1ª Postura


João Marujo

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Estou neste hoppy à cerca de 4 meses e esta semana é provavelmente a mais agitada de sempre!

 

Depois de no domingo, uma das minhas guppys ter dado à luz a cerca de 40 alevins (e ter morrido no dia seguinte :( ), hoje os meus escalares (penso que agora posso afirmar que tenho um casal) deram inicio à sua primeira postura! :D

 

O meu aqua é comunitário no qual tenho guppys (3 machos e 5 fémeas), nuvem branca( 6), espadas(1 macho e 2 femeas , corydoras (4) e um pleco.

 

A postura está a ser feita na folha de uma anubia e, como é normal, ninguem se consegue aproximar daquela zona.

 

Dada a minha inexperiencia, gostaria de vos perguntar o que devo fazer? Devo deixar a mãe natureza fazer o seu papel? Se sim, como os alimento os alevins (partindo do principio que nascem alguns) dentro de um comunitário sem correr o risco de eles ficarem sem comida?

 

Devo cortar a folha onde estão os ovos e coloca-la dentro de uma maternidade? Não tenho mais nenhum aquario disponivel (a não ser um cubo da vodafone)!

 

Como devem imaginar, estou completamente "cego" neste assunto!

 

Agradeço antecipadamente a ajuda!

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às vezes é dificil entender-se a natureza...

 

Eu tenho um temporizador para a luz do meu aqua acender às 17...assim que a luz se acendeu, os escalares passaram-se da marmita e devoraram os ovos todos! É normal?

 

Enfim, resta-me esperar pela proxima postura...

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Os escalares ao sentirem-se ameaçados,comem os seus próprios ovos...

É completamente normal.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde!

Meu casal de escalares tb fez a sua 1ª postura ontem. Os ovos estavam meio transparentes ( a maioria deles) e alguns branquinhos hoje pela manhã.

Isto quer dizer que só os brancos foram fecundados?

Obrigado pela ajuda!

Inté! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Que bom , vejo k nao sou a unica desesperada com a primeira copula dos ecalares...eu tambem tive , e ainda estou a ter , uma esperiencia unica... a 4 dias apareceu uns ovinho numa folha vere , que eu nao imaginava o que era, a observar bem vi que un dos meus escalares cuidava dakilo desesperadamente ,( 1ºconclusao , comprei dois escalars e me calhou um casal.) os tais ovinhos ja tinham um rabinho pra fora a mexer-se muito o que chamava a atençao dos outros peixes , mas aquela maezona escalar defendia. entretanto nesse mesmo dia , ela começou a comer seus bebes , eu cm mta dó , cortei uma garrafa 5lts de agua e fiz uma maternidade improvisada , com agua do aquario e presa a borda do mesmo, cortei a tal folha e coloquei dentro da maternidade improvisada, (2º conclusao , foi o melhor k fiz ).ainda nao acabou a "saga", noutro dia de manha corri comprar uma maternidade de plastico , mas qdo coloquei os alevins na nova maternidade , eles escaparam pelos buraquinhos e iam direto pras boquinhas dos peixes do aquario , e a pobre mae escalar ainda conseguiu pegar uns 5 na boca e depositar noutra folha , voltei tudo pra garrfa improvisada para ter tempo pra pensar, a mae escalar estava a cuidar dos 5 k ela agarrou , mas...os outros peixes estavam loucos por mais alevins... minha maternidade nova nao prestava... (3ºconclusao , quem gosta de aquariofilia nao mete esforços nem gastos) .Comprei um novo aquario , bem menor , cm aquecimento e oxigenaçao , lá coloquei meus "alevins de rabo de fora" , entretanto os 5 k a mae tinha cuidado , desapareceu , hoje , t com os alevins com olhinhos ainda grudados no fundo do aquario novo e eu to a espera k nadem pra que possa dar-lhes comida e ver se consigo criar algum...

 

ate fico a suar das maos com tudo isso. kkkkk

rosana-malveira

robson.rosana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas

 

sim,isso é normal

deves ter uma luz ligada durante 24 horas,mas fraquinha para eles verem sempre os ovos e cuidarem deles...

deves dar artemia recem eclodida como alimentaçao dos alevins,pois eles dificilmente comem outra coisa.

eu tenho o casal sozinho num aqua e mesmo assim tenho que deixar a luz ligada para eles nao stressarem.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais