Cianobacterias


Salvador C. Abreu

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho uma invasão de cianobacterias no aquário de 36 Ltrs. Já arranjei a receita da eritromicina. Já fui a 4 farmacias e nada de eritromicina, nem os fornecedores das farmacias têm... A Médica que me arranjou a receita disse que os antibioticos "Claritromicina" e "Azitromicina" têm o mesmo espectro e em principio matam as mesmas bacterias que a Eritromicina. Já alguém utilizou outros antibioticos para combater as cianobacterias?? Está me a invadir o aquário... enquanto não arranjo o antibiotico apaguei a iluminação mas tenho medo que as plantas de ressintam com a falta de luz.

 

Ficam as imagens

 

dscf2337y.jpg

 

dscf2333r.jpg

 

dscf2328d.jpg

 

Preciso de uma ajudinha, sff

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na farmacia... compras o medicamento.

 

E.S.E. 500 - Comprimidos de 500 mg de Eritromicina.

 

E.S.E. 1000 - Saquetas em pó com 1000 mg de Eritromicina

 

Qualquer farmacia vende isto (mediante receita médica).

 

A dosagem recomendada... 500 mg de Eritromicina por dia, para aquário de 200 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na farmacia... compras o medicamento.

 

E.S.E. 500 - Comprimidos de 500 mg de Eritromicina.

 

E.S.E. 1000 - Saquetas em pó com 1000 mg de Eritromicina

 

Qualquer farmacia vende isto (mediante receita médica).

 

A dosagem recomendada... 500 mg de Eritromicina por dia, para aquário de 200 litros.

 

Boa tarde,

 

Foi exactamente por esse produto que procurei e nada, nem no fornecedor. Ela disse me que só se fosse numa farmacia com pouco movimento e com um stock antigo... Não há outro que dê??

 

Cumpriemntos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade são antibióticos muito raramente prescritos hoje em dia porque tem mais efeitos laterais e é necessário tomá-los de 6/6 h! Existe eritromicina em solução cutanea a 2% (20 mg/ml = CLINAC) ou 4% ( 40 mg/ml = ERYFLUID). Ambos vem em frascos de 100 ml. Não sei se contem outros excipientes que possam ser tóxicos para os peixes.

 

A claritromicina e a azitromicina existem em várias apresentações mas não faço ideia da dose a aplicar por L de aquário. O espectro de acção não é bem o mesmo (é mais alargado pelo que poderão matar mais bactérias "boas" do filtro)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Desde já obrigado pela ajuda, já encontrei Eritromicina em saquetas! Vou fazer a aplicação apartir de amanha! Vamos ver no que dá!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

 

Desde já obrigado pela ajuda, já encontrei Eritromicina em saquetas! Vou fazer a aplicação apartir de amanha! Vamos ver no que dá!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

 

ESE 500 já não se fabrica. Se encontrarem digam qq coisa.

 

ESE 1000 são saquestas com sabores, banana e laranja. Qual é que usaste?

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESE 500 já não se fabrica. Se encontrarem digam qq coisa.

 

ESE 1000 são saquestas com sabores, banana e laranja. Qual é que usaste?

 

Cumprimentos,

 

Nuno

 

Bom dia,

 

Usei o ESE 1000 de laranja, resolveu o problema, fiz em 4 aplicação de 90 mg/dia.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Usei o ESE 1000 de laranja, resolveu o problema, fiz em 4 aplicação de 90 mg/dia.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

 

LOOOOOOOL

 

Os discus :shocked028: devem ter ficado com um gosto especial na boca. Que raio não sabia que na Amazónia havia laranjais....

 

Tive sempre medo de usar os com sabores e por isso fiz o tratamento com a ausência de luz.

 

Sempre bom saber.

 

Cumptos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOOOOOL

 

Os discus :shocked028: devem ter ficado com um gosto especial na boca. Que raio não sabia que na Amazónia havia laranjais....

 

Tive sempre medo de usar os com sabores e por isso fiz o tratamento com a ausência de luz.

 

Sempre bom saber.

 

Cumptos,

 

Nuno

 

Boa noite,

 

Tive 2 mortes no dia a seguir ao ultimo tratamento mas penso que não tenha sido do antibiótico mas sim da falta de bactérias no filtro ou de tantas trocas de água consecutivas.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boas querendo aproveitar este topico,

 

Penso ter cianobacterias no aquario, tenho uma recente montagem cerca de 25 dias mais ou menos, começou a agua a ficar acastanhada e turva, as plantas com tipo algas e um tronco com tipo uma alga espessa, ontem esvaziei o aquario deixando cerca de 1 dedo de agua e lavei tronco pedras e tudo, aspirei areao, lavei o tronco com maquina de pressão, as plantas que tinham cerca de uma semana (podas), enraizaram bem, tive de as remover e passalas todas por agua consegui lavalas por completo, e coloquei um liquido anti algas, hoje de manha fui ver ja o tronco estava outra vez coberto do mesmo o que for que seja cresceu e bem em menos de 12h, fui a farmacia e comprei eritrimicina 1000, e coloquei uma saqueta inteira no aquario de 50lts, pois nao sabia a quantidade que devia por!

E apaguei a luz,

 

O que faço agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dosagem recomendada é de 500 mg de Eritromicina por dia, para aquário de 200 litros....

 

Eu se fosse a ti fazia uma boa TPA e depois começava a aplicação de principio com as contas todas como deve ser!

 

Eu fiz 4 aplicações de 90 mg/dia para um aquário de 36 litros.

 

Tu tens de fazer 125mg/dia para o teu aquário de 50 litros.

 

Faz a aplicação e vai retirando a algas com ajuda de uma pinça ou fluxo de água para ser mais eficaz.

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Estou com o mesmo problema de algas, onde posso encontrar o ESE 1000 de laranja a venda?? ja redirecionei a saida da agua do filtro para a zona afectada para ver se atenua o seu crescimento.

 

Mesmo após a dosagem do medicamento, se for falta de nitratos não voltam a desenvolver-se ??

 

Os red cherrys não comem isto??

 

 

Cumps

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Em princípio em qualquer farmácia compras isso, muitas vezes pedem é receita porque é um antibiótico! Mas explica para o que é e tenta que te vendam sem receita!

Não descobri qual foi a razão pela qual me apareceram, o que é certo é que depois do medicamento nunca mais voltaram!

Não sei se os Red's comem isso, não tinha na altura, só agora...

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto... lá está a usar antibióticos a torto e a direito. Depois quanto os tiverem que tomar e não fizerem efeito não se queixem...

 

Segundo um relatório das Organização Mundial de Saúde (tentei encontrar mas já não me lembro onde o vi), cerca de 30% das mortes causadas por gripes e semelhante no ano passado foi devido à ineficácia dos antibióticos pois as bactérias estão cada vez mais resistentes devido ao uso indescriminado. Querem mesmo continuar a usar antibióticos para matar cianobactérias que se resolvem com um simples apagão (sem qualquer outra consequência) e uma boa fertilização com nitratos???

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gmmartin, ja tenho o antibiotico comigo, mas qual o tempo minimo do apagão? as outras plantas não se vao recentir sem luz ???

 

Assim que resolver isto vou ler calhamaços sobre fertilizações pois disso nada percebo!

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3-4 dias são mais que suficientes.

Faz uma TPA antes e depois e nada de espreitar no entretanto.

 

Apagão é mesmo às escuras...

 

As plantas se estiverem saudáveis não sofrem nada. Até crescem durante este período.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou seguir o teu conselho, se na quinta a noite não tiver tudo em ordem, avanço com o tratamento...

 

 

Obrigado!

 

Cumps

Andre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...