Biótopo do Alto Amazonas


nunojf

Recommended Posts

Depois de uma motivadora pesquisa iniciei este projecto com o objectivo de criar um biótopo amazónico, mais especificamente do alto amazonas.

Setup:

Aquário : 120 comp. X 38 larg. X 35 alt.

Termostato Elite 300 W

Filtro externo: Eheim 2250

Bomba de ar: eheim 100

Substrato: sera floredepot 4,8 Kg

Iluminação: 2x t8 54w + 1 t5 18w (tinha pensado no hqi que me sobrou dos salgados para oara já vai deste.

Areia de filtro de piscina – 25 Kg

Layout: 3 troncos + 3 xistos.

Fauna prevista: Hemigrammus bleheri (8); Nannostomus trifasciatus (6); Corydoras elegans (4); Pterophyllum scalare (2)/ou Symphysodon aequifasciatus – 2 discos azuis ( em principio não porei nem discos nem escalares dado a altura de apenas 38 cm do aqua); Corydoras sterbai (8) E Paracheirodon innesi (15-20), ainda a estudar a susbtituição dos discos e escalares.

 

Flora prevista: escolhi plantas com boa necessidade de luz e resistentes, com crescimento rápido, pois não penso adicionar CO2.

Daqui a algum tempo adiciono umas folhas de amendoeira da índia para dar aquela cor e baixar mais o ph.

salvinia auriculata

Cabomba aquática

Ceratopteris thalictroides

E. amazonicus

Echinodorus tenellus

Echinodorus bleheri

Heteranthera zosterifolia (já tem uns bons pés)

Inicialmente tinha pensado num format mais triangular, com troncos e pedras só de um lado, mas entretanto e com o aquário novo (o outro tinha 80 cm de comp.) optei por uma extensão maior do layout com uma centralização sustentada no desnivel e num tronco mais alongado ao meio do aquário. 3 troncos e 3 xistos.

A montar o layout

gallery_21757_2685_40720.jpg

gallery_21757_2685_67198.jpg

 

Definido o layout chegou-se a hora de colocar o substrato fértil, especialmente na zona posterior do aqugallery_21757_2685_54701.jpg

gallery_21757_2685_813.jpg

Posto isto e depois de bem lavada, coloquei a areia de filtro de piscinas:

gallery_21757_2685_15177.jpg

gallery_21757_2685_11.jpg

gallery_21757_2685_85216.jpg

gallery_21757_2685_51150.jpg

 

Hora da maré.

gallery_21757_2685_33277.jpg

Já Preia-mar ou Preia-Rio neste caso.

gallery_21757_2685_4206.jpg

gallery_21757_2685_26830.jpg

gallery_21757_2685_14849.jpg

Este foi o aspecto final do aquário que agora já está mais límpido.

gallery_21757_2685_49011.jpg

Só coloquei o filtro em funcionamento no dia 24, e hoje os primeiros pés adquiridos a um membro do forum. A água já está a ficar mais clara.

Em relação ao ciclo do azoto, vai-se fazendo com muita calma. Dos testes feitos hoje seguem os resultados:

no2 – Nitritos 0,1

Nh3/nh4 – amónia 0,3/0.6 (dificil a leitura, mas pareceu-me mais próximo dos 0.3)

Kh – dureza 3

Ph 7

 

Aceito ajudas e opiniões

Um abraço

Nuno

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

exelente, gosto bastante dessa areia, tens um tronco que com a agua turva parece uma passoa a nadar lol aquando tiveres a flora acho que vai ficar muito bom mesmo ...

 

Aguardo novidades:D

 

Cumprimentos, Pedro Lourenço

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exelente, gosto bastante dessa areia, tens um tronco que com a agua turva parece uma passoa a nadar lol aquando tiveres a flora acho que vai ficar muito bom mesmo ...

 

Aguardo novidades:D

 

Cumprimentos, Pedro Lourenço

 

Obrigado pedro. Já introduzi umas plantas hoje, mas ainda não tenho fotos.

Irei colocando.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desde de já parabéns por te aventurares num biótopo! A meu ver é dos tipos de aquário aquele que é mais interessante e complexo!

 

Felizmente estou prestes a iniciar um biótopo também, no entanto vai ser algo mais do género do rio orinoco, rio negro e pequenos afluentes.

 

Agora a questão que eu te quero colocar, propriamente dita, é: Onde arranjaste essa areia? Já corri tudo e ainda não encontrei nada do género!

Boas Saldanha!

 

Obrigado pelo teu comentário e vai colocando notícias sobre esse biótopo que também me vai agradar. provavelmente poderemos mais tarde trocar umas plantas e peixes, pois existem varias espécies que predominam no alto amazonas e no biótopo do alto do rio negro ou mais propriamente no orinoco.

Quanto à areia - simples, Comprei no Izi por 8 ou 9 Eur um saco de 25 kg, é areia de filtro de piscina. qual o substrato fertil que vais colocar?.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Vou usar JBL Aquabasis Plus e depois por cima Manado, a areia vai servir para colocar à frente, vai ser um layout triangular!

é uma boa escolha também, sem dúvida.

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vou colocar mais umas fotos, desta vez tiradas ontem. A água está mais cristalina e o filtro parece estar a filtrar bastante bem.

já introduzi a primeira flora: ns bons pés de Heteranthera zosterifolia e mais se aguardam em breve.

tenho colocado a comida no aquário diariamente para arrancar o ciclo.

Quantas horas de luz devo colocar neste momento em que só tenho esta planta?

Quando pensam que devo introduzir o primeiro peixe para ajudar mais ao ciclo, ou deixo como está apenas com a comida?

 

Cá vão umas fotos, e claro, aceitam-se sempre opiniões e dicas.

Abraço

 

o filtro eheim 2250 - uma bomba

gallery_21757_2685_54584.jpg

A água está cada vez mais límpida.

gallery_21757_2685_41843.jpg

A flora já introduzida

gallery_21757_2685_16004.jpg

o aspecto geral do aquário

gallery_21757_2685_22239.jpg

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta muito fixe, ansioso por ver isso com peixes :D da uma olhadela pelo meu também já esta cheio de agua hehe

 

Olá pedro!

À espera dos peixes, mas ansioso não. até estou a fazer o ciclo nas calmas e apenas com introdução de comida. Tudo a seu tempo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Coloca-as já, pois estas vão te acidificar a água e é preferível que o pH já esteja estável quando os peixes entrarem do que depois, o que não só é stressante para os peixes, como perigoso! ;)

 

Pois foi nisso que pensei ao comprá-las antes dos peixes chegarem. 3 ou 4 folhas vez? mais ou menos que isso? como é que fizeste isso? não há quebras bruscas com varias folhas la dentro? é que tb tenho plantas e não convem que o pH se alterem repentinamente.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Ainda está algo cru. Tens de colocar mais plantas. As pedras e os troncos não são os meus preferidos, mas penso serem os mais adequados para o biotopo.

 

Se nao tiveres problemas de $$$, compra antes o tetra cardinal. Mais coloridos, dão um efeito mais giro.

Completa também a tua equipa de limpeza com 2 ou 3 otos e um ancistru, por exemplo.

 

Hah, poe um fundo preto. Cartolina ou vinil, fica muito fixe.

 

Quanto aos apistos, parece-me uma excelente escolha. Se bem que nao deve ser possivel fazer criação com esses companheiros de aquario.

Os peixes lapis, também são uma das minhas escolhas. Nem sempre se vêm á venda, mas por acaso a Ornimundo tem-os agora.

 

Não coloques de parte a hipotese dos discos ou dos escalares. Ambos em simultaneo é que talvez seja muita fruta.

 

Boa continuação :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi nisso que pensei ao comprá-las antes dos peixes chegarem. 3 ou 4 folhas vez? mais ou menos que isso? como é que fizeste isso? não há quebras bruscas com varias folhas la dentro? é que tb tenho plantas e não convem que o pH se alterem repentinamente.

abraço

 

Ao contrario do que tanto se fala , as folhas de amendoeira pouco baixam o PH.

Poe á vontade, umas 3 ou 4. Nota é que ao contrario de outro tipo de folhas, as de amendoeira desfazem-se rapido. Dentro de um mes, já só tens os "veios".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Ainda está algo cru. Tens de colocar mais plantas. As pedras e os troncos não são os meus preferidos, mas penso serem os mais adequados para o biotopo.

 

Se nao tiveres problemas de $$$, compra antes o tetra cardinal. Mais coloridos, dão um efeito mais giro.

Completa também a tua equipa de limpeza com 2 ou 3 otos e um ancistru, por exemplo.

 

Hah, poe um fundo preto. Cartolina ou vinil, fica muito fixe.

 

Quanto aos apistos, parece-me uma excelente escolha. Se bem que nao deve ser possivel fazer criação com esses companheiros de aquario.

Os peixes lapis, também são uma das minhas escolhas. Nem sempre se vêm á venda, mas por acaso a Ornimundo tem-os agora.

 

Não coloques de parte a hipotese dos discos ou dos escalares. Ambos em simultaneo é que talvez seja muita fruta.

 

Boa continuação :)

 

Boas Tat

Sim, ainda está cru, estou à espera de comprar umas mudas a pessoal do forum, tenho as palantas definidas, mas ainda não tive oportunidade de ir buscar algumas e não encontrei ainda outras.

Falas do tetra cardinal em vez de...? apistiogramas?

em relação ao fundo, será efectivamente preto mas ainda não encontrei à venda, se bem que ainda não procurei isso com muita preocupação.

A questºão dos discos e escalares deve-se à altura do aquário que só tem 35 cm de altura o que inviabiliza um pouco as duas especies, nao achas?

não estudei bem a especie dos peixe lápis, mas é sem dúvida interessante à vista. Falas da Ornimundo do odivelas shopping?

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tat

Sim, ainda está cru, estou à espera de comprar umas mudas a pessoal do forum, tenho as palantas definidas, mas ainda não tive oportunidade de ir buscar algumas e não encontrei ainda outras.

Falas do tetra cardinal em vez de...? apistiogramas?

em relação ao fundo, será efectivamente preto mas ainda não encontrei à venda, se bem que ainda não procurei isso com muita preocupação.

A questºão dos discos e escalares deve-se à altura do aquário que só tem 35 cm de altura o que inviabiliza um pouco as duas especies, nao achas?

não estudei bem a especie dos peixe lápis, mas é sem dúvida interessante à vista. Falas da Ornimundo do odivelas shopping?

um abraço

 

 

Digo tetra cardinal em vez dos neons "normais" (Paracheirodon innesi).

Sao parecidos, com a diferença que os tetra cardinais têm a risca vermelha no corpo todo. Têm mais côr.

 

Os peixes lapis, são os Nannostomus trifasciatus que indicas acima. Vi á venda na ornimundo do loureshoping e da gare do oriente.

 

A altura do aqua efectivamente não é o ideal. Mas nao sendo o perfeito, penso que tens litragem suficiente, para um casalinho de escalares se sentir bem.

Os discos não são peixes faceis para pessoal com pouca experiencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tat

Claro que os tetra cardinal eram par substituir os inesi....distracção dado o adiantado da hora:)

quanto ao lapis pensei que te referias ao unifasciatus. na ornimundo estao a quanto?

de quaqluer forma so os posso por daqui a umas duas semanas. os primeiros a entrar para ajudarem ao ciclo são duas coridoras para o fim de semana que vem possivelmente com o aquario ja com duas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tat

Claro que os tetra cardinal eram par substituir os inesi....distracção dado o adiantado da hora:)

quanto ao lapis pensei que te referias ao unifasciatus. na ornimundo estao a quanto?

de quaqluer forma so os posso por daqui a umas duas semanas. os primeiros a entrar para ajudarem ao ciclo são duas coridoras para o fim de semana que vem possivelmente com o aquario ja com duas semanas.

 

Nao tenho a certeza, mas penso que por volta de 1.80€.

 

Sim, corydoras sao porreiras como primeiros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario do que tanto se fala , as folhas de amendoeira pouco baixam o PH.

Poe á vontade, umas 3 ou 4. Nota é que ao contrario de outro tipo de folhas, as de amendoeira desfazem-se rapido. Dentro de um mes, já só tens os "veios".

 

Obrigado pelas notas sobre o preço dos trifasciatus.

Não tinha visto esta resposta. vou colocar umas 4 de imediato. dizem que as folhas de carvalho tb são boas. e as de nespereira? tiodas acidificam. qual a tua experiencia com folhas de outras árvores?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas notas sobre o preço dos trifasciatus.

Não tinha visto esta resposta. vou colocar umas 4 de imediato. dizem que as folhas de carvalho tb são boas. e as de nespereira? tiodas acidificam. qual a tua experiencia com folhas de outras árvores?

abraço

 

 

Nao tenho experiencia com outras folhas. Há quem usam de sobreiro, pois duram muito. Ou então de carvalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho experiencia com outras folhas. Há quem usam de sobreiro, pois duram muito. Ou então de carvalho.

 

Já adicionei umas 6 folhas de cattapa, a água desceu um pouco o pH (esteve nos 7,5. está nos 7) desde ontem e ganhou alguma coloração.

Será possível obter os 6,5 sem a turfa?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adicionei umas 6 folhas de cattapa, a água desceu um pouco o pH (esteve nos 7,5. está nos 7) desde ontem e ganhou alguma coloração.

Será possível obter os 6,5 sem a turfa?

 

abraço

 

Qual o teu problema com a turfa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o teu problema com a turfa?

 

Boas Tat!

Não estou a usar turfa, mas não tenho qualquer problema em usá-la!

O facto de ter abordado a questão da turfa é pelo facto de ter seguido a tua montagem atentamente. Verifiquei que em alguns momentos tiveste variações grandes de pH devido, provavelmente, ao facto de teres introduzido demasiada turfa (como salientas no teu tópico), daí não querer cometer o mesmo erro. A turfa, na realidade é matéria em decomposição, por isso acredito que com o passar dos dias e a decomposição das folhas possamos ter um efeito idêntico, não achas?

O meu objectivo é trocar ideias, daí que regularmente dê uma vista de olhos no teu e noutros tópicos de aquários amazónicos para aprender um pouco mais sobre o controlo dum aquário deste tipo.

Conclusão: ando a avaliar se devo ou não introduzir turfa ou se consigo chegar a um pH estável sem a adicionar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Gosto do aspecto geral do teu aquário. Mas essas pedras? Acho que não fica lá muito amazónico. Também acho esses troncos uns grandes cepos, tarolos, como queiras chamar-lhes, parecem blocos de madeira, que te podem ser úteis na medida em que são complexos, formam grutas, mas esteticamente... Ficava bem se os conseguisses tapar com uns troncos ramificados, a convergir no centro. As plantas são discutíveis, ajudam na qualidade da água, e ficam bonitas, mas em alguns sítios não há mesmo vegetação aquática. É interessante perguntares acerca das folhas de nespereira, algum motivo em especial? No inicio deste ano trouxe da quinta do meu avô umas quantas. Já há um tempo que as achava interessantes, são bonitas! O meu avô utiliza-as como fertilizante, e portanto pensei que fossem ideais para usar no aquário e baixar o pH. E o cheiro destas folhas é semelhante ao das de amendoeira. Ainda não fiz a experiência, quando fizer digo te alguma coisa.

Devias acrescentar turfa, as folhas funcionam mas rapidamente perdem o efeito, enquanto a turfa vai fazendo o seu trabalho lentamente. PAra discus ou escalares a tua altura é curta, os peixes não iam crescer em condições. Alguma espécie que tenhas em mente?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Gosto do aspecto geral do teu aquário. Mas essas pedras? Acho que não fica lá muito amazónico. Também acho esses troncos uns grandes cepos, tarolos, como queiras chamar-lhes, parecem blocos de madeira, que te podem ser úteis na medida em que são complexos, formam grutas, mas esteticamente... Ficava bem se os conseguisses tapar com uns troncos ramificados, a convergir no centro. As plantas são discutíveis, ajudam na qualidade da água, e ficam bonitas, mas em alguns sítios não há mesmo vegetação aquática. É interessante perguntares acerca das folhas de nespereira, algum motivo em especial? No inicio deste ano trouxe da quinta do meu avô umas quantas. Já há um tempo que as achava interessantes, são bonitas! O meu avô utiliza-as como fertilizante, e portanto pensei que fossem ideais para usar no aquário e baixar o pH. E o cheiro destas folhas é semelhante ao das de amendoeira. Ainda não fiz a experiência, quando fizer digo te alguma coisa.

Devias acrescentar turfa, as folhas funcionam mas rapidamente perdem o efeito, enquanto a turfa vai fazendo o seu trabalho lentamente. PAra discus ou escalares a tua altura é curta, os peixes não iam crescer em condições. Alguma espécie que tenhas em mente?

 

Boas Daniel!

Obrigado pelos comentários!

Pedras: São xistos, na realidade o objectivo foi o de criar uns espaços de sombra e uns esconderijos. poderiam ser basaltos, mas não arranjei. tens outras sugestões quanto aos calhaus? Já agora questiono....surgiu uma espécie de esponjas brancas num destes calhaus que parece crescer com a luz. Sabes o que é? Se quiseres ponho umas fotos disso. Quanto aos troncos, estou a tratar uns troncos que em princípio adicionarei ao aquário mais tarde, se não arranjar melhores.

Plantas: Hoje adicionei uma dose de salvinia auriculata. falta-me cabomba, E. amazonicus; E. bleheri e em principio a Ceratopteris thalictroides. Optei por escolher plantas de crescimento rápido que me poderam ajudar a consumir nutrientes e reduzir o crescimento das algas. Isto sem adicionar CO2, tens sugestões? discutíveis em que aspecto?

 

Folhas: penso já ter visto alguns aquários amazónicos. não sei se aqui se noutras fontes que utilizavam para alem da amendoeira da índia, o carvalho, a azinheira e a nespereira. Na realidade a nêspera é muitas vezes um fruto ácido, no entanto após alguma pesquisa li que "as folhas mais novas são levemente venenosas por conterem uma pequena quantidade de glicósidos cianogénicos que produzem cianeto quando digeridos" in wikipédia daí que queira esclarecer esta situação para as utilizar com segurança, porque este aspecto me aperec importante. Qualquer folha acabará por se decompor e formar humús ácido, mas as restantes propriedades penso serem importantes. Seria bom, pois teria centenas de folhas dessas (tenho uma grande nespereira).

 

Turfa: Ando a estudar essa hipótese e tenho trocado umas ideias sobre isso e lido umas coisas. que quantidades para um aquário de 160 l.

 

Escalares e Discos: Inicialmente tinha outro aquário mais alto, mas vou vendê-lo. Desisti dos escalares e discos e vou optar por uma das três espécies: Apistogramma cacatuoides, trifasciatus ou regani, o que me dizes?

 

Um abraço

Editado por nunojf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.