Praia Azul


Quo

Recommended Posts

Dados

Dimensões 100x30x40 ca.120L

Filtro Jebo 6L 900L/H:

- limpeza de 3 em 3 semanas ou mensal, dado o povoamento elevado, não recomendo esta densidade de povoamento

- matérias filtrantes: esponjas, ceramicas, ceramicas biomax, areão de lava

Luz diurna: T4 32W

Luz nocturna: calha 20xLED 2W

Termoestato Sera anti-choque 150W

Areia Fina de Sílica ca.18kg

Xistos avermelhados

6 tocas de plastico

conchas escondidas e/ou enterradas na areia, algum areao de lava enterrado junto ás raizes

produtos adicionados: decalcit, KCL

 

Flora:

Vallisneria spiralis - planta dominante

Rorippa aquatica

Hygrophila polysperma

Acorus gramineus var. pusillus (junco anão) - não aquatica

Ophiopogon japonicas - não aquatica

Bolbitis heudelotii (feto africano, flutuante)

Eleocharis vivipara

Este aquário (que sofreu muitas mudanças desde que foi inicialmente montado a 1 de Dezembro de 2009) é uma fusão de um aquário de ciclideos africanos mbuna e haps dos lagos do Vale do Rift (Malawi e Vitória) e, hmmm, kribensis da costa ocidental africana... com aquascaping ao estilo "natural aquarium" e peixes de fundo de variadas origens.

 

 

Vista lateral

praiaazullateral.jpg

 

 

 

 

Pelvicachromis pulcher

macho kribensis na toca.

kribmachonatoca.jpg

 

 

 

 

mas que é que é isto?!... a toca é minha, pá!

machokribtoca.jpg

 

 

 

 

cria kribensis de 2 meses e meio passeia junto à toca do pai

machokribtocacrias.jpg

 

 

 

 

Pai kribensis fora da toca. Defendendo os rochedos da colónia.

kribmacho.jpg

 

 

 

 

Crias kribensis

criaskribtoca.jpg

 

 

 

 

Na colónia, mãe kribensis toma conta de crias com quase 3 meses de idade!

São entre 25-28 crias criadas sem intervenção humana neste ambiente inóspito.

kribfemeaefilhotes.jpg

 

 

 

 

Duas crias antigas do casal, têm 9 meses de idade. O resto dessa ninhada vendi. Não são aceites pelos pais na colónia.

Vivem no territorio dos outros ciclideos, mas o Afra dominante não os aceita. Penso tirá-los deste aquário.

2kribensiscrias.jpg

 

 

 

 

Clithon corona

criaskribclithon.jpg

 

 

 

 

Vittina turtoni

neritinatigre.jpg

 

 

 

 

Outra vista lateral

praiaazullateralcriaskr.jpg

 

 

 

 

Neritina natalensis

neritinanatalensis.jpg

 

 

 

 

Labidochromis caeruleus "Lion's Cove"

Malawi. macho dominante. tenho um trio.

labmacro2.jpg

 

 

 

 

Pequena fêmea a incubar

labfemeaincubar2.jpg

 

 

 

 

Macho lab dominante novamente, é o futuro pai, se correr tudo bem.

labdominante.jpg

 

 

 

 

 

Cynotilapia afra

Malawi. População ainda não sei ao certo. Macho dominante. tenho um trio.

caframachodominante.jpg

 

 

 

 

Afra submisso.

cafrasubmisso2.jpg

 

 

 

 

Quando o comprei pensei que era fêmea...

cafrasubmisso.jpg

 

 

 

 

Fêmea afra.

Monte de algas!

cafrafemea.jpg

 

 

 

 

Haplochromis latifasciatus

Bacia do Lago Vitória (L.Nawampasa e L.Kyoga neste último já está provavelmente extinto). Em vias de extinção em estado selvagem.

Na imagem: macho dominante

hapdominante.jpg

 

 

 

 

 

hapdominante2.jpg

 

 

 

 

Fêmea hap

hapfemea2.jpg

 

 

 

 

Dois dos meus haps. Tenho um trio.

casalhap.jpg

 

 

 

Gyrinocheilus aymonieri

Nos ultimos tempos, o meu peixe mais antigo. Tenho-o desde Junho ou Julho de 2009. (Julho 2009-Março 2011) uma homenagem. :(

limpavidros.jpg

 

 

 

 

Beaufortia Leveretti

Peixes-lapa. Uma mistura improvável.

peixelapa.jpg

 

 

 

fotos históricas, de peixes que sairam do aquário:

Rineloricaria parva

Rabo-de-chicote.

http://img94.imagesh...bodechicote.jpg

 

Garra flavatra , Garra ceylonensis, Gyrinocheilus Aymonieri

http://img717.images...ixesesguios.jpg

 

Agamyxis Pectinifrons

http://img59.imagesh...gamixystoca.jpg

 

 

 

Vista geral

.praiaazulgeral2.jpg

 

 

 

 

 

praiaazulgeral1.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está mesmo muito bonito...os kribensis são simplesmente fantásticos! Obrigado por partilhares o aquário...

 

Já agora, tens montes de valisnérias no fundo do aquário, e pelo que vi, estão em ambiente low light e low tech. Qual é o segredo para elas estarem assim? eheheh

 

Digo isto pois já comprei dois vasos delas, e simplesmente derreteram todas...não tenho mesmo sorte com as valisnérias, e pelo que li, é uma planta que resiste a muitas adversidades.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@SoulSurfer muitos haps do Vitoria já estão extintos. Esta espécie tem-se dado bem nos aquários, e a esperança de sobrevivência da espécie reside nisso e graças a isso, mesmo que se extinga em estado selvagem, deverá continuar a existir... tem tudo a ser favor, pacifico em relação a outros ciclideos, facil de manter, ideal para aquários Malawi, bonito (nas lojas, o macho dominante não deverá apresentar-se colorido, apenas com barras verticais como as femeas, em casa as barras pretas podem ser ainda mais marcadas, é semelhante à questão do preto nos machos lab dominantes) Nas lojas é vendido como Haplochromis obliquidens.

 

@Helder - os kribs são peixes com personalidade impar e barbatanas fantasticas. Que espécie de Valisnéria tens? é que não são todas iguais. Este está denso e com vallisnerias que cresceram fora da parte traseira enchi outros dois aquarios de um metro. O aquario ao lado deste ainda mais denso, só com os restos deste. Penso que o que ajudará são as TPAs semanais, alguma fertilização, decalcit... a areia também está enriquecida com caca de peixe e bactérias. tudo isso ajuda. Se bem que as vallisneria spiralis não precisam de fertilização, mas se tiveres a gigante convem fertilizar, e não se desenvolvem tão bem como estas.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algum erro terá sido cometido. Compraste a planta moribunda, aquário era novo e sem nitratos ou fosfatos, raízes muito danificadas ou cortadas... planta mantida fora de água durante demasiado tempo... se achas que este é low tech, tenho outro aquário com vallisnerias spiralis e gigantea com apenas 30W e a luz T5 é menos eficiente. Na minha opinião, a vallisneria spiralis é do melhor que se pode ter num aquário para apoiar os peixes, quer no consumo de nitratos, quer ajudando na definição de territórios, timidez, embelezamento, manutenção fácil e oxigenação.

 

Originalmente, estas vallisnerias estavam ocultas atrás de um matagal denso de Hygrophila polisperma, óptima para fauna e no combate a algas, mas que necessita de alta manutenção, apesar de fácil. Depois de remover as hygro todas, revelou-se um belo conjunto de valisnérias. Assim escolhi limpar a frente toda de qualquer planta e dar destaque às valisnérias.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não entendo...alguns pequenos pés ainda tenho num aquário onde só crio guppys, porém apenas estão a flutuar. Não noto crescimento nem rebento de novas folhas, mas também deve ser normal visto não estarem enterradas.

 

Afirmas-te que consideras as T5 menos eficientes...não quererás dizer T8?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a falar da T5 nesse aquario e não nas T5 no geral comparadas com outras lâmpadas fluorescentes de diferentes dimensões... é de uma calha aquapor, sem qualquer alteração, que em termos de iluminação para as plantas não é grande coisa. Mas mantenho lá valisnérias, anúbias, cryptos e sagitárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de verificar que os meus afra, podem não ser afras, mas poderão muito bem ser metraclima pulpican (sinónimos: Cynotilapia pulpican, Pseudotropheus sp. "kingsizei"). O facto de me ter sido vendido como c.afra deve-se ao facto de alguns consideravam como uma variante de cynotilapia afra. É que tenho verificado os detalhes das populações de afra e nenhuma combina a 100%, além da fêmea ser bonita, não deveria ser... tenho os peixes há cerca de um mes e são novinhos... achei que a minha dificuldade de identificação era essa. É um bocado chato dado eu não querer metriaclima nem pseudotropheus dada a sua maior agressividade e hábitos herbivoros.

 

http://www.borstein....etpulpican.html

http://www.cichlid-f...p_kingsizei.php

 

espero estar enganado, dei de manhã comida fresca: camarão e espinafre, e já alteraram um pouco o padrão de cores. é melhor aguardar para ter certeza.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o limpa-vidros na imagem que deveria ter 2 anos de idade ou pouco mais, foi comprado quando tinha peixes de água fria e fui à loja à procura de um peixe de água fria diferente... tinha uma carpa, comprei duas mas uma morreu pouco depois... na primeira tentativa calhou-me um shubunkin (lol, caro...) e depois os CAE, realmente diferente e que são tristemente vendidos para água fria, sem serem. faleceu hoje com uma obstrução intestinal, parecia um balão, ficou assim da noite para o dia, também vi um pequeno ferimento na boca. Ainda tentei seguir dicas na net, mas era tarde demais :( era o unico peixe adulterado pelo homem que ainda tinha... mas gostava dele, não fazia mal a nenhum peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns grandes momentos fotográficos que partilhas aqui com os colegas do fórum.

Será que me podes elucidar que maquina usaste para tirar fotografias com uma qualidade tão elevada e se usaste Flash? Nunca consigo tirar fotos tão nítidas e com tanta cor.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Tirei as fotos de dia com a maquina colada ao vidro. Sem flash. uso também o auto-focus, que é carregar o botao a meio até focar... depois de focar, disparar. E, claro modo macro (icone da flor).

 

Com o flash os peixes ficam bem, mas o aquario e as plantas ficam com um aspecto terrivelmente mau... por isso não uso flash.

 

 

A maquina é uma barata (ca. 100 euros) de bolso 12 MP da Fujifilm com video HD, cartões SD, auto-estabilizador. também por vezes usei o modo automatico para disparar algumas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tendo vindo a tornar este aquário mais africano desde que o apresentei e antes essa tendência já vinha de antes. O mesmo ocorre nos meus outros dois comunitários (Praia Verde com tendência asiática e o Praia Redonda com tendência americana).

 

Deste aquário

sairam para o aquário Praia Redonda (América) :

2 x Rineloricaria parva (rabo-de-chicote comum)

1 x Agamyxis Pectinifrons (Peixe-gato falante) o nome mais correcto para este peixe seria peixe-âncora... santo deus... não saia da toca nem por nada, era mais facil partir a toca para sair, mas la consegui apertando as 3 barbatanas de aço que o peixe tem e que o prendiam à toca, depois de uma longa luta com o peixe.

 

saiu para o aquário Praia Verde (Ásia):

1 x Garra Flavatra

 

E entraram:

2 x Synodontis lucipinnis (Peixe-gato cuco anão / Petricola anão), uma versão anã dos típicos peixes-gato dos lagos africanos do Vale do Rift.

 

não africanos mantêm-se no aquário espécies não afro, algumas estão por não conseguir apanhar, outras porque ainda não apeteceu e descobri no aquário , qual selva, um Garra Hughi que se encontrava desaparecido e que pensei que os ciclídeos o tinham comido, deveria ter sido mudado para o aquário ao lado, mas não o via e agora não o consegui apanhar...

 

Nova toca

como estes peixes são toqueiros acabei colocando mais uma toca, mas pus a entrada muito curta para entrar apenas crias de ciclideos. Hoje já vi L. caeruleus pequeninos a circular pelo aquário.

No total, o lado direito (dos kribs) tem 4 tocas de plastico e o lado esquerdo, duas tocas. Ambos os espaço têm zonas, pseudo-tocas, territorios e pedras de desova.

 

Synodontis lucipinnis

Lago Tanganyika

Parecem-me ligeiramente diferentes do que vejo na net... tou a falar das barbatanas...

e de pequenos têm pouco... já os tenho há pouco mais de um ano. o meu receio é que sejam os S. Valentiana... que também estavam a ser vendidos na altura, e podem ter trocado as referencias dos peixes!

 

Estou com vontade de comprar o Peixe-gato cuco verdadeiro...

syno.jpg

 

 

 

 

Adoro os olhos e o focinho destes peixes...

syno2.jpg

 

 

 

 

este é um outro que se apoderou da toca dos kribensis.

synotoca.jpg

 

 

 

 

Afra submisso vai ver a novidade no aquário.

synoafrasub.jpg

 

 

 

 

Afra dominante também quer conhecer os seus novos vizinhos.

Veja-se como de pequenos não têm nada comparado com o afra. Se bem que o afra é muito pequenino ainda...

synoafra.jpg

 

 

 

Cynotilalia afra

macho dominante.

Lago Malawi.

aframacho.jpg

 

 

 

 

 

aframacho2.jpg

 

 

 

 

Haplochromis latifasciatus

fêmea.

Bacia do Lago Vitória.

hapfemea.jpg

 

 

 

 

O aquário encontra-se ainda desiquilibrado. Encontra-se assim desde dezembro.

Na imagem penso ser uma C. Afra fêmea

Junto ao hap macho dominante.

hapmachoafrafemea.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui obrigado a fazer "stripping" à pequena fêmea Lab, ela estava com a boca cheia desde 25 de Fevereiro até hoje (28 de Março), um mês portanto. Praticamente sem comer e muito nervosa. Como disse, vi 2 crias pelo aquário, mas ainda estava de boca cheia.

 

Coloquei-a há dois dias no aquário de invertebrados, com esperança que ela sossegasse e libertasse os filhotes, sem sucesso. Estava a emagrecer bastante, já estava com a barriga côncava. Assim tive que fazer stripping para salvá-la a ela e as crias.

 

Custou um bocado, comecei por tentar a técnica da esguichadela de água, que me pareceu a melhor, mais fácil para ela e para mim... mas sem sucesso, lá tive que fazer à mão e à unha e depois de algum stress, esvaziei a boca dela, só sairam 4 ou 5 crias e ela no fim já no aquário mostrou-me a boca vazia, pois eu ainda estava a ver se tinha sobrado alguma! :P

 

Para o pequeno tamanho dela, é uma quantidade de filhotes que estava à espera, era uma femea que incubou mal entrou na puberdade. A mãe tive que a retirar do aquário dos inverts, pois ela via os filhotes, tentava po-los de novo na boca.

 

E, pronto... :) é a primeira boa noticia da semana, para além de outras que reparei hoje a chegar a casa noutros aquas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

depois da aventura dos labs... agora haps!

 

 

este zé parece que vai ser pai. :)

 

hapdominante2.jpg

 

é a espécie africana que mais queria procriar, são ciclideos do Lago Vitória em risco de extinção.

 

O problema é que foi difícil verificar que a fêmea estava de boca cheia. Dado já serem peixes grandes. Apenas verifiquei o comportamento tímido da peixa no meio das valisnerias traseiras, e depois notei que já não comia e mantinha a boca fechada. A saliência era pequena, passou despercebida, o que demonstra que se calhar já está de boca cheia há uns dias, com os filhotes já eclodidos. vou contar o dia de ontem como o dia 1.

 

Não sei o que fazer... mudá-la para o aquário de invertebrados é um risco para os meus camarões dado o tamanho do bicho, a fome e ser uma espécie carnívora. vai ter que ser por streaping.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os filhotes Haplochromis latifasciata (Obliquidens Zebra) nasceram enquanto estava a dar marisco aos peixes.

 

A mãe excitou-se e largou os filhotes com vários ciclideos em volta e eu presente. Alguns foram comidos. O restante escondeu-se depois com o sifão consegui apanhar 5 e meti-os no meu aquário de invertebrados (Praia da Lagoa, 63L).

 

Os filhotes não tinham saco vitelino e já tinham evidencias das riscas tipicas dos Obliquidens Zebra. Ou seja, já tinham bem mais de 15 dias, possivelmente 20 dias. Como tenho tantos aquários e tantos peixes não notei. A mãe como é adulta também ajudou, é como nem se tivesse passado nada...

 

em termos dos labs que nasceram, um dos que vi no aquário, continua a viver no aquário e já aparece na hora da comida. :)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto procurava mais crias de haps (Haplochromis latifasciata / Obliquidens), descobri uma segunda cria de lab (ciclideo limão) no aquário. Para a próxima deixarei a natureza seguir o seu curso pelo menos no caso dos labs, pois não acredito que a fêmea tenha libertado muito mais crias no aquário e a quantidade de esconderijos e vallisnerias ajuda.

 

o numero total de pequenos kribensis ultrapassou os 30, logo já comecei a despachar alguns.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

mais um post de registo. Ao que tudo indica, depois dos kribs, labs e haps chegou a vez dos afras reproduzirem. O macho dominante muito se esforçou e muito dançou e parece que finalmente consegiu, se bem que o macho ainda me parece com muita vontade de procriar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais desovas. Este aquário está a ficar quase exclusivo de ciclideos africanos, mas para não ficar monotono vou meter synodontis. Já removi grande parte das outras espécies. Apenas mantenho beaufortia leveretti para limpeza de algas e compatibilidade tem provado ser excelente. Tenho tentado remover kribensis, alguns vendi e outros passei para o aquário de peixes asiáticos, ao lado. Coloquei no aquário as crias de haps e labs que estavam a crescer no aquário de invertebrados, estavam a comer camarões acabados de nascer, sacanas...

 

registo

haps = femea cheia desde há 3, 4 dias. 14 de Maio? Segunda desova.

labs = a pequena femea está cheia desde ontem. dia 16 de Maio? Segunda desova.

afra = continua com a boca cheia (duas semanas).dia 5 de Maio?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Yakuza.

 

isolei a femea afra num aquário pois deve estar para largar os filhotes. Se souberes (ou alguém) que população estes afras são, agradecia. custaram-me 9 euros cada, na mesma loja vendiam afra "cobue" a 6 euros. Não sei porque venderam estes a 9, nem a população me souberam dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E, não demorou muito, largou cerca de 6 filhotes. Muito mais fácil que os casos anteriores, foi só esperar um dia e sem qualquer intervenção. cheguei a casa e já estavam todos à procura de comida. Ainda não mostrei nenhuma das crias. infelizmente não tenho tido tempo para criar artemia para lhes dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo,

Vejo sempre as tuas "praias" quando há uma actualização, principalmente por causa das fotografias :) e realmente, está a faltar aqui umas fotos da pequenada toda que tens para aí :P

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.