Injecção de oxigénio prejudica a injecção de CO2.


João Lázaro

Recommended Posts

Boas....

 

 

Estava a pensar aqui no meu CO2 e de repente daquelas dúvidas parvas que aparecem.

 

Eu tenho uma injecção de ar através de uma bomba dupla 24h por dia, e tenho uma injecção de CO2 caseira também 24h por dia. Será que a injecção de CO2 não esta a ficar debilitada por causa da injecção de ar ? A dissipação do CO2 é igual com a agua parada ou com agua agitada ?

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João.

Podes colocar sim, a bomba de ar, mas apenas quando as luzes do aqua se encontram apagadas, pois é quando as plantas estão a necessitar de oxigénio e não de co2 (até ajuda a não estar Co2 em excesso pois ele é libertado mais rápido),ao estares a meter oxigénio durante o processo de absorção do Co2 das plantas estás em contradicção.

Resumindo: arranja um temporizador para as luzes e outro para as plantas e programa-os para horários opostos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que grande confusão...

 

Entao injectas Co2 e O2???

 

Assim não te adianta estares a injectar o Co2, retira a bomba de O2 e poe só o Co2 24h/dia, quando as luzes se desligarem poe a agua que sai do filtro a criar "ondulação" na superficie da agua. Isto só se aplica se tiveres muitas plantas, se não tiveres, o Co2 produzido pelos discus e afins é sufeciente para que as plantas cresçam bem.

 

ATENÇÃO -> verifica o PH durante a noite, se baixar é porque tens Co2 em excesso logo tens de criar mais ondulação.

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu uso Co2 há vários anos,tenho discos e nunca tive qualquer problema com falta de oxigénio.

Na realidade, como tenho muitas plantas, a produção de O2 durante o dia é muito maior que a produção de CO2 durante a noite.

Os níveis de CO2 de manhã nunca fazem baixar o pH mais que 0.1 e portanto não haverá qualquer necessidede de arejar durante a noite, a não ser que tenhas sobrepopulação de peixes.

Se não tens controlador de CO2 e se durante o dia consegues ter tudo controlado apenas com medição de pH, limita-te a parar a injecção de CO2 quando as luzes se apagarem.

Qualquer pequeno aumento de CO2 durante a noite não será prejudicial aos peixes e será imediatamente aproveitado pelas plantas quando as luzes se ligarem.

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me preocupa são mesmo os Discus ficarem sem oxigénio numa parte do dia

 

A existencia de CO2 na agua não implica que não exista também muito O2.

São gases distintos e independentes.

 

O O2 por ser uma molécula plana tem a enorme vantagem de facilmente se misturar com a água.

Num aquário equilibrado, basta a superficie para se darem as trocas de gases necessárias. A oxigenação só faz sentido em aquários sobrepopulados, tornando-se obrigatoria em nos africanos...

 

O CO2 é o oposto.

É uma molecula instável que muito facilmente se liberta da água perante qualquer agitação superficial.

 

Se tens um aquario densamente plantado e correctamente iluminado, não faz sentido qualquer introdução de O2 durante o dia.

Se tudo estiver a funcionar correctamente, as plantas conseguirão produzir oxigenio mais que suficiente para os peixes.

 

No entanto, para minimizar os riscos, o ideal será seguir a dica do Miguel, e utilizar um temporizador que apenas permita a ventilação durante a noite.

 

 

Abraço,

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva. Antes de mais creio que podemos todos usar o termo certo para a coisa, não estás a injectar O2, mas sim ar, ou seja estás a catalizar as trocas gasosas entre a água e o ar que a única coisa que fazem é forçar as concentrações de gases presentes na água ao seu estado de equilíbrio.

 

Num aquário à antiga, ou num aquário de criação, ou como disse o dfelix, num aquário de ciclídeos africanos, com mais peixes que plantas, há uma tendência para as concentrações de CO2 e O2 na água subirem e descerem respectivamente. Nestes casos injectar ar diminui o CO2 em excesso e repõe o O2 em falta.

 

Num aquário plantado sem peixes (com muito e rápido crescimento vegetal) há um tendência para as concentrações de CO2 e O2 na água descerem e subirem respectivamente (o oposto do caso anterior). Nestes casos injectar ar aumenta o CO2 e diminui o O2.

 

No teu caso particular o que deves fazer é: durante o dia injectar CO2, mas somente aquele que vai ser absorvido e transformado em oxigénio pelas plantas, se o conseguires o resultado é uma água rica tanto em CO2 como em O2, ou seja boa tanto para peixes como para plantas onde não te interessa mexer. De noite o teu aquário comporta-se como o primeiro caso, cheio de organismos a respirar (peixes + plantas) e é nesse periodo que deves ligar a injecção de ar para amainar os excessos.

 

Espero ter ajudado,

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelas dicas....

 

 

Numa primeira fase vou manter o CO2 24h e vou injectar o ar só de noite com um temporizador, depois consuante os resultados que obtiver vou reduzindo o numero de horas que deixo o ar ligado.

 

Mais uma vez obrigado a todos.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. desculpem lá pessoal não tem nada a ver isto que eu vou aqui dizer. Aqui há uns tempos tive precisamente esta discussão com o membro Just Me, estou completamente de acordo com o que está aqui escrito. Just se leres este tópico era isto que eu queria dizer, Tudo se resumia á agitação superficial....

 

Cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fores ler o tópico...de novo vais ver que está de acordo com o que está aqui escrito.

 

acrescento ainda que a injecção de Ar controlada pode ser usada em conjunto com injecção de CO2 caseira e ser usada para controlar o nivel de CO2 na agua.

 

Há poucos dias decidi inovar um pouco na receita de CO2 e usar açucar nao refinado (mascavado) de acordo com o que me tinham dito. Reparei que apesar de ter aproximadamente 1.5W/l várias plantas, algumas de crescimento rápido(riccia por exemplo) , reparei que os meus peixes começaram a migrar para a superficie, de tal maneira que até os apistos se dirigiram para a superficie! Todos eles com a respiração acelerada e pouca movimentação.

 

Falta de O2 não era...a riccia estava com pearling, ou seja, tinha a agua saturada de Oxigénio.

 

O que estava a acontecer era excesso de CO2, e portanto os peixes nao conseguiam expulsar o CO2 da sua circulação, e portanto nao conseguiam absorver O2 da agua para a circulação.

 

Iniciei aeração controlada, utilizando uma bomba de ar e 2 saidas regulando a quantidade que ia para o aquario e portanto comecei com uma aeração média e passados uns 10 minutos os peixes tinham voltado á sua vida normal.

 

Reduzi depois a aeração e uns minutos depois verifiquei qual o valor de CO2 que o aquario tinha com medição de pH e KH (tenho algumas limitações a este tipo de teste já que tenho troncos, mas através de comparação com o pH normal, sem injecção de CO2 consigo encontrar aproximadamente o valor de CO2) e verifiquei que estava num valor de perto de 15-20 ppm....

Tal como para aquarios maiores se utiliza mais aeração, tambem reduzindo a aeração se pode colocar a velocidade das trocas gasosas num valor aceitavel para manter niveis de CO2 aceitaveis (provenientes de injecção). Obviamente que para injecção pressurizada ou controlada de outra forma isto nao faz sentido.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho algumas limitações a este tipo de teste já que tenho troncos

Ora aqui está alguém que sabe o que está a dizer, realmente a tabela de pH / KH / CO2 é apenas válida em situações estáveis e em ausencia de ácidos que não o carbónico. Com troncos, ou turfa, ou buffers de pH artificiais, o que se passa é que o pH é desviado da tabela em questão por motivos completamente alheios ao ciclo do carbono. Ou seja, com troncos no aquário, os ácidos húmicos e tanínicos do mesmo vão baixar o pH e isso altera a leitura de CO2 por tabelação de pH / KH. Resumindo, num aquário com ácidos extra, há menos CO2 dissolvido do que a tabela de conversão indica.

 

Convém explicar isto, porque para tí é óbvio, mas deve haver muita gente para quem isto é uma novidade, e é algo que convém saber.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais