Camarões e Fertilizantes


bpalhares

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquario plantado com cerca de 100 litros onde tenho os meus camarões (para já, apenas red cherry).

 

Comprei Seachem Flourish para fertilizar mas ao ler a composição vi que continha Cobre.... alguém já testou para ver se é seguro para os camarões? É que não me apetecia nada tar a envenená-los....

 

 

 

Cumprimentos

Bruno Palhares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tudo depende obviamente das quantidades/concentração, o que, no caso do cobre, é muito baixa no Flourish.

Eu tenho um aquário com 128 litros brutos. Descontando substrato, pedras, etc. e para efeitos de fertilização eu faço as contas para 100 litros, tal como é o caso do teu aquário. A recomendação da Seachem é "5ml por 250l, uma ou duas vezes por semana" (Meu link), o que dá nas nossas contas 2ml uma ou duas vezes por semana. Creio ter lido em tempos no site da Seachem uma FAQ que abordava a questão dos camarões mas não a encontro, só se se tratava de outro produto que não o Flourish... De qualquer das formas, era uma resposta típica: "se for cumprida a dosagem recomendada então está tudo na boa!"

Eu uso os tais 2ml apenas uma vez por semana, uma vez que não tenho plantas muito exigentes. Ah, e tenho uma vasta e prolífera comunidade de red cherrys, contentes da vida! No entanto, acho que mesmo que eu subisse a dose, mesmo um pouco além dos 2ml duas vezes por semana, eles não se iriam ressentir, uma vez que neste produto a percentagem de cobre é mesmo mínima (0.0001%) e esta é uma espécie bem resistente.

Agora se estamos a falar de camarões mais "finórios", aí a história já poderá ser outra e eu não quero estar a mandar palpites sobre algo de que não tenho experiência. Nesse caso só mesmo alguém que faça criação de espécies selecionadas é que poderá ajudar na questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com red cherrys desde que tenhas alguns cuidados na aplicação (que são basicamente a aplicação correcta) não terás problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais