NPK onde comprar


PIRANHA

Recommended Posts

Boa noite

Resolvi abrir este tópico com o objectivo de vos pedir conselhos de onde posso adquirir fertilizantes para o aquário.

Visto que um dos nossos patrocinadores deste fórum simplesmente MORREU, não responde a emails , PM´s , nem a topicos na sua area reservada.

Até o site está em remodelação desde 2010-06-10 às 18:12:36 tem como página principal a seguinte informação.

 

Em baixo para remodelação

Vamos arrumar a desorganização!!! :music_singguitar:

 

 

Como todos já ter devem percebido , estou a falar da Horizonte Aquático.

 

Alguém pode ajudar

 

Muito obrigado a todos.

Editado por PIRANHA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Qualquer fornecedor de produtos químicos te arranja isso... poderás é ter de comprar uma quantidade mínima.

 

Mais caro e em menores quantidades, podes comprar aqui: http://www.vitrilab.pt

 

Algumas farmácias também te podem conseguir arranjar isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites, partindo do princípio que pretendes comprar online, podes encontrar aqui ou aqui ou aqui :)

 

e se procurares mais um pouco nas lojas online que temos na zona dedicada a elas, vais encontrar outras opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites, partindo do princípio que pretendes comprar online, podes encontrar aqui ou aqui ou aqui :)

 

e se procurares mais um pouco nas lojas online que temos na zona dedicada a elas, vais encontrar outras opções.

 

 

Boa tarde plisboa

 

O sites que me mencionaste, foram logo as minhas opções de escolha para a compra dos fertilizantes.

Mas eles não têm o fertilizantes que pretendo. Um só tem micros, outro só tem fertilizantes de marca e o outro não tem fosfastos.

 

Também já verifiquei todas as restantes lojas on-line do forúm e não consegui achar em nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De referir que a crystalred, também n tem tido fertilizantes de dissolução. Vi agora que a WaterRevolution tb os tem qs todos "out of stock". A coisa n anda facil ;)

 

 

Onde costumas adquirir Luis?

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu comprei há uns anos cerca de 5 kg de KCl, uns 5 kg de KNO3 e cerca de 500 g de KH2PO4.

Basicamente, faço eu os meus fertilizantes macro...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu comprei à cerca de um ano, não grandes quantidades pq estava certo que uma vez havendo nas lojas online a sua disponibilização ia ser permanente, mas agora já começo a ter as minhas duvidas. De hà uns tempos para cá anda tudo esgotado e a continuar assim la vou ter de tentar "lá fora".

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu comprei há uns anos cerca de 5 kg de KCl, uns 5 kg de KNO3 e cerca de 500 g de KH2PO4.

Basicamente, faço eu os meus fertilizantes macro...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis

Por acaso, não queres começar a vender os fertilizantes diluidos?? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas Luis

Por acaso, não queres começar a vender os fertilizantes diluidos?? eusathink.gif

Não... porque é revenda :) Algo que é proibido no Fórum.

 

Sem contar que não tenho recipientes onde colocar os fertilizantes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu comprei há uns anos cerca de 5 kg de KCl, uns 5 kg de KNO3 e cerca de 500 g de KH2PO4.

Basicamente, faço eu os meus fertilizantes macro...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luis

 

Qual é a proporção que usas no teu aquário?

 

Cumps

PS

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ok

 

Mas ajudem-me lá, por exemplo para fazer 500 ml de solução quantas gramas de KCL, KNO3 e K2PHO4?

Qual é o volume do aquário?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

180 litros

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Potássio por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 172 g de KCl em 500 mL. Isto dá uma concentração de 344 g/L que é muito perto da solubilidade do KCl em água. Logo... não deves usar uma solução tão concentrada. Aconselho-te a fazeres metade. Ou seja, dissolveres em 500 mL apenas 86 gramas de KCl, sendo que esta solução adiciona 0,5 ppm de Potássio por cada mL, no teu aquário de 180 litros.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Nitrato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 147 g de KNO3 em 500 mL. Uma vez mais, estás perto da solubilidade deste composto. Dissolve apenas 73.5 g e usa o dobro do volume de fertilizante.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 0.1 ppm de Fosfato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 13 g de KH2PO4 em 500 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Potássio por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 172 g de KCl em 500 mL. Isto dá uma concentração de 344 g/L que é muito perto da solubilidade do KCl em água. Logo... não deves usar uma solução tão concentrada. Aconselho-te a fazeres metade. Ou seja, dissolveres em 500 mL apenas 86 gramas de KCl, sendo que esta solução adiciona 0,5 ppm de Potássio por cada mL, no teu aquário de 180 litros.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Nitrato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 147 g de KNO3 em 500 mL. Uma vez mais, estás perto da solubilidade deste composto. Dissolve apenas 73.5 g e usa o dobro do volume de fertilizante.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 0.1 ppm de Fosfato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 13 g de KH2PO4 em 500 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Muito Obrigado Luis

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Potássio por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 172 g de KCl em 500 mL. Isto dá uma concentração de 344 g/L que é muito perto da solubilidade do KCl em água. Logo... não deves usar uma solução tão concentrada. Aconselho-te a fazeres metade. Ou seja, dissolveres em 500 mL apenas 86 gramas de KCl, sendo que esta solução adiciona 0,5 ppm de Potássio por cada mL, no teu aquário de 180 litros.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 1 ppm de Nitrato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 147 g de KNO3 em 500 mL. Uma vez mais, estás perto da solubilidade deste composto. Dissolve apenas 73.5 g e usa o dobro do volume de fertilizante.

 

Para obteres um fertilizante que te adicione 0.1 ppm de Fosfato por cada mL que adiciones ao aquário, precisas de dissolver 13 g de KH2PO4 em 500 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luis

 

Desculpa mais uma vez, se puderes dar-me uma explicação breve sobre como achaste esses valores agradecia (ou sitio onde possa consultar essa informação), quimica já lá vai há uns anos :) mas deduzo que tenhas usado os pesos moleculares dos elementos quimicos envolvidos, hummm será? :)

já agora mais duas perguntas

 

- fazes as soluções independentes ou misturas tudo numa só solução?

- fiz uma regras tres simples para achar a concentração para o meu cubo de 30l

28,6 g/ppm/ml de KCL

24,5 g/ppm/ml de KNO3

2,1 g/ppm/ml de KH2PO4

em 500 ml

posso fazer isto?

 

Desculpa o incómodo :)

 

Cumprimentos

PS

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não incomodas nada... eu posso é não responder logo. Ou não responder de todo... :tongue:

 

Eu quando comecei com os aquários plantados e ainda estava na faculdade, não consegui arranjar KH2PO4 no laboratório onde estava a ter aulas. A coisa mais parecida que tinha e podia levar uns gramas para casa era Na2HPO4.2H2O. Ora nunca vi nenhuma calculadora na net que fizesse contas com esse sal de fosfato. Obviamente que como estudante de química, fazer as contas era trivial para mim. Mas quando um amigo qualquer me pediu fertilizante de fosfatos e tive que ir fazer as contas de novo, nessa altura decidi que mais valia fazer uma coisa que fizesse as contas para praticamente todos os sais que podemos utilizar em aquariofilia. Então, como uma das ferramentas de eleição de um químico de análises quantitativas é o Excel, toca de fazer uma calculadora em Excel...

 

Basicamente, sempre que me pedem para fazer contas é só substituir dados nessa folha de cálculo e depois comparar com as solubilidades tabeladas (Google it).

 

Podes sacá-la aqui: http://nfist.pt/~lef...ato/C_livre.xls

 

Basicamente só tens de introduzir números. No separador Massa ele devolve-te a massa de composto que tens de dissolver para uma dada razão ppm aumentados/mL de fertilizante. O separador PPM diz-te a razão ppm aumentados/mL de fertilizante. Obviamente que o separador Massa é mais fácil pois dá-nos logo o resultado, enquanto que o outro temos de andar a ajustar valores de massa até obtermos a razão desejada. Para indicares o composto, basta escrever o número de átomos que aparecem na fórmula do composto por debaixo de cada um dos símbolos atómicos. No caso do KNO3 é tão simples quanto introduzir 1 por baixo do K, 1 por baixo do N e 3 por baixo do O... simples.

 

Fertilizantes Macro separados... ninguém te garante que os consumos são sempre iguais. Podes começar a ter consumos de Azoto, e certo dia eles estabilizam. Se tiveres um fertilizante que sempre que queiras colocar 0,5 ppm de PO4 obrigatoriamente te introduz 5 ppm de NO3 não adianta de muito se os nitratos não forem consumidos...

 

Quanto às tuas contas, só verifiquei para o Potássio e está correctíssimo. Por isso deduzo que esteja correcto para os outros 2.

E sim, claro que podes utilizar regras 3 simples... se bem que eu fui ensinado a odiar essa expressão :tapfoot:

Para sim são proporções... :mrgreen:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem também caluladoras online, onde é so preciso colocar a litragem do aquário e o volume da solução que queremos fazer assim como a massa de soluto a dissolver. Eu tenho usado este método e não me tenho dado mal. Funciona um pouco à base da experimentação, mas gosto dos resultados

 

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Provavelmente existem outras por aí, eu costumo usar esta.

 

Cumprimentos

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais