physa contra os quais tenho andado a lutar porque são em numero exagerado e crescente ao contrário dos planorbis que são maiores mas em muito menor número.

 

2. Ao contrário do que esperava morreram-me dois peixes (um Guppy macho e uma Corydora :( ) e a primeira coisa que fiz foi fazer análises á qualidade da água que, para minha surpresa deram os seguintes resultados:

PH 6.4

Kh 3

Gh 6

No2 0

No3 25

Não sei se se lembram mas o Ph que tinha inicialmente era de 7.2 e o Kh 6, alguém me consegue ajudar a compreender o que se passou para o Ph baixar de forma tão drástica?

 

A unica coisa que inseri no aquário (fora comida e plantas) foram pastilhas de fertilização, respectivo fertilizante liquido e areia de quartzo mais fina porque reparei que as corydoras estavam a ficar com os barbilhos desgastados devido (pensei eu) ao tamanho do areão vulcanico que tenho como substracto.

Inicialmente coloquei a hipotese de ser a areia que pudesse conter algum elemento extra (que não apenas quartzo) e que pudesse influenciar o Ph, mas para além de ter comprado numa loja e o saco dizer explicitamente que a areia não continha calcário ou solventes, resolvi fazer um outro teste que foi colocar um recipiente com a mesma areia e água da torneira (com Ph 7.2) (onde inclusivamente estou a fazer uns testes de crescimento de plantas flutuantes) e o resultado dos testes que fiz ainda hoje indica que o Ph se manteve nos 7.2.

Excluindo (digam-me de vossa justiça por favor se vos parece correcto!) a hipotese da areia e como não me parece que possa ser das plantas introduzidas ou da comida, resta-me a hipotese dos fertilizantes da Aquili que tanto quanto pude apurar não é dito em lado nenhum que influencia o Ph. O produto é este Link

 

Não estou a conseguir perceber o que poderá ter baixado tanto o Ph da água e compreendo que esta alteração deverá ter sido a causa mais provável das mortes que tive no aquário ! :(

 

Agora sinceramente estou com medo de fazer uma TPA porque o Ph da água que normalmente utilizo é 7.2.. radicalmente diferente dos 6.4!! help

 

Para além disto, e não sei se estará interligado, o Guppy que morreu tinha uma espécie de fungo (julgo eu) na zona dos olhos e barbatanas laterais e a corydora que sobreviveu tem uma das barbatanas com um fungo branco com este aspecto para além de ultimamente ter estado bastante parada:

5775670908_2be251a238.jpg

 

Felizmente a restante fauna tem estado bem de saude, espero que isto não seja contagioso e que me consigam ajudar a resolver este imbróglio!

 

Agradeço uma vez mais a vossa preciosa ajuda!

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Em relação ao nº1, tenho tido sorte com um paar de anentome helena. Vão comendo as physas sem problemas e vou encontrando cascas vazias pelo aquário. São é uma solução a médio/longo prazo que levam tempo a perseguir, caçar e comer as physas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tony,

 

obrigado pela sugestão, realmente já tinha pensado nessa possibilidade mas tenho adiado porque julguei que a população de physas estivesse razoavelmente controlada o que infelizmente não é verdade! Vou ver se encontro alguém que tenha anentome helenas aqui pelo norte. (fazem ideia se as helenas também comem planorbis?)

 

Quanto ao problema 2 (alteração do ph) e o aparecimento do "fungo" alguém tem alguma sugestão?

 

Pelo que li pareceu-me que o problema do fungo podería ser resolvido com o aumento gradual da temperatura até aos 30ºc e efectivamente é o que tenho vindo a fazer nos ultimos dias, mas estou aberto a sugestões!

 

Obrigado a todos.

 

Abraço,

Pedro

Editado por pedrofaria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

como infelizmente não tive respostas em tempo util aqui no forum, dediquei bastante tempo a pesquisar motivos para esta diminuição anormal dos valores do Ph e encontrei este artigo link que fala sobre variações de Ph relacionadas com o consumo de carbonatos por parte das plantas quando não se faz injecção de CO2 que é o meu caso.

 

Na verdade nunca tinha pensado nesta hipotese, porque julgava que o facto de se injectar Co2 era essencialmente para ter um crescimento mais rápido e exuberante das plantas e por este motivo é que sempre optei por plantas de crescimento rápido que não tivessem grandes exigências a este nível precisamente porque não quería provocar flutuações de Ph resultantes da injecção de Co2!

 

Curiosamente (preso por ter cão e preso por não o ter :P), acabo por me aperceber (espero que seja esta a causa!!) que a Natureza dentro da sua perfeição quando não tem o que quer (Co2) por um lado, vai tentar obte-lo por outro. Neste caso pelo que li, é provável que as minhas plantas, que já são muitas e grandes, devem estar a consumir os carbonatos da água o que por sua vez baixam o Kh e por consequência o Ph.

 

Resumindo, o que tenho feito nos ultimos dias, é fazer TPA's diárias de cerca de 15% com água da torneira cujo Ph é 7.2 e espero que com isto consiga dentro de pouco tempo normalizar e estabilizar o Ph sem provocar mais baixas :(

 

entretanto e também para ajudar a estabilizar o Ph tenho dado comida apenas uma vez por dia (costumava dar uma vez de manha e outra à noite) porque também li que excesso de comida/detritos dos peixes também é responsável pela variação do Ph.

 

que vos parece estas teorias/acções? comentário são bem vindos!! :sign_welcome:

 

abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

Obrigado pela resposta!

 

e em relação à solução de fazer várias TPA's parece-te correcta? Irá repor os carbonatos e como o Ph da água que sou inserir é 7.2, deve estabilizar correcto?

 

Haverá alguma outra forma de compensar a utilização dos carbonatos? Será que o Seachem Excel, que pelo que li, é rico em carbono resolve o problema?

 

Toda a ajuda é bem vinda!!

 

Abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.