Primeiro Betta


ferreiraedgar

Recommended Posts

Boas noites

 

Hoje fui a´ loja e trouxe para casa dois amigos novos, um casal de Betta.

Mas agora tenho algumas duvidas que espero que me possam ajudar.

Em primeiro lugar não sei a espécie deles, seguem umas fotos:

 

http://img37.imageshack.us/i/dsc00355az.jpg

http://img714.imageshack.us/i/dsc00359vc.jpg

http://img706.imageshack.us/i/dsc00362en.jpg

http://img121.imageshack.us/i/dsc00423na.jpg

 

São compatíveis para reprodução?

O macho esta´ com as barbatanas um bocado murchas, e não para quieto... anda sempre a passear por baixo da flauta do filtro, e´ normal?

Eles estão num aquário de 50 l, a 25º, juntamente com 4 peixes muito pequeninos do rio (que já estão comigo há 6 meses).

Que tipo de peixes posso juntar com estes?

 

Desde já grato pela ajuda.

 

PS: Quando tento colocar imagens diz que não estou autorizado, só deixa colocar o link. Alguém sabe porque?

Editado por ferreiraedgar

3aquasnovo.png

                                                                                Epilif 60 litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, são os dois muito bonitos, mas a fêmea é uma CT linda!

A atitude que tives-te não foi muito correcta, comprar um peixe e informar-te depois :S

Os bettas são peixes extremamente territoriais, por isso é que é usual ter apenas 1 por aquário.

São Bettas Splendens ;)

São compatíveis para reprodução, mas se fosse a ti não pensava já nisso.

O comportamento do macho deve ser provocado pelo grande fluxo do filtro. Os bettas preferem águas que não sejam muito movimentadas.

Aconcelho-te a ler muito nestes tópicos sobre o betta, para compreender melhor e saber mais sobre o peixe.

E já agora, visita outros sites, como o Clube Português do Betta, onde podes obter uma ajudinha extra.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Como sou novo nestas andanças, se eu desligar o filtro a agua não vai ficar muito suja rapidamente?

3aquasnovo.png

                                                                                Epilif 60 litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes é matar a colonia de bacterias por isso nao desligues o filtro.

 

A meu ver tens duas opçoes ou arranjas um filtro com menor caudal ou arranjar alguma maneira de reduzir o caudal

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei o filtro no mínimo, não da para reduzir mais.

O que acho estranho e´ que a fêmea anda normalmente, e o aquário não parece ter muita corrente, ate´ ja´ tirei a flauta ao filtro.

3aquasnovo.png

                                                                                Epilif 60 litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei o filtro no mínimo, não da para reduzir mais.

O que acho estranho e´ que a fêmea anda normalmente, e o aquário não parece ter muita corrente, ate´ ja´ tirei a flauta ao filtro.

Ola ferreiraedgar.

 

Tem calma meu!!!

 

Se foste hoje comprara os peixes é natural que eles estejam a estranhar o novo habitat, vem dai a exaltação :character0050:

Se a fêmea está tranquila parabéns pá, ela gosta mais da nova casa que a antiga :sunbathing:

Ok, brincadeira...

 

Boa sorte e comprimentos para os teus novos amiguinhos :sign_welcome:

 

Cpts

Sobre o filtro eu já andei a discutir isso no meu topico, não acredito que as bactérias por algumas horas morram :sorry:

 

Quem provar por meios cientificas, é o maior :music_singguitar:

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem acho normal ao inicio eles estranharem o novo ambiente portanto tem calma

Mas sim os bettas gostam mais de aguas menos mexida mas se achas que nao esta muito mexido esta bom desde que a força do filtro nao empurre os peixes.

 

Não começes ja a pensar em reprodução conhece 1º melhor a especia porque a reprodução exige ja algum conhecimento e materia para tal para os peixes estarem separados alimentação para os pais e os alevins depois e um aquario so para reprodução

 

Mas va aprende tudo o que puderes sobre a especie e vais ver como é fascinante e depois daqui a uns meses podes tentar a reprodução

 

Qualquer duvida diz ou passa pelo fórum Betta Portugal que se encontra na minha assinatura

 

abraço

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ferreiraedgar,

diz-me só mais uma coisa, os Bettas pelo que percebi estão juntos, certo?

 

Isso também não é muito aconselhavel, pois o Betta é bastante territorial e nem para com as fêmeas é bom, usualmente só se juntam para reproduzir.

 

Quanto ao filtro, em Bettas não é realmente necessário, eu tenho alguns bettas em casa, e simplesmente faço TPA's de 2 em 2 dias, pois como o André e o Miguel disseram, eles adoram águas calmas, mas no teu caso, visto teres outras espécies que não identificaste, o melhor é mesmo deixar o filtro ligado, podes também separar os 2, ou só o macho e deixar a fêmea no aquário, passa no www.clubeportuguesdobetta.com e vê os sistemas de alguns membros de lá, na secção de DIY, bem como poderás tirar todas as duvidas que tiveres em relação a Bettas, ou então, lê alguns tópicos espalhados aqui pelo Aquariofilia que de certeza que te ajudarão bastante :)

 

Cumprimentos

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

Vou desenterrar um tópico.

 

Tive o casal junto num aquário de 60l, neste momento esta´ só ´ o macho a tratar dos recém nascidos filhotes (nasceram hoje).

Não existiu nenhum cuidado especial na reprodução, o macho lembrou-se de fazer um ninho e a partir dai´ desenrolou-se a coisa.

 

Depois conto se sobreviveu algum ou não.

3aquasnovo.png

                                                                                Epilif 60 litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais