Filtro e Produtos ADA


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Recentemente adquiri um aquário com a seguintes dimensões: 120*60*55...

 

O próximo passo é escolher um filtro que se adapte às minhas necessidades...Pretendo ter Discus, peixes de cardume e uma equipa de limpeza...Quanto às plantas, apenas Eleocharis Parvula...

 

Estive já a pesquisar e encontrei estes filtros que acho que se adequam ao que procuro...

 

- Eheim Profissionell Wet/Dry 2229

- Eheim Profissionell 3 2080

 

Estou mais inclinado para o 2080 mas queria uma opinião dos mais experientes...

 

Também gostava de poder trabalhar com produtos ADA...Aí é que não percebo mesmo nada...

 

Gostaria que me indicassem um bom setup (Substrato principal, substrato fértil e assim), enfim uma coisa como deve ser!

 

Cumprimentos,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só vou responder relativamente à questão dos filtros. às restantes dúvidas esperemos que mais entendidos que eu na matéria dos "caldo verdes" te possam dizer algo icon_twisted.gif.

 

O 2229 é um seco húmido, funciona quase como uma sump, o que para um plantado não ajuda muito. Há uma maior perda de CO2 na coluna de água.

 

O 2080 é um bom filtro, que não te vai dor de cabeça. de fácil manutenção e limpeza.

 

 

Pessoalmente só uso filtros Eheim, chamem-me maluco se quiserem, mas estou satisfeito com todos eles. São uns dez ao todo cá por casa. O 2080 não tenho, mas só tenho visto bons comentários. 2229 também não tenho, mas sim o "irmão mais novo", o 2227, num aquário de ciclideos africanos, sensivelmente do tamanho do teu. Não está sozinho, tem mais dois primos a ajudar na filtragem. Um 2217 e um 2215.

 

Para o tipo de aquário que pretendes montar, sem dúvida aconselho o 2080. Esquece o 2229.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Muito obrigado por teres respondido :) Já tava a começar a desesperar pois é o segundo tópico que abro lol

 

Também tava inclinado para o 2080, transmite-me imensa confiança e o caudal é óptimo - 1700litros/hora

 

E quanto ao "setup interior", o que coloco?

 

Cumprimentos,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como já escrevi anteriormente, não sou a pessoa ideal para te aconselhar nesse aspecto. Eu sou mais ciclideos e/ou o aspecto técnico dos aquários. Mas aguarda que de certo alguém mais experiente em "jardins" te dará alguns conselhos. Entretanto sempre podes dar uma vista de olhos nos magníficos aquários plantados que andam por aí "espalhados" no Fórum. De certeza que muitas dúvidas se dissiparão.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que somente Eleocharis num taque de discus ainda com mais um cardume em cima, que as eleocharis não vão dar despacho aos compostos organicos libertados por tanta gente na coluna de água... Para meter um tapete de eleocharis dessa forma aconselho-te a teres uma sump com refugio onde tenhas plantas de metabolismo alto para te chupar os nutrientes em excesso da água, assim umas higrophilas ou assim... Isso ou então vais ter que andar á paulada ás algas, mesmo com adição de CO2... Pessoalmente eu afastava-me de um plantado monospecifico com esse tipo de fauna... Os discus para sujar a água têm porras como se costuma dizer... Se quiseres ter um cardume ou dois de Tetras ainda dá para ter somente eleocharis, agora se para além do cardume ainda queres discus...É mais complicado a meu ver.

 

Podes é adicionar plantas de crescimento rápido ao layout reduzindo o teu problema dráticamente, pois os nutrientes serão rápidamente chupados pelas plantas de caule...

 

Quanto a substratos para teres eleocharis dá jeito um bom substrato, prefiro os Produtos da ELOS aos da ADA por isso posso não ser o melhor informador.

Se escolheres ELOS, tens o Terra Zero, o Bottom Mineral, e depois metes o que bem te apetecer na camada superior, akadama, terra, areia, areão whatever floats your boat...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas, essa hipótese de colocar plantas de crescimento rápido vai ser concretizada pois não quero problemas com algas, já basta o que tive noutro aquário...Lemna minor, hygrophilas, echinoduros e isso assim não é?

 

Mas tenho tempo para pensar nisso pois ainda falta muito tempo para montar o aquário, o t€mpo é muito pouco...

 

o que eu quiser

----------------

Bottom mineral

---------------

Terra Zero

 

é assim amigo?

 

Obrigado :)

 

Diogo

Editado por D10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

David, estava-me a referir ao interior do filtro lol

 

É da idade, não ligues medieval_mace.gif.

 

 

st-Pro3-2080.jpg

 

 

Coloca o que eles aconselham. Funciona sempre bem!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se é isso que eles indicam, deve ser nessas quantidades. Mas porquê a pergunta? Achas pouco ou muito?

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.