Plantas low tech (sem substracto)


TiagoMarques

Recommended Posts

Boa noite

 

Decidi então começar a colocar algumas plantas naturais no meu aquário, o que acontece é que não tenho iluminação decente (apenas 15W para o tipico aqua de 60x30) nem substracto fértil, apenas areão do rio, econtrando-me assim sem saber o que fazer :D A minha questão passa por conseguir fazer uma "lista" de plantas que não precisem de substracto e vivam bem com esta luz, ou seja, as ditas "low tech", como já me apercebi, por exemplo, fetos de java. Sei também da fertilização por coluna de água, e que pode ser um factor a meu favor.

 

Bem, espero ter resposta, tudo isto com o intuito de proporcionar algo melhor para a minha fauna.

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho ou já tive várias plantas que crescem sem precisar de grandes condições:

Anúbias, feto de Java, musgo de Java, sagitárias, cryptocorynes, valisnérias.

 

Também já tive elódea (egeria densa) e cornuta (ceratopteris thalictroides) que crescem loucamente, mas desisti destas porque se tornavam uma praga, cresciam demais, as pontas apodreciam e desfaziam-se, ficavam com mau aspecto.

 

Para as echinodorus convém fertilizar com uns comprimidos junto à raiz, se não tens substrato fértil. Mas depois de pegarem, crescem lindamente, desde que tenham luz suficiente.

 

Injecção de CO2 ajuda, embora não seja indispensável.

 

Aqui tens uma grande lista de plantas pouco exigentes que podes encontrar à venda facilmente.

http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma vista de olhos no meu Low tech Aqui

 

Não tem adição de COs, fertilizantes, nem substracto fertil, apenas TPa's , carga organica dos peixes e 144w de luz.

 

Falta ainda acrescentar o musgo de java no tronco, e mais algumas plantas. no ultimo video dá para ter uma ideia geral do aquário.

 

Aproveita e se te for util retira algumas notas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais