Iniciação Aquariofilia (Apresentação)


NunoSaraiva

Recommended Posts

Olá,

Chamo-me Nuno e descobri à poucos dias um aquário em casa de familiares, sem uso.

Como era algo que me fascinava desde sempre, decidi trazê-lo para casa e começar a informar-me qual a melhor forma de o manter!

Algo que, com a ajuda deste fórum, fui conseguindo descobrir muitas coisas novas. Desde já o meu Muito Obrigado!

Quando carregava o aquario no carro, descobri em cima do monte de lenha, um tronco para colocar no aqua.

 

O aqua tem 60*30*30, uma lampada de 15w :eusathink:

Filtro de cascata Aquaclear 50

substrato fértil Aquacare e areão.

O tronco e umas pedras que estavam junto.

 

falta-me comprar o termostato

 

Penso colocar 2x cryptocorynes;

2x valisnerias;

2x H. polysperma.

2x anubias nana

Fauna: depois de ciclar o aqua e verificar os parâmetros da água, logo vejo.... mas terei de arranjar uns peixinhos bonitos para pegar o vício no meu míudo :baned:

 

Agradeço já todos os comentários e sugestões!

 

PS: Quando descobrir como postar fotos faço-o cabecadura cabecadura (já tenho)

Editado por NunoSaraiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom Dia,

 

Entretanto, aqui ficam algumas fotos para receber as vossas opiniões, comentários e críticas! :medieval_mace:

 

Primeira impressão do aquário acabado de encher, para iniciar o ciclo

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04454.jpg

 

Como achei que o lado esquerdo estava muito despido, coloquei 2 cryptocorynes e uma planta de tapete que me esqueci do nome :chair:

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04558.jpg

 

 

por fim, acrescentei um fundo azul (ainda sem foto) e os dois primeiros habitantes, 2 zebras.... estes bichinhos parecem mesmo que estão com uma overdose de cafeína, não param!! :scarerun:

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04556.jpg

 

Estou a pensar como fauna em arranjar um trio de guppies, completar o cardume das zebras, umas 3 ou 4 corys e mais para a frente uns 2 otos, que acham?

 

Um Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Posso compreender que, pelo número de respostas as coisas não devem estar muito longe do que é suposto :naughty:

 

Fica aqui uma das últimas fotos, já com o fundo azul e uma actualização completa do setup:

 

Aquário 60*30*30, uma lampada de 15w

Filtro de cascata Aquaclear 50

substrato fértil Aquacare e areão.

O tronco e umas pedras que estavam junto.

 

Flora:

2x cryptocorynes;

2x valisnerias;

uns pés de Echinodorus tenellus;

2x anubias nana.

 

Fauna:

2 Danio Zebra

um trio de guppies

a adquirir: 3 ou 4 Zebras; 4 Corydoras + ottos.

 

A dúvida: em princípio vou substituir a lâmpada (está muito usada). Mantenho os 15w e compro um refletor, ou aumento a potência da iluminação?

 

Em termos de fertilização, que fertilizante usar?

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04596.jpg

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04596.jpg

 

 

Cumprimentos,

Editado por NunoSaraiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquela planta de tapete deves precisar mais que os 15w, para o resto até deveria dar apesar de achar ser sempre curta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também penso que seja curta.

Já vi aqui no fórum, uma adaptação duma lâmpada PLL num aquário idêntico ao meu, que me pareceu muito interessante.

A minha dúvida é se com o aumento da potência de iluminação não estarei também a facilitar o aparecimento de algas? :eusathink:

 

Daí também a minha dúvida quanto à fertilização...

 

Um abraço,

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar muito da evolução, e para primeiro layout está fantástico!

Experimenta um fundo mais escuro,penso que ficaria melhor. Acho que foste o iniciado que aqui vi com o melhor início! ;)

Cumprimentos e vai actualizando.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom Dia,

 

Esta 5ª feira, a minha lâmpada de 15w decidiu deixar de trabalhar. Por isso, decidi aproveitar a ocasião, e fazer um upgrade da iluminação. :thumbup3:

 

Através dum patrocinador aqui do fórum, comprei uma calha de iluminação de 36w PLL, que instalei com o resultado que mostro de seguida:

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04687.jpg

 

Já à algum tempo que pensava nesta possibilidade, visto que, como poderão reparar na foto, as minhas echinodorus tennelus estavam a perder completamente a cor, tendo começado a fertilizar também com Nutrafin Plant Gro cabecadura

 

Aproveito para mostrar uma foto dum dos habitantes do meu aquário. Um guppy espectacular que, visto de cima, apresenta umas cores extraordinárias... :rainbowafro:

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/DSC04692.jpg

 

A foto não é tão extraordinária como o peixito, mas.....

 

não tenham medo de comentar, :techi:

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está muito bonito, mas concordo com o Alcaide, um fundo mais escuro dava outro contraste.

Continua assim que dá gosto ver aquas bem tratados e bonitos

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :)

 

sim senhor tiveste a informarte bem :)

 

ai so mudava 2 coisitas

1º o areao para 1 escuro e 2º o papel de fundo para 1 escuro

 

de resto está td mt bem :) e com tempo vais aprofeiçoando o melhoramento dos layouts

 

quantoa fauna e a que mais detesto por isso nao vou comentar cada 1 tem o seu criterio :)

 

cumprimentos

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3:

 

Mas para 1º aquário não me apetecia estar a gastar os €€, sem saber se ia correr bem, o que fazer, como fazer... desse modo aproveitei o que pude, nomeadamente o areão! :wink: , que, pessoalmente até gosto! E esse é o factor de desempate! :bleh: :bleh:

 

Claro que após me habituar às técnicas, materiais, plantas... num próximo aqua, tentarei utilizar outros materiais, plantas e peixes. O que nos leva a esse tema (peixes)...

 

Quando se monta um aquário com um rapaz de 5 anos em casa e, contra a vontade da patroa, :tapfoot: temos de optar por fauna colorida, animada, para que a família se entusiasme! O que está a acontecer, tem de ser o miúdo a dar o comer aos peixes (senão fica danado), e fica ali, encostado ao vidro a olhar para eles, que tenho de o arrastar para conseguir eu ver alguma coisa :roflroll2: até já têm nome (o zebra, o riscas, o diogo, a carolina, etc) :pompomgirl:

 

conclusão: as coisas estão a correr bem, até agora!

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões :thumbup3: :thumbup3: :thumbup3:

 

Mas para 1º aquário não me apetecia estar a gastar os €€, sem saber se ia correr bem, o que fazer, como fazer... desse modo aproveitei o que pude, nomeadamente o areão! :wink: , que, pessoalmente até gosto! E esse é o factor de desempate! :bleh: :bleh:

 

Claro que após me habituar às técnicas, materiais, plantas... num próximo aqua, tentarei utilizar outros materiais, plantas e peixes. O que nos leva a esse tema (peixes)...

 

Quando se monta um aquário com um rapaz de 5 anos em casa e, contra a vontade da patroa, :tapfoot: temos de optar por fauna colorida, animada, para que a família se entusiasme! O que está a acontecer, tem de ser o miúdo a dar o comer aos peixes (senão fica danado), e fica ali, encostado ao vidro a olhar para eles, que tenho de o arrastar para conseguir eu ver alguma coisa :roflroll2: até já têm nome (o zebra, o riscas, o diogo, a carolina, etc) :pompomgirl:

 

conclusão: as coisas estão a correr bem, até agora!

 

Cumprimentos,

 

Boas,

O troco é muito bonito!! é parecido com o meu (ve na assinatura o de 150litros, se te apetecer claro)

Mas quando queres manter as coisas coloridas e animadas nao podes ter tudo colorido e animado... senao fica tipo arvore de natal :roflroll2:

Na minha humilde opinião, podias deixar o areao mas devias mudar o fundo para azul muitoo escuro ou preto. sobressai os peixes, as, plantas, os troncos...

Qualquer das maneiras, boa sorte com isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que disseram antes, mete um fundo escuro para servir de contraste.

O upgrade á iluminação mudou logo a imagem do aquário, ficou logo muito melhor!!!

O areão de supermercado é que pronto não faz o meu gosto, mas se faz o teu continua claro...

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do fundo vou ver se trato um destes dias (confesso que a cartolina azul foi aquela que descobri aqui nas coisas da escola do miúdo).

Aproveitando a :discuss_gathering: pergunto-vos que peixes devo colocar para acompanhar os 6 Zebras e 3 Corys que aqui estão?

É que os guppys, são muito bonitos, animados e tal.... mas morrem-me 2 por semana, e não me apetece estar a comprar peixes todas as semanas. Sei que se reproduzem muito mas que, também morrem muito.... mas a este ritmo?? :busted_red:

 

Fiz os testes que tinha cá e o pH está entre os 7 e 7,5 (na escala de cor é complicado), e a amónia está a 0. Tenho feito TPA's de 20% dia sim, dia não. A temperatura subi-a esta semana para os 28ºC... não sei o que fazer mais???

 

 

Outro peixe de cardume não, porque senão entra logo em sobrepovoamento :?

 

os guppys eram ótimos, um trio de peixes animados e coloridos... mas comprar para morrerem não me apetece. Gasto os €€€ e não consigo dar as condições de vida aos bichos :mad:

 

Agradeço já as vossas sugestões, cheers

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Última actualização: depois de andar à procura, decidi que este fim de semana, devo ir buscar um betta lindo, que vi numa loja, e em princípio um casal de apistogrammas que tinham lá também!! :eusathink:

 

Não sei se ficarei com peixes a mais de volta dos zebras, que me dizem?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porque será que ninguém respondeu à minha provocação... :medieval_mace: foi assim tão óbvia? :hit:

 

O que é certo é que não vou comprar bettas e, muito menos, juntar a isso um casal de apistos. :wink:

 

Vou ter calma, estimar as zebrinhas e, quando vir aí uns peixinhos giros e que sejam compatíveis... acrescento!!

 

Obrigado por não me ligarem nenhuma, entendo isso como um voto de confiança nas minhas capacidades! #cool

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Porque será que ninguém respondeu à minha provocação... :medieval_mace: foi assim tão óbvia? :hit:

 

O que é certo é que não vou comprar bettas e, muito menos, juntar a isso um casal de apistos. :wink:

 

Vou ter calma, estimar as zebrinhas e, quando vir aí uns peixinhos giros e que sejam compatíveis... acrescento!!

 

Obrigado por não me ligarem nenhuma, entendo isso como um voto de confiança nas minhas capacidades! #cool

 

Cumprimentos,

 

 

 

 

 

 

Zebrinhas mt bem estimadas... mas já cá estão deste lado ;)

 

Obrigado Nuno

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas...

 

Venho aqui deixar umas fotos da evolução do meu aquário.

 

Tenho tido alguma dificuldade em estabilizar as plantas "rasteiras". As tenellus só consegui fixar bem um pézinho ou dois e, mais recentemente (ainda sem foto), comprei um vasinho de "cuba", mas não retirei toda a esponja que trazia e não me parece que se fixe com sucesso.

 

De resto tudo vai indo... com o miúdo a adorar e a responsabilizar-se pelo dar de comer aos peixes :thumbup3: enquanto eu.... desfruto!! :chores007:

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/Maio%202011/P5160004.jpg

 

http://i1084.photobucket.com/albums/j410/Nuno_Saraiva/Maio%202011/P5160002.jpg

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Caros amigos, venho aqui dar conta do meu aquário depois de 6 meses a funcionar!

 

Depois de alguns dissabores com os guppys, em que não consegui estabilizar a população, optei por acrescentar um cardume de rasboras :thumbup3: à companhia das corydoras e da Kribensis (procuro rapaz de boas familias que queira juntar-se a ela :music_singguitar: )

 

Aqui fica o setup do aquario:

 

Nome: "Kribensis lounge"

Aquario: 60x30x30

Filtro: Aquaclear 50

Luz: PLL 36W

Termostato 50W

Parâmetros: pH +-7,5; amónia 0; nitratos 0

 

Flora: Anúbias, valisnerias, cryptocorines wendti brown, echinodorus tennelus e bacopa caroliniana (grande escolha banana rock )

A tennelus não foi fácil, mas agora está a espalhar-se pelo aquário todo!

 

Fauna: 11 rasboras (8 arlequin + 3 espei), 3 corydoras, 1 kribensis e 1 neritina (desde que o meti no aqua ainda não o vi :eusathink: )

 

as fotos:

 

tudo começou assim:

DSC04596.jpg

 

 

depois... o upgrade da iluminação

DSC04681-1.jpg

 

Agora! (as valisnerias levaram um desbaste daí estarem baixinhas chainsaw )

aquario29Agosto2011003.jpg

 

aquario29Agosto2011015.jpg

 

 

A "menina" Kribensis...

>29Agosto2011026.jpg

 

Peço desculpa por me alongar, mas espero que gostem!

continuo a aceitar elogios, €€, etc... ok, ok.... criticas e sugestões também!

 

abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, venho aqui dar conta do meu aquário depois de 6 meses a funcionar!

 

Depois de alguns dissabores com os guppys, em que não consegui estabilizar a população, optei por acrescentar um cardume de rasboras :thumbup3: à companhia das corydoras e da Kribensis (procuro rapaz de boas familias que queira juntar-se a ela :music_singguitar: )

 

Aqui fica o setup do aquario:

 

Nome: "Kribensis lounge"

Aquario: 60x30x30

Filtro: Aquaclear 50

Luz: PLL 36W

Termostato 50W

Parâmetros: pH +-7,5; amónia 0; nitratos 0

 

Flora: Anúbias, valisnerias, cryptocorines wendti brown, echinodorus tennelus e bacopa caroliniana (grande escolha banana rock )

A tennelus não foi fácil, mas agora está a espalhar-se pelo aquário todo!

 

Fauna: 11 rasboras (8 arlequin + 3 espei), 3 corydoras, 1 kribensis e 1 neritina (desde que o meti no aqua ainda não o vi :eusathink: )

 

as fotos:

 

tudo começou assim:

DSC04596.jpg

 

 

depois... o upgrade da iluminação

DSC04681-1.jpg

 

Agora! (as valisnerias levaram um desbaste daí estarem baixinhas chainsaw )

aquario29Agosto2011003.jpg

 

aquario29Agosto2011015.jpg

 

 

A "menina" Kribensis...

aquario29Agosto2011026.jpg

 

Peço desculpa por me alongar, mas espero que gostem!

continuo a aceitar elogios, €€, etc... ok, ok.... criticas e sugestões também!

 

abraços,

Editado por NunoSaraiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.