Dúvida sobre Bactérias nitrificantes


Recommended Posts

Boas. Surgiu-me agora uma dúvida. Cada vez que troco parcialmente a água do aquário, costumo repor a quantidade de bactérias correspondente á litragem total do aquário.É mesmo assim , ou basta fazer os cálculos á água que se repõe na TPA.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não reponho.

Quanto tempo tem o teu aquário de montado?

A meter julgo que seria em função do volume de água reposta. Nas instruções não diz nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o aqua está ciclado e equilibrado não existe necessidade de adicionar estas bactérias pois elas estão presentes em todos os elementos do aqua (areão plantas agua etc) e principalmente no filtro - por onde passa a grande maioria da água.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O meu aquário tem cerca de 6 meses de montagem. Sempre que troco a água (semanalmente) , reponho as bactérias na litragem total do aquário. Tb foi assim que me disseram na loja. Será que estão a falar só para vender?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes guardar o resto do frasco caso necessites para uma altura mais urgente - quebra da população das mesmas devido a medicação, TPA superior 70% aprox. , ... qualquer coisa q faça diminuir a população das mesmas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso também me faz um bocado de confusão. Acho que não deveria ser necessário adicionar bactérias de pois do aquário estar estável. Contudo, no frasco do nitrivec da sera, diz k se deve adicionar 5 ou 10 ml(já não tenho a certeza da quantidade)do produto por 20 litros de de agua a cada semana. Não especifica se é só da agua que se adiciona ou se é do aquário todo. A mesma coisa para o equivalente da nutrafin que diz "dosagem semanal para manter uma forte e benéfica colónia de bactérias" +/- 5ml por 40 litros.

De qualquer forma pode ser "conversa de vendedor".

o mesmo problema se passa com os condicionadores de agua que também não especificam se é em relação à agua total.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que até seja benéfico para a água e consequentemente para os peixes, mas eu deixei de por quando a embalagem que comprei acabou. A mudar 40l de 2 em 2 semanas não é economicamente viável (pelo menos para mim) estar sempre a por produtos na água.

 

A ideia que tenho é que os litros que eles referem é em relação à água não tratada, sendo a "água tratada" a que tens dentro do aquário. Corrijam-me se estiver enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

eu também ainda tenho um frasco de bactérias nitrificantes da Sera, e enquanto este não acabar, vou usando sempre que faço as TPA's. Apesar de no rótulo não especificar se é para a água toda ou só para a nova, o que eu costumo fazer é o que o Gremlyn disse, ou seja, adiciono só a quantidade referente à água não tratada.

 

Patrícia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tive essa questão relativamente ao acondicionador da água e acabei por encontrar num Forum estrangeiro malta a dizer que era só a dosagem para a quantidade de água trocada e não para a quantidade total de água do aquário. :closetema:

E realmente faz sentido porque só queremos tirar cloro e cloramina da água da torneira. Em principio - lógica da batata :thumbup3: - já não ha cloro nem cloramina dentro do aquário! É fazer um cálculo de 3 simples e adicionar a quantidade de acondicionador recomendada à quantidade de água da TPA.

 

Beijinhos e abraços.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Um aquario estavel não requer que abusemos nas bacterias nitrificantes, porque este já dispõe do que necessita, por isso não existe a necessidade de estar a fazer contas (litragem total aquario) e gastar produto e € :) .

toda a tpa - mudança de agua que efectuares semanalmete ou quinzenalmente teras de fazer contas apenas à agua que repões importante é o acondionador, a agua terá de ter tratamento previo pois em muitos casos estamos a falar de muitos litros de agua e se tens bacterias nitrificantes como por exemplo SERA nitrivec acrescenta um pouco (só para a quantidade reposta) e vais ver que tudo corre bem e os peixes nem vão notar muito.

 

No meu caso mudo + de 100l todas as semanas o que requer paciencia e cuidado com os gastos por isso utiliza so o que é preciso para a tua tpa.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá a todos!

 

Tenho um aquário de 100x40x30 montado há cerca de um mês e tenho colocado Sera nitrivec todas as semanas na proporção de 10ml por cada 25l de água, como diz na embalagem. Fiz na instalação e tenho feito depois de cada TPA semanal. Coloco dentro do aquário depois da TPA e calculo para 100l de água, mais ou menos. Gastei um frasco de 100ml e entretanto comprei outro de 250ml que vou usar até ao fim. Depois disso não penso usar mais e espero que o filtro e o areão tenham as colónias formadas...

 

Depois disso, só não sei se devia continuar a fazer apenas depois de trocar ou lavar as matérias filtrantes. Tenho um filtro interno "tipo caixa" com porcelana, carvão e fibra. O que acham?

 

Ah, e pelo sim pelo não coloquei o frasco de nitrivec no frigorífico depois de ler este tópico. Na embalagem diz para guardar em local fresco depois de aberto e não tem estado muito fresco nestes dias...

 

Obrigado,

 

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando se lava as matérias filtrantes do filtro não é necessário lavar com água da torneira, sendo mais indicado lavar com água do aquário.

pois ao lavares com água do aquário, estás apenas a lavar a sujidade e ao lavares com água da torneira, estás a lavar a sujidade e a matar as bactérias.

assim não é necessário repores as bactérias pois elas já estão nas matérias filtrantes.

eu não uso bactérias nitrificantes desde a primeira montagem que fiz, pois tenho usado sempre água de outro aquário já ciclado e devidamente estável.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.