Regresso com novo projecto


Twist

Recommended Posts

Boas

 

Estou a acabar de preparar um projecto mais sério para marcar o meu regresso a este hobbie com o que espero ser um bonito plantado.

Muito rapidamente deixo um pouco do setup e as minhas dúvidas para quem puder as puder esclarecer...algumas dúvidas poderão ser básicas mas depois de tudo o que já pesquisei e li ainda tenho umas incertezas.

 

Setup:

 

Aquario

60x30x30 (54L)

 

Iluminação

3x18W

 

Filtragem

Eheim Liberty 2041

 

Substrato Fertil

JBL Aquabasis Plus

 

Substrato Inerte

Akadama Especial

 

CO2

Caseiro (Para já)

 

Flora

Eleocharis Parvula

Blyxa Japonica

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne wendtii "tropica"

Hydrocotyle Verticillata

Rotala sp green

Rotala Rotundifolia

Valisneria Nana

 

Agora as minhas dúvidas...

 

Como não tenho filtro já ciclado ou outro aqua quero fazer o ciclo estilo "old school", bem devagar. Queria evitar aceleradores. Assim, e com substratos JBL e Akadama quanto tempo depois da montagem devo iniciar a fertilização líquida? Sei que cada caso é um caso, mas por exemplo, como tenho de fazer o ciclo, até este estar completo não terei níveis de nitratos, é necessário fertilizar com nitratos, ou primeiro deixo ciclar normalmente até os nitratos aparecerem por si?

 

Para além de Elos Terra Zero, há algum suplemento para juntar ao JBL para maximizar o substrato ou JBL já é aceitável?

 

Peço desculpa pois acabou por ficar um grande testamento.

 

Agradeço desde já as ajudas.

Editado por Twist
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, apesar do pessoal ainda nao ter tido paciencia pa responderem a estas duvidas basicas, admito que podem nao ter grande interesse mas nao consigo obter uma resposta objectiva a estas duvidas. no entanto coloco mais umas duvidas que me surgiram.

 

Em relacao ao CO2 caseiro, sei que baixa o ph e que durante a noite baixará mais ainda, a pergunta é, devo retirar durante a noite? ou não é assim tão perigoso?

 

O facto de ser co2 caseiro e como não há controlo do fluxo, isso dificulta a fertilização certo?

 

Que tipo de fertilizantes devo ter para já? npk mais micros e ferro?

 

E a questão que ja coloquei, fertilizar durante o ciclo? O facto de não haver nitratos durante o ciclo faz me pensar se se deve fertilizar ou deixa se estes se produzirem naturalmente? as plantas não acusarão essa carência?

 

Desculpem la a insistência mas são duvidas que ainda tenho.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho Aquabasis Plus no meu 180 Litros e estou satisfeito. Parece-me ser uma boa escolha na relação preço/qualidade.

Não pagas MUITO mas tb não tens um produto topo de gama. Está dentro daquilo que pretendia.

 

Quanto ao resto, aqui ficam as minhas opiniões. Se tiver errado, alguém há-de vir corrigir-me :D

 

Em relacao ao CO2 caseiro, sei que baixa o ph e que durante a noite baixará mais ainda, a pergunta é, devo retirar durante a noite? ou não é assim tão perigoso?

Eu, quando o usava, não o retirava. Há uma diferença para o teu caso. É que eu fazia-o num 180 litros e tu vais estar a usa-lo num 55 litros, logo o efeito deverá ser mais forte, partindo do principio que tb usas uma garrafa de 1,5L.

Experimenta, fica alerta e tenta intervir em tempo útil se vires que algo está mal. Não sei ajudar-te mais aqui...

 

O facto de ser co2 caseiro e como não há controlo do fluxo, isso dificulta a fertilização certo?

Dificultar, não dificulta, mas vai alterar a velocidade com que os nutrientes serão assimilados.

Isto porque os níveis de CO2 presentes na coluna de água irão decrescendo ao longo do tempo, à medida que a 'força' da garrafa for desaparecendo.

Mas nada de preocupante, julgo eu.

 

Que tipo de fertilizantes devo ter para já? npk mais micros e ferro?

Julgo que, havendo disponibilidade financeira para isso, todos!

As necessidades das plantas não diferem ao longo do tempo. Deves é proteger-te das algas fazendo uma fertilização de forma crescente. Começar metendo pouco e ir subindo à medida que a flora aumenta e que sintas, via testes ou a olho, que elas necessitam.

 

E a questão que ja coloquei, fertilizar durante o ciclo? O facto de não haver nitratos durante o ciclo faz me pensar se se deve fertilizar ou deixa se estes se produzirem naturalmente? as plantas não acusarão essa carência?

Julgo que aguentarão bem... mas há fertilizantes de Micros que já trazem Nitratos.

 

Depois disto tudo, acho que está ainda a faltar algo MUITO importante... FOTOS!!! :D

 

Como comecei por dizer, isto é o que me parece fazer sentido. Se houver para aqui algum disparate meu, há-de haver quem me corrija.

 

Boa sorte! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais