BBA e Flourish exel...aumentar ou não à dose?


CMMJ

Recommended Posts

Ora então é o seguinte, tenho há algum tempo algumas algas BBA no meu aquário que embora não sendo muitas mas antes que aquilo infeste o aquário, decidi iniciar o combate às mesmas.

 

Assim deixei o filtro UV sempre ligado, introduzi CO2 (caseiro) e em 2 semanas não resolveu o assunto.

No outro fim de semana comprei o tão apregoado flourish exel, apliquei conforme descrito na embalagem mas passados estes 5 dias não vejo grandes melhorias.

 

A minha questão é a seguinte, devo continuar com a dose recomendada e esperar mais um pouco afinal são poucos dias ou então aumentar à dose e ver se aquilo faz efeito??? Não haverá prejuízo para a fauna???

 

O aquário tem ≈ 250 litros e 2 lâmpadas T5 de 54w, algumas plantas e deixei o topo da água praticamente cheio de plantas flutuantes pois estas absorvem uma grande quantidade dos nutrientes da água… para ajudar ao combate das BBA devo diminuir o tempo de luz ou aumentar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres efeitos mais rápidos primeiro retira o máximo que conseguires raspando cortando seja como for depois aplica o excel com uma seringa directamente nas BBAs restantes... não é de um dia para o outro mas sempre é mais rápido...

 

Mas não te esqueças de identificar o porque da origem das BBA para poderes resolver e evitar de futuro o aparecimento de novas BBA...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

A minha experiência.

Tb começei a ter um pequeno problema com BBAs aquando no início da montagem. Como queria evitar os SAE por causa do tapete de parvula andei a pesquisar e encontrei um "tratamento" que consiste na sobredosagem do excel durante duas semanas, penso. Pelos vistos é bastante utilizado pq existem bastantes referências a ele em sites "lá fora".

 

Sei que poderá começar-se logo aí "a levantar-se umas lebres" de eventuais problemas com a fauna etc etc, mas no meu caso nem ottos, nem nariz de bebados, nem rasboaras arlequim, nem reds, nem japonicas, nem betta se importaram. As plantas desataram um pearling doido e as BBAs ao fim de 4-5 dias ficaram brancas, desapareceram e nunca mais voltaram. :)

 

Pesquisa que rápidamente encontras as dosagens a utilizar. De referir que tenho um sistema pressurizado de CO2 que continuou a funcionar normalmente, assim como a TPA semanal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

Pelo que andei a ler a maioria das pessoas aumenta a dosagem de exel para o dobro... e reduz a circulação de água (à superficie) e de luz (há caso que as desligaram por completo).

O que ainda estou na duvida é relativamente ao filtro UV... se o deixo ligado ou como já li devo desliga-lo.

Qual a vossa opinião???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo a dosagem indicada neste site e deixando o aquário sem iluminação (apenas com a luz ambiente), para já fiquei livre destas algas…realmente foi um sucesso!!!

Agora é UV sempre ligada durante uns tempos para prevenir e se eventualmente manifestar sinais de querer voltar… Flourish Exel para cima logo no inicio.

 

http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1918%3Acontrolando-as-algas-peteca&catid=144%3Aaquarismo-doce-se-aprofundando&Itemid=45

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

tenho estado a adicionar 18ml de excel por dia (3x o indicado) no meu 180Litros.

Noto uma enorme melhoria e julgo que resolvi o problema.

Mantive a luz e o CO2 pressurizado ligados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém já experimentou o tratamento com H2O2 sugerido no site referido acima?

Se resultar, fica bem mais barato do que o flourish excel. Até porque não o encontro aqui em Viseu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém já experimentou o tratamento com H2O2 sugerido no site referido acima?

Se resultar, fica bem mais barato do que o flourish excel. Até porque não o encontro aqui em Viseu.

boas

Experimentei essa tecnica da agua oxigenada e acabei por destruir varias anubias.

Com o flourish excel obti resultados muito bons.

A questão dos €€€ pois com o dinheiro de 200ml de f.Exel podes comprar 7 ou8 l de h2o2.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Experimentei essa tecnica da agua oxigenada e acabei por destruir varias anubias.

Com o flourish excel obti resultados muito bons.

A questão dos €€€ pois com o dinheiro de 200ml de f.Exel podes comprar 7 ou8 l de h2o2.

 

cumps

 

Fizeste com as quantidades que eles sugerem e aplicaste com uma seringa só nas zonas afectadas?

Desligaste os filtros?

A fauna sofreu alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste com as quantidades que eles sugerem e aplicaste com uma seringa só nas zonas afectadas?

Desligaste os filtros?

A fauna sofreu alguma coisa?

Apliquei h2o2 com seringa na zona afetada, mau resultado.

desliguei os filtros.

sofreu... nas folhas das anubias onde estavam as algas ficaram buracos.

:coffee:

Apliquei f exel utilizando a mesma tecnica com optimos resultados.

Adquiri teste PO4(pq esta variavel tambem tem influencia) e alguns SAE.

 

:slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. Peço desculpa por estar a aproveitar este topico, mas gostaria de fazer uma pergunta: eu também tenho BBA´s. So gostava de saber se na altura em que começamos o tratamento com o excel, devo continuar a fertilização normal das plantas, ou faço uma paragem durante o tratamento.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves continuar.

Segundo julgo saber, para além de algicida, o flourish excel actua como um catalizador para a massa vegetal no teu aquário, fazendo assim com que sejam estas a assimilar os nutrientes e não as algas.

Eu, quando apliquei, continuei com a fertilização, apesar de nessa semana não ter tido muita disponibilidade para isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deves continuar a fertilizar... aliás, para erradicares as BBA, só o Flourish Excel não chega. Tens de manter um bom controlo sobre os nutrientes, principalmente, evitar excessos de NO3 e carências de PO4.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...