Vidro Laminado


jcas

Recommended Posts

Boa tarde.

 

É possível cortar manualmente vidro laminado? Tenho uma quantidade enorme disponível... É que nem sei o que fazer com ele :)

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível cortar manualmente vidro laminado?

Olá Carlos, sim, é possível. Não é fácil, mas possivel.

 

Primeiro, o que é um vidro laminado:

"O conjunto de duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação-onde são unidas por uma película plástica ou acrílica-passa a ser chamado de vidro laminado"

Fonte: http://www.vidrolaminado.net/

Video do processo de fabrico

 

Agora como se corta:

Com um cortador de ponta de diamante, passas primeiro petróleo no vidro e depois cortas um dos lados, viras o vidro ao contrário e com a ponta de trás do cortador, dás uma pancadas devagar e fazes um pouco de força para cima. Depois de cortado tens de fazer o mesmo do outro lado do vidro, com o cuidado do corte ser exactamente no mesmo sitio do outro vidro.

 

Atenção, não faças muita força a tentar cortar o segundo vidro, pois ao fazeres o corte e a fazer a força podes estragar as arestas do outro vidro.

 

Depois de ter cortado os dois vidros, tens de queimar a película, penso que usei petróleo, colocas um fio de petróleo e acendes, depois vais abanando o vidro para cima e para baixo devagar parar queimar. Se não funcionar com petróleo, tenta álcool (desculpa mas não me lembro o que usei).

 

Para limar as arestas usas uma pedra de afiar facas e água ao mesmo tempo, ou então uma lixa com água.

 

Como tens muito vidro, podes brincar à vontade, mas com cuidado :)

 

Boa aventura.

 

Espero ter ajudado.

 

Um abraço,

VC

 

Ps: O cortador que falei:

cortadorcv11ve3.jpg

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Obrigado pelas vossas respostas. A necessidade de ser eu a fazer o trabalho passa por não ter forma de transportar as placas de vidro.

 

Vou aventurar-me, tenho ai ums 20 metros quadrados para treinar...

 

Se tiver oportunidade tiro umas fotos.

 

Cumprimentos,

 

Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aventurar-me, tenho ai ums 20 metros quadrados para treinar...

Tens ai muita vidro... podes fazer uma Room Fish :D

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Comprei um no AKI por 7€. Acho que não é grande coisa mas dá para brincar.

 

Já comecei a treinar num pedaço pequeno. E Consegui cortar com razoável precisão. Usei álcool em gel para derreter a película que une os dois vidros, o petróleo que comprei deve ser foleiro porque simplesmente não arde.

 

Encontrei dois problemas. O primeiro corte é difícil de fazer naquela parte em que tenho que rachar o vidro com a “pancadinha de amor”, 8mm de vidro laminado é bem mais duro do que parece. Depois é difícil atinar com o sitio exato onde fazer o corte do outro lado.

 

Estou a pensar cortar em peças que me permitam o transporte e pedir a uma vidraria que faça os cortes restantes e me afine as arestas.

 

Com calma isto vai lá…

 

Desde já obrigado, sem vocês não teria arriscado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de dar uma margem de 2mm para o diamante do cortador (centro do cortador).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais