Meu 1º aquario 90L


Antero Pereira

Recommended Posts

Boas a todos os aquariofilistas.

 

Iniciei-me nos aquas a cerca de +- um mes e tenho o aquario a trabalhar a uma semana ficam algumas fotos do material que possuo:

 

aquario 80*40*30

 

IMG_0018.jpg

 

iluminaçao eu alterei a calha que tinha uma lamp de 18w 10000k e meti uma lamp t8 25w 10000k e duas t4 22w 6500k

 

termostato 75w

 

IMG_0023.jpg

 

bomba de ar 3w 1.8L/min

 

IMG_0022.jpg

 

filtro penn-plax cascada 400

 

IMG_0020.jpg

 

montagem:

 

aqua mais substrato

 

IMG_0009.jpg

 

substrato espalhado

 

IMG_0012.jpg

 

areao fervido pronto a culucar

 

IMG_0014.jpg

 

IMG_0016.jpg

 

IMG_0017.jpg

 

enchendo

 

so foram 14 com agua da torneira

 

IMG_0026.jpg

 

IMG_0028.jpg

 

colucando uma raiz e umas plantas

 

IMG_0029.jpg

 

IMG_0031.jpg

 

IMG_0032.jpg

 

a filtrar...............

 

1ºdia agua turva

IMG_0033.jpg

 

2ºdia

 

IMG_0037.jpg

 

4ºdia agua ja mais clarinha

 

IMG_0040.jpg

 

gostava da vossa opiniao sobre o que deva mudar/alterar

começou a aparecer umas manchas brancas tipo algudao nas pontas da raiz o que sera?

 

 

desde ja muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tá engraçado;) força com o resto...

Só um reparo, aquilo são conchas ou búzios? Não sei que fauna pretendes, mas atenção que te faz subir o ph...

Boa sorte com o resto

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antero,

 

partilho da mesma opinião, tira as conchas e búzios, para além de não fazerem parte de um ambiente doce, vão subir imenso o PH, costumamos usar esse método para fornecer cálcio às conchas das Ampulárias.

A raiz é muito, mas mesmo muito bonita.

Quanto às plantas; as Valisnérias vão crescer na vertical compondo o fundo, enquanto que as Anúbias anãs pouco mais crescem, assim devias ter algumas plantas médias e de crescimento rápido, podes prender algum musgo e Fetos de Java na raiz, e nas pedras mais à direita, não te esqueças que estas plantas, excepto as Valisnérias, não devem ter os rizomas enterrados.

Depois diz-nos que fauna pensas ter.

 

Boa continuação

Luísa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo o vosso conselho retirei as conchas e os buzios fica aqui a foto

 

IMG_0041.jpg

 

Tenho a agua do aqua com ph 7 e 25ºC estaveis. é possivel fazer o ciclo sem peixes e aditivos?

 

alguem me sabe dizer o que é as manchas brancas tipo algudao nas extremidades da raiz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo o vosso conselho retirei as conchas e os buzios fica aqui a foto

 

IMG_0041.jpg

 

Tenho a agua do aqua com ph 7 e 25ºC estaveis. é possivel fazer o ciclo sem peixes e aditivos?

 

alguem me sabe dizer o que é as manchas brancas tipo algudao nas extremidades da raiz?

 

Parabéns, tá engraçado o aquário, tá com um ar mais natural... ;)

O ciclo deves fazer sem peixes, há marcas com bactérias depuradoras em frasco, podes adquirir, ajuda a acelerar o ciclo... (ex:sera nitrivec;...)

Quanto ás manchas brancas nos troncos não te posso ajudar muito, penso que seja uma espécie de alga, mas tenta aspirar isso com o cifão, e pode ser que acabem por desaparecer...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse algodão branco mo tronco é normal que apareça.

 

Não é prejudicial e vai acabar por desaparecer.

 

Enche o aquário até ao topo, assim da maneira como o tens vais começar, a ficar com manchas de calcário no limite da coluna de água.

 

 

Continuação de um bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso branco no tronco é um fungo, podes sempre colocar uma neritina (não precisas esperar pelo ciclo) que te acaba já com isso, ou esperar que... cresca mais um bocado e pode ser que acabe por desaparecer com o tempo.

 

Eu tive o meu tronco todo coberto com isso e combati com uma neritina que duplicou o tamanho à conta disso.

 

O aquário está fixe!! :)

Carlos Gouveia

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero fazer um aqua comunitario com limpa fundos, limpa-vidros e uma especie de cardume. É possivel esta combinaçao?

 

O que me aconselham?

 

A iluminaçao é a adequada?

 

abraco

Editado por Antero Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejamos uma coisa.

 

Limpa fundos não existe!!!

 

Limpa vidros só conheço o ajax e outros ehehehehe

 

Peixe cardume também me é desconhecido!!!!

 

Agora a sério, o que disse-te faz algum sentido pois estás a pensar na "equipa de manutenção do aquário".

 

Podes fazer o seguinte:

 

Limpa fundos, pesquisa por coridoras

Limpa vidros, pesquisa por ottos e caes e caridina japonicas(camarões)

 

Peixes de cardume pesquisa por neosn, nariz de bêbado, etc....

 

Tenta encontrar um equilíbrio ente parâmetros de agua e boas sorte com o projecto.

 

Atenção também as quantidades de cada espécie a ter num aquário, por exemplo, as coridoras convém estar no aquário 4 ou mais da mesma espécie.

 

Normalmente os peixes de "cardume, limpa fundos e ottos", coabitam entre o meio do aquário e o fundo, podes também pensar numa espécie que ande entre o meio e o topo do aquário.(Coluna de Água)

 

Desculpa não te responder com o tipo de espécies dos peixes, nem te dar nada em concreto, mas assim ao pesquisares, vais ganhando conhecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas preciso de ajuda.

 

As plantas estao a ficar acastanhadas e algumas folhas a desfazer-se, alem disso estao aparecer uns caracois minusculos.

Posso curtar as pontas das folhas?

Os caracois sao para remover?

Sera da iluminaçao?

 

agradecia ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses caracóis devem ter vindo com as plantas de certeza que vão virar praga, se encontrares pontos brancos nos vidros serão os ovos, na minha opinião e eu sou suspeito porque não gosto de caracóis nos aquários são para retirar, mas uma foto poderia ajudar a identificar a espécie de caracol.

 

Quanto ás plantas, está a acontecer em todas as plantas ou numa em especial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz tudo parte do ecossistema, pode ajudar ate no equilibrio do aqua.

se virar praga vais tirando uns à mão. :)

 

os ovos costumam estar envolto de uma massa gelatinosa transparente com uns pontos brancos, tenta reparar entre as folhas, cantos do aqua e vai retirando isso.

 

podes tb usar a formula da alface. :D

 

evita os quimicos, eu pessoalmente nao uso.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses caracóis devem ter vindo com as plantas de certeza que vão virar praga, se encontrares pontos brancos nos vidros serão os ovos, na minha opinião e eu sou suspeito porque não gosto de caracóis nos aquários são para retirar, mas uma foto poderia ajudar a identificar a espécie de caracol.

 

Quanto ás plantas, está a acontecer em todas as plantas ou numa em especial?

 

 

Eles sao tipo buzio ainda estao muito pequenos ja retirei alguns mas de dia para dia aparecem mais e nos vidros tenho muitos pontinhos brancos.

As plantas estao quase todas com as pontas das folhas castanhas sera da quantidade de luz?

O ciclo ainda nao ta feito pode-se fazer tpa´s?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha opiniao, para quem tem apenas um mes de experiencia esta bastante positivo :thumbup3:

Se fosse ati usava um areao nao tao grosso, podias experimentar por exemplo areia vulcanica.

 

Abraço e continua que vais bem haha

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tem ser vivos um botia palhaço e dois limpa vidros amanha meto fotos

quanto as plantas falei com o sr da loja e ele diz que é normal as plantas nos primeiros tempos perderem algumas folhas

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.