Algas? Parasita? (fotos)


Twist

Recommended Posts

Boa Tarde

 

Recorro a vocês para darem uma opinião pois não consigo mesmo descobrir a causa e solução para a situação.

Apareceram me estas algas no aquario que apenas tem 3 dias de vida, portanto, a iniciar o ciclo do azoto. Na pedra difusora do CO2 caseiro parece uma alga tipo nuvem esbranquiçada e comprida. Acho estranho pois esta alga é comum em troncos novos mas no tronco tem muito pouco e de resto só tem no difusor de CO2, porque será? Entretanto nas lilaeopsis, eleocharis e rotala rotundifolia apareceram me uns pontos escuros que não sei se será alga ou algum parasita. Eu arriscaria num bicho qualquer embora não consiga fotografar melhor, a mim parece me um parasita qualquer.

Deixo aqui o setup e testes feitos ontem.

 

Setup:

 

Aquario

60x30x30 (54L)

 

Iluminação

3x18W

 

Filtragem

Eheim Liberty 2041

 

Substrato Fertil

JBL Aquabasis Plus

 

Substrato Inerte

Akadama Especial

 

CO2

Caseiro

 

Flora

Eleocharis Acicularis

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne wendtii "tropica"

Hydrocotyle Verticillata

Rotala Rotundifolia

Valisneria Nana

Lilaeopsis novae-zelandiae

 

Fauna

CAE

 

 

Testes:

 

PH: 6.0

KH: 4

NH3/NH4: 0

NO2: 0.05

NO3: 10

PO4: 0

 

Também acho estranho o facto de não ter ainda qualquer amónia apesar de já lá ter um peixe e ter no entanto nitritos e nitratos.

 

dscf2173.jpg

 

dscf2174e.jpg

 

dscf2169.jpg

 

dscf2176h.jpg

 

 

 

Desculpem pelo testamento, fico à espera de ajudas...

Editado por Twist
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso não é uma alga... é normal isso acontecer nos difusores quando se usa CO2 de fermentação. Podes tirar com uma escova de dentes antiga.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tb tenho um aqua com esta litragem, co2 caseiro, algumas plantas iguais as suas e os parâmetros da água parecidos. Está ciclando a 15 dias.

Tenho andado preocupada com esta situação e finalmente encontro a solução!

Obrigado!!!!!!!!! :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos "bichos" na lilaeopsis ninguém sabe o que é?

 

Apareceram me agora algas tipo cabelo finas verdes, e estou com fosfatos a zero e nitratos entre 5 e 10, no meu caso devo fertilizar fosfatos certo?

Fiquei a pensar que podiam ser excesso de nutrientes na coluna de água do substrato fertil mas este não contém nitratos nem fosfatos, só se o excesso fosse de ferro ou micros. Estou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais