(Projecto) Climatização de sala


Rui Granja

Recommended Posts

Amigos,

 

Estou a começar a arranjar um espaço para os aquários e queria climatizar a sala, a nível de temperatura e humidade.

 

De electrónica percebo muito muito pouco e não sei onde possa comprar um controlador razoável que me permitisse regular estes parâmetros.

 

Estava a pensar num controlador do tipo onde pudesse ligar um ou vários termoventiladores e um sistema de desumidificação. Isto é possível? Existe no mercado?

 

Agradeço desde já a vossa ajuda! :D

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José

 

Um Ar Condicionado penso que me ficaria mais caro... A zona no verão é muito quente até, eu só preciso de a aquecer no inverno e retirar humidade... Daí que estivesse a procura de algo mais "artesanal".

 

No fundo queria um controlador com medição integrada, com uma saída eléctrica para accionamento do aquecimento e outra saída para accionamento da desumidificação.

 

Se alguém me conseguir indicar onde o possa comprar agradecia ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José

 

Um Ar Condicionado penso que me ficaria mais caro... A zona no verão é muito quente até...

 

eu acho que o ar condicionado é a melhor opção dado que no verão é quente e provavelmente vais ter problemas para manter a temperatura baixa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor repensares o projecto num pequeno aspecto: retirar humidade?

 

Qualquer aparelho que uses para o efeito vai estar simplesmente a tirar água dos aquários; quem quer uma sala sem humidade simplesmente não coloca aí aquários. :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como pensei :P acho que a unica maneira para reduzir a humidade sera manter a sala a mesma temperatura que a agua (espero nao estar a dizer nenhuma asneira :x)

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Continuo a pensar que a melhor solução será o equipamento de ar condicionado. Aquecer a sala com uma bomba de calor sairá mais barato do que com um calorífero eléctrico e o mesmo equipamento controla simultaneamente a humidade do ar na sala. Além do mais ainda poderá ser utilizado o equipamento de ar condicionado para a situação de desconforto no verão.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também concordo. Mesmo que o investimento inicial seja um pouco maior acaba sempre por compensar devido ao excelente rendimento de um split comparando com equipamentos similares. Poderás sempre comprar um com pouca potência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos

 

Estive a pensar e a ver preços, etc. Realmente a melhor solução passa pelo AC. Tinham razão ;) Possivelmente teria de comprar um outro desumidificador e assim fica tudo num só.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

gostava só de acrescentar a informação de que há ar condicionados q possuem também a função de desumidificação

 

sei q com ac, assim ja ñ precisas, mas fica aqui a "curiosidade" :)

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer aparelho de ar condicionado faz, na sua essência, de desumificador. É precisamente no processo de retirada de humidade do ar que é feito o arrefecimento do ar e o contrário também é verdade... experimenta colocar a mão na saída de ar de um desumificador: logo notas que o ar sai substancialmente mais frio.

 

Continuo é na minha: não faz sentido nenhum ligar um desumificador dentro de uma fishroom, a não ser para se ter trabalho adicional a repor água evaporada.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas

Visto que tens uma fishroom,eu acho que amelhior maneira de climatizar essa area seria mesmo o AC visto que como ja disseram aqui o Ac tem como função aquecer, arrefecer como desumidificar,mas como ja se sabe vais ter um pequeno aumento na factura da luz.

Mas se por acasso tiveres como gastar mais um dinheiro podes sempre meter um painel solar com um deposito interno, e por sua vez usar uns radiadores ou vesmo uns ventiloconvectores,tem o mesmo aspecto que uma unidade interior de AC mas não usa refrigerante mas sim a agua dos paineis solares.

Como função de desomidificação tem sempre como a opção um desumidificador controlado por um humidostato, mas como ja disserão aqui e possivel que tenhas de acrescentar agua.espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais