Durante o Ciclo


Recommended Posts

Boas

 

Após longo período fora deste mundo decidi e voltar e para não chatear ninguém sobre coisas básicas já li tudo o que podia mas ainda assim contínuo com pequenas dúvidas talvez óbvias mas que queria ter a certeza.

-Então cá vai, já tenho quase todo o material para iniciar o aqua excepto substrato fertil e plantas.

-Valerá a pena encher o aqua só com agua, ligar o filtro e termoestato para ir criando bacterias e quando receber tudo colocar o filtro já parcialmente iniciado e água?

-Deve ser usado carvão no ciclo? Mesmo com substrato fertil e plantas?

-Quando fazer tpa´s? Só após terminado o ciclo? Só passado quase um mês quando o nivel de nitratos for elevado? Até lá nada de tpa´s? Mesmo com plantas já plantadas e hardscape? (segundo o que aqui está, http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html , a mudança de água aparece apenas depois do ciclo feito.

 

Desculpem lá mas mesmo depois de ler tudo o que existe não fiquei esclarecido sobre isto. Se puderem mandem respostas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves começar Ja com o substrato e o filtro ligado. Ou seja, deves colocar tudo nesta fase para depois do colocar os peixes.

 

Bom dia, não concordo, só com agua lá dentro nâo vais comecar ciclo nenhum, pois não vai haver nada a produzir amonia, logo não cresce colonia, e ainda tens a agravante de depois de cheio, plantar é uma dor de cabeça muito maior (já sem agua é :P)

 

depois se ele vai colocar substracto fertil, vai haver muito nutrientes para algas, certamente, já que não faz tpa´s e não tem mais nada para os consumir.

 

Em relação ao carvão, se queres plantas podes o tirar ou ele vai te anular parte dos nutrientes que colocares na agua, carvão é bom para limpar a agua depois de um tratamento por exemplo.

 

As coisa bem feitas para mim seriam:

 

Arranjas as plantas, plantas tudo e colocas agua, e ai comecar a pensar na forma de activares o ciclo, seja com comida, com 1 ou 2 peixes ou com activadores liquidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

As coisa bem feitas para mim seriam:

 

Arranjas as plantas, plantas tudo e colocas agua, e ai comecar a pensar na forma de activares o ciclo, seja com comida, com 1 ou 2 peixes ou com activadores liquidos.

 

Apoiado mais vale fazermos a coisas com calma e correr bem do que tentar apressar e correr mal

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves começar Ja com o substrato e o filtro ligado. Ou seja, deves colocar tudo nesta fase para depois do colocar os peixes.

O Carvao nAo é aconselhável com plantas.....

 

Boas

 

Claro que estava a falar ligar o filtro e ir ciclando a agua e depois esvaziar td e colocar substratos e td com ele vazio obvio.

Mas mesmo que faça tudo apenas quando tiver todo o material, devo fazer tpa's durante o ciclo regularmente ou simplesmente esperar até os nitratos subirem? E limpeza de filtro não devo fazer até as bactérias se terem reproduzido o suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fazeres TPA's durante a ciclagem do aqua apenas atrasas o ciclo e a limpeza do filtro quando se notar um caudal de agua reduzido

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como em princípio será um aqua densamente plantado não é essencial fazer tpa's para eliminar excesso de nutrientes?

 

 

se for só plantas durante o ciclo de certesa que não vais ter excesso de nutrientes e mesmo que tenhas, se tiveres cuidado ao principio com a luz enquanto as plantas não agarram não deves ter problemas de algas.

eu por exemplo falhei na luz, tinha 2 x 39 e passado uma semana quis ligar mais 2 x 39 por causa do tapete que coloquei,consequencia, algas e mais algas e mais algas (lampada de 10k é um mimo) agora voltei a reduzir a iluminação, acertei (acho) com as doses certas de fertelização para o meu aqua e já se nota as plantas a crescerem de dia para dia, e as algas a desaparecerem.

 

Lembra-te algas aparecem em 1 dia e demoram 1 mes a sair (ou mais)

 

depois do ciclo e com peixes, tudo vai depender do que o aquario produz e o que é consumido pelas plantas, cada caso é um caso, ai sim deves fazer tpa´s

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for só plantas durante o ciclo de certesa que não vais ter excesso de nutrientes e mesmo que tenhas, se tiveres cuidado ao principio com a luz enquanto as plantas não agarram não deves ter problemas de algas.

eu por exemplo falhei na luz, tinha 2 x 39 e passado uma semana quis ligar mais 2 x 39 por causa do tapete que coloquei,consequencia, algas e mais algas e mais algas (lampada de 10k é um mimo) agora voltei a reduzir a iluminação, acertei (acho) com as doses certas de fertelização para o meu aqua e já se nota as plantas a crescerem de dia para dia, e as algas a desaparecerem.

 

Lembra-te algas aparecem em 1 dia e demoram 1 mes a sair (ou mais)

 

depois do ciclo e com peixes, tudo vai depender do que o aquario produz e o que é consumido pelas plantas, cada caso é um caso, ai sim deves fazer tpa´s

 

Pois, estou a pensar fazer como deve ser e fazer o ciclo bem devagar sem aceleradores. Realmente uma das minhas preocupações é perceber as necessidades do aqua em relação à fertilização líquida. E quando começar a fertização. Há alguma regra geral?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem , concordo com o facto de começar as coisas direito e com calma , trata se dum eco sistema num curto espaço

 

o ciclo do azoto é das coisas mais importantes , no inicio a mais iimportante

se vai ser plantado entao deves começar peo inicio lol

substrato fertil

substrato em cima

pedras ou troncos la dentro

agua pra dentro ate ao topo do areao de cima

plantas pra dentro com pouca agua de modo as raizes entrarem melhor sem danifica las ,

se alguma area ficar seca molha a pra colocares as plantas e vai mantendo as humidas enquanto fazes o plantio

depois de plantado enche devagar com um prato no fundo e outra coisa por cima do prato ( chavena )agua pra cima e pimbas com muito cuidado e muito devagar pra nao remexeres no fundo

enches de agua

bombas e termos a funcionar

e ta feito :)

luz umas 8 horas dia , e se começarem a aparecer algas baixas a iluminaçao e tpa's grandes

eu nesta fase vou fazendo tpa's , fortes ate

porque bacterias vao se agarrar a tudo no aqua desde ao areao como no filtro como as plantas enfim em tudo

vais colocando comida pra criar mais bacterias e mais rapido ...

ao fim duns dias \semana metes uns peixes resistentes la dentro , poucos e vais controlando a amonia

e deixar ciclar, nada de fertilizaçoes nesta fase

plantas estao se adaptando e se começares a fertilizar as plantas começam a puxar os nutrientes mais da coluna de agua que do proprio substrato e as algas podem aparecer

por isso algumas pessoas ate colocam os tapetes inicialmente em modo submerso pra ganhar raiz mais depressa e agarrarem se melhor ao susbstrato , ja o fiz e realmente recomendo , mas isso sou eu lol

as tpa's servem mesmo pra nao haverem nutrientes em excesso na coluna de agua vindos do substrato fertil e tb pra evitar picos muito grandes de amonia

 

 

espero nao me ter alongado nem errado em algo

se estiver errado avisem mas sempre fiz deste modo

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luz umas 8 horas dia , e se começarem a aparecer algas baixas a iluminaçao e tpa's grandes

eu nesta fase vou fazendo tpa's

 

Não concordo, durante ciclagem quanto menos tpa´s melhor, se retiras a pouca amonia/nitritos que se acumulam na agua nunca mais tens colonia, as baterias precisam de comida, se a estas a retirar com as tpa´s nunca mais tens uma colonia

 

as tpa's servem mesmo pra nao haverem nutrientes em excesso na coluna de agua vindos do substrato fertil e tb pra evitar picos muito grandes de amonia

 

por norma o que passa para a coluna de agua de um substato fertil é muito pouco, esta situação deve-se ao facto de colocarmos uma camada de outro substrato por cima do fertil para agir como barreira, por isso não te deves preocupar com os nutrientes vindos do substato fertil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao de nao se preocupar com o fertil ir pra coluna de agua... bem ... outras questoes se levantam

quanto de altura tera dum substrao fertil pra coluna de agua?

havera algum peixe que remexa no fundo?

havera cuidado ao colocar agua que nem um po de fertil va pra coluna de agua?

se respondes te sim alguma destas .....

 

 

 

as vezes o minimo deslize no experiente aquariofilo e pimbas revolta se o fundo ........ , e a coisa que mais se ve é iniciar se um aqua e aparecerem algas , porque sera que aparecem ....

neste caso todo o cuidado é pouco

mas .. é so a minha opiniao

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.