CO2 - Ajuda urgente!


Fábio.R

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Eu estou a fazer o meu CO2 caseiro mas nao estou a conseguir resultados!

Fugas nao há!

A garrafa nao incha!

 

Tambem tenho uma duvida, depois de fazer o CO2 posso logo coloca-lo no aquario ou tenho de aguardar 1h fechado com outra tampa e so depois o colocar'

 

Vou colocar as fotos dos produtos que estou a usar:

 

Bicabonato de sódio

65041770.jpg

 

Fermento:

 

Antes usei este mas nao obti resultados!

13065461.jpg

 

Agora uso este...

26040943.jpg

 

Nenhum dos fermentos fala em quimicos e é fermento padeiro!

 

O açucar é o normal!

 

Juntei agua morna, repito, morna, alias quase fria hoje!

 

O estranho é que a garrafa devia inchar e nao acontece!

 

ontem deixei ficar a noite toda com o 1º fermento e nada e hoje a garrafa nao inchou e acho que nao vai acontecer!

 

Tenho de ter a valvula fechada ou poderá estar aberta?Será do bicabornato?

 

Desde á muito obrigado

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio,

Olá.

Antes de continuar as fotos que colocaste do fermento são iguais. Agora a tua questão. 1º com este tempo frio não vais conseguir uma fermentação muito rápida.

2 eu já usei esse femento mas tive melhores resutados com a marca Fermipan, com esse que tens, aconselho a usar dois saquitos com 400gr de açucar (eu prefiro o amarelo mas pode ser com o branco). Mistura tudo em aqua morna e mexe até ficar tudo dissolvido. Podes tambem colocar só o fermento em meio copo de água morna que ele deve começar a fermentar em 30min (notas espuma a crescer no copo)e depois colocar esse fermento em plena fermentação com a mistura do açucar e 1,5 lts de agua. Fecha a garrafa e agita bem até dissolver o açucar todo. No fim, uma pequena colher de café de bicarbonato. Lembra-te que o bicarbanato é colocado para tornar a reacção mais lenta ao longo do tempo, logo se acrescentares muito não tens fermentação. Depois disto tudo podes colocar a tampa na garrafa aperta bem e verifica se tens fugas, pois estas só se manifestam

com a garrafa sob pressão. Também ajuda colocares a garrafa sobre algo islolante ex: esferovite ou corticite o mesmo um livro de modo ao fundo da garrafa ficar mais isolada do frio.

 

Espero ter ajudado

Carlos Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

biazam

 

Obrigado pela resposta, eu já coloquei a imagem do outro fermento!

 

Eu da proxima vez irei colocar apenas 1 colher de café entao!

 

E quanto ao fermento?

 

o que achas do segundo?

 

Nao encontrei o famoso fermipan :-D

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,eu usei ja dos dois fermentos que tens nas fotos e ambos resultaram comigo.uso exactamente o mesmo bicarbonato de sódio e o açúcar é da marca continente.Junto tudo nas quantidades que o biazam disse e em agua morna,e entre uma a duas horas(com o fermento da ramazzoti)ou 2 a 4 horas ( com o fermento da vahiné) tenho bolhas a sair pelo difusor.estarás a fazer tudo correcto?se sim,o mais certo é teres fugas no sistema.coloca os tubos todos numa bacia com agua e vê isso.já agora,essa mistura dá em media para duas semanas.

Apenas coloco uma saqueta de fermento.

 

Cumprimentos

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho fugas, testei isso antes.

 

Eu á pouco fui á sala e estava a sair bolhas da segunda garrafa e a pedra porosa estava a sair algumas mas demorava 3 a 5 segundos e saiam uma data delas pequenas!

 

Acho que a garrafa está a inchar tambem!

 

Eu nao coloquei a saqueta do fermento todo, apenas duas colheres de cha e 1 colher de cha de bicabornato.da proxima vez coloco so uma colher de cafe de bicabornato com a biazam disse!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves colocar todo,até porque não podes aproveitar o resto para o próximo,visto o fermento ser vivo,e depois de aberto não durar muito tempo(vivo).

Não te sei explicar bem,mas com uma pesquisa rápida encontrarás algo a explicar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, obrigado jorge!

 

Entao eu para a proxima coloco todo!

 

entao fica 400gr de açucar, 11gr de fermento e bicabornato, agua morna!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá Eduardo!

Podes ver aqui.

Existem mais tópicos sobre CO2 caseiro e podes encontrá-los através da Pesquisa do fórum!

 

Cumprimentos,

SG

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez da água morna que suponho seja da torneira, usa é água do aquario, funciona bem melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez da água morna que suponho seja da torneira, usa é água do aquario, funciona bem melhor.

 

Eu uso agua da torneira fria para tudo e não tenho problemas.

Dissolvo o açúcar inclusive em água fria.

Em meu entender o segredo está no fermento. Uso Fermipan e tem corrido sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso agua da torneira fria para tudo e não tenho problemas.

Dissolvo o açúcar inclusive em água fria.

Em meu entender o segredo está no fermento. Uso Fermipan e tem corrido sempre bem.

 

Por acaso também faço igual.

 

Quanto ao fermento, so meto uma colher de sobremesa e fecho o saco com uma mola.

O bicarbonato faço a mesma coisa só uma colher de sobremesa.

 

Dá mais ou menos para duas semanas.

 

Quanto ao resto do fermento, volto a utilizar o que tinha restado e sem problemas.

Uso o Fermipan.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheheheheheheheh

Que grandes químicos há por cá. Não há ninguém que faça rigorosamente igual.

Vais-te rir como eu faço:

 

1x Colher de sobremesa?!

Eu meto tudo para +- 1,8lt de água! Coloco +- 0,5Kg de acúcar e junto aí 2 colheres de sopa de bicarbonato.

Escusado será dizer, mas faço isto tudo a olhómetro. Será também escusado dizer que nos primeiros dias de reacção a quantidade de CO2 é um tanto ou quanto agressiva, mas não é nada que coloque em risco o ecosistema. Também tenho reacção durante 2 semanas.

No fim da primeira semana tenho que voltar a agitar a garrafa para dissolver o que se vai acumulando no fundo.

 

Disseram-me que se todos os dias se agitar um bocadinho de nada a garrafa, é possível aumentar para o dobro o tempo da reacção.

Então, estou a pensar em criar uma engenhoca com uma batedeira antiga (ou barata), que fique permanentemente conectada ao reactor. A ideia é que, com recurso a um temporizador, se ligue na velocidade mínima durante 1 minuto todos os dias para agitar um pouco a água.

 

 

Por acaso também faço igual.

 

Quanto ao fermento, so meto uma colher de sobremesa e fecho o saco com uma mola.

O bicarbonato faço a mesma coisa só uma colher de sobremesa.

 

Dá mais ou menos para duas semanas.

 

Quanto ao resto do fermento, volto a utilizar o que tinha restado e sem problemas.

Uso o Fermipan.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheheheheheheheh

Que grandes químicos há por cá. Não há ninguém que faça rigorosamente igual.

Vais-te rir como eu faço:

 

1x Colher de sobremesa?!

Eu meto tudo para +- 1,8lt de água! Coloco +- 0,5Kg de acúcar e junto aí 2 colheres de sopa de bicarbonato.

Escusado será dizer, mas faço isto tudo a olhómetro. Será também escusado dizer que nos primeiros dias de reacção a quantidade de CO2 é um tanto ou quanto agressiva, mas não é nada que coloque em risco o ecosistema. Também tenho reacção durante 2 semanas.

No fim da primeira semana tenho que voltar a agitar a garrafa para dissolver o que se vai acumulando no fundo.

 

Disseram-me que se todos os dias se agitar um bocadinho de nada a garrafa, é possível aumentar para o dobro o tempo da reacção.

Então, estou a pensar em criar uma engenhoca com uma batedeira antiga (ou barata), que fique permanentemente conectada ao reactor. A ideia é que, com recurso a um temporizador, se ligue na velocidade mínima durante 1 minuto todos os dias para agitar um pouco a água.

 

 

Por acaso também faço igual.

 

Quanto ao fermento, so meto uma colher de sobremesa e fecho o saco com uma mola.

O bicarbonato faço a mesma coisa só uma colher de sobremesa.

 

Dá mais ou menos para duas semanas.

 

Quanto ao resto do fermento, volto a utilizar o que tinha restado e sem problemas.

Uso o Fermipan.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais