Dúvidas para 1º Aqua 32 Lts


pp44

Recommended Posts

Boa tarde mais uma vez,

 

Ora bem recentemente tive um aquário de 18 Lts que iria ficar a meu cuidado durante a semana e passar o fim de semana sozinho visto que estudo fora da minha localidade.

 

Este aquário já se encontra a fazer o ciclo do azoto à 3 dias e assim vai continuar até perfazer mais de 2 semanas.

 

NO ENTANTO... e muito por culpa dos elementos que frequentam este forum hoje quando fui às compras não resisti a comprar um aqua de 32 Lts com 50 cm de comprimento (somente o aquário com a tampa) por 30 €... foi muito caro? XD

 

Como não tenho muito espaço achei que iria ser a dimensão máxima que conseguiria ter por aqui até porque não posso gastar assim "rios de dinheiro" x)

 

Ora bem voltando ao assunto o meu áqua de 18 Lts vai ficar a cargo da minha namorada e eu vou cuidar deste.

 

 

Eu estava a pensar em fazer um aquário pouco saturado em termos decorativos de modo a que os peixes tenham bastante espaço e gostava de saber o que acham de algumas das ideias que já tenho:

 

- Substrato

Queria algo claro ou então uma parte do aquário com substrato mais claro e a outra com mais escuro tipo preto.

 

- Decoração

Estava a pensar em colocar algumas pedras com formatos similares aos que os xistos costumam ter (laminados) para além de côcos (1 ou 2) e se não for demais um tronco pequeno, até que ponto posso escolher as pedras à vontade?

 

- Flora

Nada de muito exigente, algo para dar cor e que possibilite às crias caso venham a existir esconder-se dos restantes peixes.

Estava a pensar em musgo de java a cobrir algumas das pedras e parte do tronco alguma ideia de mais alguma planta pouco exigente e de dimensões pequenas? (barata claro!!! XD)

 

- Fauna

Como no outro aquário deverei colocar 3 Guppy's e 2 Coridoras (ainda a reflectir) neste estava a pensar noutras possibilidades do gênero:

 

5 Neon Chinês (TANICHTHYS ALBONUBES)

 

250px-White_Cloud_Mountain_Minnow_1.jpg

 

 

2 Octocinclus Affinis ou Coridora Aeneus (Sugestão?)

 

oto1a.jpg

corydoras_aeneus.jpg

 

 

4 Camarões Red Cherry caso não haja problemas

 

farm%20raised%20aquarium%20red%20cherry%20shrimp%201.jpg

 

 

 

Em relação ao equipamento têm alguma sugestão? De preferência o mais barato possível que já me estiquei muito XD

 

Já agora qualquer sugestão relativamente ao aquário de 18 Lts agradeço -> Aquário 18 Lts

Cumprimentos a todos :)

Editado por pp44
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Começando pelo inicio:

 

- Areao branco e preto fica porreiro, mas ao fim de algum tempo vai estar tudo misturado

- Filtro aconselho de cascata, não ocupa espaço dentro do aqua, já compras um porreiro a bom preço, ou entao procura aqui no forum que arranjas barato com certeza

- pedras podes colocar xistos, fica porreiro e arranjas com facilidade no campo ( depende de onde moras, obvio )

- eu não punha cocos, não gosto, acho horrivel e foleiro, a menos que tenhas peixes que realmente necessitem deles para procriação ou esconderijo

- podes fazer esconderijos com pedras e troncos, e no meu ver fica melhor

- para troncos, se arranjares raizes de videira á borla, depois de BEM LAVADO E FERVIDO, podes usar e é barato

- plantas além do java, procura umas anubias nana, são porreiras e agarram no tronco

- fauna, gostei das tuas opções, mas eu não escolhia entre ottos e coridoras, colocava 2 de cada

 

Qualquer coisa apita.

 

Abraço

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora 5 Neons Chineses - 4 cm

2 Corys - 7 cm

2 Otos - 5 cm

 

Tendo em conta a razão de 1 cm por cada Litro

 

4x5 + 2x7 + 2+5 = 44 Lts

 

Eu tenho apenas 32 Lts, talvez menos em água efectiva e não contando os Red Cherries, é tranquilo?

 

Quando dizes raiz de videira vem-me à cabeça uma raiz enorme XD é possível dares-me uma ideia do que é e de como se lava (normalmente com agua da torneira?) e ferve?? XD

 

Na minha zona não existe muito xisto mas tenho um rio de pequenas dimensões, posso colocar no aquário algumas pedras que apanhe por lá ou é perigoso em termos de pH e afins?

 

O filtro de cascata sugeres algum baratinho? xD

 

Um termostato de 50 W é sufiente?

 

O substrati não há possibilidade de se separar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Estou a acabar de montar o meu aquário de 32,5 litros, vou começar por dizer a maior burrice que fiz que foi comprar um filtro interno. O meu filtro trabalha muito bem só que como é interno nas TPA quando o vais limpar ele deixa metade da sujidade que tinha depositada cair. :/ E ainda ocupa espaço dentro do aquário.

 

Quanto a decoração no inicio parece que se tem muito espaço mas depois logo se chega a conclusão que não é bem assim por isso aconselho a meteres 1 tronco com musgo de java e algumas pedras pequenas, algo simples. Também tens de pensar numa iluminação visto que queres ter plantas.

 

Vou colocar 2 destas no meu aquário pela simples razão de serem pequenas: Que achas?

Nome comum: Coridora Albina

Comprimento em adulto: 50 mm.

Temperatura da água: 25º C

PH: 7.0

 

Um termostato de 50W é suficiente, quanto ao tronco procura uma simples videira e podes cortar um bocado engraçado e só tens de o tratar. Procura aqui pelo forum que há vários tópicos de como se tratar um tronco. Mas passa por o ferver algumas vezes e deixa-lo algum tempo de "molho" ate deixar de colorir a água e ir ao fundo. Relembrar que o tronco de estar bem seco antes.

Editado por bnito

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me uma ideia a ter em conta :D são muito caras quando comparadas com as aeneus ou é ela por ela?

 

Os filtros externos que se vende nos supermercados servem? Aqueles não muito caros que de momento não me ocorre a marca.

 

Também há destes da ELITE que se não me estiver a equivocar é de cascata

 

Filtro+Externo.jpg

 

Servem? x)

 

O Thermo pode ser de 50 W?

 

Eu pergunto por material que seja possível de aquirir em super ou hipermercados porque assim quando vão às compras lá em casa posso sempre juntar algo ao carrinho e assim não gastar eu o dinheiro XD

DUVIDA MUITO IMPORTANTE: como faço nas férias da páscoa nas quais vou 15 dias a casa???? Os peixes ficam bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde as vou comprar as aeneus custa 1,80 e a albina 2 euros, a diferença é quase nenhuma.

 

Termostato de 50W chega. Quando tiveres fora sempre podes pedir a alguém da família que te alimente os peixes. :D

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Problema é esse durante esses 15 dias não estou em Vila Real onde estudo. E o pessoal com quem me dou também não é de lá logo vai também a casa nesses 15 dias.

 

Os alimentadores automáticos servem para esse efeito ou é arriscado?

 

Que achaste do filtro achas que serve? XD

 

Cumps e obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Esse elite hush 55 penso que faz 750L/h, acho que é demais e ainda vais gastar uns trocos, se não me engano 45 euros.

 

Eu compraria um Eheim Liberty 2040 (100) - 380 litros/hora ajustáveis - cerca de 19.50 euros.

 

Depois dessa marca tens ELITE HUSH FILTER 300 L/H - cerca de 19.50 euros.

ELITE HUSH FILTER 190 L/H - cerca de 13.70 euros.

 

Nunca tive experiência com nenhum por isso espera pela resposta de alguém mais experiente.

cumps

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver então se há la EHEIMs senão acho que vou optar pelo ELITE HUSH FILTER 190 L/H - cerca de 13.70 euros. X)

 

Quanto à alimentação do aquário durante os 15 dias que vou estar fora, os distribuidores automáticos são viáveis?

 

Cmps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma opinião sobre a viabilidade de usar um alimentador automático quando os peixes tiverem de ficar sozinhos os 15 dias das férias da Páscoa?

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os distribuidores automáticos são viáveis?

 

boas

se sao viaveis acho q sim, mas se nao quiseres comprar um, podes fabricar um, passa no sub-forum dos DIY que encontras la como fazer um alimentador

 

ve AQUI

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :D

 

Talvez compre por ter medo que sendo eu a fazer acabe por deixar de funcionar a meio ou deitar comida demais XD

 

Em todo o caso muito boa ideia do membro em questão :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desculpa a demora a responder.

 

Então, os filtros que te sugeriram são porreiros e em conta, e funcionam bastante bem, o termoestato de 50W é suficiente, em relação ao tronco ele tem razão, se calhar é melhor mesmo o tronco e não a raiz, pode tornar-se bastante grande. Tens é de seguir á risca as indicações, ferver, ferver, ferver, e deixar de molho até a água deixar de aparecer amarela e o tronco afundar sozinho.

 

Quanto ás pedras, desde que não sejam calcarias. Eu prefiro xistos ou vulcanicas. Em relação ao alimentador, eu já usei e correu bem. Depende do modelo, não compres nos chineses.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li nalgum lado algo simples para saber se as pedras que recolhi são ou não indicadas para colocar na água (algo como por em contacto com um líquido e ver se reagem não me lembro ao certo) podem esclarecer-me do que se trata? X)

 

Já agora o que é que aconselham areão grosso escuro (Preto ou Azul) ou mais fina (similar à areia)?

 

Para o ciclo do azoto devo colocar no aquáro:

 

- Água :P

- Filtro

- Areão ou Areia

 

e mais o quê? (Digam-me o que devo colocar da lista abaixo ou se faltar algo digam)

 

- Rochas

- Plantas ( Côco e Musgo de Java )

- Comida para Peixes

- Algum Produto

 

 

Já agora estive a ver o tratamento de troncos no entanto e tendo em conta que nesta época do ano e como tem estado a chover é díficil encontrar madeira seca, como devo fazer para preparar as vides?

 

Cumprimentos :D

 

P.S.: A minha namorada e não o meu irmão como estava inicialmente previsto vai ficar com o aquário de 18 Lts. No entanto ela não queria muito peixes que se reproduzissem com facilidade pois não queria ter de ver os pais a comer os filhos. Estava a pensar em Guppys mas neste caso será melhor optar por outra solução? Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:sign_google: é um bom amigo.

 

Para iniciar o ciclo coloca o areão e o filtro a funcionar, depois podes colocar comida para o ciclo iniciar. Mas o melhor e teres tudo montado antes de colocar a água e iniciar o ciclo pois é melhor para colocar as plantas e decorações. Ainda podes comprar um Activador biológico para acelerar o ciclo.

 

Quanto ao tronco tem de ser bem seco, sabendo que um tronco não seca de um dia para o outro. Já vi por aqui que pode-se colocar no forno a uma certa temperatura algum tempo que ele seca, mas não sei ao certo como funciona.

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta. Eu estou a tentar ter já tudo para só depois começar o ciclo daí tar "ansioso" :)

 

É possível colocar areia para os gatos como fundo? Eu apanhei umas pedras que penso serem xisto, há alguma maneira de verificar ou algum teste que possa fazer para saber se é viável usá-las?

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar limão ou vinagre para saber se as pedras são calcarias.

 

Quanto a areia para gatos não sei se podes usar, penso que não, mas compras 5kg de areao por 5 euros nas lojas de aquariofilia.

 

cumps

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Coloca umas gotas de vinagre em cima da pedra e se reagir ( fizer uma especie de efeverscencia) são calcarias.

 

Quanto ao areão, o azul não é fixe, pode ter ferro na mistura e altera os parametros da agua. Eu estou a usar areao negro e fica porreiro.

 

Areia para gatos é que não, isso é muito mau.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pelos esclarecimentos :)

 

A areia para gatos surgiu por curiosidade visto ser bastante barata.

 

Alguma sugestão para separar o areão branco do preto? Estou a pensar fazer "duas zonas" mas não queria que se misturassem muito com o tempo :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pelos esclarecimentos :)

 

A areia para gatos surgiu por curiosidade visto ser bastante barata.

 

Alguma sugestão para separar o areão branco do preto? Estou a pensar fazer "duas zonas" mas não queria que se misturassem muito com o tempo :)

 

Cumps

 

boas

Partinhando experiencias...

Numa loja de aquariofilia disseram-me que o areao preto faz subir PH( è só uma referencia pode nao ser problema... no meu caso com ph 7,5 è :( ).

Nas ferias utilizei um alimentador automatico com flocos , MAS os vapores de agua do aqua condensaram no equipamento e obstruiram a saida dos flocos.

 

cumps

 

:slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O areao preto faz subir o Ph, se como eu mencionei tiver ferro na mistura, o que acontece varias vezes em lojas de pouca confiança. Se for mesmo areao preto, quando molhas continua preto e nao com tons de azul.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.