"Big Dream"


Arlindo

Recommended Posts

gallery_17545_2718_816147.jpg

 

"Big Dream"- Aquario 120x40(l)x50(a).

- 240 Litros brutos.

- +/- 200 Litros sem IVA

 

Substrato:

 

- AKadama

- Areia

- Aquabasis da JBL - substrato fértil

- Sticks da ""Tetra" (não tenho certeza)

 

Hardscape:

 

- Xistos

- Raizes/troncos Red Moor Wood

- Raizes/troncos Mangrove

 

 

Iluminação:

 

- T5 4x54 Watts; só 2 estão ligadas

 

 

Filtragem:

 

- Filtro exterior Eheim Classic – 2217

- Filtro interior para aquários até 40 litros (não recordo a marca mas, é daqueles que servem para oxigenar a água, pelo menos para mim essa é a função que quero).

 

 

Aquecimento:

 

- HYDOR Aquecedor Externo ETH 300 Watts

- Temperatura da agua - 23 graus

 

 

CO2

 

- Botija de 2 Kg (manómetros com valvula solonoide)

 

- Difusor de Vidro

 

 

Flora:

 

- Anubias petite

- Bolbitis heudelotii

- Microsorum pteropus 'Narrow'

- Microsorum pteropus 'Windeløv'

- Valisneria nana

- Vallisneria americana ''mini twister''

- Rotalia rotundifolia

- Hemianthus Micranthemoides

- Fissidens fontanus

... e outras que não me lembro o nome e algumas que no futuro vou pedir ajuda a identificar...

 

 

Fauna:

 

- Otocinclus

- Corydoras Pygmeus

- Red Cherry

- Crystal Red

- Caracóis

 

Apresentação do "Big Dream"

 

O nome deste aquário surgiu de uma necessidade e por ser de facto um grande sonho. Passo a explicar:

Por um lado porque, tenho num outro aquário (80x30x40)com uma sobre-população de CRS e por outro lado, essa mesma condição fez com que fosse necessário arranjar mais espaço para os bichos.

 

Sabe quem sabe...que isto é da aquariofilia é como um vírus e que,depois de uma espécie vem outra e a necessidade de outro aquário e...às páginas tantas a nossa casa poderia virar o "Aquário Vasco da Gama". Pderia mas, na maior parte das vezes não vira. Não que não fosse nossa vontade mas, por causa das MARIASSSSS...

 

Pois bem, o recém baptizado aquário já o tinha conseguido "emgrupir" há uns dois anos atrás, agora consegui "livra-me da peixarada" e avançar para este maior desafio. Ah, também já consegui convencer...a Maria, que vou desctivar um aqua de 40 cm, ou melhor que vou fazer um update, i.e., para um de 60 cm que já cá canta e só falta é tempo...

 

Voltando à epopeia; como referi este aquário estava com fauna e flora e desde o início do ano passado que eu dizia "tenho que por mãos à obra" mas, avizinhava tremendo trabalho que a vontade não era muita.

 

No final do ano passado comecei a esvaziá-lo aos poucos dos peixes e plantas. Em Janeiro deste ano, ficava a faltar o pior...tirar água, substrato, pedras e troncos. Demorei cerca de 12 horas, entre isso e lavar e lavar a akadama. Como parecia a Sra. da roupa branca decidi que areia já não ia levar porque, através de anterior experiência sabia que teria também outro calvário...

 

Ciclei mais rápido com a ajuda do "Dennitrol", para quem não sabe tem bactérias e ajundam no ciclo do azoto e fui fazendo algumas mudas de água. Quase sempre diárias porque o pH estava na ordem dos 5, 5 e picos.

 

Até ao momento tive uma baixa - Red Cherry - e penso que foi porque decidi introduzir areia. Não, não ele não morreu enterrado... Eu é que quando introduzi a bicharada no aquário, verifiquei que a comida caía por entre a akadama.

 

Então, pensei a granumeletria da akadama se fosse menor isto não acontecia e como sabia que com a areia não iria ter esse problema aqui vai de pensar em introduzi-la.... Pensei, estúp...não quisestes ter mais trabalho e agora é a dobrar.

 

Lembrei-me que até não deveria ser tão difícil, além de ter de lavar desgraçadamente a areia, tinha lido algures aqui no fórum como colocar areia num aquário já montado - através dum tubo. E lá foi eu à loja de ferragens e comprei o dito cujo, com um diâmetro de 5 cm e com o comprimento necessário. Tá feito. Na...

 

Primeiro, tirar a akadama do lugar para onde iria a areia, segurar esse espaço com pedras e placas de xisto e depois, enfiar a areia no tubo... e tá feito. Não, acabei por achar que podia dar granel e idiotamente tive uma ideia, deveras trabalhosa mas eficaz... Pensei, se abri a mão com areia no aqua ela vai desaparecer. Então, lembrei-me de uma forma de colocar a mesma dentro do aqua sem ela desaparecer e/ou misturar-se com a akadama. Não, não a congelei...

 

Coloquei a areia dentro de uma garrafa de plástico de 33 cl (pode ser maior mas eu não tinha e estava desesperado), fechei a tampa um pouquito e voilá (não coloquei a areia nem às pitadas, com os dedinhos nem com uma colher de chá. é so para que se saiba!)

 

E retomando o tal óbito, acho que na altura que puxava tronco para ali, tronco para lá(para colocar a areia), devo ter dado uma traulitada no Red que acabou por cair redondinho.

 

Desculpem o testamento e a forma como escrevi mas, quem me conhece, sabe que eu gosto de alguma bricadeira com as palavras.

 

Deixo, para já mais umas fotos do aquário. Da bicharada colocarei mais tarde.

 

gallery_17545_2718_1558518.jpg

 

gallery_17545_2718_566387.jpg

 

gallery_17545_2718_1484600.jpg

 

 

Cumprimentos. :doofywave:

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostei muito do teu aquário,está muito bom,simples

mas muito agradável,e tbm foi muito agradável,e divertido

ler todo o teu poste,ainda ri um bocado,boa sorte,e força

com mais fotos,gostei muito.

Conp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo ao menos chamaste as autoridades competentes para averiguar e passar a certidão de óbito do red cherry??????? Ainda vais ter problemas com isso :P

 

 

Está fixe o aquário, precisa de tempo para as plantas arrebitarem e fotosssss de mariscooooooo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alváro pelas tuas palavras. Também eu adoro quando leio algo que me faz rir, seja pela piada, pela ironia, crítica,etc.

E por falar nestas coisas, Hugo, ontem levas-te comigo com a história de mandares pedradas aos camarões e dos empurrares da falésia...

Não chamei o 112 para declarar o óbito porque, nestes casos chamam a bófia e eu ia dentro. Mesmo assim, ando com os tipos do CSI à perna mas, estou à vontade porque limpei as impressões digitais e escondi o corpo dentro de um vaso que tenho com salsa...

Fotos dos gajos, talvez na 6a.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Arlindo.

Antes mais, deixa que te diga o penso sobre o teu projecto. INVEJAaaaa..loool

Tenho aqui em casa, 1 aqua de 150 lt e outro de 215, parados pq não «posso/tenho» sitio para o montar...não combina com a mobilia!!!! Se me faço entender...mas com calma e muitas rosas...a coisa vai lá.

 

1 pergunta tecnica: que quantidade de substracto tens na parte de trás do aqua? Da-me a ideia que tens mais que 5 cm. Estou certo? é tudo JBl, akadama, como é que fizeste isso? E já agora, porque? Uma vez que não tens assim tanta plantas! Pelo menos é essa a minha impressão.

 

Um Abraço

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"…Tenho aqui em casa, 1 aqua de 150 lt e outro de 215, parados pq não «posso/tenho» sitio para o montar...não combina com a mobilia!!!! Se me faço entender...mas com calma e muitas rosas...a coisa vai lá. "

 

- Bruno, costumo de dizer que tudo na vida é negociável, menos a morte. Por isso é, agradar, conversar e...convencer! -

 

"…1 pergunta tecnica: que quantidade de substracto tens na parte de trás do aqua? Da-me a ideia que tens mais que 5 cm. Estou certo? é tudo JBl, akadama, como é que fizeste isso? E já agora, porque? Uma vez que não tens assim tanta plantas! Pelo menos é essa a minha impressão."

 

- Bem, respondendo a esta última questão:

Já há muitos anos que tenho aquários e plantados (ou pretensos a o serem desde a minha inscrição no fórum). Em relação à altura, da parte de atrás junto ao vidro tem 12 e na parte central 15 cm. Esta altura deveu-se ao facto de eu querer dar relevo/profundidade mas, quanto mais substrato em altura melhor consegues agarrar as plantas. No total, antes de introduzir a areia, coloquei 2 sacos de akadama (cada um tem 15 ou 18 lt) e penso que 5 de substrato fértil da JBL, areia não faço ideia pq tinha um saco de 25 kg de anteriores montagens.

Agora respondendo à tua questão principal - pq teres tanta coisa quando tens poucas plantas? Porque, se é a meu ver, fundamental num plantado, noutros não deixa de ser necessário se usares ou, pensares usar plantas de caule.

No caso de um aquário com invertebrados, se as espécies forem sensíveis o seu uso evita ou minora o uso de fertilizante liquído, que é essa a minha intenção. E este método já me permitiu ter certas plantas em aquários com camarões (se bem com algumas carências visíveis).

Por outro lado, ainda estás a ver o aqua no princípio. As plantas estão em fase de adaptação e umas vão sair, outras vão ficar.

Não pretendo ter um plantado mas, gostava de ver se consigo manter algumas plantas de caule que gosto.

Espero ter respondido de forma elucidativa às tuas questões.

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...120x40x50 é sempre dificil ter imaginacao para preencher todos os espacos..e tu conseguis-te ;) "gosto" ainda asssim ai dentro ainda cade muita coisa,para encontrar um clima perfeito (tenta esconder mais as tubagens)

 

irei ver a evolucao disto !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Menano,

Uma das razões do nome deste aquário também provêm das dimensões do mesmo.

As tubagens e outras peças indespensáveis em qualquer aquário, são sempre um calcanhar de Aquíles. Já na montagem anterior deste aqua, utilizei um aquecimento externo, quer para não ficar visível, que para ter mais espaço. Os outros acessórios/ equipamentos tenho tentado camuflar com a vegetação mas, isso só é possível quando as plantas assumem o altura máxima do aquário, momento em que as tenho de podar...

Outro aspecto, eu não não me vou dar ao trabalho de as eliminar com o Photoshop, só para ficar melhor para a fotografia... ;)

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo não precisas de te dar ao trabalho de eliminar as tubagens e acessórios com o photoshop, basta para isso te dares ao trabalho de as retirares antes de ires tirar fotos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, a ver se percebi...basta eu retirar as pedras do teu aquário e as colocar à frente das tubagens e acessórios e cada vez que quiser tirar fotos peço-te e depois devolvo-as. Parece uma boa ideia mas, só tem um senão: elevam pH, kH etagem gH. Fica para outra montagem, se eu continuar a sismar com os Blue Tiger. ;)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que percebeste completamente, só não percebeste para levares os blue tiger juntamente com as pedras :D (modo brincar ligado).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que percebeste completamente, só não percebeste para levares os blue tiger juntamente com as pedras :D (modo brincar ligado).

 

 

Ahhhhhhhhhhhhh...parece que já estamos a falar de trocas... :)

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Peço desculpa mas, isto de tirar fotos a animais tão pequeninos que, "se movem", mais as luzes do aquário, mais a falta de jeito aqui do artista... é um stress. Tirei muitas e mais apelativas do que as que apresento mas, quando as vi no pc estavam desfocadas...

 

gallery_17545_2718_1233970.jpg

 

gallery_17545_2718_1013779.jpg

 

gallery_17545_2718_2819390.jpg

 

gallery_17545_2718_2307544.jpg

 

gallery_17545_2718_2520931.jpg

 

gallery_17545_2718_1199261.jpg

 

gallery_17545_2718_3485736.jpg

 

gallery_17545_2718_104064.jpg

 

gallery_17545_2718_200428.jpg

 

gallery_17545_2718_1084477.jpg

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Arlindo!! Parabéns!!

 

Da gosto ver o aquario, quando tiver cheio de Crs ainda mais :).

 

Abraço e força ai!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo na última fotografia colocaste o red cherry à chuva???? Olha que se ele se constipa ficas com um problema grave nas mãos.... não é conhecido caso semelhante em todo o mundo :D

 

Óptimo aquário, boas fotos e óptimos animais.... Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fábio,

 

Este é aquele aquário que eu te tinha falado. Em princípio, este aquário vai ficar com Crystal Red de grades mais baixas. No aquário de 80 cm vou apurar grades; já tenho vários - grade s e poucos SS. Aqui vai uma foto do aquário do aquário de 80 cm, que já não é actualizado à muito tempo...

 

gallery_17545_2718_4093738.jpg

 

 

De momento estão apenas 11 CRS, no "Big Dream" e até mais ver ainda sem baixas. Estou mortinho por colocar lá mais mas, tenho ainda um pouco de receio porque ele ainda está "pouco maturo".

Espero conseguir colocar lá os babaulti sp. "Green"....

 

Até breve, Fábio e um abraço.

 

 

Hugo,

 

Pois é...tenho andado a fazer experiências com os camarões. Aquele Red que referes´estava na máquina do elefante azul. Então, os bichos também tomam banho!!!

 

Os Crystal que tu podes ver na foto acima estão a comer. É uma comida que fiz da receita de um tipo (... HRS ...) que, quando se deita na água e ela atinge o fundo parece uma bomba, lançando raios gama por todo o lado, como pode se ver nos vidros... ;)

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Arlindo. :P

 

Não posso deixar de comentar este teu novo projecto... se bem... como tu sabes, nunca venho para estas zonas do forum.

E depois... camarões... gosto deles... mas é no prato. :P

 

Fizes-te bem em ter tirado a akadama da frente do aquário, trocando-a por areia.

o Aquário ganha logo um outro impacto visual...Ficas com um layout mais “claro” e podes agora espalhar uma pequenas pedras, dando mais detalhe e pormenor na frente do aquário e podes ainda, atar uns fissidens ou qualquer outro musgo.

 

Na zona central, podes apostar na colocação de umas Cryptos, para esconder um pouco a base dos troncos.

Nas laterais(e traseira)… se a tua ideia é teres um aquário de fácil manutenção, pouca luz e co2(e fertilizações), então acho que a mellhor solução seria apostares em mais valisnerias nanas(ou tiger) ou por ex… umas Cryptocoryne crispatula balansae.

 

A colocação de rotalas ou Hemianthus, requer sempre mais cuidados, constantes podas… e mais nutrientes. Caso contrário, estas duas plantas entram em modo de “sobrevivência” e são facilmente atacadas por algas.

 

De resto… excelente… grande banheira para os camarões pastar.

Boa Sorte e que corra tudo como idealizas-te.

 

Abraço. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do aquário mas reparei que não tens nada a proteger a entrada do filtro, não tens pequenos camarões dentro do filtro quando o limpas?

 

Boa sorte e vai continuando a actualizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Johnyyyyyyyyy,

 

O aquário ainda está início...não tive tempo de ir às compras.... mas, concordo com as tuas sugestões e para as concretizar já sabes onde as vou buscar???? Ehehehehe, pois é companheiro... :transport027:

 

Em relação às plantas de crescimento rápido que tenho, já tinha referido no início deste post que, tal como tu também referis-te, talvez só consiga mantê-las em "modo de sobrevivência"(ou não...vamos ver...). Até agora, principalmente a rotala está linda...

 

Foi através delas que nós nos conhecemos aqui no fórum e, apesar de nunca ter chegado ao teu nível, nos plantados, é mais forte do que eu. Por isso, é que tenciono tê-las e introduzir outras.

 

Aproveito para te agradecer a tua prontidão em me teres emprestado, hoje, uma calha de iluminação, depois de saberes que a minha deu o berro ontem. :thumbup3:

 

 

RACCAR,

 

Este aquário é mesmo muito recente, fêmeas ovadas tenho 2. Uma que introduzi assim e outra que, penso ter "engravidado" em menos de uma semana. Vamos ver se aguentam ainda um "balanço de parâmetros da água".

 

Quanto ao facto de serem sugados quando nascessem, claro que pensei nisso. Não se consegue ver mas, em vez de colocar uma esponja ou uma meia de vidro, dentro da rede de filtro (boca) tenho uma malha em inox.

 

Gostaria de ter colocado um passo a passo, quer da montagem do aquário, quer desta malha que, nada mais é do que um "recorte" da malha de um passador/ coador(dos grandes)da loja do Chinês.

 

Aqui fica uma foto depois de cortada a malha. Custou € 0.75 e poderá ser uma alternativa às que se vendem no e-bay (claro que são próprias e têm um acabamento diferente).

]gallery_17545_2718_2196961.jpg

 

Cpts.

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo, não leves a mal mas acho-a muito grande... acho que os mais pequenos podem passar pelos buracos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo, não leves a mal mas acho-a muito grande... acho que os mais pequenos podem passar pelos buracos.

 

Viva Paulo,

 

Esta rede foi testada e re-testada inúmeras vezes.

 

Coloquei uma fila de CRS (que durante uma semana não comeram) e uma ervilha espetada dentro da malha. Pareciam cães a babar por um bife. :angelic008:

 

Resultado: Nenhum deles conseguiu passar pela malha. - Malha patenteada (Made in Portugal). banana rock

 

Agora fora de brincadeira, penso que não passarão...vamos ver...

 

Espero que os teus CRS bébés estejam 5 estrelas!

 

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, I rest my case :D

 

Quanto à minha prole, vai bem. A contagem de hoje totalizou oito crias :)

 

AB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Jorge,

De facto, o aquário ainda está um pouco despido e ainda tenciono acrescentar mais coisas, nomeadamente, musgo.

De qualquer forma, ou gastas uma 'pipa' de massa no início e ficas com o aquário cheio de plantas ou, vais colocando aos poucos.

No meu caso, em termos de fauna e flora veio tudo de aquários que já tinha, com a excepção das Corys e de uma ou outra planta. Em breve colocarei mais plantas.

Acrescentei mais 3 CRS e irei colocar gradualmente mais, à medida que o aquário vá maturando.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais