Ajuda


nunojf

Recommended Posts

Boas!

 

Inicei nova montagem a 23 de Janeiro!

deixo o setup para ajudar:

Aquário : 120 comp. X 38 larg. X 35 alt.

Termostato Elite 300 W

Filtro externo: Eheim 2250

Bomba de ar: eheim 100 (não estou a usar, ambora a tenha)

Substrato: sera floredepot 4,8 Kg

Iluminação: 2x t5 54w + 1 t8 18w

Areia de filtro de piscina – 25 Kg

Layout: 3 troncos + 3 xistos, folhas de amendoeira

Flora: vários pés de M. Matogrosense, E. Tennelus e HZ

 

PH : 6.8

kh: 2

Temp. 26º

Surgiram-me estas algas após umas duas semanas, tenho a amõnia e os nitritos a zero após os respectivos picos. introduzi dois danios rerio que estão impecáveis.

Como se chamam estas algas e o que deverei fazer?

Deixo a foto (junto ao tronco tem bastante, mas estão em diversos pontos do aquário, nomeadamente junto às plantas (são castanhas tipo cabelo, julgo serem diatomácias).

gallery_21757_2685_12907.jpggallery_21757_2685_34367.jpg

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem opina?

boas eu sou um amador nisto e enquanto algas ignorante mas por experiencia propria se essas forem as mesmas algas que eu tinha a razao destas estava na aqua da rede!

 

no meu caso identifiquei as sendo xantofilas.

uns cabelinhos pretos a mim pegavam nas rochas de chisto e pontas das folhas!

para as combater colucava agua de uma fonte perto de minha cadsa em vez da dita "del cano"

abraço e espero er ajudado um pouco!

Editado por Miguel_Maia_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fertelizas?? que valores tens de nitratos, e PO4, tens CO2?

acho que tens luz a mais neste momento, não me parece que as plantas consigam aproveitar tanta luz nesta fase já notaste algum crescimento das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Cuidado com essas algas (eu penso que essas coisas pertencem à família dos fungos), pois se tiveres peixes, elas podem-se agarrar a eles e podem leva-los à morte. Tenta fazer + TPA´s e mete uma quantidade muito reduzida de sal.

Outra opção é arranjares azul de metileno.

 

Até posso arriscar que isso aparece porque o teu aqua/filtro ainda não está ciclado a 100%.

 

Ao que parece essa porcaria desenvolve-se bem quando ha problemas com os seguintes parâmetros: NO3, PO4 e KH

 

Espero ter ajudado,

 

Um abraço

Editado por Fishbone

Pedro Gertrudes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões dadas até ao momento.

Não fertilizo, no entanto sendo uma montagem nova e tendo sera floredepot como substrato fertil este ainda está bem activado.

Em relação à iluminação são duas t8 de 54 w e uma t5 de 18 w. Plantas tenho salvinia auriculata, HZ, M. Matogrosesnse , E. Tenellus e hoje adicionei cabomba aquatica.

Não tenho valores de Fosfatos, nitratos ou CO2 e a amónia e nitritos estão a zero.

Em relação ao ciclo, poderá ser disso, embora já se tenha dado os picos de amonia e nitritos ainda só estou na 3ª semana de ciclo.

A filtragem é de 2400 l /h para um aquário de 160 litros.

Será que tem haver com a libertação de silicatos? aguardo que se consumam ou tomo medidas já?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fertelizas?? que valores tens de nitratos, e PO4, tens CO2?

acho que tens luz a mais neste momento, não me parece que as plantas consigam aproveitar tanta luz nesta fase já notaste algum crescimento das plantas?

Boas!

 

Em relação ao CO2 não estou a adicionar. Ainda não noto crescimento nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se possivel tenta fazer mesmo os testes de nitratos e de PO4 o teu problema deve passar mesmo por esses valores nao estarem correctos para o que queres/precisas, outra coisa que não deve influenciar mt mas tens o KH muito baixo mesmo, consegues manter esse PH estavel 24h ?? se metes ai CO2 ainda te desgraças mais com esses valores :P mas que faz falta as plantas faz

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se possivel tenta fazer mesmo os testes de nitratos e de PO4 o teu problema deve passar mesmo por esses valores nao estarem correctos para o que queres/precisas, outra coisa que não deve influenciar mt mas tens o KH muito baixo mesmo, consegues manter esse PH estavel 24h ?? se metes ai CO2 ainda te desgraças mais com esses valores :P mas que faz falta as plantas faz

 

Boas Cesar!

Obrigado pelos comentários. Pretendo estes valores de KH mas baixar o pH que por enquanto anda entre os 6,8 e os 7,0. Não oscila muito. O aquário é de sul amazónico e ainda precisa baixar pH, tem turfa no filtro (pouca) e tem varias folhas de amendoeira, mas só com o tempo. Li que se for dos silicatos libertados pela areia de filtro de piscina (faz isso?) se deverá aguardar até que sejam consumidos?!...sabes alguma coisa sobre isso? Comestas plantas de crescimento rápido não deverá haver muitos nitratos, agora PO4 acredito. tenho de ver se consigo medir isso.

Não estou a pensar adicionar CO2 ao aquário, pelo menos nos próximos tempos. também não estou a utilizar bomba de ar...terá influência?

Ab.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais