Nano reef


batman

Recommended Posts

Boas

 

Bem venho actualizar este tópico.

 

Novidades...Muitas! O aqua está a ciclar desde 24-03, finalmente!Tenho andado a experimentar uns layouts, mas além de não ter muita paciência, também tenho falta de jeito. Não ficou o que eu pretendia, embora depois não queira estar a mudar o layout.

 

Quanto ao equipamento, vou trocar a bomba de reposição por uma mais fraca e aumentar ainda a circulação. O escumador já começou a tirar muita porcaria com aquele cheiro característico

 

Pus umas leds dos chineses daquelas fitas azuis, e colei directamente na calha ATI, dá um aspecto muito fixe :music_singguitar:

 

Aqui vão umas primeiras fotos

 

My link

 

My link

 

Aproveito e agradeço publicamente ao Pedro Conceição e à PCREEF, pois sem ele nada disto seria possível.

 

Abraços,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Duarte,

 

Ainda bem que isso está a ir. O layout depois posso ver se dá para alterar para melhor, apesar de não ter muito mais jeito! :D

Estou curioso por ver a calha a funcionar, tens uma excelente iluminação.

O escumador é uma bomba, mal se ligou começou logo a "agarrar" porcaria!

 

Abraço,

PC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos

 

Bem o meu aqua não tem sofrido grandes alterações, desde o dia 24 tem estado a ciclar, o escumador tem tirado alguma porcaria, foi alterado o layout e mais nada de especial.

 

Agora estou com umas dúvidas, ainda não fiz nenhuns testes, mas acham que possa começar a pingar kalk? Introduzir a iluminação, com 4 horas diárias?Ou espero mais uns tempos?

 

Gostava de acelerar isto tudo, mas quero ir com (muita) calma!

 

Obrigado,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Podes começar a adicionar kalk, não vejo problema nenhum. Daqui a nada faz 1 mês de sistema. Se os testes estiverem bons, que acredito que estejam, podes adicionar a equipe de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Venho actualizar o meu tópico que há muito que não o faço!

 

Novidades: instalei um sistema de osmorregulação, ligado a um reactor de kalk (made by Custom Reef),e comecei a adicionar A + B da Two Little Fishes. Aumentei também a circulação, tendo neste momento 2x Sun Sun 3000 l/h.

 

Neste momento, tenho o aquário já cheio de corais, e alguns vivos...Acho que adicionei corais a mais, mas quando fui buscar os últimos (na lista de SPS), o camarada que me vendeu os frags foi muito generoso :music_singguitar:

 

Tenho a a relatar uma grande asneira que fiz, que foi adicionar um goby (Cryptocentrus cinctus) quando já tinha uma salaria. Desapareceu de um dia para o outro, e desde que entrou até desaparecer a salaria nao o largou.

 

Uma das acroporas está a morrer, mas a base não esbranquiçou mais desde que comecei a adição de A+B, vamos ver se recupera ou não.

 

Neste momento, a lista de vivos é a seguinte:

 

corais

 

moles/outros

 

1 sarcophyton

2 zoanthus

1 actinodiscus

1 ricordeas yuma

6x xenias

Tubastrea - sun coral

 

LPS

 

Euphylia paradivisia

Blastomussa wellsi

 

SPS

 

acropora staghorn

pocillopora Damicornis rosa

hydnophora sp florescente verde

acropora tricolor

3c montipora digitata roxo

4x Stylophora esverdeado

3x Stylophora acastanhado

1x Montipora delicutala

3x Seriatopora Caliendrum

 

vivos

 

+-6turbos

? nassarios (introduzi 3 no início mas acho que não sobreviveu nenhum)

2x strombus

+-4 hermitas patas castanhas

+-6 hermitas patas vermelhas

1x estrela do mar - lynkia azul

salaria

camarões - 2x Lysmata debelius

casal de occelaris

3x Pterapogon kauderni

 

a entrar:

- Pseudocheilinus hexataenia (aconselham outro wrasse?)

- zebrassoma flavenscens

- Centropyge Bispinosa

- labroide

- 1x Neopetrolisthes maculatus (será compatível com o resto?)

 

mais tarde

 

- tridacna maxima(não sei bem quando?)

 

 

Neste momento, tenho um problema: um dos occelaris esta de novo a morrer. Há cerca de três semanas morreu um, começou a ficar com uma camada branca em cima da pele, e depois a ficar com as membranas a desfazerem-se e perto da barbatana caudal onde se desfazia, com partes ensanguentadas - ramificações sanguíneas expostas?

Isolei-o num pequeno aqua que tenho, iniciei um tratamento com flagyl que tenho sempre à mão, baixei a salinidade ate 1015, e a temperatura (não sei acho que devia ter aumentado a tº é o que se costuma fazer não é?).

Este está a ir pelo mesmo caminho, e deste vez nem esteve no aqua duas semanas.

O outro occelarias esta sempre bem....

 

Obrigado pela ajuda e pelos comments, aqui seguem umas fotos.

 

th_449416981_CIMG3627_122_679lo.JPG th_449521414_CIMG3633_122_188lo.JPG th_449606294_CIMG3634_122_13lo.JPG

th_449699887_CIMG3644_122_91lo.JPG th_449811379_CIMG3648_122_123lo.JPG th_744991610_CIMG3657_122_562lo.JPG

th_745001390_CIMG3659_122_481lo.JPG th_450121756_CIMG3664_122_432lo.JPG th_450218887_CIMG3676_122_70lo.JPG

th_450309718_CIMG3687_122_464lo.JPG th_450408258_CIMG3691_122_394lo.JPG

 

Na última foto está o peixe doente...Sugestões?

 

Abraço,

 

Duarte Gaspar

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas

 

Já não vinha colocar a evolução deste aquário há muito tempo.

 

A aqua está agora com 8 meses e a evoluir favoravelmente. Em termos de equipamento, fiz um upgrade na circulação e tenho neste momento uma vortech MP 40.

 

Estou a fazer adição de A+B, da Trukesfishes, e estou a pensar mudar, pois não estou a gostar dos resultados, principalmente, nesta fase em que estão a aumentar os consumos. Uso Salifert Food, e Combisan. Mantenho o Reactor de Kalk.

 

Para um 1º salgado, já cometi alguns erros, fiz um mau planeamento nomeadamente na escolha de alguns corais, onde embora não tivesse muitas perdas (2 pequenas acroporas que não se aguentaram e um ou outro coral que está estagnado ou que já teve melhores dias), creio que aprendi muito.

 

Coloco aqui a lista completa de vivos:

 

sarcophyton

zoanthus verdes

zoantus castanhos

actinodiscus

ricordeas yuma laranjas e verdes florescentes e roxos e verdes

xenias

Tubastrea - sun coral

esponjas amarelas, pretas e rosas

 

LPS

 

Euphylia paradivisia

Blastomussa wellsi

favia verde

chalice verde e castanho

chalice verde e cinzento

 

SPS

 

pocillopora Damicornis rosa

hydnophora sp florescente verde

acropora tricolor

montipora digitata roxo

Stylophora bege florescente

Montipora delicutala

Seriatopora Caliendrum verde florescente

Seriatopora Caliendrum castanho

acropora verde pontas azuis

Montipora roxa prato

Acropora tenuis verde pontas azuis

Acropora tenuis verde flurescente

Acropora millepora verde

Acropora gomezi roxa

Acropora gomezi stream blue

Acropora florida verde flurescente

 

vivos

 

+-12 turbos

2 strombus

+-4 hermitas patas castanhas

+-8 hermitas patas vermelhas

+-8 patas azuis

 

salaria

camarões - 2x Lysmata debelius

casal de black occelaris

zebrassoma veliferum

Centropyge Bispinosa

2x anthias

 

crypsitera amarelo 20 - a viver há 4 meses na coluna seca (não o consigo tirar...), depois de um dia no aqua principal e uma luta terrivel com a salaria

 

Algumas fotos :naughty:

 

salgado15.jpg

 

 

salgado16.jpg

 

salgado14.jpg

 

salgado13.jpg

 

salgado12.jpg

 

salgado10.jpg

 

salgado9.jpg

 

salgado8.jpg

 

salgado7.jpg

 

salgado6.jpg

 

salgado5.jpg

 

salgado4.jpg

 

salgado3.jpg

 

salgado2o.jpg

 

salgado1.jpg

 

Comentem à vontade, se assim o entenderem!

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Boas pessoal

 

Obrigado pelos incentivos.

 

Mesmo assim, tenho de relatar que o aquário ja teve melhores dias. Depois de alguns meses de desleixo, sem fazer com regularidade os testes, as doses que estava a dosar de A+B eram claramente insuficientes: cheguei a ter o Kh a 5, à cerca de um mês. Na semana passada, voltou aos 8, mas o cálcio também desceu muito e o magnésio também... O magnésio, na semana passada, chegou aos 620!! Perdi algumas peças, mas neste momento estou a ver se com calma restabeleço os parâmetros para que fique tudo bem outra vez...vou com calma para não perder muitos mais corais, mas a batalha esta a ser travada tarde de mais. Praticamente todos os SPS estão com branqueamentos, e os LPS também estão retraídos e mirrados.

 

Neste momento, estou a iniciar o sistema balling light da fauna marin, e tenho os valores seguintes: Mg - 740; Ca - 400; Kh - 8. Irei desligar o reator de kalk no dia em que começar, assim como a adição A+B.

 

Vou subindo o valor de MG, tentando manter a regra de não subir mais do que 100 ppm por dia.

 

Introduzi, também à cerca de um mês, um reator de carvão e resinas antifosfatos.

 

Ah, e para finalizar à cerca de um mês voltei a introduzir um sixline wrasse, porque estou cheio de planárias! as ricórdeas, são as que estão mais infestadas, de resto vejo apenas num ou noutro sps, nada de especial. Aconselham-me alguma coisa? Estava a pensar adquirir mais um Halichoeres leucoxanthus (yellow wrasse), mas devido à minha litragem, não sei se ficarão os peixes ainda mais empacotados (já tenho: salaria, 2x Lysmata debelius, casal de black occelaris, zebrassoma veliferum, Centropyge Bispinosa, 2x anthias, e o sixline).

 

De resto, fotos agora não há, para não testemunharem a desgraça. Venho apenas compartilhar com vocês a minha experiência, de forma a mostrar que se nos desleixamos um pouco, sofremos as consequências.

 

Já agora, alguém sabe onde arranjar os tubos de PVC, aqueles fininhos, para ligar às bombas doseadoras BM 101?

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, embora esse sistema esteja muito completo. Os tradicionais, aqueles mais usados pelos colegas de reef, normalmente só têm 3 ou 4 estágios, a lâmpada UV não costuma estar incorporada. Este que colocaste, imagino que seja carote. Os mais baratos rondam os 60-70 euros, com produção de 190l/dia.

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o homem a relatar os azares!

É bom mostrar tudo, porque sem sempre temos tudo impecável no aquário. Devemos mostrar e dizer o que fizemos para melhorar, será uma ajuda para outros no futuro.

Amigo Duarte, eu testemunhei e a desgraça não é assim tão grande. Com calma melhora a química que depois se recompõe tudo!

Qualquer coisa, apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Obrigado pelos incentivos... Que achas de introduzir um Halichoeres leucoxanthus? Não é que o aquário esteja infestado de planárias, mas têm-se vindo a multiplicar...já agora, será que elas se costumam reproduzir mais quando os parâmetros estão maus? Li qualquer coisa sobre isso, também já reduzi um pouco a comida, acho que estava a pôr demais :)

 

Obrigado,

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocares o H. leucoxanthus vai provocar guerra com o sixline. Eu não arriscava. Pelo que verifiquei, as planarias que tinhas não estavam a incomodar muito os corais. Se eles começarem a ficar retraídos, temos de estudar soluções, senão não vale a pena preocupar, mas sim controlar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, embora esse sistema esteja muito completo. Os tradicionais, aqueles mais usados pelos colegas de reef, normalmente só têm 3 ou 4 estágios, a lâmpada UV não costuma estar incorporada. Este que colocaste, imagino que seja carote. Os mais baratos rondam os 60-70 euros, com produção de 190l/dia.

 

Cumps,

 

Duarte

 

Obrigado, assim vou aproveitar um sistema destes que me deram que estava numa garagem perdido :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho postar uma curta evolução e umas dúvidas sobre qual o caminho a seguir

 

Testes feitos hoje revelaram:

 

Mg - 1050

 

Ca - 440

 

Kh - 6.1

 

Estou ainda a calibrar as doses relativamente ao balling, mas mais uma semana e espero ter tudo acertado.

 

Estou com dúvidas relativamente aos produtos a adicionar além do reator de carvão, de resinas antifosfatos. De comida costumo variar durante a semana entre cyclopeeze, granulados e flocos da ocean nutrition e tropic marin, e salifert foof que estou a dosear 20 gotas por semana +- todas num dia (reduzi drasticamente desde à cerca de um mês). comida congelada também tenho várias e costumo dar uma vez por semana. Costumava adicionar o CombiSan quando usava as duas partes A+B, agora com os Trace no balling deixo de usar certo?

 

Tenho aqui o pro coral reef snow e o reef activ, ambos da tropic marin. Ainda não comecei a adicionar porque queria saber as vossas opiniões. Os branqueamentos continuam lentamente, espero que parem agora durante esta semana já que consegui aumentar o MG, mas as cores estão a voltar.

 

Que acham?

 

Obrigado pela vossa ajuda, desde já.

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... acho que realmente estás a seguir um bom caminho.

 

Ajusta lentamente esses parâmetros com o balling e mantem alguma regularidade nesses testes após a estabilização... pelo menos semanalmente ou de 15 em 15 dias. Mais do que isso já é demasiado arriscado.

 

Tenho uma dúvida... tens alguma razão para a aplicação de resinas? E porquê colocar carvão num reactor... porque não passivamente na sump?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Epa falei com várias pessoas que me aconselharam a pôr carvão e resinas. O carvão está num reator porque a sump já está uma grande confusão, e disseram-me também que era mais eficaz se passasse no reator, em vez da queda de agua.

 

Eu creio que tenho algum fosfato inorgânico, principalmente porque ao princípio a alimentação baseou-se nos congelados (carregados de fosfatos e porcaria), por isso agora tento minimizar ao máximo (uma vez por semana ou menos). Apesar disso, sabemos que o sistema vai acumulando porcaria, independentemente das TPA´s, que entretanto passei a fazer mais consistentemente.

 

Que achas do Combisan e do pro coral reef snow e o reef activ? Posso usar ou nem por isso?

 

Obrigado :)

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantinha o sistema o mais simples possível... deixa lá essas adições por agora. Depois de equilibrares os parametros básicos logo podes pensar nesses aditivos.

 

Quanto à questão do carvão podes utilizar num reactor... tem é o cuidado de manteres um fluxo reduzido e reduzir a quantidade a utilizar (deve ser menor do que quando utilizado passivamente). O carvão não é uma substância propriamente inócua.

 

A questão do fosfato é que continuo a não perceber o objectivo... não estou a dizer que não pode ser utilizado, mas todas as subtâncias que adicionamos têm prós e contras, e não consigo perceber os prós no teu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom, independentemente de o teste revelar PO4 praticamente a 0, na prática não deve acontecer certo? Não sei, houve muita gente que falei, que me aconselharam...Eu acho que tive muito tempo a deitar comida congelada, embora não tenha sido essa a razão para o descontrole dos valores, acumulou muita porcaria.

 

O reator de carvão está com fluxo reduzido, assim como nas resinas.

 

Achas que devo retirar?

 

Obrigado mais uma vez,

 

Cumps,

 

Duarte Gaspar

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da experiência que tenho, o filtro de carvão ajuda quando temos abusos ou queremos resolver qualquer coisa. Sendo bem usado pode ser usado sempre.

Pelo que sei do aquário, e de como está montado, fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal,

 

Bem o aquário está completamente estabilizado e a evoluir muito bem, mesmo assim tenho umas algas indesejadas que creio que se devem ao sistema de osmose, que vou substituir. Mais tarde irei colocar umas fotos para verem.

 

Precisava de uma ajuda na escolha de novas resinas para o meu reator anti fosfatos, tenho usado o Stop Phosphat da ATI, mas estava a pensar experimentar ou ROWAphos ou Tropic Marin ELIMI-PHOS Longlife.

 

Alguém usa/usou estes?

 

Outra coisa, tenho as planárias relativamente bem controladas, porque usei uma vez o flatworm exit, da salifert, mas não desapareceram por completo e agora queria tentar usar algo mais agressivo, alguem usou Korallen Zucht Flatworm Stop? Serve para planárias?

 

Cumps e obrigado,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sempre ouvi dizer que é muito complicado mantê-las, qualquer desvio no aqua e elas podem morrer e matar tudo...por outro lado são seres fascinantes. são comercializados?

 

Nunca vi à venda.

 

abraço

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais