[Hands on]


Recommended Posts

Aquário em processamento..

 

Rio Hullaga

Biótipo Sul Americano- Peru/Bolivia/Argentina Norte.

 

Flora:

Echinodorus bleheri

Echinodorus argentinensis

Salvinia natans

Egeria Densa

 

Temporáriamente : Cryptocoryne wendii green - Sri lanka; Asia /Fora do biótipo

 

D:90x35x35cm ; 100Litros

Filtragem: EHEIM 2213

Aquecimento: 300W

Iluminação: PHILIPS Ecohalo 150W ; Lampada: LEXMAN halogen 100W, 2900K.

 

Montagem da Iluminação:

Uma verdadeira odisseia.. já que os projectores vêm sem alimentação e tive de montar tudo desde o inicio, desde o "macho" que liga à tomada até à ligação interna no interior do Projector.

 

dscf3578ad.jpg

Cabos cortados e descabelados prontos a iniciar as ligações

 

Material utilizado:

-Projector PHILIPS ECO de halogéneo 150W;

-Lampada Lexman de 100W, 2900K, 1375lumens

-Parafusos+porcas Suki de L:10mm e D:3mm; x 3

-Anilhas Suki de D:3mm x 3

-Perfis Suki de 12-16mm - Ref: 5451690 x 3

 

dscf3590.jpg

Alimentação do projector

 

dscf3591.jpg

Montagem do apoio invertido

 

dscf3592b.jpg

Aparafusamento dos perfis ao apoio.

 

dscf3593t.jpg

Aspecto final

 

Aplicação

[Em construção]Rio Hullaga

geral6fev.jpg

Geral

 

lateral6jan.jpg

Lateral topo

 

Terei de adicionar mais obstáculos visuais, caso a agressividade dos habitantes, ainda segredo, não diminua nos proximos dias. Especificamente mais Red moor á esquerda.

 

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um bom projecto :D

 

Parabéns!

 

É para que fauna?! Parece-me ver ai uns cardinais...

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Não é assim tão segredo hehe :)

Acho que podes vir a ter problemas quanto ao estabelecimento de territórios, está tudo ai à direita, a fêmea pode ser escorraçada para a zona aberta, o que pode ser um problema no futuro. Se fosse com machos era pior, mas como 'sei' que é só um podes só vir a ter esse inconveniente da fêmea.

Boa sorte, e queremos fotos dos bichos :D

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sugestão tem atenção à forma como tens os cabo ligados na caixa.

 

O cabo, com o revistimento a preto deve fica dentro ca caixa e apertado com o plastico com os dois parafusos. Pela imagem não vejo ligação à terra.

 

Os três cabos entram na caixa, fica preso com o revistimento preto e liga tudo na caixa de junção. A terra é o do meio.

 

Como tens estás sujeito a ter problemas visto que a humidade pode entrar para dentro da caixa. Também o revistimento dos cabo de faze e neutro,(preto e azul) com o tempo vão romper, visto que o prendeste e esta a ser pressionado. Sem terra pode ser mutio perigoso. Se tiveres a terra bem ligada os disjuntores diferencias disparam se houver qualquer curto. Sem terra podes ter um azar muito sério.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sugestão tem atenção à forma como tens os cabo ligados na caixa.

 

O cabo, com o revistimento a preto deve fica dentro ca caixa e apertado com o plastico com os dois parafusos. Pela imagem não vejo ligação à terra.

 

Os três cabos entram na caixa, fica preso com o revistimento preto e liga tudo na caixa de junção. A terra é o do meio.

 

Como tens estás sujeito a ter problemas visto que a humidade pode entrar para dentro da caixa. Também o revistimento dos cabo de faze e neutro,(preto e azul) com o tempo vão romper, visto que o prendeste e esta a ser pressionado. Sem terra pode ser mutio perigoso. Se tiveres a terra bem ligada os disjuntores diferencias disparam se houver qualquer curto. Sem terra podes ter um azar muito sério.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Olá nuno,

 

Muito obrigado pela informação! vou tratar disso o mais rápidamente possivel.

Sou um leigo de electricidade, daí ter dispensado a ligação terra, achei que não teria grande importância e pensei que fosse para salvaguardar só o equipamento. Se me permites colocar duas questões: Quais as consequências de um curto-circuito sem ter à ligação terra? Que outras razões, além do cobre se tocar, é que causam o cc.?

 

Obrigado

Mais um bom projecto :D

 

Parabéns!

 

É para que fauna?! Parece-me ver ai uns cardinais...

 

Olá,

Obrigado pelo comentário,

São cardinais sim sr, e fora do biótipo, excepto um neon que anda junto do grupo, gostava de trocar por neons, já que se podem encontrar no Peru e dariam maior naturalidade ao aquário.

mas não posso avançar com mais informação, vou ter de guardar alguma para o tópico com a montagem.

 

Obrigado

 

Muito bom!

Não é assim tão segredo hehe :)

Acho que podes vir a ter problemas quanto ao estabelecimento de territórios, está tudo ai à direita, a fêmea pode ser escorraçada para a zona aberta, o que pode ser um problema no futuro. Se fosse com machos era pior, mas como 'sei' que é só um podes só vir a ter esse inconveniente da fêmea.

Boa sorte, e queremos fotos dos bichos :D

Abraço

 

Olá Daniel,

Obrigado pelo teu comentário, e acertado. Concordo ctg, pelo andar da carruagem vou ter de resolver com obstáculos do lado esquerdo. o que é uma pena.

 

Obrigado

 

Parabéns, o teu aquario tá 5*, mas tal como disse o membro nprfrb devias rever a ligação do projetor.

Já agora o projetor não aquece muito a água?

 

Abraço

 

Olá

 

Aquece a superficie do lado direito, e não interfere com as leituras de Temperatura geral do aquário(27Cº).

E se interferisse, só tornava o sistema biológico mais interessante com a coerência da variação entre o dia e a noite.

 

Obrigado

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito mesmo Spaar, excelente mudança.

 

Como tinha combinado trocar umas plantas , como te lembras no meu topico do nano , aguardo a tua resposta com o teu contacto (mail , tlm ) para falarmos melhor para nos encontrarmos quando for a Lisboa e também para pudermos falar sobre apistos , porque tenho muita dúvida e estou a pensar em montar um aquário somente com eles :P

 

Grande Abraço,

 

E continua que vais bem :) :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um que promete, José, tu tens dos aquários mais bonitos aqui do forum, sou oficialmente teu fã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está impecavel, mas tenho uma duvida porque colocaste uma lampada de 100w? Para as plantas que tens até uma de 60 w servia, já que as plantas que tens nao requerem muita luz e os futuros apistos agradeciam. E claro sempre poupavas uns euros

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

O multi-quote não está a funcionar, pois isso é me impossivel responder um a um, e agradeço-vos a todos os comentários e elogios aos meus projectos. São esses elogios que me fazem continuar com maior vontade e entusiasmo de vos surpreender. Dito isto, espero consegui-lo mais uma vez hoje com um fenómeno raro de se ver.

 

_Aquário_

 

Saiu a cryptocoryne, e entrou uma Echinodorus Ocelot Red

Entraram JBL bolas + areao preto para a oxigenar as raízes da zona plantada.

 

Tal como esperado, a introdução de hardscape do lado esquerdo enfraquece o Layout e a evidencia da ideia que organiza a nossa leitura do todo.

Pelo que ando a ponderar introduzir referências territoriais apenas com folhagem.

Mas digam-me o que acham, tendo em conta que ainda não está acabado nem "maquilhado" para a fotografia:

 

Geral

geral12fev.jpg

 

Lateral

lateralbaixo12jan.jpg

 

O Fenómeno de que vos falei é este, sem identificar a espécie, mas lanço-vos o desafio de descobrirem:

Postura

http://www.youtube.com/watch?v=RiyRNFk9dNY

 

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Spaar,

 

Excelente aquário. Do melhor a nível de biótopo.

 

Já tenho dois aquários biótopo, montados para Apistogrammas, e se tivesse mais espaço montaria um terceiro.

 

Isto dos Apistos torna-se viciante :roflroll2:

 

O meu macho Ap. Trifasciata também adora fazer essas escavações.

 

Quanto à espécie apostaria nos Ap. Baenschi Inka, mas não sou um expert para poder afirma-lo. Caso seja essa a espécie só digo que é uma excelente escolha, ando atrás de um casal já à um certo tempo, espero que ainda este mês o consiga adquirir.

 

Vi por aí uns neons, e deixo uma opinião pessoal...porque não substitui-los por peixes menos comuns como um cardume de nannostomus? Era a cereja no topo do bolo!!

 

Mais uma vez parabéns pelo magnifico projecto. Mantêm-o actualizado.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yauuuu!

 

Gosto, muito bom!!! Mas a areia branca é que está a dar-me a volta ao sistema :P Mas isso é um pormenor insignificante, o jogo de raízes está aparentemente muito bom!

 

Na minha opinião colocaria uma Echinodorus var. latifolius atrás da bleheri (?) para ganhares uma visão fora de água que com certeza iria dar-lhe um toque especial!

 

Um abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desde já o meu obrigado pelo vossos comentários e incentivos ao meu novo projecto. O multi.quote nao está a funcionar pelo que não poderei responder um a um como gosto. No entanto, vou respondendo aos que precisam de resposta sem desvalorizar os que não precisam. A espécie, já foi descoberta por alguns, e ao dizer qual é respondo aos que tentaram e não acertaram:

 

Era realmente dificil descobrir, já que nunca antes nos tinhamos deparado com tais espécimes. Trata-se de um muito recente apuramento dos famosos Apistogrammas Baenschi. Foram me apresentados como Apistogramma Baenschi Inka II. Tal como aconteceu com outras espécies e muito embora não tenham diferenças fisiológicas diferem na coloração, podendo ter mais ou menos e como tal serão indentificados de maneira diferente em relação à original. Ora, não seja por isso e não subestimem o seu potencial:

 

Apistogramma Baenschi Inka II, Fêmea

fmea.jpg

Edit: "não fui eu que tapei a entrada do PVC."

 

 

Fernando, já lá tenho um pé de latifolius. Mas coitada entre a bleheri e a Ocelot Red, vai demorar a aparecer.

 

Um grande obrigado a todos, vou tentar abrir o tópico da montagem este FDSemana

Abraço

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais