NANO CUBO


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas. Desta vez resolvi criar um nano que será praticamente destinado a ter camarões (CRS ? outros ?)

 

Nome: ... ainda não tem (???)

 

Data da Montagem: 09-02-2011

 

Aquario: Dennerle NanoCube 20 L - 25x25x30 (C x L X A), 18,75L brutos

Filtro: Dennerle "Eckfilter" 150 L/h com esponja

Aquecimento: ...Aquael 50 W

Iluminação: Calha Nano Light 11w PLL (6500K)

Termometro: não tem

CO2: não tem

Substrato Fertil: Humus Plus ( Prodac)

Substratos Inertes: Shrimpsand 4 kg( Aqua Art)

Decoração: RedMoor Wood

 

Flora: a que está no tronco:

- Microsorum pteropus "windelov"

- Microsorum pteropus "narrow"

- Vesicularia dubyana

No solo:

- Eleocharis parvula

- Blyxa japonica

 

 

Fauna:

- 3 Trichopsis pumila

- 5 Caridina cf. cantonensis ( crystal red , grade A)

- 3 Neocaridina heteropoda ( red cherry)

 

Aqui ficam umas imagens inciais do sistema que está ainda na face de ciclagem:

 

2011_02110034.jpg

 

2011_02110035.jpg

 

2011_02110038.jpg

 

2011_02110037.jpg

 

 

 

Preciso de opiniões:

 

O que modificariam no layout ?

Que plantas acrescentariam no substrato ? e no Tronco ?

Que fauna aconselhariam ?

 

Nota: As plantas que tenho mais acessiveís dos meus outros aquas são: Blyxa japonica, Pogostemon helferi, Rotala rotundifolia, Ludwigia arcuata, Riccia fluitans, Hemianthus micranthemoides, Eleocharis parvula, Cryptocoryne parva

 

Tinha pensado eventualmente em colocar um tapete só com Staurogyne ? Será que posso usar Glossostigma elatinoides ? (sem CO2 ?)

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

Pelo que sei sobre a Glossostigma elatinoides, precisa de injecção de co2 + um bom sistema de iluminação para formar um luxuriante tapete verde.Para tapete,para mim a mais bonita é a cuba,mas mais difícil de manter também(penso)Veja na minha assinatura um tapete a formar num aqua de 50cm (que até por acaso está lá a blixa japonica que veio do seu aquario) :sunbathing: .

Já agora,na minha humilde opinião,um tapete de Eleocharis parvula ficaria muito bom aí e como já a tem é meio caminho andado.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optaria por Blyxa japonica, ao fundo lado dos troncos, uns apontamentos de Pogostemon helferi, e tapete de Eleocharis parvula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao Jorge , ao Peter e ao Hugo.

 

Pois... Essas plantas no outro aqua estão habituadas a CO2 pressurizado e rotinas de fertilização e não sei se adaptarão às condições deste nano. Só fazendo a experiência.

O tapete de parvula...não sei. Gostava mesmo de preencher o fundo com Staurogyne repens mas não tenho nenhuma experiência com esta planta.

 

Mais alguém que dar sugestões ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho bons resultados com E. parvula. Dou-lhes iluminação, têm susbstrato fértíl desde Maio (Sera FloreDepot) e com as TPA's forneço Sera Florena. Quanto à riccia e as outras plantas nunca usei, por isso não sei as suas necessidades.

Vais utilizar injecção de CO2? É sempre preferível se queres aquele verde exuberante. Também tou a pensar em colocar um. Ando a :sign_google:

PS: a Cuba também é uma boa opção, se conseguires arranjar.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Queria mostrar a evolução nesta fase. Comprei o aquecedor da Aquael de 50W ( era o mesmo preço e tamanho que o de 25 w). Decidi então por a Blyxa e a E.parvula ( desta ainda tenho que arranjar mais).

 

Aqui ficam as fotos:

 

2011_02230035.jpg

 

2011_02230034.jpg

 

Já sei para a próxima retiro o aquecedor antes da foto...

 

A aqua está a ciclar há 2 semanas. Água a 26º C. Não tem injecçao de Co2.Ainda não tem habitantes. Pús lá umas migalhas de comida Discus Granulat para ir fazendo o ciclo

 

Os parametros nesta fase são: pH= 6,5 KH = 2

 

Acabaram-me os reagentes para fazer os testes do NO2 pelo que ainda não sei se posso colocar os camarões...ando à procura de Crystal Red grade A...

 

Acham que devo meter algum oto ? Outro peixe ?

 

Agradeço o feedbak. Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que devo meter algum oto ? Outro peixe ?

Parabéns, está a ficar muito bonito.

 

Sim o oto não ficam mal, ou se não podes meter o beaufortia leveretti, andam sempre escondidos

e quando aparecem é realmente intrigante, parece que andam a fazer cocegas com as nadadeiras nas pedras, troncos etc lol :animal_fish: ...

São os meus preferidos.

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário está muito fixe....gosto bastante.

 

a adição das blixas parece-me bem, mas na minha opinião n gostei como estão inseridas. Acho que ficaria melhor estando semi-escondidas entre o tronco, apenas com as zonas "nobres" (do meio até ás pontas) visiveis. N sei se o tronco permite, mas se der pareceme que o layout só tem a ganhar se der a ideia que estas estão a despontar de dentro do tronco.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários.

 

Pois. O tronco é uma bocadinho grande para o aqua ( foi o mais pequeno que arranjei na altura). Tinha umas seiryu stone mas não as pus porque eram grande para por com o tronco e também porque iam afectar a dureza da água para ter CRS.

Ainda por cima o tronco é muito compacto na base e não dá para por lá plantas de caule, apenas fixar os rizomas.

 

Não estou a gostar muito porque tem um ar muito simétrico e já está um pouco atafulhado...less is more, diriam ustedes (;)).

 

Em relação ao Beaufortia leveretti não sei bem se um peixinho que chega aos 12 cm se ia dar naquela casota.

 

Tenho que arranjar mais parvula, testes de nitritos e claro...os habitantes.

 

Sugestões ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habitantes:sugiro Dicrossus filamentosus ,ciclidio anão passifico e lindo!Neste momento tenho-os juntos com cristal red e SULAWESIS mais um cardume de cardinais e ainda não tive problemas.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Este ciclideos não comem os camarões ? Como consegues ter no mesmo aquário Crystal Red e Sulawesi ? Os primeiros requerem pH de 6.2 a 6.8 e os segundos pH 7.0 - 8.5 (fonte: planetinverts)

 

 

Os Dicrossus filamentosus são peixes que gosto bastante mas não me parecem que sejam para um aqua tão pequeno. Cito algumas fontes:

 

"Tamanho máximo do Macho 9 cm e da Fêmea 6 cm."

"Vivem bem em pequenas famílias com apenas um macho, pois este é agressivo com outros do mesmo gênero" ( aquahobby)

"Tamanho mínimo do aquário: 60 L" ( forum ciclideos)

 

Estou a pensar num cardume destes peixes para o meu amazónico de 300 L.

 

Talvez ponha apenas dois Otocicnclus affinis.

 

Que acham ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vival...

 

20l? ottos um pouco apertado, mas umas C. Japonica fazem o mesmo serviço...umas 4 ou 5. Qt peixes ai so vejo mesmo a possibilidade de microrasboras. algo do genero.

 

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Este ciclideos não comem os camarões ? Como consegues ter no mesmo aquário Crystal Red e Sulawesi ? Os primeiros requerem pH de 6.2 a 6.8 e os segundos pH 7.0 - 8.5 (fonte: planetinverts)

 

 

Os Dicrossus filamentosus são peixes que gosto bastante mas não me parecem que sejam para um aqua tão pequeno. Cito algumas fontes:

 

"Tamanho máximo do Macho 9 cm e da Fêmea 6 cm."

"Vivem bem em pequenas famílias com apenas um macho, pois este é agressivo com outros do mesmo gênero" ( aquahobby)

"Tamanho mínimo do aquário: 60 L" ( forum ciclideos)

 

Estou a pensar num cardume destes peixes para o meu amazónico de 300 L.

 

Talvez ponha apenas dois Otocicnclus affinis.

 

Que acham ?

 

Esses ciclideos não comem os camarões,falo por experiência própria. Quando comprei os Sulawesi estavam num aquário junto com cristal red e red cherrys ,achei que não há problema dos ph.o único problema é que se quiser reproduzir os Sulawesi terei que aumentar ligeiramente o ph.

Para finalizar,pelo que me informei,o Dicrossus Filamentosus não cresce tanto.

 

cumprimentos

Editado por jorge.a.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Está muito agradável

 

se tens hipótese de por umas pogestemon helferi nem pensava 2 vezes... mas cá em "baixo" na zona esquerda ou direita... mas só numa zona!!!

 

Boa sorte e abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Aqui fica um apontamento da evolução deste projecto.

 

Completei a flora com mais algumas Blyxas e pus mais E. parvula.

 

Entretanto já tem habitantes: primeiro 3 Red cherries, depois 3 peixitos (Trichopsis pumila, ainda juvenis) e hoje, finalmente chegaram os verdadeiros proprietários do quintal :smile2: : 5 ou 6 Caridina cf. cantonensis, vulgo Crystal Red Shrimps.

 

DSCF2277.jpg

 

DSCF2293.jpg

 

DSCF2302.jpg

 

Espero que gostem e comentem.

 

Cumprimentos

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Muito Bom, pelo menos na minha opinião, embora não perceba de invertebrados parece-me um nano muito bem conseguido :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este nano já merecia uma actualização.

:thumbup3:

Também gostava muito de ver o estado actual, até porque tenho um muito parecido, é o tamanho acima desse.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.