1º Aquário a sério!


deam0n

Recommended Posts

Olá aquariofilistas :)

 

Adquiri recentemente um aquario com as dimensões: 100 X 26 X 50 portanto terá uma capacidade de 130L e uma capacidade util de 110L (digo eu assim todo doido)..

 

É para colocar 4 kinguius telescopios e um pleco (limpa-fundos) em água quente.

 

Gostava era que me aconselhassem na compra de filtro, bomba, termostato, areal e flora. Pois se vou a uma loja de venda destes produtos aqui na zona vendem o que querem e não o mais aconselhado. Se não for pedir muito, coloquem links para lojas online plz!!)

 

O areal estava a pensar em ir a um rio e trazer de la algum, porem depois não sei se a flora ira prosperar.. E qual a quantidade de areal?

 

 

Tenho também que fazer a limpeza do aquario pois o antigo dono parece que nao conseguia aguentar la os peixes mais que um dia, e pode ser que haja alguma bacteria que os mate, e tinha um areal todo pipi cor-de-rosa :P

 

Como o limpo? basta dar uma mangueirada? (a ver se amanha o metia já a ciclar)

 

Mais uma questão.. Gostada de alterar a iluminação para LED's (para consumir muito menos) há kits para adaptação? aquelas fitas de leds à venda podem resolver?

 

aquario.jpg

 

Desculpem tantas questões sou mesmo iniciante em aquariofilia!

 

Muito Obrigado a todos!!

Editado por deam0n
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

Visto que ninguem diz nada...

 

Na minha opinião o filtro mais adequado para ti são os externos, no entanto existem outras possibilidades...

Quanto ao Termoestato um de 100 ou 200w.

No que respeita á bomba, de que bomba falas? de circulação ou de ar?

 

Substrato cor de rosa? esse Sr devia perceber muito de aquariofilia, devia estar uma coisa linda. O que matou os peixes foi a sabedoria que tinha.

Ainda assim dá uma bela lavadela no aqua, vá lá saber-se o que para ai se fez...

Eu acho preferivel comprares substratos adequados, mas se fazes questão de ir ao rio dá uma lavagemno substrato. Metes isso num balde, mexes bem, esvazia e volta a encher; quando a agua começar a ficar limpa está apto. Não tenho a certeza, mas 15kg devem ser suficientes.

 

Não tenho experiencia com esses peixes, mas penso que não dá para ter plantas com kinguios, eles dão cabo delas. Têm que ser plantas de porte e rijas.

Mas para ter plantas tens que ter condições, não basta lá colocar e está feito. As condições dependem da especie em causa.

 

Quanto á iluminação led, podes perfeitamente adaptar fitas led, procura que existem varios topicos acerca do assunto.

Quanto ás lojas online, procura nos patrocinadores aqui do site.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ruy M.

 

Então esclarece-me lá uma coisa, o Filtro já puxa a água? É necessário bomba de ar para oxigenar a água? Para meter então o aquário a ciclar basta, colocar o substrato, meter os troncos/pedras, encher de água, meter filtros e bombas a funcionar, colocar lá um kinguio e esperar?

 

Tenho outra questão.. O aquário tem uns compartimentos que ficam a meio do aquário penso eu, que seja para colocar lá os tais filtros, e bombas... É isso?

 

O filtro que devo comprar, que características deve ter? e a bomba de ar? (é preciso bomba de ar?)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom vamos la ver se consigo ajudar.

 

Esse compartimento de que falas deve ser uma biobox, e pelas medidas do aquario deve ser uma biobox2, esse é o filtro do aquario. Agora podes optar por duas situações ou arranjas o filtro que tens, ou arranjas um externo e retiras isso daí.

Para arranjares a Biobox precisas de uma bomba de agua, e comprares os "cestos" próprios que ja trazem as ceramicas, a lã, as esponjas, etc....

 

O Ciclo é o mais importante, para fazer o ciclo convém já teres a maioria das coisas para montar o aquário, estou a falar de areao, pedras, troncos, plantas, filtro, com massas filtrantes, etc.... isto porque as bactérias não se alojam só no filtro.

 

Com o filtro e as plantas não precisas de bomba de ar para dar oxigénio ao aquário.

 

O mais importante nesta faze é:

 

Primeiro muita calma e paciência, pois sem elas vais-te espalhar ao comprido como o antigo dono do areão cor de rosa "UUUUIIIIIiiiii".

 

Depois pesquisa bem pelo ciclo de azoto, e pelos testes que tens que ter para o fazer.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom em primeiro lugar convém comprares uma bomba de agua que caiba no compartimento. Quanto maior litragem tiver a bomba melhor.

 

Se reparares bem essa caixa tem umas ranhuras por onde começa o circuito da agua.

 

No primeiro compartimento, colocas o termostato, o termostato fica dentro da biobox também.

 

O compartimento do meio é onde ficam as caixas com as matérias filtrantes, se não me engano essa biobox leva tres caixas, comvém teres uma de cerâmicas, uma de esponja, e a ultima de lã.

 

No ultimo é onde colocas a bomba que faz o retorno da agua para o aquário.

 

Se reparares bem um dos compartimentos tem um furo, que é o compartimento da bomba. A bomba tem que ter um tubo ligado a esse buraco de modo a sair a agua pelo buraco e não por cima.

 

Provavelmente vais ter dúvidas, procura na net por biobox, pode ser que fiques melhor esclarecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas raccar muito obrigado, tens ajudado imenso!

 

Pesquisei entao pela biobox, ja estou mais esclarecido.

 

Porem quem me vendeu o aquario, nao tinha nada dentro da biobox, nada! Portanto tenho k comprar o termoestato, que se mete no primeiro compartimento da direita (que tem as 4 entradas circulares) na do meio coloco as materias filtrantes.

 

Aqui basta meter umas de cima das outras?

 

Na ultimo entra entao a bomba... a bomba convinha ser uma k la coubesse...

 

É isto?

 

A biobox fica totalmente submersa? Ou apenas o necessario para cobrir as materias filtrantes? A saida da biobox para a bomba fica no cimo, de lado. E para ficar a retornar a agua tipo cascata?

 

Gasto mais a compor a biobox ou a comprar um filto externo?

 

E depois o filtro externo puxa a agua e filtra e devolve ao aquario?

 

Ajudem-me pff lol isto para mim esta a ser complicado e tenho a mulher a perna com o: " NAO DEVIAS TER GASTO DINHEIRO E AINDA VAIS GASTAR MAIS!!!"

 

hehehe obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com calma vais lá.

 

Em primeiro lugar só precisas de termostato se quiseres agua quente no aquário.

 

Uma bomba que caiba dentro do compartimento, custa por volta no máximo 10 euros, uma com capacidade de 400 a 500 litros hora.

 

Reconstruir a biobox fica mais barato, isto porque se comprares um filtro externo tens que comprar as massas filtrantes na mesma.

 

A biobox não fica totalmente submersa, se não estou em erro tem um limite máximo de agua para por, mas a intenção é colocares o nível da agua a tapar o meio buraco por onde deve sair a agua, deste modo fazes circulação da agua e oxigenação.

 

As caixas são mais caras do que se comprares as matérias à parte, ou seja podes substituir as caixas por agora por meias de vidro. A meia de vidro serve de compartimento e depois para retirares as matérias é mais fácil. Fazes assim compras cerâmicas pequenas, e colocas dentro da meia de vidro, dás um nó e colocas dentro do compartimento do fundo. Depois compras um bloco de esponja(azul) custa 1 euro e pouco um cubo de 10cmx10cm, cortas aquilo a medida com um x-acto e metes no meio, e depois colocas a lã dentro de uma meia de vidro dás o nó e acabas de encher o resto do compartimento.

 

Já vi por ai quem utilize tijolo partido, para fazer de cerâmicas e de matéria para as bactérias, penso que este seja o mais barato de todas as cerâmicas, mas não sei se é aconselhável. Deixo ao critério de quem quiser experimentar.

 

Para pores a biobox a funcionar e com termostato eu penso que com 20 euros ponhas isso tudo a funcionar. Depois vais substituindo as peças por melhor qualidade (termostato), ou então esperar mais uns tempos e colocas logo material de 1ª.

 

A pressa neste momento é o teu pior inimigo.

 

Tenta descobrir alguém no forum que more perto de ti, para te dar informação de lojas que percebam de aquariofilia e dos preços praticados ai em cima dos materiais.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, antes de mais bem vindo

 

 

também sou novato nisto mas voute tentar ajudar

 

Tenho estado a montar o meu aqua que tambem vinha com essa biobox que acabei por retirar e colocar um filtro externo, na minha opinião isso so ocupa espaco o filtro externo normalmente ja inclui materias filtrantes... sim o filtro externo faz tudo, aspira a agua e devolve de volta ao aquario, eu tenho um da SERA mas existem outras marcas a mais falada e a Ehein ai na guarda não conheco mas na covilhã no bricomarche tens la uns SERA par ao teu caso aconselho um filtro que faça no min 5x o volume da agua por isso um de 750l/h era ideal da uma olhadela pelo meu filtro para ficares com uma ideia: filtro

 

Qualquer duvida perguntame que se puder ajudar e com o maior gosto ;) também ate nem somos de muito longe :P

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acabei por reconstruir a Biobox por ser muito mais barato!

 

Então na sexta-feira passada, fui buscar:

 

Termostato 250W

Bomba de agua 230L/H

Cerâmica

Fibra de vidro

Carvão activo

Substrato

Areal

Anti-cloro

Bactérias

 

Cheguei a casa, coloquei então o termostato a 28º na biobox, na caixa do meio coloquei a cerâmica no fundo, seguida da fibra e depois o carvão activo por ultimo, e no compartimento da esquerda, coloquei a bomba de ar com um tubo cá a cima para deitar a agua filtrada de volta para o aquário.

 

Coloquei o substrato, de seguida o areal, meti a decoração provisória até arranjar o tronco e as plantas, enchi de água, coloquei o anti-cloro, esperei 10 min. coloquei as bactérias. A água ficou super turva como era de esperar, liguei a luz e esperei... Hoje a água já está mais cristalina, mas continua turva, como podem ver pelas fotos...

 

O PH da água está a 7.

 

Agora as perguntas:

 

Que flora me aconselham a meter?

 

A iluminação é de 13W e se calhar ilumina mais no centro que nos cantos, devo arranjar outra?

 

Quando devo colocar os peixes? quando a água ficar totalmente cristalina, ou devo mesmo fazer os testes a amónia, nitratos e nitritos para ver quando o ciclo completa?

 

Os troncos que arranjo, são secos e flutuam, há forma de os meter a não flutuar? ou é só mesmo segura-los com pedras?

 

É preciso uma bomba de ar e pedra difusora?

 

 

 

E agora as fotos:

 

IMG_20110206_205233.jpg

 

IMG_20110206_205246.jpg

 

Substrato:

 

IMG_20110206_205626.jpg

 

Termostato:

 

IMG_20110206_205743.jpg

 

Cerâmica:

 

IMG_20110206_205823.jpg

 

Bomba de água:

 

IMG_20110206_210046.jpg

 

Fibra de vidro:

 

IMG_20110206_210107.jpg

 

Areal:

 

IMG_20110206_210408.jpg

 

Lâmpada:

 

IMG_20110206_210728.jpg

 

Bactérias, anti-cloro e comida:

 

IMG_20110206_210917.jpg

 

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bomba devia ser mais potente, pois deve ter pelo menos 5 vezes a litragem do aquário, eu tenho um aquário igual ao teu e tem um filtro de 700 litros/hora.

se puderes compra um de 600 ou 700litros/hora.

o termostato tem um valor alto, mas não precisas de trocar.

os peixes são os últimos a introduzir, posi só depois do ciclo estar concluido, 15 dias+/-, podes ver os parametros do aquário estáveis, como amónia, nitritos, e nitratos(tens de pesquisar mais!!!). o forum tem fichas de como iniciar.

as plantas escolhes ao teu gosto, podes ver dentro das montagens que vês no forum.

os peixes é melhor veres com calma do que gostas e depois adequas o aquário e plantas aos parametros dos peixes.

a concha é verdadeira???

deve ir ao aumentar o ph do aquário, se tiveres outras pedras calcárias irão tambem aumentar o aquário.

os troncos inicialmente flutuam, mas depois afundam, com ajuda de uma pedra.

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as conchas sao verdadeiras.. da ultima vez que medi o ph estava a 7.. mas éu como disse aquilo eh temporario..

 

Entao, mas 250l por hora, a bomba, consegue bombear quase 2x a capacidade do aqua por hora.. tipo se fosse um circuito perfeito, bombeava o aqua em 30 min.. nao chega porquê?

 

Hehe não levem a mal, mas foi este o meu raciocinio.. (bem como a vendedora da loja, responsavel por montar os mais mediaticos aquas aqui na guarda..)

 

Mostrem-me a luz ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim as conchas sao verdadeiras.. da ultima vez que medi o ph estava a 7.. mas éu como disse aquilo eh temporario..

 

Entao, mas 250l por hora, a bomba, consegue bombear quase 2x a capacidade do aqua por hora.. tipo se fosse um circuito perfeito, bombeava o aqua em 30 min.. nao chega porquê?

 

Hehe não levem a mal, mas foi este o meu raciocinio.. (bem como a vendedora da loja, responsavel por montar os mais mediaticos aquas aqui na guarda..)

 

Mostrem-me a luz ;)

 

 

Pois a bomba deve fazer no min 5x o volume do aquario basta um pouco de pesquisa e les isso em todo o lado o meu aqua tem 100l e tenho uma filtro que faz 750l/h por alguma razão, podia ter comprado a metade do preco um que fizesse 500l/h ou menos mas como se costuma dizer litragem nunca é demais :P essa vendedora que te disse que era vival deixa muito a desejar, se quiseres uma bomba de 500l/h entra em contacto comigo por pm.

 

em relação as conchas penso que não podes ter verdadeiras dentro do aqua mas aguarda a opinião de um especialista mas isto foi o que ouvi dizer...

 

Cumprimentos, Pedro

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a luz esta mesmo muito fraca se quiseres colocar plantas, o aconselhavem e 1w por litro logo essa luz dava para 18l mas o min que podias colocar era 0.5w/l no teu caso uns 60w eu comprei uma calha nova para o meu pois apenas tinha 18w...

 

não metas bomba de ar...

 

e os troncos ja fizeste o tratamento?

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não arranjei o tronco.. Depois é só ferve-lo certo?

 

Vou ver se arranjo outra iluminação.. as calhas são feitas à medida? já se compram feitas? onde me desenrasco?

 

Quanto à bomba eu só gostava de saber o porquê de ser precisa tanta capacidade de litragem... Eu li, e sim.. encontro em todo o lado a tal referência a 5x superior.. mas não encontro lógica!

 

Quem me vendeu o equipamento é qualificado para tal, pois mantêm aquas dignos de um rei hehe lindos mesmo, aquas de exposição em restaurantes etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tronco vai ter de estar entre 15 a 30 dias dentro de agua com sal, e ser fervido por ex todas as semanas...ate a agua deixar de ficar castanha...

 

Iluminação contacta a aquaeden representante aqui do forum que eles tem calhar para todos os aquarios, se pretenderes ficar com a tampa actual teras de fazer umas alterações para adaptares a outra calha ou então ficares apenas com a calha apoiada nas laterais...

 

A bomba tem de ser porque sim, pois ate mesmo uma de 750l/h não consegue fazer uma limpeza erficaz e a agua ao longo do tempo vaite começar a ficar turva...ate ha pessoal que usa 2 filtros em vez de 1...

 

Pode ser qualificado mas ai cometeu um grande erro :S

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já te foi dito o grande erro ai foi a bomba ter essa saída de litros por hora. Como te tinha dito 400 a 500 litros hora e ficavas melhor servido. :chair:

 

Mas como o orçamento é curto penso que enquanto não tiveres peixe vai ter que dar para desenrascar.

 

No filtro tira o carvão activo pois este funciona como um extra e não uma matéria permanente a ter no filtro. O carvão activo é óptimo para retirar medicamentos, químicos que tenham sidos adicionados à agua para algum tratamento, pois se o carvão estiver muito tempo dentro do filtro vai fazer o papel inverso, que é devolver para a agua tudo o que tenha "apanhado".

 

Quanto à luz, é um bocado fraca mas se escolheres plantas que sejam pouco exigentes pode ser que por agora te sirva deixando os plantados a sério para um futuro próximo. Por exemplo compra ou arranja uma anubia nana e coloca-a amarrada ao tronco e vê como ela se safa. Se esta se safar podes optar depois por valisnérias, musgo de java, anubias tens várias por onde escolher, etc..

 

Mais uma vez por causa do orçamento, para ter ideia se o ciclo está completo ou não só mesmo com os testes. Mas podes fazer o seguinte:

 

Passado 5 dias de teres o aquário a fazer o ciclo, começas a deitar 3 flocos de comida para o aquário por dia.

Passado mais 10 dias, arranjas uma coridora. Ou seja, quando o aquário já tiver 15 dias de ciclo)

Passado mais 15 dias, começas então a introduzir a fauna aos poucos até ficares com a fauna escolhida.( introduzires aos poucos significa que pode durar mais 1 mês a teres a fauna completa).

 

O tronco, ele acabará por afundar por ele, mas enquanto não o fizer colocares uma pedra sobre ele, para o obrigar a estar no fundo, é a opção escolhida por muitos, depois de ele se fixar sozinho ao fundo, retiras a pedra.

 

Já Agora que madeira estas a pensar em usar?

 

Boa sorte

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Comprei uma bomba de 800L/H, montei-a e quando a liguei, aquilo cria-me uma corrente no aqua que não estão bem a ver... a bomba não tem regulador.

 

Coloquei lá 2 Corydoras albinas para ajudar ao ciclo, e elas raramente vão para o lado esquerdo do aqua (onde esta localizada a saída da bomba da água) estão mais do lado direito... 800L/H é demais? Ou isto é só coincidência?

 

Quanto ao tronco estou a ferver um agora... Não faço ideia de que madeira seja... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação as conchas penso que não podes ter verdadeiras dentro do aqua mas aguarda a opinião de um especialista mas isto foi o que ouvi dizer...

 

 

Acho que devias retirar as conchas já para fazeres o ciclo, e assim puderes introduzires os peixes, eu por experiência própria introduzi conchas e a água passado uns dias, ficou com um cheiro estranho.

Não sei se resulta ferver, mas nunca mais introduzi conchas.

Cumprimentos

Artur

Editado por artas8125
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, vê bem que tronco estás a usar, como já te foi dito não pode ser madeira resinosa.

 

Quanto à bomba, o caudal vai diminuir assim que as esponjas e a la comecem a ficam com "lixo" outro modo de reduzires o caudal é colocares mais lã no filtro de modo a que a bomba tenha mais dificuldade em puxar a agua.

 

Penso que meteste os peixes muito cedo, apesar de serem coridoras.

 

Boa sorte como projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.