Republica dos Discus


mpimentel

Recommended Posts

Olá a todos

 

Venho apresentar o meu novo aquario, montado no Sábado dia 22 de Janeiro, fim de semana de eleições presidencias, dai o nome "Republica dos Discus". Será um comunitário em que a especie dominante são os discus.

 

Set Up

Aquário (comprimentoxalturaxlargura)

Aquavitro (vidro laminado 8mm+8mm) 250 x70 x 65 c/ coluna seca e sump

Filtragem

1 Eheim Thermo 2180

1 Sump 50 x 60 x 50 c/ bomba Aquarium-Systems 6000L/hora

Aquecimento (Mesmo com o thermo filtro era necessário mais aquecimento)

Resistencia Weipro titanium 1000W c/controlador de temperatura Weipro MX-1019

Iluminação (Aquaeden/Ramirezi)

8 lâmpadas T5 54w HO

Co2

Sistema Dennerle, c/ controlador de pH, reactor cyclo turbo e Redutor de pressão c/ válvula solenoide incorporada

Bomba Eheim compact 600 ligada ao reactor

UV

De Bary AN-55

 

Substrato

ADA POWER SAND SPECIAL (S - 2 L) - 1 saco

ADA POWER SAND SPECIAL (L - 18L) - 1 saco

ADA AQUASOIL AMAZONIA (9 L) - 11 sacos

Antes do substrato (por conselho do Rui da Aquaeden) foram colocados aditivos da ADA

Penac W

Penac P

Bacter 100

Clear Super

Tourmaline BC

 

Flora (Tropica)

5x Cryptocoryne wendtii trocica

10x Anubias barteri var. "nana”

10x Staurogyne reppens

10x Bolbitis heudelotii

10x Cryptocoryne crispatula var. "balansae"

15x Cryptocoryne wendtii brown

10x Microsorum pteropus "Serpentifolia"

3x Nymphaea lotus red (Zenkeri)

3x Microsorum pteropus XL

 

Hardscape

Rochas

Troncos Red Moor Wood

 

O layout foi idealizado e realizado pelo Filipe Oliveira (faao), respeitando um pedido meu para deixar espaço livre para os discus nadarem :smile2: . Mostrou mais uma vez, o excelente profissional que é, tendo sido um prazer conhece-lo pessoalmente.

 

Depois da conversa ficam as fotos (de qualidade duvidosa)

O aquário

CIMG2193.jpg

 

Sistema Co2 Dennerle

Controlador pH

ControladorpH.jpg

Redutor e Valvula solenoide

Redutordepressaoevalvulasolenoide.jpg

Reactor de Co2

ReactorCycloTurbo.jpg

 

Thermo filtro

Eheim2180.jpg

 

UV

UVDeBaryAN-55.jpg

 

Aquecedor e controlador de temperatura

Termostato1.jpg

 

Sump (pode ver-se o aquecedor no compartimento da bomba de retorno e a sonda de temperatura do controlador, no compartimento da entrada de água na sump)

A temperatura está nos aparelhos regulada para 29º, para eu ter dentro do aquario 28º.

Termostatosump.jpg

 

Coloquei na coluna seca bioballs para ajudar na filtragem

Bioballs.jpg

 

Durante a montagem

Montagem.jpg

 

Montado o hardscape chegou a altura de plantar

Montagem2.jpg

Plantas.jpg

 

Resultado final

1Dia.jpg

 

Agora começaram os problemas. No dia a seguir à montagem tinha o aquario com a agua baça e uma cor esverdeada.

2Dia.jpg

Ao 3º e 4º dia ainda estava pior. Resolvi fazer uma mudança de água de 90%.

aquario5Dia.jpg

Após a TPA ficou bom, mas no dia seguinte começou outra vez a esverdear.

Ao fazer 8 dias tirei uma foto depois de mais uma TPA de 90%

8dias29111.jpg

2 dias depois já estava assim

0102112.jpg

Vista de lado :thumbdown2:

010211.jpg

Voltei a fazer uma TPA, desta vez de 50%. Ontem, passado 1 dia desta TPA, o aquario está assim

020211.jpg

 

Estive a pesquisar e vi que já houve situações do substrato ADA deu problemas. Espero que no meio daqueles sacos todos não tenha vindo um menos bom.

Também já me disseram que pode ser algum powersand na coluna de água. Já tinha utilizado powersand em outro aquario e nada se passou.

Fiz uns teste à água e está tudo bem. As plantas, tirando umas cryptocoryne que se foram abaixo, mas vão rebentar novamente, estão bonitas e têm-se desenvolvido.

Para já irei fazer mudas de água e rezar para que a agua fique limpida.

Claro está que fauna só quando tudo estiver OK.

 

Aproveito para agradecer ao Filipe toda a trabalheira e paciencia. Esta montagem até teve direito a um mortal do escadote...

 

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

É um facto que este tópico faz a delicias do aquariofilista e deixa qualquer um de boca aberta a ver as fotografias. Os meus sinceros parabéns pela iniciativa e pelo investimento que fizeste na paixão que todos nós partilhamos.

Se me permites fazer um comentário, embora a medo:

 

-Acho que podiam ter aproveitado o fenómeno para arriscar em algo mais inovador e irreverente a nivel de Layout.

-Precisa de um controlador de Temp. externo, o filtro não faz isso?

 

Obrigado por partilhar

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns pelo aquário, está realmente espantoso, apenas acho que o lado direito podia estar melhor. em relação à cor da água ou é dos troncos ou do aquasoil.. mas qualquer das maneiras aconselho-te seachem purigen vais ver como vai ficando cristalina além disso este produto pode ser reutilizado

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agradeço todos os comentários.

 

 

Excelente trabalho adorei ver as fotos deste projecto é pena é o facto da agua ficar nesse estado.

 

Continuação de boa aquariofilia e vai dando noticias...

 

Obrigado

 

é só na primeira/segunda semana!

posso dizer que está muito bom, mas há ali uma parte que a meu ver saia!

é a parte do lado direito!

 

Vai fazer duas semanas e continua baço. Espero que fique bom rapidamente.

Para já o layout irá ficar assim. Quero ver o desenvolvimento das plantinhas.

 

Projecto Colossal.... está um espectáculo... parabéns... gostaria um dia de poder chegar a ter um desses...

Só aquela foto dos vasinhos todos, deixa qql um :shock4:

 

É uma bela imagem...

 

........

 

Tou sem palavras, e esse layout tem a assinatura do FAAO, claramente!

 

Que projecto....

 

Boa sorte com isso e parabéns!

 

Obrigado

Boas,

 

É um facto que este tópico faz a delicias do aquariofilista e deixa qualquer um de boca aberta a ver as fotografias. Os meus sinceros parabéns pela iniciativa e pelo investimento que fizeste na paixão que todos nós partilhamos.

Se me permites fazer um comentário, embora a medo:

 

-Acho que podiam ter aproveitado o fenómeno para arriscar em algo mais inovador e irreverente a nivel de Layout.

-Precisa de um controlador de Temp. externo, o filtro não faz isso?

 

Obrigado por partilhar

Cumptrs

José.Dias

 

Tenho a certeza que se não tivesse pedido ao Filipe para deixar espaço livre, para os peixinhos nadarem, o layout seria muito diferente :smile2:

O thermo filtro não tem nada haver com o controlador. A sala onde está o aquario é um bocado fria e os 500W do filtro não são suficientes para aquecer o aqua. O controlador apenas controla a temperatura da resistencia de 1000W que está na sump.

 

Muitos parabéns pelo aquário, está realmente espantoso, apenas acho que o lado direito podia estar melhor. em relação à cor da água ou é dos troncos ou do aquasoil.. mas qualquer das maneiras aconselho-te seachem purigen vais ver como vai ficando cristalina além disso este produto pode ser reutilizado

 

Cumprimentos

 

Para já vou apenas manter as trocas de água e ver o que acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

´Primeiro que tudo tenho de te dar os parabens porque está um aquário muito bom, boa aparecia, bem pensado e bem montado! Depois vinha só fazer uma pergunta, onde compras-te o regulador de pressão/valvula do extintor??

 

Cumpriemntos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

´Primeiro que tudo tenho de te dar os parabens porque está um aquário muito bom, boa aparecia, bem pensado e bem montado! Depois vinha só fazer uma pergunta, onde compras-te o regulador de pressão/valvula do extintor??

 

Cumpriemntos

Salvador C. Abreu

 

Bom dia

Obrigado pelo comentario.

O regulador veio da Alemanha.

Não sei se encontras em lojas portuguesas, mas encontras facilmente em lojas online alemãs.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Ok, pensei que tivesse sido cá, é que ando a procura de uma coisa parecida com o menor preço possivel.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Ao fim de 1 mês o aquario está com a agua melhor, mas ainda não totalmente limpida.

Entretanto, no Sábado, mudei alguns peixes de Coimbra para Santa Comba Dão.

Correu tudo bem. Ficam umas fotos antes de serem libertados no aquario, ainda dentro dos sacos.

Estes zebrinhas têm cerca de 7cm. Comprei-os à 4 anos.

DSC00162.jpg

DSC00163.jpg

DSC00165.jpg

Depois foram os meus discus velhinhos, com mais de 5 anos comigo. Um deles esteve doente, mas já está a recuperar.

DSC00166.jpg

DSC00167.jpg

DSC00168.jpg

 

No aquario já os esperavam um disco Turquesa e uns L's (168, 264, 142 e 114).

Fica uma foto do discu Turquesa e do L'168. Os outros L's não se deixaram fotografar :smile2:

2002112.jpg

200211.jpg

Ainda ficaram em Coimbra uns cardinais, uns botia e uns L'81

Uma panoramica possivel

2002113.jpg

 

Brevemente chegaram novos habitantes.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

bastante bonito agora eu nao conheco bem de discos mas gosto daqueles grandes azuis com os olhos vermelhos acho que devias por ai um casal. ;)

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

primeiro que tudo os meus parabens.

Tens ai um grande investimento. O aquario está muito bom. Um verdadeiro espectáculo!!

Em relação à turvação, será que não tens pouca altura de substrato sobre o power sand?

 

Vai colocando fotos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros

 

Não tenho actualizado, porque esta "republica" está como a nossa, em CRISE.

A água ainda não está limpida, há muito substrato na água em forma de pó, não entendo. Quando penso nos euros que paguei para isto até fico doente. Todas as semana mudo a esponja branca do filtro e mudo a lã da sump. A esponja do filtro e a manga que tenho colocada no tubo que trás a agua do aqua para a sump, vêm negras, estão cheias de terra em pó, que anda na água.

Também não sei o que aconteceu com as plantas. Começaram a ficar castanhas e morreram. Agora estou a fertilizar com Elos Fase 1, Fase 2 e K40.

Fiz 2 mudanças no equipamento. Mudei a calha que tinha por uma Solstar 8x54w - 220cm termolacada a preto c/ sistema moonlight integrado, feita pelo Ramirezi. Tirei tambem o reactor de CO2 que tinha dentro do aqua e coloquei um reactor da sera exterior, ligado ao filtro eheim 2180.

Agora ficam umas fotos para verem a miséria. Confesso que nem tenho disposição para mexer no aquario de tão desanimado que estou. Quando ganhar disposição irei substituir as plantas que morreram e depois coloco fotos.

 

Isto foi o que aconteceu a algumas plantas

DSC00425.jpg

 

A estas também não sei o que se passou, talvez os botia. Agora parece-me que estão a rebentar de novo.

DSC00431.jpg

 

Uma panorâmica ainda com a calha antiga e antes de fazer uma poda às plantas que se foram.

DSC00430.jpg

 

Uma panoramica com a nova calha e depois da poda. Melhorou do dia para a noite, em relação à iluminação.

DSC00480.jpg

Com a moon light (só liguei uma vez por brincadeira)

DSC00477.jpg

 

Também se pode ver que a água está longe de estar limpida. Alguém me disse, no inicio, que iria demorar cerca de 1 ano a ficar com a água limpida. Quando li isso nem acreditei, mas agora acredito que vai demorar muito tempo. São muitos litros de substrato.

Quando houver mais desenvolvimentos aviso.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião se os animais tiverem todos ok e os parametros da agua tambem o aspecto turvo nao era de todo o mais importante apesar de dar "mau aspecto" sabemos que estava "propria para peixes".

 

Foi pena as plantas terem morrido talvez a fertelizaçºão e iluminação não estivessem há altura do que as plantas poderiam consumir. Mas nisto já não posso dar grande ajuda não percebo de plantados.

 

Tens bom material e muito investimento penso que com o cuidado e força de vontade na manutenção se consegue recuperar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas

 

Depois de muita chatice resolvi alterar algumas coisas no aquario.

Foi substituido uma boa parte do substrato por areão. Alguns dos habitantes (botias e L's) levantavam muito substrato deixando o aquario num estado miseravel.

Agradeço ao Rui (Aquaeden) e ao Francisco a colaboração e disponibilidade para a resolução dos problemas que vinha tendo, deslocando-se a minha casa. A ideia do layout é inteiramente deles.

O substrato ADA foi substituido por areão ADA Congo Sand e areão preto.

As plantas também foram substituidas, pois as que lá estavam, devido à minha desmotivação pelo aquario, não se aproveitaram.

Plantou-se :

Proserpinaca palustris "cuba

Anubias barteri var. "nana"

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne crispatula var. balansae

Anubia barteri "cofeefolia"

Pogostemon erectus

Hygrophyla pinnatifida

Echinodorus ozelot

No layout aproveitou-se os troncos Red Moor e colocaram-se pedras "yamaya stone ada"

Agora umas fotos do resultado

CIMG3866.jpg

CIMG3865.jpg

CIMG3864.jpg

CIMG3863.jpg

 

Alguns habitantes

CIMG3869.jpg

CIMG3888.jpg

CIMG3877.jpg

CIMG3878.jpg

CIMG3870.jpg

CIMG3883.jpg

CIMG3920.jpg

 

Os responsaveis por ter sempre o substrato espalhado na água. Agora já não acontece.

 

CIMG3873.jpg

CIMG3874.jpg

CIMG3881.jpg

CIMG3885.jpg

CIMG3933.jpg

CIMG3929.jpg

CIMG3914.jpg

CIMG3910.jpg

CIMG3905.jpg

CIMG3912.jpg

CIMG3896.jpg

CIMG3909.jpg

CIMG3894.jpg

CIMG3916.jpg

 

Alterei a saida do chuveiro do Eheim para o outro lado, estando a corrente de água, da direta para a esquerda. A injecção de CO2 foi aumentada, pois estava insuficiente.

Estas fotos foram tiradas 1 semana após a intervenção no aquario. Noto uma melhoria substancial na água após esta mudança. Os problemas que tinha desapareceram.

Cumprimentos

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mpimemtel,

 

Sem dúvida que gostava muito do layout anterior, pena que o substracto se tenha começado a desfazer...

 

Agora está mais sóbrio e também muito bonito só tenho pena que o solo esteja todo nivelado e não com declive.

 

Quero ver a evolução deste layout e poder apreciar este aqua em todo o seu esplendor.

 

Cumps

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mpimemtel,

 

Sem dúvida que gostava muito do layout anterior, pena que o substracto se tenha começado a desfazer...

 

Agora está mais sóbrio e também muito bonito só tenho pena que o solo esteja todo nivelado e não com declive.

 

Quero ver a evolução deste layout e poder apreciar este aqua em todo o seu esplendor.

 

Cumps

 

RF

 

Caro Ricardo

São layouts muito diferentes. Este depois das plantinhas se desenvolverem vai também ficar bonito. Agora parece estar um bocado nu.

Nas fotos não dá para ver, mas há um desnivel das laterais para o centro. O fotografo e a máquina não são grande coisa :)

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente gostava mais do layout anterior e da disposição dos troncos no aquário.. mas pode ser que com o tempo/maturação do aquário e crescimento das plantas isso fique mais composto..

 

Como foi dito parece muito despido.. e o areão também não me agrada... preferia areia ADA Mekong.. mas isso são gostos.. e gostos não se discutem. ;)

 

Um Abraço,

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.