O meu primeiro Iwagumi - Juwel Rio 125


LondonDragon

Recommended Posts

Boas pessoal, finalmente of meu scape antigo chegou ao fim! Never Ending Journal e agora vou tentar algo completamente diferente, vou tentar um Iwagumi pela primeira vez, se correr mal posso sempre mudar de plantas ;)

 

 

Aqua: Rio 125L, 81x36x50cm

 

Filtracao: JBL CrystalProfi e1500 1500lph, Koralia 1 1500lph Powerhead (Tenho mais uma Koralia 1 e outra Koralia Nano se for preciso).

 

Iluminacao: Posso utilizar de 2 a 6 x24w T5 (2x6500k, 2x8000k, 2xPlantGrow), vou comecar com 4x24w, ligadas 7 horas por dia.

 

CO2: Sistema presurizado com uma botija de 5kg, regulador e solenoide da Lunapet, CO2 liga 3 horas antes da luzes ligarem e desliga 3 horas antes das luzes apagarem. Estou a utilizar um UP Atomizer como difusor de CO2 no tubo do filtro que volta ao aqua. Tambem tenho um Aquamedic 1000 reactor mas nao o vou utilizar desta vez.

 

Substrato: 18l de ADA Aqua Soil Amazonia

 

Hardscape: 15Kg de Dragon Stone

 

Plantas: 4 potes de Staurogyne repens e 6 potes de Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

 

Fertilisacao: Vou tentar os fertelizantes de um aquascaper alemao chamado Tobis Mikro and Makro Special Ferts.

 

Manutencao: muda de agua de 50% por dia nas primeiras duas semanas, nas duas semanas seguintes 50% duas vezes por semana, e dps dai pra frente uma vez por semana 50%.

 

Foto do Equipamento:

p1030307.jpg

 

 

Hardscape:

p1030258t.jpg

 

Da foto acima apenas troquei a pedra mais direita, coloquei uma maior um pouco e com melhor textura, nao sei se foi a melhor opcao mas gostei mais da predra nova. Apenas me esqueci de tirar uma foto antes de encher de agua! :|

 

 

Enquanto o plantava na sexta feira passada:

p1030269p.jpg

 

Esquerda:

p1030272l.jpg

 

Direita:

p1030274c.jpg

 

Cima Esquerda:

p1030265i.jpg

 

Cima Direita:

p1030264.jpg

 

Logo apos encher o aqua e ligando o filtro:

p1030287v.jpg

 

Dia 1:

p1030303cd.jpg

 

p1030297r.jpg

 

Dia 4:

p1030308.jpg

 

Thanks for looking

 

Comentarios e criticas sempre bem vindas.

 

PS. Desculpem se tiver muitos erros, mas ja sou mais ingles que portugues!

 

cheers

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pela excelente montagem e pela arrumação impecável do material (coisa que não consigo fazer, eheh...).

A disposição da Dragon Stone está muito boa. Talvez acrescentaria uns pequenos apontamentos.

 

Tens iluminação boa e em quantidade, vais conseguir ter um Iwagumi brutal.

 

No entanto surge-me uma dúvida: O substrato da ADA é conhecido por fazer baixar os valores do pH e do kH. Mas as Dragon Stone não fazem o inverso?

 

Vai colocando actualizações desta montagem espectacular.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pela excelente montagem e pela arrumação impecável do material (coisa que não consigo fazer, eheh...).

A disposição da Dragon Stone está muito boa. Talvez acrescentaria uns pequenos apontamentos.

Tens iluminação boa e em quantidade, vais conseguir ter um Iwagumi brutal.

No entanto surge-me uma dúvida: O substrato da ADA é conhecido por fazer baixar os valores do pH e do kH. Mas as Dragon Stone não fazem o inverso?

Vai colocando actualizações desta montagem espectacular.

Abraço

Muito obrigado, utilizei mais o Aqua Soil por ser um substrato fertil que é mais aconcelhavel para a HC. Tentei HC 3 vezes no aqua anterior e não tive muito sucesso com apenas o areao, por isso mesmo vou tentar com o ADA. Pensei colocar mais umas pedras pequenas mas como tenho pouco espaço de fundo (36cm) decidi nao arriscar e depois com as plantas essas pedras mais pequenas iriao desaparecer ;)

 

Boas,

Tens aí um Iwagumi bem fixe...

Achas que as plantas vão encaixar?

Que estás a pensar em termos de fauna?

Thanks, a ideia e ficar com uma carpete completa e compacta, vamos ver se daqui a 2-3 semanas isso já occoreu ;)

Ainda não pensei na fauna, não faço mesmo idea, tirando uns camaroes e uns ottos para a limpesa o resto ainda nao sei! Sugestoes?

 

Muito bem conseguido,

Decerteza que vai ser um belo exemplar! :thumbup3:

Podes dar mas pormenores quanto á fertelizaçao?

Abraços

Thanks Joao, os fertilizantes foram criados pelo Tobi, que partilha aqui a formula: http://www.ukaps.org/forum/viewtopic.php?f=11&t=14594 os fertilizantes estão tambem a venda na sua loja online, apagem o link se nao puder partilhar: http://www.aquasabi.de/Fertilisers/Aqua-Rebell:::43_60.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou grande fã do estilo Ching-Chong-Chinaman, mas está bonito! Especialmente agradável á vista é a Staurogyne repens que aí tens... Isso veio de onde? Da Tropica através de The Green Machine? Seja de onde for tem uma aparencia esplendida =P

 

Tem potencial para ser um excelente tanque, pena só o uso do altamente estilizado dos japoneses, que retira logo á partida toda e qualquer individualidade do teu tanque, mas gostos são gostos, e não se discutem. Espero para ver novos updates=)

 

Que animais planeias meter no tanque? Uns Boraras brigitae iam ficar lindos ai... Ou isso ou então os Cardinais da praxe.

 

Cumps Gervas

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks, ainda vou adicionar umas plantas a trazeira para fujir um pouco do tradicional ;)

A Staurogyne veio de uma loja local mas é Tropica, TGM fica muito longe de Londres mas já lá estive uma vez ;)

 

Não sou um fã dos Boraras brigitae, mas ainda tenho um mês para pensar no caso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

parabéns pela excelente montagem, gosto bastante dessas dragon stone, a cuba ta a fechar um tapete bem bonito.

Cyperus Helfer e a Blyxa Japonica são bem escolhidas quanto a mim, é esperar que a blyxa cresça para dar um visual bem bonito ao aquario.

quanto a peixes,que vais meter?

abraço

http://magicdiscus.blogspot.com/

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns pela excelente montagem,

está muito bem conseguido, só falta a peixarada...

Thanks :) peixarada daqui a duas ou tres semanas ;)

 

Boas

parabéns pela excelente montagem, gosto bastante dessas dragon stone, a cuba ta a fechar um tapete bem bonito.

Cyperus Helfer e a Blyxa Japonica são bem escolhidas quanto a mim, é esperar que a blyxa cresça para dar um visual bem bonito ao aquario.

quanto a peixes,que vais meter?

abraço

Thanks :) vamos ver como corre a Blyxa, neste momento ainda esta muito fraquinha, certo tenho que arranjar mais uns pezitos ;)

Peixes ainda nao sei o que vou meter, tenho uns threadfin rainbows no outro aqua mas nao sei se ficarao bem aqui, talvez uma especia de tetra ou barbs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

Excelente montagem. Excelente escolha de inertes… tudo simples e agradável para a nossa vista.

 

Sendo eu seguidor do teu “aquário sem fim” e das tuas experiencia, fertilizações, modificações, adaptações… é sempre com muito agrado que te vejo por aqui.

Desta vez, com algo diferente... talvez “mais simples”… mas se calhar… mais exigente emais rigoroso, em termos de manutenção e equilíbrio.

 

Este iwagumi… é mais uma referência para todos nós. Ainda bem que resolves-te mostrar(a nós) a tua nova aventura… e espero que continues a partilhar os teus conhecimentos e experiencias, que são uma mais-valia para toda a comunidade.

 

A minha grande curiosidade é saber como te vais “entreter” … daqui para a frente… :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que estes peixes ficavam aí muito bem...

Muito obrigado pela sugestao Joao, ainda nao sei bem o que vou colocar no aqua, vou dar pelo menos mais 2-3 semanas porque primeiro e um setup novo, e dps tambem estou com niveis bastante elevados de CO2 onde iria matar qualquer especie de peixe.

 

Boas Paulo.

Excelente montagem. Excelente escolha de inertes… tudo simples e agradável para a nossa vista.

 

Sendo eu seguidor do teu “aquário sem fim” e das tuas experiencia, fertilizações, modificações, adaptações… é sempre com muito agrado que te vejo por aqui.

Desta vez, com algo diferente... talvez “mais simples”… mas se calhar… mais exigente emais rigoroso, em termos de manutenção e equilíbrio.

 

Este iwagumi… é mais uma referência para todos nós. Ainda bem que resolves-te mostrar(a nós) a tua nova aventura… e espero que continues a partilhar os teus conhecimentos e experiencias, que são uma mais-valia para toda a comunidade.

 

A minha grande curiosidade é saber como te vais “entreter” … daqui para a frente… :P

Muito obrigado pelo post, e por isto mesmo que continuo na hobby, infelizmente nao tenho muito tempo para andar em varios forums, depois o meu portuguese nao e dos melhores por isso demoro muito mais tempo a escrever em portuguese que em ingles, e como sou agora o Admin do forum UKAPS e LFKC muito to meu tempo livre fica perdido por esses dois locais.

 

Mas como sempre gosto de partilhar o meu journal, nao so para mostrar o aqua mas mais para mostrar o percusso que levo ate chegar ao layout final, as etapas que encontro pelo caminho, como as resolvo, etc... para outros terem solucoes quando tiverem problemas tambem.

 

Nao perco muito tempo em estudar teorias ou sciencias, apenas quero ter um aqua na minha sala que eu goste ne e que seja "pleasing to the eye". Ao mesmo tempo gosto de criticas e sugestoes para puder melhorar.

 

Sabes bem que eu nao sou daqueles de montar aquas varias vezes ao ano, entao quero que este seja um projecto de pelo menos 18 meses, quando a HC compeletar, irei tentar outra planta, tambem quero cultivar "stems" nas trazeiras para praticar podas etc em varias plantas, por isso ao mesmo tempo sera um aqua para testes como sempre.

 

Os planos e no futuro ter apenas um aqua enorme para manter a longo praso, mas entretanto vou praticando certas coisas para aprender o que tenho visto nos forums e no que vou lendo. O Iwagumi foi mesmo para tentar algo diferente e forum do normal para mim, mais para um teste e algo mais moderno. Estou a pensar montar um aqua de 60l para fazer rescapes mais frequentes. Vamos ver o que o futuro tras :)

 

Obrigado e um abraco

Paulo

Editado por LondonDragon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adoro essa planta a Staurogyne repens. Que lindo... até já fui a uma loja ver se me arranjam!

 

Sou fã do estilo japonês (uso de pedras para criar paisagens, fico maravilhado ao ver certos aquários de alguns concursos). Mas penso que poderias ter ido mais além em termos de originalidade, naturalidade e riqueza visual. Regra geral quase nunca partilho das ideias do Gervas, mas desta vez sou levado a concordar. Pode ser que com o crescimento das plantas fique mais agradável e interessante. mas o que importa verdadeiramente é que tu gostes.

 

tenho ideia que vi um aquario teu de arco-iris e achei aquilo tudo muito agradável e giro...

 

continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adoro essa planta a Staurogyne repens. Que lindo... até já fui a uma loja ver se me arranjam!

 

Sou fã do estilo japonês (uso de pedras para criar paisagens, fico maravilhado ao ver certos aquários de alguns concursos). Mas penso que poderias ter ido mais além em termos de originalidade, naturalidade e riqueza visual. Regra geral quase nunca partilho das ideias do Gervas, mas desta vez sou levado a concordar. Pode ser que com o crescimento das plantas fique mais agradável e interessante. mas o que importa verdadeiramente é que tu gostes.

 

tenho ideia que vi um aquario teu de arco-iris e achei aquilo tudo muito agradável e giro...

 

continua!

 

Muito obrigado Quo, foi a minha primeira tentativa ao estilo, uma proxima vez tentarei algo diferente, o aqua tambem tem apenas 36cm de fundo nao dá muito para trabalhar, estou a pensar num upgrade para 90x45x45cm. Sim o meu primeiro plantado que passou por varias estapas durante uns anitos ero dos arco-iris ;) thanks.

 

P.S. nasci muito perto da Povoa, em Vila Nova de Famalicão, pra Julho estou por esses lados a dar uns mergulhos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo, ainda vou fazer um assim para mim, só para ter na sala montado!

explica só a razzão pela qual tens medidores de co2?

nas macros só utilizas o Makro Spezial N ?

cumps

Editado por jorge_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Paulo´´

 

Crescimento estrondoso da HCC em 14 dias (apesar de este número não coincidir com a data de início do tópico. Suponho que o aqua teria sido montado antes, certo?). Já estaria na altura de lhe dares o primeiro corte, para que comece então a preencher os espaços vazios e a compactar estilo relvado.

 

Por falar em poda, a Stau tb já podia levar um corte, para que cresça mais baixa e em clusters. Do modo como está agora, sobretudo devido à transição da forma emersa para imersa, a planta está parecida à Hygrophila corimbosa 'compact', apesar desta tender a ganhar uma tonalidade rosa/roxo, à medida que as folhas mais antigas se desenvolvem.

 

Quanto ao uso da Stau, é minha opinião que podias nesta montagem ter tentado combinar com E. tenellus, do modo que a stau ficaria nas partes anteriores do plano médio e no encaixe entre as rochas, havendo depois uma passagem para a tenellus que seria colocada num plano médio-posterior onde preencheria os tais espaços entre rochas dando-lhes um aspecto mais frondoso.

 

Acho que fazes bem em tirar o cyperus, não é planta que encaixe neste tipo de montagem. Mas vais ficar sempre a precisar de uma planta para esse plano posterior e aí recomendava-te ou Juncus repens, ou Eleocharis vivipara, dependendo do aspecto final que queiras ter no aqua. O uso de qq uma desta plantas prende-se pela necessidade de suavizar o aspecto maciço dessas rochas, para além de vir evidentemente preencher um plano posterior que vai ficar vazio.

 

Diverte-te ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Quo, foi a minha primeira tentativa ao estilo, uma proxima vez tentarei algo diferente, o aqua tambem tem apenas 36cm de fundo nao dá muito para trabalhar, estou a pensar num upgrade para 90x45x45cm. Sim o meu primeiro plantado que passou por varias estapas durante uns anitos ero dos arco-iris ;) thanks.

 

P.S. nasci muito perto da Povoa, em Vila Nova de Famalicão, pra Julho estou por esses lados a dar uns mergulhos ;)

 

essas pedras davam para fazer layouts lunares muito bons/diferentes, mas algo mais naturista,devias tentar outras, vi aí pessoal com pedras compradas muito boas (Speedgupy, tonych). Tens um plantio espetacular e a cuba cobriu tudo rapidamente. muito bom.

 

O tempo tem estado mesmo muito bom por estes dias, optimos para a praia, com temperatura agradavel e não muito diferente da água, o que faz com que faças uns mergulhos agradáveis. Mas este bom tempo parece que tem os dias contados :-S

 

Fazes bem em fazer praia no Norte, há mais beneficios em termos de saude e até ficas com um bronzeado melhor. Muitos emigrantes já deram a conhecer as praias de cá ao pessoal de França e veem para cá muitos franceses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback, e obrigado ao Ricardo pelas sugestões, hoje dei uma poda no Staurogyne e tambem no HC. Vou encomendar as duas plantas que sugeres (Juncus repens e Eleocharis vivipara) a ver qual encaixa melhor :) (quando inicei o topico o aqua já estava montada á uma semana.

 

Dia 17:

p1030474b.jpg

 

p1030479.jpg

 

Thanks for looking! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.