Sign in to follow this  
BpSax

Dureza da Agua

Recommended Posts

Boas

estou com um problema a minha agua da torneira sai com um ph na casa dos 7.2 com uma gh de 4 e kh de 1,

No aquário o Ph flutua desde uns 5.5 (porque tenho um tronco bastante grande que me baixa o Ph) ate aos 7 quando faço a TPA

O aquario é de 450 lts e povoado com ciclideos sul e centro americanos com necessidades de ph na casa dos 7

Tenho adicionado o bicarbonato de sódio a pouco e pouco para tentar subir o kh de forma a não haver e variaçao de ph, e hoje cheguei a um kh de 3 e um ph de 7.5.

Mas tenho andado a investigar e a fazer experiências com o tipo de agua que me sai do cano. pois a mesma sai com o kh de 1 ou menos e um ph de 7,5 ou seja algo um pouco estranho pois a agua alcalina costuma ser dura. Um site brasileiro diz que as aguas com características como a que tenho da rede geralmente são muito pobres em CO2 dissolvido dai um kh baixo e um ph alto.

Experimentei numa garrafa de agua onde tinha posto bicarbonato de sódio e atingido um kh de 7, e Ph de 8, meter CO2 simplesmente soprando ar por uma palhinha de sumo. Pois ar que expiramos tem bastante co2, e não é que o ph baixou para 6,5!!!

Ou seja a teoria de que a agua de rede tem pouco CO2 parece estar correcta.

Agora surgem-me as duvidas será que na agua de TPA (100 lts) posso adicionar CO2, em pastilhas ou caseiro, de forma ao ph baixar, e de seguida adicionar o bicarbonato de forma a subir o kh e o ph e este se manter estável? É que kh de 3 ainda deve ser muito baixo e vai continuar haver variações, mas ao subir mais o kh o ph já vai para os 8.. Em experiências com agua de rede num kh de 6 o ph já esta nos 8....

Boas

estou com um problema a minha agua da torneira sai com um ph na casa dos 7.2 com uma gh de 4 e kh de 1,

No aquário o Ph flutua desde uns 5.5 (porque tenho um tronco bastante grande que me baixa o Ph) ate aos 7 quando faço a TPA

O aquario é de 450 lts e povoado com ciclideos sul e centro americanos com necessidades de ph na casa dos 7

Tenho adicionado o bicarbonato de sódio a pouco e pouco para tentar subir o kh de forma a não haver e variaçao de ph, e hoje cheguei a um kh de 3 e um ph de 7.5.

Mas tenho andado a investigar e a fazer experiências com o tipo de agua que me sai do cano. pois a mesma sai com o kh de 1 ou menos e um ph de 7,5 ou seja algo um pouco estranho pois a agua alcalina costuma ser dura. Um site brasileiro diz que as aguas com características como a que tenho da rede geralmente são muito pobres em CO2 dissolvido dai um kh baixo e um ph alto.

Experimentei numa garrafa de agua onde tinha posto bicarbonato de sódio e atingido um kh de 7, e Ph de 8, meter CO2 simplesmente soprando ar por uma palhinha de sumo. Pois ar que expiramos tem bastante co2, e não é que o ph baixou para 6,5!!!

Agora surgem-me as duvidas será que na agua de TPA (100 lts) posso adicionar CO2, em pastilhas ou caseiro, de forma ao ph baixar, e de seguida adicionar o bicarbonato de forma a subir o kh e o ph e este se manter estável? É que kh de 3 ainda deve ser muito baixo e vai continuar haver variações, mas ao subir mais o kh o ph já vai para os 8.. Em experiências com agua de rede num kh de 6 o ph já esta nos 8....

Eu acho que não devias tentar baixar o PH com CO2. Se já dizes que o teu PH tem tendencia para baixar para os 5,5 devido ao tronco se colocas Co2 ainda corres o risco de acordares e ter tudo morto. O Co2, sobretudo com o Kh baixo, pode mto facilmente baixar o PH para 3 e morre tudo.

Se o problema de baixar o PH é do tronco, isto vai passar, visto que o tronco começa a perder a capacidade de turvar a água e lançar os elementos que te baixam o PH.

Eu faria TPA mais pequenos e regualares para tentar estabelizar o PH com a água que tu tens.Quem me dera ter essa água aqui no Estoril. Eu tenho de fazer osmose para os meus discos,visto que tenho Gh 16 e KH 8 na torneira!!!!

GH e KH baixo, dentro da medida da razoabildade, é o que os Cliclideos Sul Americanos gostam. As águas turvas dos rios da amazónia têm Ph de 5.5 a 5.9.

Não tentes combater muito a água da torneira, se já estás com problemas a estabelizar os parametros colocar Co2 somente vai criar mais uma variável para te preocupares.

Podes também compensar a água com Sais para discus, pó ou líquido. Sobem o GH e o KH e colocam os elementos que necessitam.

Cumprimentos,

Nuno

Boas

Boas BpSax. Desculparesponder-te por aqui mas tens a caixa de mensagens cheia. Se ainda tiveres o peixe disponivel para oferta terei todo o gosto em recebe-lo. Também sou de Odivelas, pelo que podemos combinar a qualquer hora. Fico a aguardar resposta. Cumps

Porque não fazes TPA diárias de 15 L?

Pesquisa algo como raising kh without raising ph in aquarium

Cumps.

José

Sign in to follow this