[Dúvida] Fluxo IN/OUT de uma sump DIY


JDom

Recommended Posts

Bom dia

 

Há duas semanas comecei a fazer uma sump para o meu aquário de água doce. Fiz o esboço, cortei as peças em acrílico, montei tudo com silicone próprio, testei para fugas e tudo OK.

 

A parte chata e que eu já desconfiava que pudesse vir a ter problemas foi na passagem de água do aqua para a sump, porque sendo uma sump lateral, a qual eu construí de forma a que os níveis de água na sump e aquário fossem sempre os mesmos, (medida de segurança para o caso de a bomba parar), e tendo a bomba a fazer o retorno da água para o aquário, o que me acontece é: A água sai mais depressa da divisão da sump onde está, do que a água passa do aquário para a entrada da sump.

 

Os tubos de entrada e saída têm o mesmo diâmetro, e o fluxo da bomba estava regulado para o mínimo.

 

Alguém me sugere uma solução para igualar os fluxos?

 

Cumps

 

JDom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca fotos, é mais fácil para perceber.

 

Se metesses mais água no aquário isso não resultava? Podes é não ter altura de vidro para isso, pois assim aumentava a pressão. Mas com fotos é mais fácil.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Podes sempre colocar uma bomba de igual debito para a entrada de água na sump.

Mas com fotos realmente é mais facild e perceber.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ou aumenta o diâmetro do tubo de saída da água do aquário para a Sump para aumentar o caudal, ou troca a bomba por uma de menor caudal, uma vez que a actual já está regulada para o mínimo e ainda tem um caudal muito grande.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Também podes colocar um T na bomba e uma das saídas coloca a devolver água para a sump. Tens é de usar uma simples torneira para puderes regular o caudal mais facilmente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Desde já obrigado pelas respostas de todos. Vou então começar por tentar o tubo maior, e se não der talvez a hipótese do T à saída da bomba.

 

Desculpem não ter fotos para já. Assim que resolver o problema meto fotos do projecto, ou no caso de não conseguir, para me poderem dar mais opiniões.

 

Cumprimentos

JDom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente se tiveres hipotese de colocar um tubo maior para o fluxo da água Aquario -» SUMP ser igual ou maior do que o da bomba o problema fica resolvido, presumo...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria aconselho-te a aumentar o diâmetro do tubo de entrada de água na sump, eu no meu overflow tinha os tubos de ½ polegada (entrada e saída) e tive esse problema, resultado tive de passar para ¾ o de entrada e deixei de ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais