Manutenção do Aquário - Dicas & Dúvidas à cerca da reprodução de betttas


JoannyLima

Recommended Posts

Boa noite,

adquiri recentemente um betta macho, inicialmente mantive-o num betário na certeza de que um novo aquário estaria para vir. Esta é a imagem do aquário inicial:

11h9zqg.jpg[/img]

 

Há dois dias chegou o novo aquário :D! Podem vê-lo em:http://www.allpondsolutions.co.uk/acrylic-tropical-planted-nano-cube-10-litres-led-lighting-5371-0.html

mas fica também aqui a imagem do meu:

168bjf8.jpg[/img]

 

Desconheço a espécie das plantas, mas a senhora da loja disse-me que qualquer umas serviriam se colocasse substrato, numa pequena descrição, ela recomendou-me a compra de umas bolinhas castanhas que se coloca metade junto da raiz e enterra-se no cascalho, conselho que eu pus em prática. Duas das plantas são falsas.

 

O meu aquário tem:

-cascalho

-plantas

-bomba (que se não me engano faz o filtro funcionar

-termóstato

 

Necessitava de saber se me falta algo. Não sei se é importante referir mas disseram-me para utilizar água engarrafada e assim o fiz.

 

As minhas perguntas são:

-A que temperatura devo colocar a água de maneira a que haja harmonia entre as plantas e os peixes?

-A luz led serve?

-As plantas do aquário necessitam de muita luz solar?

-Será que acrescentar 5 néons ao aquário que tem de capacidade +/- 10 litros vai ser prejudicial?

-Quero que os meus peixes se reproduzam no entanto, o macho persegue as fêmeas e estas não demonstram qualquer interesse e hoje, o 3º dia em que estão juntos começa a mostrar-se violento e "abre-se todo" como os bettas que vêm o inimigo. Dizem que devemos manter o peixe num copo ao lado do aquário para elas ganharem interesse, será que se eu colocar o macho numa maternidade terá o mesmo efeito, ou será que ele faz o ninho de bolhas na maternidade e tenho um problema?

-Após os ovos eclodirem, quem devo retirar do aquário?

-É verdade que o mais provável é eles nascerem todos vermelhos?

-Tenciono dar artémia aos meus peixes e adquiri uma saqueta igual à deste website: http://www.pet4you.net/peixes/artemia/ovos-de-artemia/sera-artemia-mix.html , no entanto não sei como criá-la! Algumas dicas?

 

 

Obrigada pela atenção,

Joana Lima

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É normal que o macho se mostre violento com as femeas habitualmente so se "junta" o casal no mesmo aquario quando e para procriar enfim erros de principiantes. Nao mencionaste quantas femeas tens no aquario.

 

Nao sou propriamente um expert no assunto mas mantenho um betta num aqua com 15L apenas com um ancistrus lineolatus.

 

Aconselho-te a ler os topicos deste sub-forum para te ambientares a personalidade do betta mas sempre lembrando que cada peixe tem a sua propria personalidade.

 

Por fim aconselhava-te infelizmente a voltares a meter o betta no bettario para nao teres nenhuma desiluzao ate estares ambientada com a sequencia de reproduçao, etc...

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu sei, são sempre dois para um, duas fêmeas para um macho.

Mas procura por mais informações.

 

Boa sorte

 

Errado! Onde viste tal coisa?

 

 

JoannyLima, esse aqua novo, ou seja esse nano, seria ideal era para começares com invertebrados.

 

As plantas falsas retira, pois não fazem falta. Podes sim colocar verdadeiras.

 

Senão as supostas bolas, que deverão ser fertilizante, não fazem sentido.

 

O termostato podes colocar entre 25/27ºC.

 

A bomba que te referes é bomba de ar, correcto? Ou é filtro?

 

Disse-te isso, talvez pela quantidade de cloro, embora é necessário abrir a tampa, e deixar repousar a água antes de se fazer a TPA.

Mesmo assim deves aplicar o produto de anti-cloro.

 

-Sim a luz led serve.

-Podes colocar entre 7/8horas diárias de luz.

-Quanto aos neons, visto o aqua ser pequeno, não sei se não ficam "ratados" nos barbatanas.

 

Não deves ter o macho junto da fêmea ou das fêmeas. Quantas tens?

Em ralação ao macho mostrar-se "violento", ele está a exibir-se, se a fêmea não corresponder, ele ataca-a, e vais notar rasgos nas barbatanas!

 

Talvez esse nano tivesse custado o suficiente para teres comprado um maior.

 

Antes de tentares a criação, deves perceber os teus peixes, e estudá-los.

 

Irei responder-se à questão das cores....e também à estipe dos bettas.

 

Sabes que estirpe são os teus? O vermelho parece ser o CrownTail, pelas pontas que tem, quanto às duas fêmeas que parecem estar no nano não consigo ver.

Os bettas podem puxar as cores, dos anteriores 4 descendentes, uma vez que pode sair vermelho, como pode sair às manchas ou outro claro, claro que se o casal for vermelho, existem mais probabilidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado! Onde viste tal coisa?

 

 

JoannyLima, esse aqua novo, ou seja esse nano, seria ideal era para começares com invertebrados.

 

As plantas falsas retira, pois não fazem falta. Podes sim colocar verdadeiras.

 

Senão as supostas bolas, que deverão ser fertilizante, não fazem sentido.

 

O termostato podes colocar entre 25/27ºC.

 

A bomba que te referes é bomba de ar, correcto? Ou é filtro?

 

Disse-te isso, talvez pela quantidade de cloro, embora é necessário abrir a tampa, e deixar repousar a água antes de se fazer a TPA.

Mesmo assim deves aplicar o produto de anti-cloro.

 

-Sim a luz led serve.

-Podes colocar entre 7/8horas diárias de luz.

-Quanto aos neons, visto o aqua ser pequeno, não sei se não ficam "ratados" nos barbatanas.

 

Não deves ter o macho junto da fêmea ou das fêmeas. Quantas tens?

Em ralação ao macho mostrar-se "violento", ele está a exibir-se, se a fêmea não corresponder, ele ataca-a, e vais notar rasgos nas barbatanas!

 

Talvez esse nano tivesse custado o suficiente para teres comprado um maior.

 

Antes de tentares a criação, deves perceber os teus peixes, e estudá-los.

 

Irei responder-se à questão das cores....e também à estipe dos bettas.

 

Sabes que estirpe são os teus? O vermelho parece ser o CrownTail, pelas pontas que tem, quanto às duas fêmeas que parecem estar no nano não consigo ver.

Os bettas podem puxar as cores, dos anteriores 4 descendentes, uma vez que pode sair vermelho, como pode sair às manchas ou outro claro, claro que se o casal for vermelho, existem mais probabilidades.

Pessoal conhecido que tem aquários, só se não for para bettas mas sim para outras espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal conhecido que tem aquários, só se não for para bettas mas sim para outras espécies.

 

Cada peixe tem as suas caracteristicas porem a regra do racio macho/femea sao 1/3 nos bettas podes usar essa regra mas nao num nano, teria que ser um aqua com mais litragem e alguns esconderijos para as femeas descansarem das investidas do macho. (Logica de novato que sou)

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5-Após os ovos eclodirem, quem devo retirar do aquário?-É verdade que o mais provável é eles nascerem todos vermelhos?

6

7-Tenciono dar artémia aos meus peixes e adquiri uma saqueta igual à deste website: http://www.pet4you.net/peixes/artemia/ovos-de-artemia/sera-artemia-mix.html , no entanto não sei como criá-la! Algumas dicas?

-[/font]

 

Olá Joana,

antes de mais fizes-te bem em procurar um aqua maior para o teu betta, o antigo é um pouco apertado.

Respondendo ás tuas questões:

 

-A que temperatura devo colocar a água de maneira a que haja harmonia entre as plantas e os peixes?

A temperatura ideal serial algo entre os 26º e os 28º.

 

-A luz led serve?

A luz LED serve se não tiveres plantas demasiado exigentes, mas para anúbias e fetos ou musgo de java é suficiente.

 

-As plantas do aquário necessitam de muita luz solar?

Não, a luz solar apenas vai prejudicar, porque favorece o crescimento de algas, que acabam por ficar inestéticas.

 

-Será que acrescentar 5 néons ao aquário que tem de capacidade +/- 10 litros vai ser prejudicial?

Como sabes os neons são peixes de cardume, pelo que deves manter um mínimo de animais em conjunto para que eles se sintam confortáveis e possam mostrar todos os comportamentos normais e dignos de um cardume, por isso esse aqua é um espaço demasiado apertado para os nenons, uma vez que tens o betta.

Podes é adicionar uma equipa de limpeza, com umas 4 corydoras e um otto ou dois.

 

-Quero que os meus peixes se reproduzam no entanto, o macho persegue as fêmeas e estas não demonstram qualquer interesse e hoje, o 3º dia em que estão juntos começa a mostrar-se violento e "abre-se todo" como os bettas que vêm o inimigo. Dizem que devemos manter o peixe num copo ao lado do aquário para elas ganharem interesse, será que se eu colocar o macho numa maternidade terá o mesmo efeito, ou será que ele faz o ninho de bolhas na maternidade e tenho um problema?

A reprodução dos bettas "são outros 500", é bastante diferente da sua manutenção. O betta é um peixe bastante territorial, por isso é que não se podem manter dois machos juntos, porque vão lutar até à morte. O que acontece quando ele está a abrir as barbatanas e as guelras todas para as fêmeas é o cortejo.

Para os reproduzir precisas de um aqua maior, que contenha a capacidade de 10-20 litros de água úteis, já a contar com os 10-12 cm de coluna de água.

Os bettas têm de estar sozinhos no aqua, apenas um macho e uma fêmea. Mas podes ler todas as técnicas e procedimentos em diários de criação aqui no forum, vão te ajudar bastante, e podes observar métodos de criação de outras pessoas, e decidir o que queres fazer.

 

-Após os ovos eclodirem, quem devo retirar do aquário?

Deves retirar a fêmea quando os abraços acabarem, e o macho quando as larvas começarem a nadar na horizontal. Mas da forma como está não vais ter ovos quase de certeza.

 

-É verdade que o mais provável é eles nascerem todos vermelhos?

Sim, depende com quem cruzares esse macho, mas não sabes se ele é homozigotico ou heterozigotico. Se for homozigotico, então ambos os genes que codificam a cor, são vermelhos, e a descendência irá ser toda vermelha, se for heterozigotico, irá ter um gene para o vermelho e outro gene para outra cor qualquer, por isso podem haver filhos com outras cores que não o vermelho.

 

-Tenciono dar artémia aos meus peixes e adquiri uma saqueta igual à deste website: http://www.pet4you.net/peixes/artemia/ovos-de-artemia/sera-artemia-mix.html , no entanto não sei como criá-la! Algumas dicas?

Normalmente essa artémia é para dar ás larvas, porque vais ter de as eclodir tu, e são pequenas o suficiente para elas as comerem. O método de eclosão é bastante simples, deixo um video no fim.

Para os bettas adultos, as artémias terão de ser adultas, e essas apenas compradas, porque é muito difícil fazer chegar as que eclodes a adultas. Na artémia recém eclodida os bettas adultos não pegam.

 

http://www.youtube.com/watch?v=7uNkHPuGaqo

 

Algumas dicas:

-Retira as plantas artificiais e coloca umas verdadeira, são mais bonitas e não são nada caras.

-Retira as fêmeas porque o macho vai andar sempre a persegui-las.

 

Já agora, coloca umas fotos melhores dos teus bettas, para os podermos ver como deve de ser :P

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

antes de mais obrigada por todas as dicas, vou procurar substituir as plantas, talvez deixarei a reprodução para mais tarde. Aqui ficam as fotografias deles:

2rzaxog.jpg

aysile.jpg

O macho fez um ninho de bolhas, será para se ambientar ao novo aquário? Eu não estive em casa durante o dia mas duvido que tenha havido abraços :thumbdown2::confused4:

 

De qualquer maneira obrigada :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pouco provável que tenham havido abraços. Como se pode ver pelas fotos, as fêmeas já tem as barbatanas ratadas :S

O macho na primeira foto parecia um CT, mas agora já parece um VT :P

 

O ninho do macho é um sinal de boa saúde, e de que já se ambientou ao aqua ;)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas perguntas são:

-A que temperatura devo colocar a água de maneira a que haja harmonia entre as plantas e os peixes?

Para os bettas o que te sugiro é dos 25 aos 28 graus ta optimo.

Tenta tapar o aquario se puderes visto que os bettas vem respirar a superficie e para nao ter problemas de ar por fora estar muito mais frio do que dentro do aquario.

 

-A luz led serve?

Sim pelo que ja te disseram para essas plantas que tens ai chega acho eu mas as plantas faceis tambem sugiro que as retires as verdadeiras sao mais bonitas e baratas.

 

 

-As plantas do aquário necessitam de muita luz solar?

Não luz solar não que isso depois é só algas no aquario basta a luz que tens ai

 

 

-Será que acrescentar 5 néons ao aquário que tem de capacidade +/- 10 litros vai ser prejudicial?

Sim na minha ideia é prejudicial porque é um aquario apenas de 10 litros e os machos ou ate as femeas vao acabar por ataca los normalmente é o que fazem.

Eu sugeria te tambem para nao teres essas femeas com o macho ai no aquario é um aquario muito pequeno para isso a sugestão para se ter um aquario saudavel é por cada cm do peixe é um litro de agua o betta deve ter alguns 5 cm ou mais e portanto élogo 5 litros os outros litros que te restam devias investir em peixes ou caracois que te limpem o aquario.

 

-Quero que os meus peixes se reproduzam no entanto, o macho persegue as fêmeas e estas não demonstram qualquer interesse e hoje, o 3º dia em que estão juntos começa a mostrar-se violento e "abre-se todo" como os bettas que vêm o inimigo. Dizem que devemos manter o peixe num copo ao lado do aquário para elas ganharem interesse, será que se eu colocar o macho numa maternidade terá o mesmo efeito, ou será que ele faz o ninho de bolhas na maternidade e tenho um problema?

 

A reprodução acho que ninguem as faz assim mas é o que sempre o pessoal menos conhecedor das lojas dizem aos clientes.

Uma breve explicação de como se faz a reprodução:

 

Ter um aquario só para isso de reprodução a temperatura de 27 ou 28 graus tapado para o macho conseguir melhor fazer o ninho depois colocas la o macho para ele se ambientar ao aquario nesse mesmo aquario ter algumas plantas ou musgos ou algo que faça de esconderijo

Um dia ou 2 dias depois colocar a femea dentro de um copo dentro desse mesmo aquario para o macho ver a femea e ai ele deve começar a contruir o ninho.

Atenção que dias antes de iniciares a reprodução convem eles estarem sem se ver e alimenta los muito bem e eu sugiro a artemia congelada para isso.

Depois de ja ter um pouco de ninho libertar a femea mas cuidado ver 1º se a femea tem o ovopositor visivel que se situa entre as barbatanas da femea em baixo e a cabeça ver se tem um ponto branco saliente e se for uma femea escura aparecem lhe no corpo umas riscas na vertical ai a femea esta pronta para a soltares e esperares que corra tudo bem ter paciencia e esperar que haja abraços e ovos no ninho depois disso tirar a femea

Os ovos eclodem 2 dias depois e 2 dias depois de eclodirem os alevins ja devem nadar na vertical e depois tirar o macho.

 

Alimentação dos alevins eu explico te quando tiveres ovos no ninho hehe

 

-Após os ovos eclodirem, quem devo retirar do aquário?

Já expliquei em cima

 

-É verdade que o mais provável é eles nascerem todos vermelhos?

 

Como disse o andre depende muito da genetica do peixe que tens e como nao o sabes nao se pode dar certezas de nada mas o mais provavel e a maioria sair vermelho

 

-Tenciono dar artémia aos meus peixes e adquiri uma saqueta igual à deste website: http://www.pet4you.n...rtemia-mix.html , no entanto não sei como criá-la! Algumas dicas?

 

Sim o andre mostrou aquele video que esta bem explicito das coisas de como se faz.

A artemia apenas sobrevive uns 3 ou 4 dias

Andre desculpa discordar de ti mas chegar com a artemia a fase adulta é bastante facil mas se quiseres eu explico te depois

 

abraço

qualquer duvida diz

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já agora diz-me como as posso fazer chegar a adultas sff :P

É que não consigo que sobrevivam mais de 4/5 dias. Já utilizei o método do DunKz, que é passá-las para um cubo com pedra difusora, e alimentar com a farinha e "água verde", mas nada.

Como faze?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andre

 

é mesmo assim como te disse o dunkz

 

Mas o mais importante é mesmo apanhares agua do mar mas tens de apanhar mesmo do mar nao pode ser aqui do rio tejo tem de ser onde e mesmo mar eu tenho agua do guincho

Eclodes a com essa agua nao precisas de adicionar sal nem nada claro como a agua ja tem tudo e depois passas a para uma caixa maior mas mesmo com essa agua salgada andre e depois alimentas a com farinha de trigo mas muito pouca mesmo e de vez enquando tens de limpar o fundo dessa caixa e tirar e meter agua nova salgada. E ter sempre a Pedra difusora a trabalhar para arejar aquilo

 

Resulta mesmo Andre experimenta

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Desculpem incomodar-vos outra vez! O Blood está praticamente sem cauda! Estou em pânico, há uma semana para cá notei que ele já não perseguia as fêmeas e elas já têm as caudas completas! Será que são elas a atacá-lo? Eu pus-lo no outro aquário por precaução! O que faço? Não posso comprar outro aquário e o único que pode estar aquecido é o grande e as fêmeas é que têm de lá estar! O outro é o pequeno bettário! A cauda dele vai voltar a crescer? Ajudem-me por favor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cauda ratada pode ser por culpa das fêmeas, que o podem ter mordido, ou então uma bactéria ou fungo que o esteja a infectar. Umas fotos ajudavam a esclarecer.

A barbatana cresce de novo, mas para isso era melhor ter água quente e limpa, mas provavelmente fizes-te bem em isolá-lo, pelo menos enquanto não sabes o que é.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo sim pelo não trata-o com Exha 2000.

Se for um fundo vai ajudar a combater o fungo e a sarar as barbatanas.

Caso seja mordido, vai ajudar a sarar as feridas para estas recomeçarem o crescimento mais rapidamente.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem não ter posto a fotografia aqui fica, vou adquirir esse produto mas eu troquei-o de aquário e troquei de água, o fungo não deveria de desaparecer? Ou afectar todos os peixes?

Obrigada pela atenção!

5xlici.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais