AquaSunSun


PirataSemPala

Recommended Posts

Boas a todos.

Vou apresentar o meu aquario.

Comprei-o há pouco tempo, e é da marca SunSun.

Vem com movel e o aquario, 1,00X55X47larg = 250 litros...mais ou menos e com filtro incorporado,mais iluminaria de 3X 30w tl-5.

 

Quanto aos peixes, ainda nenhum, claro!!!

Mas irei comprar os que mais gosto:

Tetras (Neons, Neons Limão, Fogo, Cardinais)

Coridoras,

Comedor de algas

Platys

Espadas

Caridina Japonica (ja tenho 3)

E outros, consoante o que houver e gostar,

 

 

As plantas:

Anubia

Cabomba

e mais 4 que comprei numa loja, nao sei o nome

Valisneria NANA

 

 

Acessorios:

 

Pedras

1X Raiz(Aka tronco)

 

O Aquario e a sua montagem.

p1030639n.jpg

p1030640v.jpg

p1030642u.jpg

p1030643.jpg

 

Usei depois Cilica de Rio e este substracto, que gosto mais destes que aqueles substracto castanho que altera o PH da agua.

p1030645c.jpg

p1030644o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocação de substracto:

p1030647jc.jpg

 

Depois a colocação da Silica de Rio:

p1030648i.jpg

 

A colocação de Pedras, plantas e o tronco.

O tronco ficou ao meio, porque ainda flutua, e ao meio, tem uma barra em cima, ele encaixa na perfeição em cima, e com as pedras em baixo, segura-o:

p1030649i.jpg

p1030651h.jpg

p1030653b.jpg

p1030654a.jpg

 

E o filtro em cima:

p1030652.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas um primeiro reparo, Coloca as fotos mais pequenas, pois assim demora muito tempo a abrir o tópico.

 

Em tudo o que vi e com o pouco tempo de montagem ainda, eu só optaria por trocar esse fundo por um de cor homogénica é que assim confunde-se um bocado, entre as plantas e a imagem de fundo.

 

De resto fico a aguardar actualizações

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelo teu Feedback.

Quanto às imagens, eu pus elas no imageshack, e depois pus o link img..Já vi aqui as imagens reduzidas..nao sei o que se passou.

Quanto à imagem de fundo, eu queria por em Azul Escuro, mas a minha mulher não achou muita piada ,e como o aquario tambem é "dela", então ela ja tinha comprado este papel de fundo, que tambem acho que se confunde um pouco com o que la está dentro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou-te dar um concelho muito rápido, não a contraries, pois essa especie é a mais dificil que conheço :roflroll2:

 

Sempre podes fazer umas boas moitas e esperar que as plantas cresçam :baned: de modo a tapar o fundo do aquário.

 

Boa sorte com a aventura que te espera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È muito bonito o aquário e a decoração está a ir bem. Quando ao cilo axo bem que o faças e essencial vai adicionando bactérias para acelarar o processo ;)

 

O fundo e uma questão de gosto pessoal e como é dos dois há que fazer a vontade a ambas as partes ;)

 

O que chamas substrato não me parece substrato propriamente dito. Apenas me parece areão de rio mais grosso , mas a foto pode estar a enganar-me. Se quiseres fazer desse aquário um plantado pensa em Co2 ;), mas se fosse eu apostava num lowtech, com plantas de baixa manutenção :).

 

Boa continuação

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È muito bonito o aquário e a decoração está a ir bem. Quando ao cilo axo bem que o faças e essencial vai adicionando bactérias para acelarar o processo ;)

 

O fundo e uma questão de gosto pessoal e como é dos dois há que fazer a vontade a ambas as partes ;)

 

O que chamas substrato não me parece substrato propriamente dito. Apenas me parece areão de rio mais grosso , mas a foto pode estar a enganar-me. Se quiseres fazer desse aquário um plantado pensa em Co2 ;), mas se fosse eu apostava num lowtech, com plantas de baixa manutenção :).

 

Boa continuação

 

 

Boas.

Obrigado pelo teu comentario.

Pelo substrato, não sei se posso chamar disso,mas pelo menos a pessoa que me vendeu, disse que era substrato.Igual a um castanho que lá estava na loja..nao sei o nome claro.

Quanto a Bacterias, estou a utilizar Este:

1493.jpg

 

O Aquario já tá montado a 6 dias, e PH 6.9, KH 4 Os nitritos/nitratos ainda não comprei os testes:

Quanto a CO2, o investimento é carissimo, e optei,uma vez mais, peo caseiro, sem exagerar,vendo a quantidade de CO2 que manda para a agua e ha noite a pedra difosora está fora do aquario, e dentro de uma tigela,para nao haver fugas para o aquario.

Mas irei postando fotos do desenvolvimento do aquario.Queria trocar de pedras, em vez das que tenho, queria pedras Chisto, ou outras diferentes,porque ja tou cançado destas.

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que uns ancistrus e uns camaroes resolviam isso rapidamente ;)

 

 

Boas.

Eu tenho 3 caridinas lá dentro, so que so vejo as cascas que eles libertam...

1 deles eu consegui ver, os outros 2 nao os vejo...

 

O ancistrus torna-se muito grande e eu não gosto muito dele.

Se eu tirar o tronco e esfregalo com agua quente, será que elimina algum fungo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário hoje:

p1030674g.jpg

 

Uns camarões Fantasmas comprados Hoje:

p1030675o.jpg

 

Agora um segundo problema.

p1030676v.jpg

p1030677z.jpg

p1030678m.jpg

 

não sei o que se passa.

Algas não tenho, apenas estes castanhos nas folhas, tipo musgo, quando eu passo os dedos, aquilo sai.

Jugava que fosse do numero de horas, mas não, porque senao era VERDE.Castanho é falta de luz.

Mas eu tenho 3X 30W TL-5 vindos no SUNSUN.

Tem CO2 Caseiro, só que não é a mesma coisa, mas amanha ja trato de comprar o kit de CO2 e meto a bombar.

As plantas da esquerda na primeira FOTo estão a crescer, as valisnerias nana do lado esquerdo nem por isso.

Alguem me dá uma dica???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens falta de luz.

 

Essa alga, eu tambem tinha e depois de passar a anubia para o cimo de um monte de pedras, ficando a anubia mais proxima da lampada deixei de ter esse problema.

 

Tambem podes ver isso pelas plantas do lado direito, elas estão a crescer em direcção á luz, tem muito espaço no caule entre as folhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens falta de luz.

 

Essa alga, eu tambem tinha e depois de passar a anubia para o cimo de um monte de pedras, ficando a anubia mais proxima da lampada deixei de ter esse problema.

 

Tambem podes ver isso pelas plantas do lado direito, elas estão a crescer em direcção á luz, tem muito espaço no caule entre as folhas.

 

 

boas.

Obrigado pela tua informação.

Falta de luz??Como??

11 horas que tinha e crescia estas coisas castanhas..

Ou a intensidade da luz é fraca??secalhar é mais por ai, nao??

Se for, tenho que comprar lampadas melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando referem falta de luz, penso que não seja em relação ao há duracção de tempo a que estão ligadas e sim há intencidade das mesmas.

 

Mas vou ser sincero não me parece que tenhas falta de luz, pelo contrario, para essa quantidade de massa vegetal diria que está bem. O problema parece-me como o teu aquário é recem montado as algas tendem a aparecer devido ao excesso de nutrientes da coluna de agua. MUitas TPa´s e vai se resolver o problema.

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me guio por a regra de ter 1w/por litro.

 

No teu caso tens 90w para 250 litros, isto já para não falarmos que tens uma coluna de agua de 55cm, ou seja a luz tem que "perfurar" 55cm de água para chegar a algumas plantas.

 

Eu no meu de 220 litros tenho 144W e mesmo assim não consigo ter todas as plantas que quero.

 

O tempo de iluminação eu no meu tenho 9 horas, mas é um caso de ires observando as algas que te aparecem e ires compensando.

 

Agora pela minha experiência, algas castanhas desse tipo nas folhas da anubia e nas pedras é falta de intensidade de luz.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Belo Tanque

 

Eu tenho o de 120cm mas felismente quando o comprei ja vinha montado... tive que pedir a um amigo para trazer aquilo para casa mas ok!!! ehehe

 

O fungo que tens no tronco acaba por desaparecer passados umas semanas, sem stress... Eu apanhei uma raiz que ja estava submersa e tive essa treta durante quase um mes.

 

Quanto á luz, o meu trazia 3 lampadas de 39wts e desmanchei aquilo tudo e apliquei mais duas de 55wt que consegui comprar no koypark

atenção quando começares a desmanchar pois o acrilico que te tapa as lampadas tem tendencia para se partir todo! O truque ai esta em desmanchares as laterias e quando tiveres a calha de aluminio na mao alivias a tensao que existe e o acrilico sai sem partir. Eu tentei puxa-lo antes e estalou em dois lados.

 

No meu caso o que me foi mais caro foi mesmo o balastro! quase 30euros! Mas o resultado compensa..

 

Ja compras-te o kit de co2?

Eu estou a usar um extintor de 2kg de Co2 e maravilha!!! a garrafa ja cheia custou 30euros e as cargas ficam a 6euros (margem sul)

Como ja tinha a redutora de pressao so tive que fazer uma peça a um torneiro (4euros) para ligar a agarrafa á valvula e pimba! A valvula de agulha tb ja tinha mas tens no ebay uns preços bem catitas.... é que te vais assustar com os preços dos kit de co2 nas lojas!

 

Dou-te uma ideia, faz o teste de ligares o tubo de Co2 á saida da bomba que tens dentro do aqua, aquilo traz um tubo para adicionar O2 para o tanque e eu liguei ai a saida do CO2, espalha muito mais do que o difusor de vidro que tinha!

 

Mas isso vai tudo com calma! È assim que tenho aprendido nestes ultimos 3 meses!

 

 

Sergio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À...

 

esqueci-me: As anubias.

 

Elas preferem sombra. eu tenho varias no meu e as que estao a apanhar mais luz começaram a ganhar verdete ja duas que estão mais escondidas estao á maneira e uma delas esta semana deu flor! hehe nunca pensei!

 

S

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gtangasgado pela tua ajuda.

Sim, já comprei o KIT de CO2, comprei ao TIAGo deste forum.

Tenho as bilhas vazias, e ando a procura para as encher.

Quanto as lampadas, o acastanhado anda a desaparecer,mas começou a desaparecer quando comprei os 10+2 camaroes fantasmas, e como já tinha 3 caridinas..logo estao a fazer alguma coisa,,,ou nao!!!Mas logo irei portar novas fotos.

È que certas plantas estão a crescer bem, outras, estão a ficar todas desfeitas...A compensação do CO2 poderia ser feita atravez tambem dos peixes, mas ainda é cedo para comprar, se bem que eu já la pus um casal de guppy blue moscow, e até á data, estão fixes, mas para os outros que quero, ainda é cedo.

O PH está na cor do teste entre o 6.5 +/- ate ao 7.0 +/- por vezes está numa cor mais verde mais clarinho, outra esta no verde claro...

 

As lampadas, terei que ir logo ou na segunda comprar as tais lampadas com mais Lumies (k) para conseguir perfurar mesmo so cms todos.

E hoje vou adquirir mais um tronco pequeno e uma pedra vulcanica tambem comprada aqui no forum, depois postarei as fotos.

Abraços

 

PS.onde enches as garrafas de CO2???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ja passou alguns dias desde a montagem do aquario.

Alem de os problemas do acastanhado numa das plantas e pedras...agora vejo que todo o areao em volta do aquario, menos no meio, esta castanhado...

Ja fui a uma loja de peixes e eles me indicaram que as lampadas de 10000 kelvins não chegam então para vencer a altura do aquario, mas eu tenho 2X10000 e uma de 6500 kelvins ROSA..

logo são 26500 kelvins..e mesmo assim é fraco, diz me ele.

Mas a questão é outra, no inicio do vidro em cima ate meio, começou a ganhar um genero de verdeto, e no meio para baixo ,castanho...Já limpei os vidros com o iman mas hoje reparei que o tronco tambem ja começou a ganhar verdeto..

Agora estou num dilema, que acho que é facil de resolver.

O verdeto é o numero de horas ligado, e o castanho é luz insuficiente...

Mas 26.500 KELVINS é pouco??

 

Já pus ao pé do manuel dos pneus, as 2 garrafas, mas apenas amanha é que as vou buscar, mas isso do verdeto é o numero de horas...

Alias, eu até comprei ontem mais 3 plantas diferentes para poder absorver mais um pouco a luz, mas sempre, ainda não, tapar o areao de maneira que ele fique castanho...

 

Outro erro que secalhar fiz foi encher o aquario mesmo ate ao cimo, mas so o fiz, devido ao barulho em cascata da agua do filtro, mas por isso é que enchi, mas como fiz uma TPA, de 15% ontem, agora deixei menos agua, mas vamos ver.

 

O que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem mais entendido que eu poderá te responder melhor mas no meu caso ja tive problemas semelhantes

fiz varias coisas e resultou não sei qual delas ou se foram todas as modificaçoes

iluminação maximo 8 horas dia

coloquei uns pés de plantas de crescimento rapido

como não tenho susbtrato apenas areão coloquei junto das raizes fertilizante jbl em bolas

e comecei a fertilizar com potasio e ferro

até agora estavel

tpa semanal de 20 %

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ja passou alguns dias desde a montagem do aquario.

Alem de os problemas do acastanhado numa das plantas e pedras...agora vejo que todo o areao em volta do aquario, menos no meio, esta castanhado...

Ja fui a uma loja de peixes e eles me indicaram que as lampadas de 10000 kelvins não chegam então para vencer a altura do aquario, mas eu tenho 2X10000 e uma de 6500 kelvins ROSA..

logo são 26500 kelvins..e mesmo assim é fraco, diz me ele.

Mas a questão é outra, no inicio do vidro em cima ate meio, começou a ganhar um genero de verdeto, e no meio para baixo ,castanho...Já limpei os vidros com o iman mas hoje reparei que o tronco tambem ja começou a ganhar verdeto..

Agora estou num dilema, que acho que é facil de resolver.

O verdeto é o numero de horas ligado, e o castanho é luz insuficiente...

Mas 26.500 KELVINS é pouco??

 

Há aí alguma confusão.

A temperatura de cor é que é medida por kelvins; nada tem a ver com potência da lâmpada (watts) ou com a intensidade de luz (nm).

 

Uma lâmpada com k baixos tem uma temperatura de cor mais quente, logo entre os amarelos e os vermelhos; uma temperatura mais fria (azuis) é representada por valores de kelvins mais altos (a partir dos 20.000k começa a falar-se em luzes actínicas - azuis).

 

Uma lâmpada de 5w (portanto muito fraca) pode ter 25.000 kelvins de temperatura de cor. Continua a ser muito fraca e é azul...A inversa também é verdadeiras: uma lâmpada de 400w pode ter apenas 2.500k - será muito forte e branca-amarelada

 

Portanto,o que interessa saber é, em primeiro lugar, é qual a potência das lâmpadas; ideal mesmo é saber qual o PAR (photosynthesis active radiation) da lâmpada para ver o efeito que vai ter no crescimento das plantas.

 

Quanto à luz total do aquário, os w somam-se (porque é uma potência), os kelvins não. Faz-se uma média entre as lâmpadas (se forem todas da mesma potência) para ver qual a temperatura média de cor da luz do aquário.

 

Espero ter ajudado a esclarecer.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.