Problema com algas


Lord Paulus Cobris

Recommended Posts

O glutaraldeído, ao que parece o principal componente do Flourish Excel, também é utilizado como desinfectante!

Uma substância ser ou não tóxica depende das concentrações!

 

Até a água pode ser! :character0050:

Editado por HomoSapiens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso é tudo muito giro e verdade mas o facto é que o produto com aquele nome é vendido pelo fabricante como desinfectante.

Não questiono que possa resultar (não tenho conhecimentos para tal) mas confesso que me parece estranho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso é tudo muito giro e verdade mas o facto é que o produto com aquele nome é vendido pelo fabricante como desinfectante.

 

Já para não falar do facto de ser considerado um produto corrosivo.

Eu cá prefiro gastar mais uns € no Excel, produto testado e com qualidade, do que ter surpresas desagradáveis ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já para não falar do facto de ser considerado um produto corrosivo.

Eu cá prefiro gastar mais uns € no Excel, produto testado e com qualidade, do que ter surpresas desagradáveis ;)

 

Boas!

Partilho da mesma opinião...

 

E BTW, já me chegou hoje a encomenda da Crystal Red.

Já cá tenho o SAE e o Flourish Excel 500ml :)

 

A ver se mais logo começo a meter o produto...

 

Primeiro quero ver se o SAE gosta de comer aquilo!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Resolvi vir aqui dar um update sobre a minha situação...

 

Recebi então na Quinta-Feira, os meus peixes, o SAE e o Flourish Excel.

 

Na Quinta-Feira não meti qualquer produto, para ver ser o SAE tocaria nas algas..

No entanto o mesmo andou apenas perto dos vidros e pouco lá tocou (se é que lá tocou).

 

Na Sexta voltei a verificar se o SAE durante o dia, lhe andou a mexer nas algas mas nada...

No final do dia resolvi então avançar com o tratamento do Flourish Excel.

 

Estive a fazer contas, e segundo eles.

 

Na primeira utilização deve-se meter: 5ML por cada 40L de agua.

Portanto isto para o meu aquário dá: 15ML (120L no meu caso é 100 a 120L).

Ora como é 3x a dose recomendada, eu na Sexta-Feira meti no aquário: 30ml aproximadamente. Não meti as 3x pois fiquei com medo que me fizesse mal aos peixes.

 

E efectivamente alguma coisa se passou durante a noite, pois hoje quando as luzes ligaram (ás 16:00), verifiquei que o meu SAE estava morto a boiar no topo do aquário...

Tenho algumas teorias porque o peixe terá morrido... No entanto não poderei confirmar assim com total certeza o que terá acontecido.

 

Isto porque efectivamente o Flourish Excel, começou a fazer alguma coisa ás algas... elas estavam meio verdes/acastanhadas, estão a começar a ficar castanhas (tipo aquele castanho seco).

Será que o SAE foi as comer e morreu de alguma toxicidade das algas?

 

O meu programa de aplicação do Flourish Excel vai ser este:

 

 

04-03-2011 -> 30ML - Aplicado

05-03-2011 -> 15ML - Aplicado (restantes doses é 5ml por cada 200l x3 dose recomendada)

06-03-2011 -> 15ML -

07-03-2011 -> 15ML -

08-03-2011 -> 15ML -

 

Não tenho metido mais nenhum produto que não seja o Flourish Excel.

 

Vamos a ver se isto me resolve a situação.

Agora não sei se valerá a pena meter novo SAE no aqua...

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos...

 

Ora bem, lá venho deixar um update sobre esta situação.

 

Tal como indicado fiz a aplicação o flourish Excel na dose 3x acima da recomendada (15ml no meu caso).

 

No entanto em vez de aplicar 5 dias seguidos, apliquei um pouco mais: 8 dias seguidos.

Tendo terminado na Sexta-Feira a aplicação do mesmo.

 

Neste processo perdi um escalar adulto (fêmea), que teve morte súbita (pode não estar relacionado).

 

No entanto em relação ás BBA, efectivamente tenho visto resultados com o flourish excel.

Elas passaram de um verde acastanhado, para um cinzento. E parece-me que estão a morrer.

 

No entanto elas ainda continuam agarradas ás coisas, pelo que já tentei escovar as mesmas com uma escova de dentes mas não sai nada.

 

Hoje vou proceder á poda semanal e TPA, colocando depois os produtos normais de fertilização.

Recomendam que eu volte a aplicar nova carga de Flourish Excel?

 

Tipo mais 5 dias a 15ml?

 

Obrigado e um abraço,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu amanha já devo receber a minha última encomenda...

 

- Seachem Flourish Excel

- SAE

- 4 Khulis (para juntar á que tenho)

- Apistogramma cacatuoides - Double Red

- 4 Otocinclus affinis

 

A ver se a coisa se encaminha! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

boas,

 

Não repararam mas muito provavelmente as baixas que estiveste foram por picos de amónia,introduziste pelo menos 7 peixes no mesmo dia e 2 dias depois fazes tratamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Não repararam mas muito provavelmente as baixas que estiveste foram por picos de amónia,introduziste pelo menos 7 peixes no mesmo dia e 2 dias depois fazes tratamento...

 

Boas!

Obrigado pelo feedback.

 

Em relação á questão dos picos de amónia, os peixes introduzidos são peixes muito pequenos, pelo que o efeito da amónia num aquário de mais de 100L é muito diminuto (pelo efeito da diluição).

Apenas tive 1 baixa e foi um peixe adulto que já tinha á vários meses.

 

Em relação aos peixes introduzidos, não foram 7, mas sim 9 (4 khulis, 4 ottos e 1 SAE). :)

 

Em relação á questão da aplicação do produto Seachem, que acham? Re-aplico?

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,*

 

Pelo que tenho lido noutros sítios deves manter a dose inicial recomendada durante 5 dias...ou seja 5 ml/40l.

Ou seja..15 ml por dia no max e não os 30!...penso q a bronca está aí.

Ja usei esse mesmos valores e funcionou maravilhosamente em filamentosas.. em bba o melhor é mesmo remove-las manualmente e deitar agua oxigenada ou excel na zonas onde estavam agarradas.

 

Pq aparecem as algas? pela minha experiência aparecem apenas quando introduzidas em plantas... daí que as plantas criadas emersas que encontramos nas lojas são as melhores neste aspecto. A disponibilidade e variedade de plantas nas lojas e os seus preços acabam por fazer com que muitos recorram a comprar a outros aquariofilos.

 

A solução depois...é comprar excel..ou limpar totalmente o aqua.

 

Mais plantas = menos algas... penso que quando isso é possível é porque as algas não estao em força suficiente para impedir o crescimento das plantas que lhes acabam literalmente por fazer sombra... isso de as plantas competirem com as algas tirando-lhes os nutrientes necessários...parece-me grande treta.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Informo que as BBA estão efectivamente a morrer!, estão a ficar cinzentas e a lentamente se desprender dos troncos.

 

No entanto e para não facilitar o re-aparecimento das mesmas, vou voltar a aplicar nova dose de Flourish Excel por 5 dias na proporção de 15ML por dia.

 

Infelizmente tive mais uma baixa ontem. O macho Escalar adulto, nunca superou bem a morte da companheira, e andava muito "triste" e parado, não indo comer nem nada...

Dei por ele hoje caído já sem vida no fundo do aquário...

 

Apesar de não acreditar só nisso, detectei que o meu filtro externo estava a fazer a circulação de agua de forma muito lenta. Fiz uma limpeza e que limpeza, o filtro já estava muito sujo (e tinha feito uma limpeza no mês anterior).

Possivelmente pode ter sido mesmo um pico de amónia devido á filtragem insuficiente que estava a ter no aquário.

 

A ver vamos...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Informo que as BBA estão efectivamente a morrer!, estão a ficar cinzentas e a lentamente se desprender dos troncos.

 

No entanto e para não facilitar o re-aparecimento das mesmas, vou voltar a aplicar nova dose de Flourish Excel por 5 dias na proporção de 15ML por dia.

 

Infelizmente tive mais uma baixa ontem. O macho Escalar adulto, nunca superou bem a morte da companheira, e andava muito "triste" e parado, não indo comer nem nada...

Dei por ele hoje caído já sem vida no fundo do aquário...

 

Apesar de não acreditar só nisso, detectei que o meu filtro externo estava a fazer a circulação de agua de forma muito lenta. Fiz uma limpeza e que limpeza, o filtro já estava muito sujo (e tinha feito uma limpeza no mês anterior).

Possivelmente pode ter sido mesmo um pico de amónia devido á filtragem insuficiente que estava a ter no aquário.

 

A ver vamos...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

finalmente boas noticias, já tenho encomendado o meu florish excell para rebentar com as BBA.

quanto ao filtro, eu lavo o meu sempre que realizo uma TPA utilizando a agua que tiro do aqua. se calhar devias começar a fazer o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente boas noticias, já tenho encomendado o meu florish excell para rebentar com as BBA.

quanto ao filtro, eu lavo o meu sempre que realizo uma TPA utilizando a agua que tiro do aqua. se calhar devias começar a fazer o mesmo.

 

Boas!

E quem te diz que eu não lavo o filtro com a agua da tpa?

Eu faço sempre assim, o que se passou é que por algum motivo ele acumulou mais "porcaria" durante um período mais curto, diminuindo o fluxo consideravelmente.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

E quem te diz que eu não lavo o filtro com a agua da tpa?

Eu faço sempre assim, o que se passou é que por algum motivo ele acumulou mais "porcaria" durante um período mais curto, diminuindo o fluxo consideravelmente.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

ahh ok.

poderá ter sido devido ao aumento de algas mortas no filtro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahh ok.

poderá ter sido devido ao aumento de algas mortas no filtro :D

 

É bem possível, visto que o filtro mecânico, estava todo cheio de porcaria, parecia lodo...

 

Tive que fazer uma limpeza intensiva...

 

O que recomendo é ao fim de 5 dias de tratamento, deixarem passar um e depois limpar o filtro.

 

No meu caso já vou no segundo tratamento para eliminar de vez aquela porcaria das bbs.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem possível, visto que o filtro mecânico, estava todo cheio de porcaria, parecia lodo...

 

Tive que fazer uma limpeza intensiva...

 

O que recomendo é ao fim de 5 dias de tratamento, deixarem passar um e depois limpar o filtro.

 

No meu caso já vou no segundo tratamento para eliminar de vez aquela porcaria das bbs.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

 

já agora só uma pergunta... és de arredores de Espanha sul ou centro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora só uma pergunta... és de arredores de Espanha sul ou centro?

 

Boas!

Nem de Sul, nem de Centro! :)

 

Sou de Sintra! :) O País é que é nos arredores de Espanha! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciei ontem o tratamento as BBA com seachem flourish excell.

Numa primeira fase e para testar a eficiência do produto desliguei a circulação de agua e injectei 5ml (o meu aqua é de 54lt) de produto directamente numa zona com bastantes algas... claro que os cory foram logo lá meter o nariz mas depressa fugiram :)

passados 5min parte das algas da zona começaram a ficar brancas, e hoje de manha essa zona estava a ser um manjar para o meu casal de guppy.

agora vou reduzir para 2ml dia directamente nas zonas mais problemáticas a ver vamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu já quase não tenho BBA no aquário.

 

Fiz 2 sequências de tratamento de flourish excel.

 

5 dias seguidos com 15ml (para 100l)

depois descansou 2 dias com uma tpa e poda

depois mais 5 dias seguidos com 15ml

 

As BBA´s começaram a ficar cinzentas e azuladas e começaram a morrer...

Actualmente o aquário está em período de descanso.

 

No entanto já quase não tenho nada agarrado aos troncos...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais