Estrela mar - Identificação


Desdemona

Recommended Posts

Boas!

 

Recentemente reparei que umas perninhas saiam das rochas vivas mas não liguei pensado que poderiam ser os firewarm. Contudo hoje verifiquei que aquilo são estrelas do mar, não sei como aquilo ali surgiu ou se surge naturalmente visto que o aquário é um ecosistema em miniatura, any way.... A estrela do mar é parecida com isto

 

http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=497+528+2126&pcatid=2126

 

tinha os 5 braços, aqueles 'picos' e era listada, branca e vermelha, infelizmente não lhe consegui tirar foto e pesquisando na net essa foi a mais parecida que encontrei. A minha pergunta é...já são tantos bracinhos a sairem das rochas que isto se torne uma praga, pode tornar-se praga? E, isto é reef safe?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

O Ofiúro é uma das espécies que vou querer ter no aquário de água salgada que estou a montar. São fantásticos.

E são ofiúros vermelhos (como na foto) ou pretos?

Caso esteja interessado(a) em vender-me dois ofiúros agradeço.

Drrr. Spinnister

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O Ofiúro é uma das espécies que vou querer ter no aquário de água salgada que estou a montar. São fantásticos.

E são ofiúros vermelhos (como na foto) ou pretos?

Caso esteja interessado(a) em vender-me dois ofiúros agradeço.

 

Comprar ofiúros? É verdade que algumas lojas vendem dos grandes, mas geralmente basta arranjar rv de boa qualidade para eles virem incluídos :thumbup3:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar ofiúros? É verdade que algumas lojas vendem dos grandes, mas geralmente basta arranjar rv de boa qualidade para eles virem incluídos :thumbup3:

 

Sim, a ideia é ter daqueles ofiúros grandes e bastante activos. Aliás, um aquário de ofiúros é algo que me atrai bastante pois sempre achei estes equinodermes absolutamente fantásticos. Gostos. Eis um bom exemplo de uma espécie de ofiúro que considero extraordinária (e irresistível):

 

Drrr. Spinnister

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a ideia é ter daqueles ofiúros grandes e bastante activos. Aliás, um aquário de ofiúros é algo que me atrai bastante pois sempre achei estes equinodermes absolutamente fantásticos. Gostos. Eis um bom exemplo de uma espécie de ofiúro que considero extraordinária (e irresistível):

 

 

Olá DrrrSpinnister

 

Tens que pensar que não basta só gostar e ter alguns seres nos nossos sistemas.

Tens que pensar se o teu sistema está estabilizado (1 ano ou mais)e quais os requesitos dos espécimes.

No caso,quero dizer-te que è um ofiuro bastante sensível e nem todos os peixes são compatíveis com ele.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DrrrSpinnister

 

Tens que pensar que não basta só gostar e ter alguns seres nos nossos sistemas.

Tens que pensar se o teu sistema está estabilizado (1 ano ou mais)e quais os requesitos dos espécimes.

No caso,quero dizer-te que è um ofiuro bastante sensível e nem todos os peixes são compatíveis com ele.

Um abraço

 

Cjorgene

 

Óbviamente que as coisas não são para serem feitas 'às cegas'. Não é por acaso que não me é possível incluir uma determinada espécie de peixe-balão no primeiro dos 'sistemas' de água salgada, em fase de planeamento.

Editado por DrrrSpinnister

Drrr. Spinnister

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Esse do video está excelente, tenho parecido.

 

As estrelas do mar ofiuroides são essencialmente animais detritivoros e tal como disseram vivem em rocha viva, pelo que ver ofiuroides no aquário será um evento algo raro, e há muitas variantes e cores. Confesso que a primeira vez que vi um ofiuroide, senti um pouco de repulsa por bicho tão estranho, mas aprendi a gostar bastante, precisamente pela sua forma de andar muito estranha, natureza pacata e timida e elasticidade serpenteante além do aspecto. Depois é interessante, não sabemos que os temos e de repente vemos aquele bicho estranhissimo a circular...

 

A maioria das espécies são pacificas. E, o problema pode ser é o inverso. A mim a unica coisa que me aconteceu foi um ofiuroide ir para a zona da areia e foi atacado por nassarios que lhe comeram toda a zona central, foi uma imagem horrivel, gore, isto porque o ofiuro mesmo morto mexe as pernas. horrivel! Não sei o porque daquele acontecimento e porque os nassarios tão pacatos fizeram tal barbaridade, poderia ter algum ferimento... não sei.

 

Aqui um ofiuroide grandalhão no meu aqua:

28set11ofiuroide.jpg

 

Para os manter penso que é importante ter rocha viva com buracos e companheiros que não lhes façam mal!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais