Recommended Posts

boas

 

tenho um aqua 60x30x35 +/- 50 lts dedicado a camaroes e alguns peixes de pequeno porte

mediamente plantado com CO2 caseiro

 

a questao é a seguinte:

 

como o aqua é destapado tem um grande volume de evaporacao na ordem de mais de 2 lts por cada 2 a 3 dias

 

- atendendo a este volume de agua de reposicao que tenho vindo a fazer ha necessidade de fazer TPA todas as semanas ou pode-se dilatar mais tempo para as fazer?

 

- outra questao como tenho agua da rede na casa dos 7.8 a 8 de PH (bom pra ciclideos) e para nao andar a fazer ajustes quimicos pra descer o PH na ordem dos 6.8 que mesmo com CO2 nao vai là, é possivel fazer as TPA com agua engarrafada de uma qualquer marca branca com um PH que pretendo ja que tamos a falar de pouco volume de agua (5 lts rondam os 20 e poucos €)

 

cumps

Editado por yola
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho um aqua 60x30x35 +/- 50 lts dedicado a camaroes e alguns peixes de pequeno porte

mediamente plantado com CO2 caseiro

 

a questao é a seguinte:

 

como o aqua é destapado tem um grande volume de evaporacao na ordem de mais de 2 lts por cada 2 a 3 dias

 

- atendendo a este volume de agua de reposicao que tenho vindo a fazer ha necessidade de fazer TPA todas as semanas ou pode-se dilatar mais tempo para as fazer?

 

- outra questao como tenho agua da rede na casa dos 7.8 a 8 de PH (bom pra ciclideos) e para nao andar a fazer ajustes quimicos pra descer o PH na ordem dos 6.8 que mesmo com CO2 nao vai là, é possivel fazer as TPA com agua engarrafada de uma qualquer marca branca com um PH que pretendo ja que tamos a falar de pouco volume de agua (5 lts rondam os 20 e poucos €)

 

cumps

 

Boas,

 

Tal como o membro Ruy disse e bem, existem muitas variantes que configuram a necessidade da TPA. Mas, creio que somente o O2 entra no processo da evaporação e como tal não contribui para o adiamento da TPa, antes pelo contrário, já que os nitratos e os minerais existentes se distribuem por menos litros de agua.

 

A utilização de água engarrafada para baixar o Ph é um erro. Serve sim, para acentuar o "efeito de tampão" e dificultar as variações.

 

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,eu tenho o mesmo problema k tu.tenho de acrescentar 5 litros de 4 em 4 dias e a agua da minha canalizaçao tb´sai assim a media dos 7.8 a 8.0.posso-te dizer por experiencia propria k a agua do lidl é optima para o aqua.20 centimos o garrafao de 5 litros.so meto essa agua no meu aqua.os tpas faço de 20 em 20 dias e para o meu aqua é suficiente.80cm x 40cm x 50cm altura.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a evaporação não substitui as TPAs, isto é algo básico que deves saber. Ao repores água, estás a dissolver os nitratos e elementos dissolvido da água no mesmo volume de água e não a retirar.

 

Ao fazer TPA deves usar um sifao, ou bocado de mangueira e retirar agua do fundo e dejectos. Se queres espaçar as TPAs, é ter pouca fauna, dar pouca comida, limpar o filtro numa semana em vez da TPA, colocar muitas plantas e fertilizar, com isto consegues espaçar as TPAs no tempo. No entanto, as TPAs continuar a ter outras vantagens...

 

há também filtros naturais com plantas flutuantes, cana de bambu da sorte ou hera do diabo, mas que podem competir com as plantas aquaticas que te enfeitam o aquário. Alias deste -me uma ideia optima para eu fazer no meu aquário com canaliculata, onde tenho um filtro de cascata e não posso ter plantas, vou por heras do diabo (devil ivy) no filtro! =D

 

mas o truque do filtro natural é um vaso com agua e canas/heras ligado ao filtro externo, por onde passa a água, que é tratada pelas canas e pelas heras.

 

[ vaso aquatico ]<------->[ filtro externo ] <------->[ Aquário ] agora como ligar isto tudo.... mais simples é usar plantas flutuantes ou um aquario grande e plantá-lo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como o membro Ruy disse e bem, existem muitas variantes que configuram a necessidade da TPA. Mas, creio que somente o O2 entra no processo da evaporação e como tal não contribui para o adiamento da TPa, antes pelo contrário, já que os nitratos e os minerais existentes se distribuem por menos litros de agua.

 

A utilização de água engarrafada para baixar o Ph é um erro. Serve sim, para acentuar o "efeito de tampão" e dificultar as variações.

 

Cumptrs

José.Dias

 

 

boas

 

podes fundamentar porque dizes que a agua engarrafadas para baixar ph é um erro?

 

o que pretendo com a agua engarrafada é ter um ph na ordem dos 6.5 que misturada com agua da rede na devida proporção daro o ph que pretendo +/- 6.9

 

por exemplo o meu vizinho tem um salgado e cada 3 semanas o homem enche a varanda com dezenas de garrafoes de agua do continente

ele só usa esta agua e nunca a da rede, apesar do concelho onde resido ter umas das melhores aguas canalizadas nacinais

 

 

aproveito para colocar outras questões:

- dia 15 fiz uma garafa de CO2 caseiro

aquilo ainda está a deitar CO2 mas em menor frequencia, tipo uma bolha (saida do tubo / entrada do difusor)cada 2 a 3 segundos, mas as bolhinhas que saiem do difusor é permanente mas agora sao mais pequeninas

 

- qual é a altura aconselhavel para fazer nova garrafa e susbtituir esta?

 

- já agora enquanto as bolhas de C02 andarem inteiras na superficie da agua continua o efeito de "fertilizaçao" por CO2? ou só é activo durante a subida na coluna de agua até á superfice?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho-me vindo a debater com o mesmo tipo de questões que tu.

 

O meu aqua 70x30x40 também não é tapado e perco por evaporação +/- 20% do volume de água por semana.

Ou seja tenho de fazer muita reposição de água. Não deverás comparar a evaporação com as TPA pelas razões que já te explicaram. No meu caso apenas reduzi a quantidade de água ns TPA, bem como a sua periodicidade. Faço 20% de 15 em 15 dias, sendo que com este ratio consigo introduzir 30% de água nova a cada semana (20%por evaporação + 10% por TPA).

 

Em relação à água engarrafada, mantenho o mesmo problema que tu. A água da torneir sai a 8PH. Portanto eu apenas uso água engarrafada com PH 6.4 para reposições e TPA. Os resultados são práticos e não tenhas dúvidas que baixas o PH. Não esperes conseguir corrigir os valores desta forma, pois tudo depende do KH que conseguiste no aqua. Eu como sempre utilizei água engarrafada nunca tive valores muito alterados. Ao início, enchi o aqua com água da torneira e tinha PH de 8.5. Fui trocando sempre a água, por engarrafada (gradualmente) e neste momento o meu PH está estável nos 7.5 com KH de 4º.

 

Em relação ao CO2: o caudal de CO2 parece-me pouco. Para a próxima introduz mais quantidade de açúcar na gelatina (a receita com gelatina é mais duradoura) e não poupes muito no fermento. A minha receita funcionou 2 meses seguidos, sendo que nos últimos tempos, quando tinha menos força bastava-me agitar bem a garrafa e tinha aquilo a bombar mais 2/3 dias.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho-me vindo a debater com o mesmo tipo de questões que tu.

 

O meu aqua 70x30x40 também não é tapado e perco por evaporação +/- 20% do volume de água por semana.

Ou seja tenho de fazer muita reposição de água. Não deverás comparar a evaporação com as TPA pelas razões que já te explicaram. No meu caso apenas reduzi a quantidade de água ns TPA, bem como a sua periodicidade. Faço 20% de 15 em 15 dias, sendo que com este ratio consigo introduzir 30% de água nova a cada semana (20%por evaporação + 10% por TPA).

 

Em relação à água engarrafada, mantenho o mesmo problema que tu. A água da torneir sai a 8PH. Portanto eu apenas uso água engarrafada com PH 6.4 para reposições e TPA. Os resultados são práticos e não tenhas dúvidas que baixas o PH. Não esperes conseguir corrigir os valores desta forma, pois tudo depende do KH que conseguiste no aqua. Eu como sempre utilizei água engarrafada nunca tive valores muito alterados. Ao início, enchi o aqua com água da torneira e tinha PH de 8.5. Fui trocando sempre a água, por engarrafada (gradualmente) e neste momento o meu PH está estável nos 7.5 com KH de 4º.

 

Em relação ao CO2: o caudal de CO2 parece-me pouco. Para a próxima introduz mais quantidade de açúcar na gelatina (a receita com gelatina é mais duradoura) e não poupes muito no fermento. A minha receita funcionou 2 meses seguidos, sendo que nos últimos tempos, quando tinha menos força bastava-me agitar bem a garrafa e tinha aquilo a bombar mais 2/3 dias.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

 

 

eu fiz o CO2 so com acucar 500gr 1 colher de cafe de fermento fermipan e 1 colher de fermento de bicarbonato de sodio e 2lts de agua

 

segundo me informaram a de gelatina nao dura tanto...........

 

mas tu dizes que dura assim tanto tempo, ja nao percebo pra proxima exprimento com gelatina

 

tambem dizem que nao se deve meter muito fermeto pois a reacçao CO2 é mais intensa no inicio e dura menos tempo

 

ja com 1 colher de fermento aquilo ao 2 ou 3° dia ja introduz uma grande quantidade que tive que subir o difusor e elevar a flauta do filtro senoa o PH descia muito

 

eu praz aumentar a duraçao alem de abanar a garrafa colcoco agua quente a ferver num recipente e coloco a garrafa dentro, em segundo aqhiolo bomba CO2 como no inicio

 

 

vou optar entao por fazer TPA cada 15 dias de 20°/° mais a agua que evapora cerca de 5 lts / semana

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz o CO2 so com acucar 500gr 1 colher de cafe de fermento fermipan e 1 colher de fermento de bicarbonato de sodio e 2lts de agua

 

segundo me informaram a de gelatina nao dura tanto...........

 

mas tu dizes que dura assim tanto tempo, ja nao percebo pra proxima exprimento com gelatina

 

tambem dizem que nao se deve meter muito fermeto pois a reacçao CO2 é mais intensa no inicio e dura menos tempo

 

ja com 1 colher de fermento aquilo ao 2 ou 3° dia ja introduz uma grande quantidade que tive que subir o difusor e elevar a flauta do filtro senoa o PH descia muito

 

eu praz aumentar a duraçao alem de abanar a garrafa colcoco agua quente a ferver num recipente e coloco a garrafa dentro, em segundo aqhiolo bomba CO2 como no inicio

 

 

vou optar entao por fazer TPA cada 15 dias de 20°/° mais a agua que evapora cerca de 5 lts / semana

 

cumps

 

É garantido que com gelatina o CO2 dura mais. Simplesmente porque o fermento necessita de mais tempo para chegar ao açúcar e fazer a fermentação que produzirá CO2.

A potência da mistura quando usas gelatina é mais baixa e mantém-se uniforme durante mais tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.