Início em fertilização


Recommended Posts

Boas malta,

 

Vou esta semana começar com fertilizações e tenho lido umas coisas no site da Seachem. Ja há 2 meses que uso Seachem Tabs nas raizes das minhas echinodorus, vallisnerias e cryptocorynes e durante uns tempos funcionou mas nestas ultimas semanas perdi 1 vallisneria e as echinodorus ficaram com buracos e menos verdes que o normal.

Na minha loja sugeriram começar com o Seachem Trace. Fui pesquisar infos ao site e descobri mais produtos, nomeadamente um "substituto" de CO2, o Seachem Excel. Não é bem um substituto no sentido total do termo mas ajuda.

 

No fundo queria perguntar-vos o que acham da combinação Seachem Tabs, Seachem Trace e Seachem Excel? Aconselhável ou nao?

 

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

A fertilização depende das plantas em causa, da quantidade, etc...

Partindo do pressuposto que é para um aquario com muitas plantas tens que utilizar mais produtos para além desses para obteres uma fertilização completa. Eu não estou familiarizado com os produtos da seachem (se eu estiver errado façam o favor de me corrigir) mas penso que tens que utilizar como base o flourish, o trace e o excel são complementos importantes. A fertilização liquida convém ser combinada com capsulas para o substrato. Depois consoante o comportamento das plantas adicionas nutrientes á parte, como o potassio, nitrogenio, ferro, etc... O ideal será ter toda a gama. Mas cuidado com as doses!

 

Tens uma secção aqui do forum dedicada a esta tematica e costuma-se falar destes produtos.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escrevi o post um pouco à pressa e realmente não postei no sítio certo. Se algum moderador considerar correcto, que mude este topico para a secção Plantas > Fertilização.

 

Darei então algumas informações sobre o meu aquário:

 

- Aqua de 80 cm, que leva 96L brutos e deve ter ai uns 80 L. Areão preto e branco.

- Iluminação: 2x 36w lampadas PLL > 6h30/dia.

- Fauna:

3 cardumes de 9 a 11 peixes (rasbora harlequim, tetra cardinais e neons chineses)

1 beta half-moon macho pacífico e activo

8 red cherrys

1 ampulária

2 neritinas

algumas physas e lapas de água doce

- Flora:

. 3 anubias nanas

. 1 cryptocoryne wendtii

. 1 cryptocoryne beckettii (var. petchii)

. 3 echinodorus cordifolius (que ficaram com buracos castanhos e folhas novas pouco verdes)

. 3 pés de vallisneria americana (as folhas antigas morreram progressivamente mas as novas parecem estar a regenerar bem!)

. 1 daqueles vasos do IKEA com plantas aquáticas verdes por cima e roxas por baixo (n sei o nome mas tem crescido bem)

. feto de java (preso a um tronco)

. musgo de java (idem)

. 1 bola de musgo (cladophora aegagropila)

 

Como podem constatar, a flora é tudo na base de plantas fáceis/médio-fácil de manter.

O objectivo não é ter um aquário densamente plantado, ele está bem como está. Apenas queria que as plantas que tenho estivessem verdejantes e saudáveis. Daí a fertilização por pastilhas na raiz e não líquida. Mas como isso não chega, visto elas terem tido algumas maleitas, vou agora começar com o Flourish Trace da Seachem 2x por semana. Para já não tencionava adquirir a gama toda para fertilização. Preferia manter-me por uma fertilização não-diária e simples. Não quero ter de estar a controlar níveis de CO2 de N, P e K, daí o meu interesse no Flourish Excel e nestes 2 outros produtos que já uso que talvez me dêem os mínimos necessários para o que pretendo.

 

Digam-me se este plano é pertinente, aconselhavel e eficaz.

Alguma outra marca melhor do que a Seachem para fertilizações?

 

Obrigado.

Cumps, D-Backs.

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguém se pronuncia sobre fertilização "não-exaustiva"?

 

So quero, em relação à iluminação que tenho, dar às plantas o que elas precisam.

Devo ter cerca de 72 Watts para 80/90 L. Dá quase 1 watt/litro por isso depreendo que as plantas precisem de mais do que TPAs semanais e pastilhas na raiz para andarem saudáveis.

 

Não quero investir num sistema de CO2 nem andar constantemente a monitorizar valores.

Tenho plantas de fácil manutenção que se estão a ressentir dos poucos nutrientes que existe na

água, por isso quero dar-lhes o pouco que lhes falta.

 

. SEACHEM Flourish Tabs ( ~ macros)

. SEACHEM Flourish Trace (micros)

. SEACHEM Flourish Excel (carbono)

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ninguém mais respondeu acabei por comprar o Excel, até porque queria tratar da alga Black Beard que tinha a atacar-me algumas plantas. Como li algures aí pelo Forum alguem escrever: "mata-se dois coelhos de uma cajadada" = Carbono + Algicida. Porreiro pá!

Comecei portanto o programa de fertilização (já fiz uma tabela semanal e tudo :alberteinstein: ) mas tenho uma dúvida em relação aos filtros que tenho e a esta forma de fertilização. Passo a explicar:

 

- 1 filtro cascata (AquaClear Power Filter 20) 24h/dia

- 1 filtro interno com flauta para oxigenação (Duetto DJ 50) que apago antes de me ir deitar

 

Há bolhinhas de ar pela água que são introduzidas pelo filtro interno. Mas se este faz oxigenação da água(suponho que só introduz O2), isso não altera o efeito do carbono que estou a introduzir com o Excel??? :bs_quesexclaim:

Será que esta oxigenação é positiva ou totalmente dispensável?

 

Cumps!

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Va la malta, uma ajudinha neste assunto era muito bem vinda!

 

Aeração da água feita através do filtro afecta o crescimento das plantas e o carbono introduzido (Seachem Excel), sim ou não?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu vou dar a minha opinião que se baseia apenas numa aprendizagem sempre contínua.

Primeiro aspecto: acho que tens poucas horas de luz. Deverias ter pelo menos 8 tendo em conta as plantas. Na natureza não temos só 8 horas de luz, pelo menos nas zonas geográficas de onde as plantas são oriundas.

Segundo aspecto: já utilizei todos os fertilizantes da marca Seachem e todos eles se destinam a um propósito consoantes as necessidades. Temos o Iron, Trace, etc, etc. Acho que para manter um aquário com plantas de manutenção fácil, serve, no entanto este é um produto que não é muito concentrado e que em alguns casos recomendam doses diárias. Ao fim do mês faz as contas. No meu caso que tenho muitas plantas, muita água e muita iluminação fartava-me de gastar dinheiro semanalmente. Tive de encontrar outra solução que mais à frente indico.

Além da marca que falamos existe outra que ainda utilizo e que acho ser muito boa: Tropica Aquacare N+P e cápsulas para o substrato da mesma marca. Repara neste aquário que tive apenas com Tropica Aquacare, pastilhas de CO2 da Sera e 2 lâmpadas T5 de 39 W com 10 horas diárias.

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/Aquario_vista_geral_frente.jpg

Para o meu aquário maior (225 litros brutos) abri os cordões à bolsa e experimentei a gama da ELOS. Não vou fazer grande publicidade à marca porque não me pagam para isso, mas existe uma coisa que considero positiva: tratando-se de produtos altamente concentrados, utilizo 2ml de cada um dos produtos dia sim, dia não. A verdade é que o ELOS Fase 1 durou 3 meses e meio e os outros dois, Elos Fase 2 e ELOS K40 ainda dão até ao fim desta semana, isto é, quase 4 meses.

A aplicação destes produtos fez disparar o crescimento da Vesicularia dubyana "Christmas" e da Riccia fluitans que se encontravam estagnadas. O resto nem se fala.

Resumindo. É um investimento muito caro. Os 3 produtos juntos ultrapassam os 80 euros mas ao longo do tempo compensa. No teu caso acho que deves além da Seachem, experimentar a Tropica. Depois com o tempo avalias os resultados.

Repara no meu aquário com produtos ELOS: http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/2011-01-15-21-50-08.jpg

 

O video em baixo é o resultado dos fertilizantes Seachem

 

Espero ter ejudado,

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu vou dar a minha opinião que se baseia apenas numa aprendizagem sempre contínua.

Primeiro aspecto: acho que tens poucas horas de luz. Deverias ter pelo menos 8 tendo em conta as plantas. Na natureza não temos só 8 horas de luz, pelo menos nas zonas geográficas de onde as plantas são oriundas.

Segundo aspecto: já utilizei todos os fertilizantes da marca Seachem e todos eles se destinam a um propósito consoantes as necessidades. Temos o Iron, Trace, etc, etc. Acho que para manter um aquário com plantas de manutenção fácil, serve, no entanto este é um produto que não é muito concentrado e que em alguns casos recomendam doses diárias. Ao fim do mês faz as contas. No meu caso que tenho muitas plantas, muita água e muita iluminação fartava-me de gastar dinheiro semanalmente. Tive de encontrar outra solução que mais à frente indico.

Além da marca que falamos existe outra que ainda utilizo e que acho ser muito boa: Tropica Aquacare N+P e cápsulas para o substrato da mesma marca. Repara neste aquário que tive apenas com Tropica Aquacare, pastilhas de CO2 da Sera e 2 lâmpadas T5 de 39 W com 10 horas diárias.

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/Aquario_vista_geral_frente.jpg

Para o meu aquário maior (225 litros brutos) abri os cordões à bolsa e experimentei a gama da ELOS. Não vou fazer grande publicidade à marca porque não me pagam para isso, mas existe uma coisa que considero positiva: tratando-se de produtos altamente concentrados, utilizo 2ml de cada um dos produtos dia sim, dia não. A verdade é que o ELOS Fase 1 durou 3 meses e meio e os outros dois, Elos Fase 2 e ELOS K40 ainda dão até ao fim desta semana, isto é, quase 4 meses.

A aplicação destes produtos fez disparar o crescimento da Vesicularia dubyana "Christmas" e da Riccia fluitans que se encontravam estagnadas. O resto nem se fala.

Resumindo. É um investimento muito caro. Os 3 produtos juntos ultrapassam os 80 euros mas ao longo do tempo compensa. No teu caso acho que deves além da Seachem, experimentar a Tropica. Depois com o tempo avalias os resultados.

Repara no meu aquário com produtos ELOS: http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjmnunes2/2011-01-15-21-50-08.jpg

 

O video em baixo é o resultado dos fertilizantes Seachem

 

Espero ter ejudado,

Joaquim Nunes

 

O aquario está muito bonito, a elos é uma boa marca e os produtos sao muito concentrados, mas o preço é para esquecer...

Tens alguma experiencia com fertilizantes em pó (de farmacia)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está muito bonito, a elos é uma boa marca e os produtos sao muito concentrados, mas o preço é para esquecer...

Tens alguma experiencia com fertilizantes em pó (de farmacia)?

 

Bom dia,

 

A experiência que tenho é a que referi com os produtos indicados. Sim, o preço dos fertilizantes ELOS é uma fortuna. Também ponderei a utilização da marca ADA, mas feitas as contas, ainda consigo poupar a longo prazo com a ELOS.

Já agora, indico o meu blog que está parado. Ainda não o acabei e actualizaei mas dá para ver o percurso deste aquário.

http://joaquim-lost-space.blogspot.com/

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim,

Ajudaste e muito! Já mudei para 8h diárias.

Acabaram-se-me este mês as capsulas da Seachem (Flourish Tabs) e estava a considerar comprar outra caixa, e do outro dia fui ao KoiPark onde eles tinham as capsulas da Tropica (Plant Nutrition+ Capsules), sobre as quais eu ja tinha lido um pouco. O rapaz da loja disse-me que estas eram principalmente compostas por N e P, enquanto que as da Seachem têm micros para além do N e P. Estive à procura na net da composição das capsulas da Tropica e não me aparece nada. Já no site da Seachem isso vem tudo descriminado:

 

Total Nitrogen

0.28%

Available Phosphate

0.17%

Soluble Potash

0.16%

Mais os micros todos que vêm lá descriminados...

 

Mas como eu faço fertilização de micros através do Flourish Trace (liquido), pus-me a pensar, através do que tu e o rapaz da loja disseram: "Se as cápsulas da Tropica tiverem efectivamente mais N e P do que as da Seachem, opto pelas da Tropica, dispensando a fertilização de micros pela raiz das cápsulas da Seachem, assim como a fraca concentração de N e P que têm! :alberteinstein: Assim ficava a ganhar em termos de fertilização! :roflroll2: "

 

Agora, o que eu gostava mesmo mesmo era que alguém me esclarecesse se este plano de fertilização poderá resultar melhor, se é mais lógico que o anterior ou se mais vale continuar exclusivamente com a gama da Seachem.

 

Considero o tema das fertilizações uma discussão interessantissima, visto que cada caso é um caso e que as ideias, planos e objectivos que cada um tem em relação à aquariofilia precisam de respostas individuais. No meu caso, como já referi, quero perder mais tempo a olhar para a beleza do aquário do que a introduzir e a monitorizar parâmetros. Estou a intervir 3 ou 4 vezes por semana entre fertilizações líquidas, TPAs e manutenção, e não pretendo mais do que isso. Gosto que dê trabalho mas que não seja um hobbie que requer a minha intervenção diária!!! Senão tambem se esgota a paciência... Daí a escolha pelas fertilizações e planos mais "fáceis".

 

Obrigado à comunidade que muito me tem ensinado. :grouphug:

Um abraço.

 

Bartolomeu Paes.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Da minha parte já não tenho mais a acrescentar, mas além de tudo o que já referi e, como muito bem dizes, cada caso é um caso. Desta forma existe algo que devemos ter sempre presente: a observação do nosso aquário. Eu li muitas opiniões e umas foram-me muito úteis, outras nem por isso, mas como toda a gente, vou aprendendo com a experiência.

No que toca a análises, confesso que tenho quase todos os Kits para analisar tudo e mais alguma coisa. Não querendo mentir, mas pelo menos não faço qualquer análise há pelo menos 6 ou mais meses. Existem os tais sinais de que tudo corre bem: peixes não morrem e não apresentam doenças; os meus camarões por lá andam muito activos; as plantas estão com crescimento estável, etc. Isto são sinais de que tudo está bem e não vale a pena perder tempo com análises.

Concluindo. Só experimentando é que se consegue chegar a uma conclusão do que melhor nos serve. Por isso, BOA SORTE.

Já agora fica aqui a referência a duas montagens da Tropica com os produtos deles e outro presente numa exposição de 2010:

 

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.