Sailor´s Reef


david13rafael

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Após me ter dedicado a plantados amazónicos, e posteriormente a ciclideos africanos os quais ainda hoje continuo, decidi envergar por esta area tão conhecida e por mim classificada como "topo da aquariofilia".

Julgo que a maior parte dos presentes aquariofilistas de agua salgada terão no entanto começado pela doce, mas o tal bixinho da evolução e constante mudança na tentativa de melhorar acaba por nos involuntariamente empurrar a este patamar do hobbie.

Começei esta construção com alguns materiais que ja dispunha de outros aquarios.

Sendo assim deixo aqui a descrição do meu projecto que ja se encontra em fase de ciclagem da agua a cerca de um mês e meio.

 

Aquario: 120x40x55 com coluna seca o que lhe confere de comprimento total 135cm

Sump: 80x40x35 com duas divisórias

Iluminação: calha de 1m com 4x39w t5 2 de espectro branco e 2 de espectro azul marinho não sei se posteriormente será suficiente

Escumador: Red sea Berlin x2 Turbo

Aquecimento: 2 termoestatos eheim jager um de 150w e outro de 200w

Bombas de circulação: 1 susun jvp101 3000lt/h e 1 wave marea 2300lt/H mais o retorno da bomba da sump que aproveito para fazer circulação

Bomba de retorno: bomba jebo 2500lt/H

 

Neste momento o aquario encontra-se com cerca de 15kg de rocha viva com bastante coralina penso em comprar mais uns 20kg, e ja 3 corais que foram oferecidos de momento não sei o nome mas assim que puser fotos dentro de uns dias ja os publico.

Aguardo comentários Obrigado;)

 

A chegada...

med_gallery_33070_2711_35331.jpg

 

Apenas com 10Kg de rocha viva...

med_gallery_33070_2711_26079.jpg

 

Com 30kg de rocha viva

med_gallery_33070_2711_90331.jpg

 

med_gallery_33070_2711_85926.jpg

 

Com 45Kg de rocha viva

med_gallery_33070_2711_54673.jpg

 

med_gallery_33070_2711_91618.jpg

 

med_gallery_33070_2711_37358.jpg

 

med_gallery_33070_2711_98855.jpg

Editado por david13rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Aqui vai o meu comentário:

 

Existem alguns aspectos que poderiam ser melhores, mas como está também pode ser um bom recife.

 

Aquario: 120x40x55 com coluna seca o que lhe confere de cumprimento total 135cm

Neste campo eu colocava uma coluna seca num dos cantos, tens bastante espaço que podia ser aproveitado como aquário. Em vez dos 40cm de largura eu colocava pelo menos 50cm, para poderes fazer um belo layout.

 

Iluminação: calha de 1m com 4x39w t5 2 de espectro branco e 2 de espectro azul marinho não sei se posteriormente será suficiente

Vai ser insuficiente mal comeces a colocar corais, principalmente duros. Além disso já deves notar que as laterais do aquário têm menos luz.

 

Escumador: Red sea Berlin x2 Turbo

Apesar de já ter rotor de agulhas não é dos melhores, poderás notar isso depois de uns peixes a mais no aquário.

 

O restante equipamento está dentro do aceitável, nada a apontar.

Sobre a rocha, uns com pouco e outros com tanto! :D Podias reduzir isso para cerca de uns 30kg de rocha no aquário, está bastante cheio com os 45kg. Podes colocar alguma na sump.

E o que tens de resto? Peixes, corais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse o Pedro, a iluminação parece-me fraquita para um sistema já bastante jeitoso. Talvez optava por uma calha 120cm com 6x54W...

 

Quanto à rocha, sou suspeito porque não gosto de muita rocha no layout... Quanto à qualidade parece-me boa, pelo menos quanto à porosidade, já que parece que tens uns 60kg de rocha... ::D:

 

Pegando no conselho do Pedro, dir-te-ia que com tanta rocha tens tudo para fazer um grande layout já que dispões de grande variedade de rochas... É pegar nelas e deixar o aquário mais "clean" e menos "amontoado" de rochas.

 

Bem... queria desejar boa sorte e qualquer dúvida dispõe...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Obrigado pelos comentários, começava a pensar que ao fim de tanto tempo sem ninguem dizer nada que não estaria grande coisa :thumbdown2: , ja me esclareceram algumas duvidas.

A coluna seca realmente poderia ter sido melhor aproveitada mas na altura devo dizer que não tinha muitos conhecimentos como o deveria fazer e foi me aconselhado desta maneira foi feito por medida e a sump tambem, acho que só se ve a coluna na primeira foto em que ele está vazio, em relação á largura são só 40cm porque é a largura da secretária onde ele está, por mim tinha feito com 50cm ou talvez 60cm e tinha ampliado muito mais o layout, como é para ficar no meu quarto não me quiz arriscar muito.

Quanto a iluminação obrigado pelo conselho, ja me tinha apercebido disso esta calha foi reutilizada do meu primeiro projecto de salgado que na altura era de 100cm so que claro quis expandir so o tive 3 semanas, e ela acabou por ficar.

Provavelmente será a minha próxima compra, o escumador talvez o mude neste verão por agora como quero ir devagar para o sistema establizar vais se aguentando, estava pensar num bubble magus nac7 ou no nac66c, ainda há o ATI powercone 250 que me fascina bastante mas teria que pensar ainda melhor o preço tambem é diferente.

Este mes vou começar a colocar os primeiros corais ja está a trabalhar a 2 meses assim so com rocha.

Quanto a rocha vou tentar criar mais espaços vazios e usar apenas as maiores, tentei por assim para seguir mais ou menos o exemplo do membro vodka7 gostei bastante da montagem dele.

Obrigado Pedro´s pela ajuda,tenho a certeza que terei mais duvidas :smile2:

Editado por david13rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal! Mudei um pouco o layout para deixar mais algum espaço livre,aguardo a vossa opinião.

Tenho estado a adicionar de duas em duas semanas o 3 em 1 da red sea, para os dois corais duros que tenho, e neste pouco tempo notei diferença, para o final desta semana coloco fotos com mais alguns corais e zoanthus comprados a membros do forum.

 

med_gallery_33070_2711_269974.jpg

 

med_gallery_33070_2711_317413.jpg

Editado por david13rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas pessoal! Não tenho postado fotos pois quero "encher" mais um pouco o reef! De momento a minha lista de corais é a seguinte:

Trachyphyllia

Acropora

Euphyllia paranchora

Zoanthus super color green

Xenias

Ricordea

Montipora capricornis

Hydnophora Verde Flurescente.

Zoanthos extream Pink

Zoanthos superman

Como referi anteriormente tenho apenas adiconado o 3 em 1 da red sea e começei tambem a adicionar semana sim semana não o all in one da salifert, no entanto tenho uma duvida os corais duros começam a ficar brancos do genero a ver-se o esqueleto do coral, os parametros da agua estão na normalidade que poderá ser? Crescimento? Algum pico de calcio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.